sábado, 3 de março de 2012

Manual de um luto

Sugestões para um fim-da-semana em que se perca o campeonato:



- Manter um afastamento saudável de todos os que amamos.

Toda a gente tem direito ao luto. Eles compreendem. A Sacerdotisa, por exemplo, assim que se levantou perguntou-me, muito docemente, se eu estava chateado. Eu acenei que sim com a cabeça. Ela percebeu que eu estava de luto, e disse-me: «Eu hoje trato dos miúdos. Não te preocupes. Amanhã trocamos.» Se alguém não tiver uma mulher assim, também sugiro que troque o mais rapidamente possível. Nem toda a gente percebe a diferença entre uma escolha e uma doença.



- Evitar a poluição.

Não frequentar antros de incompreensão e verrume, tais como jornais desportivos, cafés com misturas, blogues de futebol (à excepção deste, que vos reconforta), e, basicamente, tudo o que possa implicar o uso da palavra B…… . O mundo pode esperar um dia. Até os camelos têm de parar para beber água. No nosso caso é preciso muita água para dissolver todo este ácido gástrico que nos sobe até ao cérebro.



- Trabalhar.

Trabalhar muito. Arranjar qualquer coisa para fazer, qualquer coisa que puxe minimamente pela tola e que envolva um lado mecânico, de preferência, usar as mãos. Pode ser bater numa bruxa. Aliás…



- Queimar uma bruxa

Procurem uma que esteja perto de casa, num raio máximo de 300 quilómetros. Ouvi dizer que há uma em Fafe, por exemplo. Peguem na bruxa, cortem-lhe o cabelo, levem-na para o pelourinho da cidade… Melhor ainda: empalem-na, reguem com azeite e piri-piri e ponham a assar em brasas. Sirvam com batatinhas, de preferência à população benf….. .



- Deitar lixo fora.

Um pacote de chicletes, por exemplo. Façam de conta que tem cabeleira branca. Psicologicamente, resulta.



- Ver um jogo de futebol estrangeiro. De preferência inglês.

É como quando se vem de uma operação de remoção de um tumor nos intestinos: não podemos rejeitar a comida, senão nunca mais temos gosto em comer, mas ao princípio tem que ser com uma coisa saudável e ligeira.

Também pode ser um jogo do campeonato português, mas é OBRIGATÓRIO que seja sem som e sem assistir quer à antevisão quer à análise posterior. Só bola. Sem gordura.





O sacerdote está em acção. Amanhã, cá encontrarão um momento de racionalidade que apaziguará as vossas maleitas de forma pacífica e construtiva. Fiquem na paz possível, e não se esqueçam de cumprir pelo menos três dos tratamentos atrás prescritos. De preferência o da bruxa. Por exemplo:

1 - Deixar a família em casa;

2 – Queimar a bruxa;

3 – Deitar fora o maçarico.

É só um exemplo.

6 comentários:

  1. Hugo, post perfeito que sintetiza o meu estado de espírito.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Aconselho a leitura do post, "A procissão lá continua pelo mesmo caminho", no blogue NGB. Explica tudo o que eu já há muito percebi assim como explica como a arbitragem condiciona tudo e todos. É tudo verdade! E concordo com tudo pois é exactamente o que eu tenho observado há já muitos anos!

    Quando se tem vontade de bater em alguém e não se sabe bem o que se passa é muito fácil bater no Emerson, Gaitan ou no JJ. Encontrar bodes expiatórios é uma coisa muito própria dos humanos e que eles fazem há muito milhares de anos. Mas não é bonito, especialmente quando é feito pelos chamados adeptos.

    Por isso, e parafraseando o Hugo, "metam todos os vossos bodes expiatórios no cú"!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo, e admiro a tua lealdade. Sinceramente. A lealdade é o cimento do espírito colectivo. E respondo assim: se, nos últimos anos, tivesse havido gente capaz quer de compreender a lealdade quer de ser suficientemente exigente com o que é preciso ter para se estar num Benfica, o Benfica, ontem, teria ganho ao Porto, mesmo com o Jesus, o Emerson e o Gaitán. Porque seria, como equipa, muito mais forte do que é.

      Agora, daqui fica implícito que a lealdade não chega (até os cães sabem ser leais, como se costuma dizer). Eu sou uma pessoa leal. Sempre defendi os Paredões, os Bynias, e antes disso os Hernânis, os Nelos, os Tavares quando todos os atacavam. Até ao momento de os deixar sair, claro. Porque não era suficiente. Não por serem bodes expiatórios, mas por não serem suficientemente bons. Se não formos minimamente exigentes morremos lealmente agarrados à bóia no meio do naufrágio.

      Cada um dá o que tem e a mais não é obrigado. Mas, quando dá tudo o que tem e não chega, das duas uma: ou aprende a dar mais ou dá o lugar a outros, que queiram ou possam fazer melhor. É disto que se faz uma equipa de vencedores.
      Se,daqui a uma ou duas semanas, ganhando ou perdendo, o Jesus começar a por a equipa a jogar futebol como ele tem de ser jogado, se o Gaitán começar a jogar futebol como ele tem de ser jogado, se o Emerson aprender a dominar uma bola e a defender, assino já com eles por mais dez anos e até compro a camisola.

      PS - Roma-Lazio e Tottenham-Unáite. Tarde imperdível para pôr em cima das nódoas negras. À tarde ponho o post. Abraço a todos

      Eliminar
  3. Não é uma questão de lealdade, que eu muito prezo e defendo até à morte. Odeio pessoas desleais! É uma questão de se saber ser esperto, saber ter capacidade ANALíTICA para poder PERCEBER O QUE SE PASSA, PORRA!!

    Isto foi uma das muitas coisas importantes que eu aprendi na universidade onde estudei 7 anos e com a qual os meus professores mais se preocupavam. CAPACIDADE DE ANÁLISE!!! Aprender a analisar o que se passa e tirar as conclusões CORRECTAS!!! Não tem nada a ver com Emersons, Gaitans, Robertos ou JJ´s! Tem a ver com outras coisas que se passam à volta do futebol e nos bastidores e que se REPETEM TODOS OS ANOS!

    O Porc ganha com treinadores medíocres, com jogadores medíocres, com a ajuda de vários tipos de amarelinhas e de outras ajudas que nem me vou preocupar, outra vez, em descrever pois toda a gente já está farta de saber.

    Claro que o Benfica e os seus representantes e jogadores cometem erros. TODA AGENTE COMETE ERROS!! Todos os jogadores cometem erros!!

    Ainda agora o Vilas Boas foi despedido do Chelsea. Terá sido por ser bom treinador? Ou faltou-lhe qualquer coisa? Será que tenho de fazer um desenho? O Jesualdo voltou a perder em casa na Grécia!! Não passam de treinadores medíocres!! O único treinador que foi bom cá e é bom lá fora é o Mourinho. Como se costuma dizer, não há regra sem excepção!!! O Mourinho foi a excepção e não pode ser utilizado como termo de comparação! No entanto foi ajudado "like hell", como muito bem provam as escutas!!

    Será que tenho de me repetir e descrever a razão pela qual o Sporting ganhou 2 campeonatos no tempo do Dias da Cunha? Sabes tu, Hugo, a razão porque ganharam? Se não sabes eu explico-te com muito gosto!

    Sabes por acaso a razão pela qual o Benfica ganhou o campeonato no tempo do Veiga, com uma equipa muito pior do que a actual e com vários Emersons? Acham que foi graças ao Trapatoni, que nunca fez mais nada de jeito? Se não sabes eu explico-te com muito prazer!

    Há forças e interesses muito fortes por detrás de tudo isto! E eu não me estou a referir às bruxarias!

    Os adeptos que acusam os Emerson e Gaitans são pura e simplesmente ESTÚPIDOS, para não lhes chamar outra coisa! Porque não têm capacidade de análise nem entendem ou querem entender o que realmente se passa! Mas os andrades entendem muito bem o que se passa! E riem-se! Pudera!!!

    ResponderEliminar