terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

«Veremos...»

A cena passa-se no terraço do salão em que decorria uma festa celebrando a derrota da União Soviética no Afeganistão. O congressista americano Charlie Wilson tinha sido determinante nesse desfecho ao conseguir reunir fundos para armar os afegãos contra os invasores. Para isso contara com a ajuda fundamental de Gust Avrakotos, analista da CIA e filho de um emigrante grego.

O diálogo é entre Avrakotos e Wilson, que se encontram a sós no terraço, com a festa a decorrer no interior.



GUST – Olha, conheces a história do Mestre Zen e do rapazinho de 14 anos?

(Esta fôra uma pergunta que Gust fizera ao congressista quando se conheceram, e à qual Charlie Wilson não dera, na altura, qualquer importância.)

CHARLIE WILSON – É uma coisa do tipo… Nitza… uma feiticeira grega de Aqualipa, Pensilvânia…?

GUST – É isso. Há um rapazinho que no dia do seu 14.º aniversário recebe um cavalo e toda a gente diz: «Que maravilha, o menino recebeu um cavalo!» O Mestre Zen diz: «Veremos.»

Dois anos depois o rapazinho cai do cavalo, parte uma perna e toda a gente diz: «Que coisa terrível!» O Mestre Zen diz: «Veremos.»

Então deflagra uma guerra e todos os jovens partem para lutar, excepto o rapazinho, que tem a perna inutilizada e não pode ir. Toda a gente diz: «Que maravilha!»…

CHARLIE - E o Mestre Zen diz: «Veremos»…

- Parece que entendeste.

- Gus, eu não sou estúpido.

- Não, não és estúpido, és só um congressista.

- Isto começa agora. Começas com as escolas, as estradas e os tractores…

- Gus, é uma festa.

- … reconstituis os rebanhos, crias os empregos, dás esperança…

- Eu estou a tentar, estou a tentar…

- Então tenta com mais força!

- Estou a lutar dólar a dólar!

- Certo, certo…

- Eu levei-te de 5 milhões a um bilião. Eu levei um Congresso democrata entrincheirado a seguir um presidente republicano.

- Pois isso não chega porque eu tenho um analista especializado em fundamentalismo islâmico a dizer-me que todos os fanáticos estão a dirigir-se para Kandahar como se fosse um banho turco.

- Meu Deus, Gus, tu conseguirias deprimir uma noiva no dia do seu casamento…

- Ei!...

(Gus tira o copo da mão de Charlie Wilson e deita o whisky para um vaso)

… Ouve o que eu te estou a dizer.

                (Charlie Wilson olha longamente Gus e parece capturar a delicadeza da situação.

Acaba por abraçá-lo, com uma expressão de gratidão.)

- Fizeste um trabalho incrível, para filho de um vendedor de refrigerantes.

- Veremos...



Anos depois, Charlie Wilson resumiria a intervenção americana na guerra entre a União Soviética e o Afeganistão

- Estas coisas aconteceram, e foram gloriosas. E depois fodemos tudo no fim do jogo.

4 comentários:

  1. Aposta extra na Liga Bwin: 15 euros fictícios na vitória do Sporting a 2.05.
    Lamento. O Sporting vai mesmo ganhar a Taça de Portugal.

    ResponderEliminar
  2. Por acaso estive a rever esse filme com o Tom Hanks há poucos meses.Eu contra ti não aposto.

    ResponderEliminar
  3. Aca-dé-mi-ca! Aca-dé-mi-ca! Ac-dé-mi-ca!

    ResponderEliminar
  4. Capas negras vão voltar ao Jamor.

    ResponderEliminar