sábado, 25 de fevereiro de 2012

Dia de São Jorge

Quando eu digo que o Benfica treina mal não é porque sou maluco. Posso não ser um doutor da metodologia desportiva, nem pretendo ser, mas há um ponto em que, pelo que já observei e pelo que fui aprendendo ao longo dos anos, no futebol e não só, estou preparado para argumentar com qualquer especialista do treino do mundo, e que é o seguinte: no treino prepara-se tudo, mas dois aspectos acima de todos os outros – a condição física e a concentração.

O resto – o posicionamento individual, a componente técnica, a coordenação colectiva, etc – é treinado, e evolui-se, mas, em comparação com a condição física e a concentração, ou têm uma evolução muito mais lenta ou há pouco por onde melhorar (um jogador de 25/26 anos não vai aprender a chutar a bola melhor só porque treina muito esse aspecto, por exemplo). Mas a condição física e a concentração, se forem bem treinadas, dão uma vantagem imediata e clara à equipa em qualquer jogo contra uma equipa que não os treine, e, pelo contrário, se não forem bem treinadas, isso fica logo evidente no rendimento desportivo das equipas. São os factores mais essenciais em qualquer modalidade desportiva e são os que justificam, realmente, que um jogador seja profissional para poder treinar mais vezes do que um amador.

Eu sei que o Benfica treina mal, sem nunca ter visto um treino do Jesus, porque a maioria das falhas da equipa durante QUALQUER jogo, independentemente do adversário, não são motivadas por defeitos tácticos ou técnicos, antes resultam, directa ou indirectamente, ou de debilidade física ou de lapsos de concentração.

Para não ir mais longe – e haveria muitos e, eventualmente, até melhores exemplos – grande parte das faltas cometidas pelo Benfica resultam de os jogadores partirem um décimo de segundo tarde demais para a bola (falta de concentração ou falta de poder de arranque) ou por não conseguirem manter a pressão defensiva sobre a bola e, por isso, procurarem o contacto com o jogador que a tem(falta de resistência física). Quem menospreza o prejuízo que uma falta provoca a uma equipa superior, como é o Benfica, não está a ver bem o filme. Ao fazer uma falta, uma equipa:

- perde automaticamente 9 metros, e mais 30 ou 40 quando o livre é bem marcado (e pensem como é difícil ganhar 10 ou 15 metros num jogo fechado);
- liberta a outra equipa da pressão;
- permite que a velocidade do jogo, que favorece sempre as equipas tecnicamente superiores, baixe;
- já para não falar no eventual cartão.

Como eu disse, é só um exemplo.

Uma equipa que treina bem, seja forte ou fraca tecnicamente, demonstra sempre uma característica que só a boa condição física e uma boa concentração no jogo permitem: joga na antecipação.  Com isso, ganha uma fracção de segundo que, na velocidade do jogo, lhe dá a vantagem sobre outra que não treina tão bem, mesmo que lhe seja um pouco superior nos outros aspectos.
Pelo contrário, uma equipa que treina mal facilmente desbarata a sua superioridade técnica.



Tirando isto, que pode ser dito em qualquer jogo do Benfica nesta época, uma nota bem mais directa em relação ao Académica-Benfica. Eis a equipa com que o Benfica joga a última meia-hora de um jogo decisivo (de facto) na altura decisiva (de facto) do campeonato:

Artur, Maxi, Jardel, Garay, Emerson, Witsel, Bruno César, Nolito, Djaló, Nélson Oliveira e Cardozo.

Numa palavra: ridículo.

Em duas palavras: má gestão.

Em palavras suficientes: a incapacidade do Jesus em olhar para além do jogo seguinte leva o Benfica a discutir três pontos fundamentais para o campeonato com um onze que, potencialmente, dificilmente conseguiria apurar-se para a Liga Europa, e que, como onze, não tinha um minuto de jogo em conjunto e com quatro suplentes, sendo que outro suplente (Matic) já tinha saído depois de entrar de início.

E a partir daqui bem se pode fazer espalhafato em frente ao banco, que a azelhice não se mascara. Hoje (e não só) era dia para o Benfica ter consigo Jesus – saiu-lhe o São Jorge.

Quanto ao resto, estou curioso para ver a volta que o Benfica ainda vai conseguir dar a isto para ser campeão. Que vai.

15 comentários:

  1. Confesso que hoje fiquei pessimista. A única forma de podermos ser campeões é ganharmos aos corruptos para a semana. Vamos ser capazes?

    Concordo que hoje tivemos o Jorge. Basta ver a diferença entre a 1ª e a 2ª parte, para ver que há tipos com lugar cativo, mesmo quando não jogam um caracol. Gaitán é o exemplo máximo.

    Hoje fiquei com dúvidas. Os corruptos ganham amanhã e chegam à Luz em 1º lugar. Impressionante a forma como se desperdiçam 5 pontos em 2 jornadas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deixa-me só dizer isto, que não sei se já disse ainda as vezes suficientes: PUTA QUE PARIU A MERDA DA LIGA DOS CAMPEÕES!
      E aviso já que o primeiro que me vier com tretas do «prestígio» e dos «milhões» fica à minha diposição.

      Eliminar
  2. Concordo com o Hugo que a prioridade é a Liga e não acho que possamos aguentar duas competições ao mesmo tempo. Se apostarmos na Champions perdemos o campeonato. Por aqui já se percebe como o Porc. conseguiu ganhar as competições europeias, com a ajuda das arbitragens nos jogos internos.

    O Porc. não ganha na Luz. Talvez dê empate e vamos ter campeonato até ao fim. E depois quem tem unhas é que toca guitarra. Também achei os jogadores hoje muito desconcentrados e alguns deles não jogaram o que nos habituaram, Gaitan, Nolito, Bruno César, por exemplo. Muita falta nos fizeram nestes últimos jogos o Javi e o Rodrigo.

    ResponderEliminar
  3. Acabei de ver um dos jogos do ano. 4-4 no Lyon-PSG, com o empate do PSG aos 94 minutos. Foi até ao último segundo. Como vai ser o titulo do Benfica.

    ResponderEliminar
  4. Meu amigo sempre admirei a sua capacidade de adivinhaçao em relaçao a alguns resultados do glorioso e nao só aqui no seu blog, maioria das vezes sairam-lhe bem mas desta vez acredite no que lhe digo. Nao vamos ser Campeoes, acredite ou nao mas nao iremos ser Campeoes. Mais uma vez faltou-nos estofo, experiencia e alguma capacidade tambem para abordarmos a ponta final da prova com possibildades de discitir-mos o titulo. O Glorioso vai agora entrar numa espiral de maus resultados que irao deitar a perder aquela que poderia ter sido uma época magnifica. Lamento Amigo mas acho que nem voce acredita no que diz em relaçao a sermos Campeoes esta época.

    ResponderEliminar
  5. Foda se òh Hugo. Tens errado em tudo ultimamente. E depois, pessoas morrem (danilu...).
    Agora a sério. Estou aqui com uma leve duvida: SERÁ POSSÍVEL SERMOS CAMPEOES COM UMA MERDA CHAMADA EMERSON A TITULAR ?????!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois eu tenho uma certeza: Janeiro já passou, por isso, danou-se.

      Eliminar
  6. O resultado de Coimbra foi o primeiro que me apanhou, de facto, de surpresa, e, como eu escrevi a meio da semana, é um dos cenários em que o Benfica pode perder a vantagem que, na minha opinião, ainda tem.
    O Benfica estava a fazer um campeonato melhor que o Porto em todos os sentidos, até ontem, quando fez o segundo mau resultado seguido, algo que o Porto ainda não fez. No entanto, em todos os outros aspectos, racionalmente, continua a estar melhor.

    Neste momento há dois factores que julgo decisivos, e que me fariam, sem fundamentalismos, duvidar daquilo em que ainda acredito (que o Benfica será campeão).
    1 – O Benfica teria de fazer um resultado pior com o Porto na Luz do que o que o Porto fez nas Antas com o Benfica. Perder o jogo, empatar a 2 ou a 3 (tendo em conta o goal-average), seria deixar de ficar em vantagem directa. O jogo de sexta-feira vale sete pontos: 3 que se ganham, 3 que o outro perde e 1 de desempate.
    2 – Fazer um resultado em Alvalade pior do que o que o Porto for fazer a Braga.

    Se um destes dois resultados acontecer, provavelmente o Benfica não será campeão. Se os dois acontecerem não será de certeza.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E O EMERSON CUARALHO?!! NAO CONTA COMO DESVANTAGEM?!!!

      Eliminar
    2. O Emerson é um daqueles jogadores englobados na categoria «handicap», como no golfe.
      Com esta história do Emerson estás a pôr-me a pensar no Hulk, na próxima sexta-feira, e ainda vais arranjar maneira de me atirar para uma cama de hospital, porque fui fazer análises e ando aqui com uma proteína que faz tromboses, e o caraças.
      Vê lá se te atinas, Miklos. Ando eu a fazer abstinência de carnes jovens e tu a dares-lhe com o Emerson. Depois se eu ficar com o lado esquerdo todo apanhado, como a equipa do Benfica, quero ver como é que seguro no garfo...

      Eliminar
    3. ok... tens que compreender... ando triste...

      Eliminar
  7. Quanto mais penso nisso e mais vejo as imagens mais me convenço que o Hugo Miguel, o famigerado árbitro no último jogo, não marcou penalty claro sobre o Aimar porque estava COMPRADO. Não há outra explicação para o facto!!
    É impossível marcar-se um livre por falta do Aimar num caso como aquele. Não se entende, é impossível de entender, seja o lance visto por que ângulo for. É uma caso flagrante de vontade EXPRESSA em actos pelo árbitro em não apitar penalty defendendo-se apitando ao contrário. Só que neste caso não existe qualquer interpretação dúbia que pudesse dar razão ao árbitro. Simplesmente não há, pois o Aimar estava à frente dos outros jogadores e não podia fazer falta sobre quem quer que fosse nem podia ser off-side.

    Não é uma questão de estarmos sempre a desculpar-nos com arbitragens ou a sermos calimeros. SÃO FACTOS demasiado claros para se deixarem passar sem mais comentários.

    As queixas do presidente do Feirense também deviam ser bem analisadas, ainda por cima quando parece que é simpatizante do Porc. Estas coisas no fim de contas também têm importância, independentemente do défice de concretização dos jogadores benfiquistas.

    ResponderEliminar
  8. O Emerson no meu bairro de criança, a Graça, em Lisboa, era chamado de CAGALHÃO COM OLHOS. Um gajo que nas peladinhas na rua jogasse como aquele gajo no dia a seguir ou ia para a baliza ou não jogava. PQP.

    Já tenho bilhete para o SLB - Corruptos.

    Acredito que vamos ser campeões, mas porra, não precisamos de sofrer tanto.

    Um abraço.
    RS

    ResponderEliminar
  9. Valha-nos S.Jorge,já que parece que Jesus escafedeu-se.

    ResponderEliminar
  10. Achei MESMO que iamos jogar o classico com 3 pontos de vantagem (empate em GMR e vitoria em Coimbra).

    Depois de 3 resultados maus, que facilmente se podem tornar 5 resultados maus consecutivos, parece-me que a epoca do Benfica ja nao passa por manter o Porto 'a distancia smei-confortavel ou mesmo chegar aos quartos da champions.

    Neste momento, resume-se a isto: se o Porto ganha o classico, 'e campeao. Se o Benfica vencer, dou-lhes 50% de chances de serem campeoes, numero que podera diminuir ainda mais se passarmos aos quartos. Esta equipa nao tem estofo para dar o litro nas duas competicoes nesta altura.

    ResponderEliminar