domingo, 12 de fevereiro de 2012

Uns na montanha, outros no deserto

Porto – IRPR, 0.181

É claro que, nas condições actuais, um benfiquista dificilmente poderia desejar mais que ver o Porto empatar em casa com o último classificado, mas não estou completamente seguro que não tenha sido melhor para o Benfica o Porto ter acabado por ganhar – sobretudo como ganhou.

O mais importante para o Benfica, neste momento, é encarar os próximos três jogos como os três jogos realmente decisivos – que são – do campeonato. Entrar para o primeiro desses jogos, em Guimarães, com uma súbita almofada de 7 pontos de avanço, depois de um jogo complicadíssimo para a Champions, seria um convite a um sentimento de comodidade que o Benfica não pode, de todo, deixar assentar.

Mesmo 7 pontos, perante este ciclo, são perfeitamente enganadores, porque em qualquer um dos próximos 3 jogos o Benfica pode perder.

Coloquemos o cenário do Benfica entrar com 7 pontos de avanço em Guimarães. Facilita e empata o jogo. 5 pontos. A confiança abala, os jogadores deixam de se sentir protegidos pelos deuses, experimentam a derrota, a Académica saca um bom jogo e, com alguma sorte, ganha. 2 pontos. O Benfica treme como varas verdes. Qualquer equipa tremeria, sentindo-se vulnerável precisamente na aproximação do jogo do título. Na Luz, um Porto tranquilo e confiante, mais experiente e ciente de que pode ganhar ali, como já ganhou, vence. É o fim do campeonato para o Benfica, ponto final.

Não era com o Leiria a empatar nas Antas que o Benfica asseguraria fosse o que fosse: é com pelo menos 4 pontos entre Guimarães e Coimbra e sem perder com o Porto. O Leiria serviu só para irritar. E fez perfeitamente o seu papel. Que o Porto tenha feito um resultado melhor que o Benfica, e roubasse algum do protagonismo excessivo que o jogo com o Nacional lhe estava a dar, foi só um bónus. Para continuar a dar a ideia do «taco a taco» que, neste momento, coloca uma pressão útil a quem vai com 5 pontos de avanço. Esta goleada faz lembrar aquela do 5-0 com o Nacional, na jornada 8, em que o Porto não jogou nada mas começou toda a gente a dizer que  «agora é que é». Nos 4 jogos seguintes, o Porto ganhou mais um, perdeu com o APOEL, perdeu com a Académica e empatou com o Olhanense.

Vai ser mais importante para o campeonato o Manchester City do que o Leiria, e nem sequer joga cá.


Sporting – IRPR, 0.000

Não esperava que o Sporting ganhasse, mas perder 2-0 com o Marítimo…

Seria perfeitamente expectável que não recuperasse do jogo de quarta-feira a ponto de estar preparado de enfrentar o Marítimo nos Barreiros. Não só houve grande concentração para o jogo com o Nacional, e grande exigência no jogo, como o próprio ambiente da Choupana puxa muito pelo físico, por causa da altitude.

Ficar na Madeira não era bem uma opção, pois era a única opção, mas seria sempre mau, porque a Madeira (como os Açores) é um sítio esquisito para se estar, tem um clima diferente do Continente, e não só. Quem já lá esteve sabe que aquela terra não é bem terra para quem não está habituado. Respira-se de maneira diferente

Em condições normais, o Sporting dificilmente ganharia nos Barreiros. Nestas condições, quase impossível. E com o Domingos a explicar, através da escolha da equipa, que ficava satisfeito com o empate e que lhe interessa muito mais o jogo da próxima 5.ª feira, o que é que podia acontecer?
 

A Juve Leo já decidiu quem é o elo mais fraco, pelo que se viu no aeroporto. Quem é que vai salvar o Domingos? O calendário, outra vez.

Se o campeonato fosse a Volta a Portugal em bicicleta o Sporting estaria agora a reentrar no Alentejo. Não é capaz de ganhar a nenhum dos outros quatro primeiros do campeonato, mas o próximo com quem vai jogar é o Benfica, daqui a oito jornadas.

Mas desta vez não vai cá haver 35 vitórias consecutivas, por duas razões: porque neste momento as equipas pequenas já sabem quantos pontos é que têm de fazer e têm menos jornadas para os fazer; e porque o Sporting tem aí a sua verdadeira competição da época, não a Taça de Portugal (para a qual não se vai «virar», como disse o Jesus em autêntico estado de borrifanço para eles, porque é só um jogo e o último da época) mas a Liga Europa, onde vai defrontar Légia e Porto ou Manchester City para chegar aos quartos-de-final. É nisso que os jogadores se vão concentrar e isso vai custar mais pontos ao Sporting.

E se não dou já por encerrado o capítulo Champions do Sporting é porque o Braga também pode chegar lá e porque ainda tem de ir jogar à Luz e a Alvalade, eventualmente deixando aí 6 pontos (embora não seja linear). O que será um facto é que o Braga-Porto será um jogo decisivo, e isso é muito bom para o Benfica, porque na última época foi um não-factor e agora é um dos poucos jogos, até ao fim do campeonato, em que o Porto pode realmente deixar pontos, desde que o Braga jogue a sério.

Para já, tenho algumas dúvidas de que o Sporting passe pelos próximos três jogos (Paços e Rio Ave em casa e Setúbal fora) com nove pontos.

No fim desta história, o que é que é que mais trágico no Sporting? Não é passar três meses à espera de um piquenique no Jamor. É aquela estranha sensação de que o mais provável é nesse dia estar a chover…



Liga Bwin – actualização

Não é que o Rio Ave ganhou mesmo em Olhão? Além disso, ainda não houve um empate nesta jornada. Altamente improvável, estatisticamente, que ela acabe assim. Posto isto, uma vez que só não pus o Rio Ave a ganhar porque pensei que o Gil ia ganhar à Académica, e achava duas vitórias fora dos pequenos demasiado para uma jornada só, vou utilizar a minha prerrogativa sacerdotal para alterar a aposta no Académica-Gil.

Passa a 10 euros, no empate, a 3.00.

Para ver se ainda ganho qualquer coisita de jeito esta semana…

Até agora, esta semana, 8.15 euros positivos.

E que tal os 4 golos no jogo do Porto? Grande fezada, hã?

3 comentários:

  1. e o golo sofrido pelo SLB oferecido pelo Jorge Sousa, "fezada" ainda maior

    ResponderEliminar
  2. ja foi o domingos , ha-ja paçiençia.... sa pinto é o fim dos lacostes.

    vasco

    ResponderEliminar
  3. Quando o porko marcou o quarto lembrei-me logo de ti. Se nao te conhecesse diria que era sorte, mas eu já ca venho há algum tempo...

    ResponderEliminar