segunda-feira, 26 de março de 2012

O Braga e a praga

Acho que a vitória do Braga, hoje, é boa para o Benfica.

A minha lógica é relativamente simples: para o Benfica, ficar em segundo depende sempre de ganhar ao Braga em casa, e não ganhar ao Braga em casa implica ficar em terceiro no campeonato, independentemente de como o Braga chegasse ao jogo da Luz. Não acredito que o Braga ganhe ao Porto e ao Sporting, o que significa dois maus resultados, pelo menos, até ao fim do campeonato. Em caso de vitória frente ao Braga, o Benfica até pode perder em Alvalade, que as hipóteses de não ficar em segundo são mínimas.



Para o Benfica (e isto sempre na perspectiva do Benfica ganhar no próximo fim-de-semana, caso contrário toda esta conversa é fútil) uma vitória do Braga implica que, mesmo perdendo na Luz, o Braga chega ao jogo em casa, com o Porto, a um ponto do Porto. Isso quer dizer que, se ganhar ao Porto, o Braga não só fica à frente do Porto como, provavelmente, fica em vantagem no confronto directo, uma vez que marcou dois golos nas Antas – e isto quando o Porto ainda tem de ir à Madeira, jogar com o Marítimo, e receber o Sporting (um jogo sempre imprevisível) nas quatro jornadas que faltam.

Ou seja, com os resultados deste fim-de-semana o Braga ganhou combustível para lutar pelo título, pelo menos, até ao jogo com o Porto – e só o perderá se perder os dois jogos que se seguem. E esse jogo com o Porto passou a ter uma importância decisiva para a classificação final do Braga neste campeonato.



Resta dizer que, para o Benfica, seria quase desastroso acabar esta época em terceiro lugar. Penso que quando chegarmos ao fim da época identificaremos três factores especialmente importantes para a perda de um campeonato que, até Dezembro, estava setenta por cento ganho:

- ter começado a época um mês antes dos outros, o que, se por um lado lhe permitiu começar melhor a época e ir, por exemplo (creio eu), empatar às Antas, também lhe roubou, claramente, fôlego no inverno;

- ter avançado na Champions acima das expectativas, ao contrário dos seus dois principais rivais (que vão, por isso, chegar a Abril com menos seis ou sete jogos a sério nas pernas e na cabeça;

- não ter conseguido, em Janeiro, acrescentar um ou dois lugares de profundidade real ao seu plantel, nomeadamente com um defesa central que ermitisse não ter de jogar com o Jardel e um bom extremo, com gás suficiente para abrir, por si só, pelo menos um jogo daqueles que o Benfica empatou a zero, nomeadamente em Coimbra ou em Olhão.



Se acabar em segundo, o primeiro destes problemas fica resolvido. Se acabar em terceiro, as hipóteses de fazer uma época em crescendo, a chegar relativamente bem aos últimos jogos, ficam praticamente eliminadas logo de início.



Também resta dizer que os gajos do Braga estão todos cagados por terem chegado a primeiro. Bastou olhar para as caras deles.

Sempre quero ver como é que se vão comportar na Luz. Mas até adivinho que vaiser o Benfica-Braga mais fácil, para o Benfica, dos últimos anos. Wait and see

*

Num assunto relacionado, assisti a uma boa parte do jogo do Granada com o Sevilha. Para ver o Franco Jara, só por curiosidade.

Como é que um jogador que é apenas igual aos outros numa equipa de fundo da tabela de Espanha, que não mostra nenhuma característica distintiva, que não se destaca, pode fazer parte das soluções de um clube como o Benfica?

De que é que estamos a falar?

Que espécie de lógica é que nos leva a considerar, sequer, a hipótese de ter um jogador assim no Benfica?

Só pergunto isto porque a lógica do Jara é a mesma lógica do Emerson, do Jardel, do Capdevilla, do César Peixoto, do Bruno César e de tantos, tantos outros ao longo dos anos.

Só há uma hipótese racional de um jogador assim servir para o Benfica: estar completamente subvalorizado por uma questão conjectural, como uma lesão ou uma zanga séria com o clube em que esteja. O que é raríssimo.

Vamos colocar as coisas dentro da perspectiva certa: para se jogar no Benfica, não serve, por exemplo, um suplente do Braga, nem serve sequer um titular do Braga – serve um jogador CLARAMENTE MELHOR QUE OS OUTROS no Braga, ou em qualquer outro clube à excepção dos que joguem nas 15 ou 20 melhores equipas do mundo. E isto tendo 18, 23 28 ou 33 anos. Que tipo de mais-valia real é que pode trazer para o Benfica, de facto, um suplente do Corinthians, um suplente do Villarreal ou um tipo que não consegue sequer acabar um jogo no Granada sem se distinguir dos outros?

Isto não é ser simplista – isto é senso-comum.

Um Emerson, um Capdevilla, um Jardel, um Bruno César (Não me lixem com o Bruno César, ok? Só não é um jogador vulgar porque está no Benfica. Se vocês o vissem a jogar no campeonato brasileiro era igual a mais 100 gajos) só estão, no Benfica, a fazer duas coisas: a ocupar um lugar que não lhes pertence, impedindo que outros melhores lá estejam, e a consumir recursos.

Como um clube resiste a uma política de contratações tão displicente e tão estúpida (é a única palavra que me ocorre para a repetição dos mesmos erros nas mesmas condições, sofrendo as mesmas consequências, ano após ano), isso sim, é um verdadeiro milagre.

12 comentários:

  1. Não concordo com o post. Tu falas do Benfica como se o Benfica fosse um clube com a capacidade financeira do Real Madrid, por exemplo. Toda a gente sabe que não é. Pode ser que no futuro consiga ter alguns jogadores da "cantera" com qualidade acima dos outros. Mas neste momento o Benfica não pode ter 20 jogadores que ganham cada um 2M€ ou 3 M€ por ano. E a partir de agora ainda menos.

    É muito fácil criticar quando não se faz nada, como fazem todos os que escrevem aqui, e não se percebe nada de futebol, como fazem todos, sem excepção, os que escrevem aqui.

    Os olheiros do Benfica são pessoas, penso eu, com alguns conhecimentos de futebol. O Rui Costa e o JJ e o LFV sabem suficientemente de futebol para saber escolher jogadores. Sabem muito mais do que todos nós. Enganam-se? Como toda a gente. Ninguém acerta sempre. Impossível!

    Mas se olharmos para os nossos concorrentes directos verificamos que acertamos bem mais do que eles. Os do Porto, desde que deixaram de roubar jogadores ao Benfica, nunca mais deram uma para a caixa.

    Vejam os nossos miúdos do Seixal. Em todas as concentrações para as selecções é o Benfica que agora tem, de longe, a maioria dos jogadores. Isso quer dizer alguma coisa.

    Um gestor sueco, de seu nome Gunnar Engellau, antigo administrador da Volvo, disse uma vez o seguinte:

    "Um gestor quando acerta 7 vezes em dez é muito bom; quando acerta 8 vezes em dez é um génio; quando acerta 9 vezes em dez é um mentiroso".

    Que tal um pouco de humildade? E que tal um pouco de solidariedade para com os trabalhadores da estrutura do Benfica que estão a fazer um excelente trabalho, mesmo quando a vossa consciência vos diz que devem dizer mal do Benfica, já que de outro modo sentir-se-ão "maus benfiquistas"?
    Um sacrificiozinho não fica mal a ninguém... e depois podem sempre ir confessar-se ao padre da freguesia para acalmar a consciência.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manuel, o (único) especialista ... no lápis azul!

      Haja paciência.

      Que ganhe o Benfica, aos azuis de hoje!

      Eliminar
  2. Começamos outra vez coma conversa do mau e bom benfiquista ? Dass...

    Quem contrata o Emerson nao é porque teve azar... É porque nao sabe mais: quantos milhões de jogadores de futebol é que existem no mundo? E eu tenho o Emerson a lateral esquerdo no clube do meu coração. Que nao é o oeiras, nem o Moreirense, ou o Arouca. É O BENFICA!!!

    Porra!

    O pior é insistir no erro. Deve ser "síndrome Roberto"...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ninguém está a falar do bom ou do mau benfiquista. Eu quando digo que um benfiquista deve e tem de apoiar o clube não estou a graduar o benfiquismo de cada um. Não gosto é de ver benfiquistas a portarem-se como andrades ou lagartos.

      Força Benfica, hoje é para ganhar.

      Eliminar
  3. O que acham?:

    "O melgarejo nao é superior ao jara."

    Concordam?

    Depois, contesto.

    ResponderEliminar
  4. Também acho que foi boa esta vitória do Braga, caso percam na Luz como espero, fico curioso em ver até que ponto abrem as perninhas ao patrão na jornada seguinte.

    O Jara pá, o Jara... reconheço capacidades mas precisa de mais neurónios para mehorar na tomada de decisão, e acho que no Granada tem jogado à direita e já sabemos que ai nem vale a pena.

    Há contratações que são do arco da velha e só o Professor Mumba poderá explicar se estiver para ai virado. Já Camacho dizia que a virem jogadores terão de ser melhores que os que cá estão, por isso não consigo ver onde é que Emerson é melhor que, por exemplo, o tratador da relva que já cá estava e nem é jogador de futebol, mas tenho a certeza que faria melhor o lugar e sem precisar de ir montado no corta-relva.

    A minha teoria é que Emerson é alienígena. Ele não humano nem deste mundo, porque aquilo que ele faz (ou não faz) é humanamente impossivel. A sua presença no SLB é mais uma a juntar às várias nacionalidades que já passaram no Benfica, como por exemplo 2 americanos, um koreano que teve à experiência, etc... Fosse no Sporting e este feito daria mais um troféu.

    PS: Jesus irrita-me mais que a minha ex, a sério.

    PSS: Hoje vamos ganhar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei dessa do JJ te irritar mais que a tua ex.A mim anda-me a dar cabo dos nervos.Já quase nem o posso ver.E ter chegado à conclusão que o Emerson é mais uma das birrinhas de poder dele,dass fico com os sinos todos a tocar.Em Jan. comentei aqui que se não arranjássemos um def.esq. e um verdadeiro extremo de raiz,não íamos lá e pelos vistos não me enganei.E o Rodrigo?Dass para o JJ.

      Eliminar
    2. O Jara só tem dois neurónios.

      Eliminar
  5. Tens toda a razão,Hugo.O Benfica tem que ganhar e convencer se quiser que o inicio da próxima época não seja antecipado em 1 mês.O jogo contra o Zenit deu cabo do campeonato.Ainda não temos classe para estarmos em simultâneo na LC e campeonato para além da Taça da Liga.Vamos ganhar ao Chelsea por 1-0.SLB,Glorioso SLB.

    ResponderEliminar
  6. Estar a falar de campeonatos e de epocas inteiras e tentar usar o Jardel (terceiro central que pouco jogou a epoca toda e quando o fez - sobretudo desde o jogo com o Porto - foi bastante bom quase sempre) como argumento nao me cabe na cabeca. Nao faz sentido nenhum.

    Concordo com o que se diz de jara, DEs e B Cesar, mas partir dai para "política de contratações tão displicente e tão estúpida" 'e 10 vezes mais absurdo. Que me venham falar da era Damasio e Vale e Azevedo, tudo bem, mas o Benfica nos ultimos anos tem tido um racio de bons jogadores/flops que nao fica atras da grande maioria das equipas (porque nao quero dizer "todas"). Um clube com uma "política de contratações tão displicente e tão estúpida" nao tinha comecado, pela primeira vez na historia, a vender jogadores por rios de dinheiro de forma regular como o Benfica tem feito nos ultimos anos.

    'E fundamental apontar e reconhecer erros para que estes possam ser corrigidos. Mas o exercicio sistematico de apontar erros, generalizando abusivamente ao muito que de bom se faz, traz mais maleficios do que beneficios. Felizmente para o Benfica, a politica de contratacoes nao segue os ditames deste blog.

    ----

    Problema: O Benfica tem ali 3 ou 4 jogadores (dois na mesma posicao!) que nao valem a ponta dum corno.

    Conclusao: o clube tem uma "política de contratações displicente e estúpida".

    Solucao: os responsaveis pelas contratacoes, em vez de serem displicentes e estupidos comprando jogadores maus, deviam comprar jogadores bons.

    ResponderEliminar