quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Aspirina psicológica

Em tons de azul desmaiado, o conto de Carnaval mais bonito de que há memória no futebol moderno.

A enternecedora história do jovem aristocrata seduzido por um oligarca russo que, vendo-se assolapado da cadeira de sonho pela tentação de superar as façanhas do seu antigo mestre, dá por si perdido num enorme palácio cheio de monstros, e que, no regresso de uma viagem terrível ao Reino das Duas Sicílias, da qual por pouco escapou com vida, e sabendo que o seu antigo clã se encontra numa floresta ao seu alcance, voa 400 quilómetros para Norte e consegue, finalmente, encontrar um momento de conforto sentado num lugar de sonho, entre um ancião administrativamente inocente e um ex-pugilista de boas famílias.

Haverá imagem mais assassina que a de André Villas-Boas, ladeado por Pinto da Costa e Reinaldo Teles, a poucos dias de ser despedido, vendo a anterior equipa a levar 4 na pá com o seu ex-adjunto e a-poucas-semanas-de-ser-substituído Vítor Pereira no comando?

Ontem dizia num jornal que o Barcelona estava a pensar no Villas-Boas para substituir o Guardiola. Eu cá acredito…

Acredito que ele está outra vez no Porto em Agosto, claro. Vem é quebrado, como os cães que são postos a treinar na GNR e nunca mais se esquecem. Primeiro o Pinto da Costa deu-lhe umas chapadas no focinho pelos jornais, Depois, desde os Masturbações de Ouro que lhe anda a passar a mão pelo pêlo. Ontem, o André deu a patinha. Tudo isto é educativo. Para que conste, ainda assim, vale mais um caniche de Villas-Boas que um doberman de TOC.

As hipóteses de o Pinto da Costa, político hábil e experimentado, não fazer ideia do impacto e da leitura que aquelas imagens provocariam (e não é propriamente que eles se tenham escondido das câmaras...) são exactamente iguais a z-e-r-o.

O Manchester City passou o jogo todo quase a treinar, a deixar o Porto correr e a fingir que dominava. A eliminatória ficou decidida quando o Aguero marcou o… 2-1 cá. O momento de maior frissom do Mancini foi quando não estava a conseguir o pacote dos Sugus para dar um ao adjunto. Mas depois lá resolveu o problema e pode voltar a recostar-se, a cruzar os braços e a ver os seus jogadores a treinarem o posicionamento defensivo e o TOC a apanhar chuva.

Não deixou de ter piada o TOC a dizer que o Porto tinha o jogo controlado até ao 2-0 depois de sofrer um golo aos 20 segundos. Há qualquer coisa de bizarro e simultaneamente trágico naquele personagem. É uma espécie de Calimero. Vê-se que é bem intencionado, que tenta fazer as coisas como acha que devem ser feitas, que dá o melhor, mas é um daqueles tipos que parece que nasceu com uma cruz por cima. E lá vai, tentando enganar o destino, sem querer convencer-se de que nasceu para perder.

Talvez eu esteja a ser cruel e tenha de engolir estas palavras, mas olho para o Vítor Pereira e vejo um daqueles filhos enjeitados que nunca tiveram hipótese e não o sabem.



Em Alvalade, um adversário perfeito para o Sporting: estúpido a jogar à bola, matreiro, experiente, a apostar tudo no físico e com mais gente nas bancadas que a equipa da casa. Se a isso juntarmos os traumas recorrentes do Sporting em casa, tínhamos ali um belíssimo cocktail verde.

Se viram o jogo, diga-me lá: é verdade ou não é que os polacos, por terem empatado a 2  em casa na primeira mão, entraram muito mais convictos e concentrados que o Sporting, e que graças a isso, mesmo sem jogarem nada, tomaram a iniciativa do jogo e estiveram quase a ganhar vantagem e a pôr o Sporting à beira de um ataque de nervos? Com vantagem na eliminatória, o Sporting viu-se «n» vezes em igualdade numérica no seu meio-campo. Claramente, os médios do Sporting não sabiam tão bem o que fazer como os médios do Légia.

Penso que não estou a ver o que quero ver, mas o que aconteceu. Vocês me poderão dizer melhor.

Até conseguir marcar o golo a 10 minutos do fim o Sporting esteve sempre no fio da navalha, e pode-se legitimamente dizer que esteve tão próximo de ser eliminado como de eliminar. Bastava aquele cabeceamento em chapéu ao Patrício ter entrado e os fantasmas sairiam todos de baixo da cadeiras coloridas vazias.

Agora apanha o City. Se contra uma equipa que só sabe correr o Sporting passou à justa, contra outra que sabe correr e fazer tudo o resto prevê-se uma eliminatória equilibrada... Sobretudo no capítulo das bolas paradas, em que as equipas inglesas são muito débeis, o City vai ter dificuldades.

Em relação ao Sá Pinto, começam a reunir-e condições para lhe traçar o famigerado perfil, mas, para já, fico com a ideia clara que ele entrou meiguinho, meiguinho. Vê-lo a dizer: «Tá bem, João» depois do João Pereira fazer um daqueles passes esquizofrénicos de primeira a 50 metros para a terra de ninguém é enternecedor. Se aquilo é o Sá Pinto Coração de Leão, que ia trazer garra à equipa, vou ali e já venho. O Sporting passou de uma equipa Cerelac histérica para uma equipa de mama amorfa. Regrediu. Até pode ser aquilo de que precisa para depois começar a andar, mas, considerando a inocência do Sá Pinto em todas as acções que teve até agora como treinador apetece dizer que o que aconteceu em Alvalade foi muito mais uma aspirina psicológica que uma chicotada.


Prosseguindo para o tema seguinte da agenda, cumpre-me transmitir a triste notícia de que o nosso leitor Danilu Kerdi Zerkarma já não está entre nós. Pelo que me foi dito pôs a casa no prego para poder jogar tudo o que tinha e suicidou-se após o sétimo resultado negativo do passado fim-de-semana.

É um castigo justo para um homem de pouca fé. Se tivesse esperado mais um dia teria começado a aprender uma lição eterna que qualquer benfiquista de boa cepa há muito aprendeu: é perfeitamente possível levar 7-1 e mesmo assim chegar à frente no fim do campeonato.

Estou em pesquisas e amanhã lanço a chave milionária. Estou à espera de pelo menos 15 mil visualizações quando se souber que em apenas três jornadas mais uns pozinhos já dobrei o dinheiro falso que tinha no início.

10 comentários:

  1. Hugo,
    muito boa a das "Masturbações de Ouro".
    Em relação aos cliques laterais, aquilo está a resultar? Da minha parte cá vou contribuindo com a minha "oração diária"...
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Pedro.
      Ainda bem que me lembras disso, porque ando há uns dias para agradecer ao pessoal que vai clicando e depois, com os posts, e a pressa, vai-me passando.
      Vai dando, sim senhor. Grãozinho a grãozinho, ainda não dá para comprar o passe mas já dá para comprar um bilhete para a bola e um cachorro no estádio. Com jeitinho até pode dar para pagar também a quota. Eu sei que és da «concorrência», mas não te arrependas. Pensa antes assim: é que eu sou daqueles chatos que, quando vai ver o Benfica, só diz mal dos próprios jogadores do Benfica (porque é o que me interessa) e, vá lá, muito esporadicamente, que se lembra que o árbitro existe.
      Se algum dia vires um motim num jogo do Benfica no Estádio da Luz é provável que seja por minha causa, e que haja pessoas a perseguir-me para me poderem dar porrada até me fazerem perder os sentidos e, eventualmente, calarem-me.

      Eliminar
  2. Este blog devia ter a rubrica discos pedidos.

    Gostava de ler um post sobre este tema:

    http://cabelodoaimar.blogspot.com/2012/02/entrevista-marinho-neves.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande entrevista ao Marinho Neves. Obrigatória. O bom disto é que, uma vez revelado, já não pode ser retirado.

      Agora, em relação ao teor da entrevista, que fala, sobretudo, de corrupção e de máfia, há duas partes: uma que é óbvia e muito agradável para os benfiquistas; outra que, não sendo tão óbvia, é igualmente verdadeira, e não é tão agradável.
      Acho que, ao longo destes meses, já me tenho referido bastantes vezes ao tema da corrupção. Penso que não me ficaria mal, um destes dias, fazer uma súmula do chiqueiro. Mas será uma análise distanciada, racional (espero eu) e tão neutra quanto possível.
      «But not today. Not today.»

      Para já, retiro uma conclusão evidente (pelo menos para mim e para o Marinho Peres), ainda que não muito popular entre benfiquistas e sportinguistas. Uma ideia que já defendi aqui há vários meses: a união faz a força. E tem um preço. Quem quer poder, partilha-o. Até os macaquinhos sabem.

      Eliminar
    2. Muito boa entrevista.Nada que já não se soubesse mas pelo menos ficasse com a ideia de quem é Marinho Neves.

      Eliminar
  3. Passei uns dias de férias mas cá estou eu no confessionário.Tenho clicado e clicarei na publicidade.Isto está mal para todos e não custa nada face ao que aqui recebo em troca.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. xirico, até estava com receio que te tivesses chateado com a gente. Fazes cá falta, pá! Bem regressado. Vai ver a entrevista do Marinho Neves que vale muito a pena.

      Eliminar
  4. Quanto á publicidade nao precisas de agradecer. Afinal estou à espera da minha parte!!! XD
    Quanto ao jogo dos lagartos, nao me vou alongar muito. Tens razão na analise (vi o jogo, obvio). O zbordimg, sinceramente, é parecido com o Benfica nesta situação: quando tem que aguentar o jogo ou defender a eliminatória treme que nem varas verdes. E isto é verdade verdadinha sem tirar nem pôr.
    Por fim, os meus pêsames à família do finado Danilu... Se tivesse esperado mais uma semana...

    ResponderEliminar
  5. Ó pá, se vocês tiverem pubs para clicar em algum lado avisem, que uma mão lava a outra. Fazemos aqui uma rede clandestina. Acho que a CMVM não nos vai multar em 5 milhões de euros, nem coisa do género.

    ResponderEliminar
  6. 5 pontos ao ar em 2 jornadas decisivas. Claro que precisamos de ter um treinador melhor, há dúvidas? Em jogos decisivos é raro ganhar, sempre a mesma história.

    ResponderEliminar