terça-feira, 27 de março de 2012

Não se ponham a pau...

Algo que fica após o Benfica-Chelsea:
- O Jota-Jota, com esta equipa do Chelsea (mesmo na fila da Previdência para meter os papéis da reforma), era campeão de Inglaterra. Até porque, quando chegasse a Janeiro e os onze melhores já estivessem pendurados pelos tomates, tinha mais cinco ou seis iguais no banco para meter lá dentro;

- Até ao dia em que o Abramovich decidir meter-se no iate e ir comprar uma equipa de críquete no Paquistão o Benfica não volta a ter uma oportunidade tão boa de eliminar o Chelsea. Ver jogar esta equipa é espectáculo lamentável, não tanto pelo que joga (pouco), mas pelo que podia jogar. Perante uma equipa pouco mais que acima da média, como é esta do Benfica, qualquer boa equipa inglesa a jogar futebol, em vez de algo parecido, como foi o caso deste Chelsea, teria ganho em Lisboa por dois ou três golos de diferença.

- Além de ser paneleiro, o treinador do Chelsea tem outro problema: não é treinador de coisa nenhuma. Ter o Emerson a defesa-esquerdo e o Jardel a central-esquerdo e não aproveitar esse filão está ao nível de um técnico de hóquei em patins. O Ramires, nos poucos minutos em que conseguiu realmente jogar a extremo-direito, parecia o Robben. Neste ponto, convém dizer o seguinte: não tenho nada contra o Emerson, é um jogador que tenta, dá o seu melhor, mas o Luís Martins, neste momento, é um risco menor para a equipa que o Emerson. Qualquer pessoa que ache que o pobre do Emerson pode continuar a jogar no Benfica para o ano que vem está na última fase da negação.

- Hoje conseguimos vender o Gaitán. Não é que tenha feito nada de extraordinário, mas o Ferguson estava no estábulo a ver o jogo enquanto dava cenouras aos cavalos e pensou para os seus botões: «Acho que consigo fazer deste tipo um jogador de futebol.» Quanto mais não seja para isso já valeu a pena jogar esta eliminatória. Já com o Cardozo não temos a mesma sorte. Por falar nisso…

-Aquela jogada aos 52 minutos em que o Cardozo sai ao sprint e passa a correr pelo defesa do Chelsea que fica com a bola, sem sequer começar a travar, devia ser mostrado a todos os futebolistas iniciados do Mundo, com a seguinte legenda: «jogador calão a fingir que se defende. Não fazer.»

- O penálti do John Terry é uma das coisas mais assombrosas que já vi num campo de futebol. Mas na Europa os portugueses são os pretos de África, e isso é uma verdade tão inegável como a de, em Portugal, os clubes pequenos serem os pretos de África.

- Aos 70 minutos o Benfica morreu. Aos 74 o Ramires ainda tinha mais gás do que os onze jogadores do outro lado.

- Ao contrário do que se possa pensar, a eliminatória não está fechada. Com esta equipa do Chelsea e com esta equipa do Benfica, 1-0 é um resultado insuficiente. Não é que uma não seja melhor que a outra (que é) mas um Chelsea dar o flanco em Stamford Bridge, demasiado convencido da sua superioridade e de que o Benfica entregou os pontos, arrisca-se mesmo a sofrer dois golos do Benfica, e aí tudo se torna possível. Até porque o Jesus não vai poupar ninguém em Inglaterra (e que se lixe o campeonato, obviamente…). Este Benfica é uma equipa imprevisível. Tanto pode levar 4 como pode ganhar em Inglaterra, sobretudo contra uma equipa disfuncional como é este Chelsea. Como clube, já fez coisas bem mais difíceis. Para mim é igual ao litro, esclareça-se. Eu ia com os juniores mais o Aimar, que não pode jogar nem com o Braga nem com o Sporting, e aos 10 minutos mandava cinco, com facas e marretas, atrás do Drogba, para serem expulsos, no caso de ainda ser preciso algum para treinar antes do jogo de Alvalade.

- o Benfica mostrou, no palco principal, o que tem e o que não tem. Tem boa capacidade técnica em alguns jogadores, vocação ofensiva, alguma vontade (alguma, não muita) e força nas bolas paradas. Não tem sentido colectivo (a não ser no fora-de-jogo, a nível defensivo, o que o vai safando), fio de jogo fluente, soluções de desbloqueio (excepto em transição, o que até o Gil Vicente é capaz de fazer), capacidade física para aguentar um jogo a ritmo elevado e capacidade de defender no meio-campo adversário, apesar de tentar (o que a leva, depois, a não conseguir defender no seu meio-campo, devido ao desposicionamento do meio-campo). Quantificando, é um 6,5 em 10, a nível europeu, a tentar jogar como um 8,5 em 10. Sem o conseguir, obviamente. O simples facto de pensar em grande, contudo, leva-o a ganhar mais vezes do que o que a sua capacidade real levaria a supor. Tanto na Europa como em Portugal.

25 comentários:

  1. Vamos ter fé e esperança. Jogámos pra chuchu. A equipa está fresquissima. O JJ é um treinador do catano. Em Stamford Bridge damos pelo menos 3 aos gajos, que não jogam nadinha.
    Já disse que o JJ é um treinador do catano? O JJ é um treinador do catano. A nossa equipa respira classe. Os Chelkis tiveram uma sorte do camandro.
    O LFV é um presidente do catano. No dia em que ele sair, o presidente deve ser o JJ.

    Um abraço para todos, em especial para o Manuel.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás a esquecer-te do árbitro. Se tivesses o curso de treinador de nível 4 saberias que esse é um factor incotornável no jogo, sobretudo para aguentar empregos pagos a 2,4 milhões de euros por ano. Dá sempre jeito quando há bancos a ir à falência.

      A época europeia do Benfica está mais que feita, mesmo que não passe esta. Pensa antes assim: imagina o Messi a jogar na direita, com o Emerson pela frente. Eu não tenho estofo psíquico para ver o Benfica levar 5 dos suplentes do Barcelona. Prefiro ficar já por aqui. Por mim até tinha levado já 2 ou 3 hoje para tirar o segundo jogo do caminho.
      Suponho que esta falta de utopismo faça de mim lagarto, mas pronto, viva o Sporting...

      Eliminar
    2. Hugo,

      O pior é que para o JJ o 1-0 é razão para chegar lá e discutir o jogo, borrifando-se para o jogo do campeonato. Vou-me calar até ao jogo do Braga, porque sou mau Benfiquista e, escolher por escolher, olha mais vale ser do Beira-Mar que do Sporting.

      O árbitro foi italiano. Quem não marca o penalty do Terry é... calabrês ou siciliano.

      Eliminar
    3. Para terminar, faço uma confissão... num pesadelo de beira-marense típico, estou a ver esta época a acabar como a anterior...

      Eliminar
    4. Mas olha que, ou muito me engano, ou a próxima não começa como começou esta...

      Eliminar
    5. Até porque haverá eleições este ano e se o sucesso desportivo for o do ano passado, terá de haver um cordeiro para sacrificar, embora aqui seja mais um bode velho...

      Eliminar
  2. Há um lance na segunda parte em que Emerson está no nosso primeiro terço do campo e vê-se apertado por um jogador do Chelsea. Só tem duas hipóteses: ou joga seguro e faz um passe fácil para o Artur, ou arrisca e tenta sair a jogar. O que é que ele faz? Consegue fintar o jogador inglês mas, em vez de aproveitar o desequilíbrio que criou, a seguir passa na mesma para o guarda-redes. Está tudo dito sobre a sua inteligência.

    Concordo, a nossa única e pequena hipótese é se os ingleses se encostarem ao golito marcado na Luz. É triste sofrer um golo em que dois jogadores poderiam ter parado a jogada fazendo falta, e nenhum deles tinha amarelo! Depois veio o Javi e esse levou mesmo a cartolina, mas já chegou tarde... E hoje confirmamos mais uma vez o porquê do Benfica do ano passado ter sido tão miserável: faltava lá o pulmão do Ramires.

    O penalty do Terry é assustador. Incrível como nem o árbitro principal, nem o fiscal nem o inútil da linha de golo viram aquilo. Vida de preto é difícil...

    ResponderEliminar
  3. " nao tenho nada contra o emerson" - então, és o único...

    David Luiz e Ramires DOPADOS!!! Saudades...

    Essa perseguição ao drogba é estúpida. Raio de complexo...

    APOSTAR MO CAMPEONATO POR FAVOR!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É pá, não tenho mesmo. É um profissional honesto, luta, tenta resistir à pressão (o que no Benfica é muito difícil), dá o que tem. Desde que sai no Verão nda me move contra ele. Se não sair, passa a mover: o pedal do acelerador, a fundo, quando ele for a atravessar a passadeira (a atravessar mal, evidentemente).

      Ao Drogba, comprava-o no Verão. Ainda era o melhor jogador do campeonato e não deve sair mais caro que o Saviola.

      Estou a ver o profeta, na televisão, a dizer que o Chelsea só fez o remate do Meireles e a jogada do golo. Aquele remate do Mata ao poste foi alucinação colectiva, toda a gente imaginou.
      Com o Jesus o adversário só tem sempre duas oportunidades por jogo, mesmo que atire cinco bolas ao poste só na primeira parte. Na cabeça dele, não só o Benfica tem uma «granda equipa» como ainda não foi inferior a nenhum adversário desde o Verão de 2009. Obviamente, assim há muito pouco para melhorar.
      No clube da negação, faz todo o sentido ter o mestre da negação a receber 2,4 milhões de euros por ano. É apenas elementar, caro 29.

      Eliminar
    2. Correcção: não é negação, é «contornar a realidade»

      Eliminar
    3. Clube da negação - dissesse tudo.

      Eu também nao tenho nada contra o Emerson... Só quero que ele faleça...

      (pronto, pronto... Para quem nao apreçia humor negro: só quero ele fique permanentemente incapacitado de realizar o que quer que seja que ele faz com a Camisola do glorioso

      Eliminar
    4. Pois...

      Se o imbecil fosse eu não havia problema, mas como eu já aqui disse, chamar nomes entre visitantes é proibido. Ou somos mais sofisticados a insultar-nos uns aos outros ou não passa no crivo cruel da censura. Podemos chamar-lhe a Lei Universal da Hipocrisia: sabe mal mas é o que vai mantendo viva a ideia de civilidade.
      O comentário anterior fica on-line até às 24 horas de hoje, para que se perceba melhor qual é o limite, e depois é removido, à la Torquemada.

      Eliminar
  4. A unica solução para Londres é jogar mais na expetativa e no contra com jogadores rapidos (não,não és tu Cardozo...).Apostava em N.Oliveira ou Saviola.
    Quanto ao jogo viu-se mais uma vez as lacunas da equipa que nem sabe trocar a bola em condições.Os unicos com essa capacidade são Aimar,Witsel e Saviola pois o resto não passa de mentecapos ou no caso do Gaitan de oportunista (se alguem deixar 25 mocas é favor a direcção aceitar).No 1º ano tivemos uma excelente hipotese de ganhar a Liga Europa se não fosse as invenções em Liverpool.O ano passado idem.E este vai pelo mesmo caminho.Ponto comun entre as 3 épocas:A equipa chegar desgastada a esta altura da época.Salvou-se o 1º campeonato porque tinhamos 2 alas poderosas:Coentrão-Di Maria e Maxi-Ramires.Que jeito dariam...
    PS:Ramires disse que sabia que o ponto fraco era do lado esquerdo.Se já os Russos o sabiam tambem eu pergunto quem não sabe...(conheço um que não sabe ou não quer saber e continua a bater nas decisões do arbitro).
    Esperamos agora que ainda haja alguma força para enfrentar o Braga.Pode ser que entrem com excesso de confiança.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jogar no contra-ataque? Por que razão os ingleses vão querer atacar desenfreadamente em Stamford Bridge, ainda por cima depois de marcar um golo fora de casa? Se realmente o JJ quiser passar esta eliminatória então vai ter que pegar no jogo, ponto final.

      Eliminar
    2. Ah...
      Então se queremos jogar com jogadores rápidos e nao é o Cardozo então so pode ser o saviola...

      Eliminar
    3. É obvio que os Ingleses não vão atacar desenfreadamente mas sabemos que contra equipas fechadas temos dificuldades.Teremos que ter cabeça fria e não meter a carne toda no assador pois sabemos que em contra somos comidos.Há que ter paciencia e chamar o adversario mais para a frente para poder abrir espaços.O problema é que para isso é preciso circulação de bola e sinceramente a equipa é lamentavel nesse aspecto.Mas como benfiquistas que somos há sempre a esperança do nosso lado.Que assim seja!Alias acho que se marcarmos o jogo fica a nosso favor.Agora o Braga!

      Eliminar
    4. Isso é verdade, contra equipas fechadas temos dificuldades, seja o Chelsea, a Académica ou o Olhanense. Temos é de marcar cedo na 2ª mão, isso irá trazer calma à nossa equipa e obrigar o Chelsea a subir. Mas importante mesmo é o jogo com o Braga, isto da Champions é uma brincadeira e um dos objectivos já conseguimos: o Gaitán este Verão não fica na Luz.

      Cumprimentos

      Eliminar
    5. Correção:marcarmos primeiro era o que queria dizer.Quando referi Saviola era mais como alternativa ao Aimar (caso fosse preciso).Para jogar nessa forma o Rodrigo em condições ou Oliveira são as soluções.Mas é apenas uma opinião agora não me lixem com o Cardozo ao dizerem que é Usain Bolt,não?Até simpatizo com o Paraguaio mas há jogos em que não dá.É que bombar bolas para o Tacuara na area é simplesmente fazer aquilo que mais facilita o trabalho do Terry.

      Eliminar
  5. Oxalá o Fergie se decide a vir buscar o Gaitan.De resto e como já foi dito aqui muitas vezes o mais importante é o campeonato,talvez o mais importante dos ultimos anos.(Deixar os azuis no 3º posto era um must mas não passará de um sonho...ou não).Depois então teriamos tempo para melhorar a equipa desde que não se ficasse preso ao sucesso ou aos festejos.Por isso vamos lá dar cabo dos neofascistas de Braga.cumps

    ResponderEliminar
  6. Não se ponham a pau...

    O Braga virá jogar da mesma maneira que jogou Chelsea, o que nos vale é que Emerson está castigado, porque senão o filme seria igual ao de hoje.

    O Benfica se encosta Sábado garante desde logo o 3º lugar e um começo de época um mês antes dos outros, se calhar deviam fazer entender aos jogadores que vão ter menos férias caso algo corra mal, e penso ser um factor motivacional muito forte, para darem pelo menos mais 10% do que têm dado.

    ResponderEliminar
  7. Tirem-me deste pesadelo.Qualquer jogador é melhor que o Emerson.O JJ tem feito o que quis,sempre com o rei na barriga,porque o têm deixado.LFV humilhou e encostou o Rui Costa(que desilusão,esperava uma reacção forte por parte dele pelo que lhe fizeram)e deixou o egocêntrico em roda livre.10 anos é muito ano para não ter aprendido nada em termos desportivos.Acho que o Benfica atingiu o seu principio de Peter com esta dupla.Sim porque o LFV não pode achar que não é nada com ele e já não tem o Rui Costa para largar o lastro.As prioridades foram todas invertidas.Dass...

    ResponderEliminar
  8. xirico,

    Estou fortemente tentado a concordar com a afirmação sobre o princípio de Peter...

    ResponderEliminar
  9. E o Gaitan,meu Deus,como ele joga na LC,e no campeonato,dass.Isto está a virar pesadelo.

    ResponderEliminar
  10. Penso que uma boa parte dos socios benfiquistas reconhece que o JJ e o LFV estao em fim de ciclo e que varios aspectos politicos e desportivos podem ser melhorados.

    No caso de JJ, a situacao nao 'e incomoda. Fez tres epocas bastante boas (pelo menos no ambito do Benfica dos ultimos 20 anos), tanto na Europa como em Portugal, e ganhou um campeonato (em 3 possiveis, assumindo que nao ganha este). Nao existem fortes razoes para nao continuar mais um ano. Se ao fim de 4 anos so tiver ganho um campeonato, sai e entra outro, naturalmente.

    Quanto ao caso do LFV, nao se preve a sua saida a medio prazo. Em parte porque existe reconhecimento pelo bom trabalho feito em 10 anos, mas em grande medida porque todo o socio com mais de 15 anos tem muito medo de que o proximo presidente seja como os anteriores.

    ResponderEliminar
  11. Haja um chalenger credível e eu digo-vos o que farei ao LFV.Eh pá não digo que o gajo não tenha valor,recuperou o Benfica em termos financeiros,óptimo ficará na história do clube,agora em termos desportivos,10 anos é muito ano e o gajo não consegue melhor.Obrigado LFV e venha alguém credível.O pior é se ninguém se chegar à frente.E há muitos(Bagão Félix,por ex.,mas há outros).

    ResponderEliminar