sexta-feira, 2 de março de 2012

O dia da subversão

Às 22.15 de hoje o Benfica estará à frente do Porto.



A crónica está escrita. Será publicada ao longo do dia. Porque hoje é o dia da subversão.

(actualizado)

22 comentários:

  1. Se o JJ não inventar muito (difícil nestes jogos) as minhas fichas vão para o 2-1!
    (só uma sugestão, não te refiras ao FC Porto como Porto. A minha bela cidade nenhuma culpa tem de ter nela instalado o antro da corrupção)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é precisamente por isso que eu me refiro ao Porto simplesmente como Porto: porque, sendo lisboeta, também tenho um fascínio pelo Porto e pelo Norte, e porque, para mim, as coisas nem sequer podem ser confundidas. Porque a cidade-Porto e o clube-Porto não são do mesmo campeonato, e falar em Futebol Clube do Porto, subliminarmente, tem precisamente essa intenção. Aliás, foi a máquina da propaganda do clube que inventou essa «necessidade» de distinção, durante os anos 90. Para oficializar a coisa. Comigo não violão. O Porto é um Porto, o outro Porto é outro apenas o Porto.
      Pensei que nunca mais ninguém me falasse disso. Eu a insistir nisto há tempo tempo para ver se alguém dizia alguma coisa...
      Obrigadinho.

      Eliminar
  2. Publicado às 14 horas do dia da subversão:

    «Por que é que, apesar de tudo, para um jogador não é – e dificilmente algum dia, nos próximos vinte anos, será – a mesma coisa jogar no Benfica ou jogar no Porto?
    Porque, para lá da conjuntura, há a cultura, e algo a que se pode chamar de dimensão cívica.
    Porque enquanto o Benfica, quando vai ao Norte, tem de andar a trocar de hotel e a esconder-se como se fosse uma equipa de sérvios na Bósnia, a equipa do Porto vem a Lisboa, instala-se num hotel no centro da cidade – o mesmo hotel há trinta anos, quatro ou cinco vezes por ano – e vai passear ao Parque Eduardo VII, sem que ninguém os persiga.
    Isto é a diferença entre o feudalismo e a civilização, e enquanto isto acontecer saberemos que há sempre uma diferença natural entre as duas realidades e, consequentemente, entre os dois clubes que a representam.
    Nos túneis vê-se a natureza mais obscura e recôndita dos indivíduos. Na esfera pública vê-se a verdadeira dimensão das instituições – muito semelhantes em alguns aspectos mais pitecantrópicos, muito diferentes noutros, mais significativos.»

    ResponderEliminar
  3. Vamos lá ver se desta vez e mais uma vez o Hugo acerta no prognostico, pelo menos desta, o resultado e a vitória são a nosso favor. Quanto á cidade do Porto não se misturar com a sua equipa de futebol mais representativa aÍ já não concordo tanto. Cidade e Clube na sua grande maioria são a mesma coisa, 99% dos adeptos do Porto tem a mesma mentalidade dos dirigentes desse clube e acredite que Eu sei do que falo pois já cá vivo desde que nasci á 44 anos. De resto concordo totalmente com a parte final do seu texto, existe uma diferença abismal em termos de Nìvel e de cultura entre as duas cidades e a maioria dos seus habitantes.

    ResponderEliminar
  4. Artur, Maxi, Luisão, Garay, Emerson, Javi, Witsel, Matic, Gaitán, Rodrigo e Cardozo.

    Matic, que está a jogar bem, entra para segurar o lado esquerdo do meio-campo, evitar ao máximo a entrada da bola no território de Hulk-Emerson, e para uma aposta fortíssima nas bolas paradas, em que o Jesus confia para marcar pelo menos um golo esta noite. Sobretudo, Jesus vai querer agarrar ao máximo o meio-campo, o ponto-forte do Porto, e diminuir, com uma presença física vigorosa e o domínio do jogo aéreo a meio-campo e das segundas bolas, a influência de Lucho, e ao mesmo tempo apostar na velocidade da bola na transição em vez de na sua condução, através do meio.
    Aimar entrará na segunda parte, independentemente do resultado, tal como Nolito e Bruno César, mais cedo o primeiro que o segundo. Pode haver um lugar muito importante para Nolito na história deste jogo, apesar de ser um jogador relativamente burro a jogar, e frente a uma equipa inteligente. Ao tirar Aimar do onze, Jesus roubaria igualmente importância a Fernando, que passaria a ficar impedido de jogar apenas nos seus quinze metros e teria de sair da sua zona de conforto mental para fazer coisas que não faz bem, como construir jogo. Se o Benfica conseguir fazer de Fernando o primeiro construtor do jogo portista começará a ganhar o meio-campo.
    Gaitán, que trocará muitas vezes de lado, jogará principalmente sobre a direita, mais do que para atacar, para segurar Álvaro Pereira, o verdadeiro perigo do Porto nesse flanco, levando o Porto ao engodo de procurar ainda mais o que julga ser o seu ponto desequilibrador: o flanco direito, onde tem Hulk, que procurará tantas vezes quantas puder. Isso, ao contrário do que se pensa, ajudará Emerson. É mais fácil defender em concentração máxima e numa zona onde haja mais jogadores, do que ficar sujeito ao 1x1 permanente e em espaço descongestionado com Hulk, situação em que apenas os defesas de grande gabarito se conseguem superiorizar a ele, devido ao seu poder de arranque. Maicon, se tiver de correr atrás de Rodrigo, será um não-factor ofensivo.
    A concentração do jogo à esquerda também favorecerá a missão de Maxi Pereira, o jogador potencialmente mais debilitado pelos jogos das selecções no Benfica. Neste aspecto, o ponto-chave poderá estar na capacidade de Garay, o defesa-central do lado esquerdo (pensa-se pouco neste aspecto, pensa-se nos centrais como uma dupla ao centro, mas não é assim), corresponder, ele que também vem com uma carga física forte da selecção.
    Com tudo isto, Jesus tentará fazer soluçar a fluência do Porto – uma equipa que teme, sempre temeu e sempre temerá, o que o leva a sentir a necessidade de ajustar as suas equipas a esse adversário.

    Próximo post: 18.30 – O onze provável do Porto

    ResponderEliminar
  5. Benfica: Artur; Maxi, Luisão, Garay, Emerson; Javi, Witsel; Gaitán, Aimar, Nolito; Cardozo.

    Porto: Hélton; Maicon, Otamendi, Rolando, A.Pereira; Fernando; J.Moutinho, Lucho; Djalma, Hulk, James.

    2-1 para o Benfica. Não vai ser um jogo bonito. JJ tem-se equivocado nas últimas jornadas mas hoje vai ensinar ao Vitó como é que se mexe numa equipa.

    ResponderEliminar
  6. Não, não, o JJ não vai entrar com esse onze.

    O JJ vai entrar com a equipa normal, Gaitan, Cardozo, Nolito (ou Rodrigo) e Aimar à frente dos dois pivots, porque... sim!

    Porque é a nossa equipa habitual, e não é aconselhável nestes jogos fazer "invenções"! Depois cai tudo em cima do JJ se correr mal!

    Porque não é o JJ que se tem de preocupar com as subidas do Alvaro, é o VP com as subidas do Maxi!

    Mas acima de tudo, porque estamos a jogar em casa!! Com 60 mil dos nossos!!

    Faz tudo sentido (posição do Fernando, transição defensiva, etc) mas JJ vai apostar na equipa habitual! (aliás no Dragão em que podia fazer algumas mudanças táticas, optou pelo Nolito)

    E depende também de como eles vêm cá, se vierem retraídos na defesa, tem de haver Aimar para municiar todo o jogo ofensivo, mas se vierem pressionar muito alto, aí já fazia sentido usar outro esquema, mas não acredito muito que JJ o faça...

    E relembrar que Aimar não pode jogar na terça...

    ResponderEliminar
  7. Ah, e não é às 22.15h que o Benfica passa para a liderança...

    ... é cerca das 22.22h, 22.23h dependendo daquela placa levantada pelo 4º árbitro!

    Ou então até às 23h, hoje vai fazer de tudo para nos parar aquela Doença!

    ResponderEliminar
  8. Helton, Maicon, Rolando, Otamendi, Palito, Fernando, Lucho, Moutinho, Hulk, Cebola, Manko.
    Maicon joga de certeza. O TOC sabe que a principal arma do Benfica será a bola parada. Luisão, Garay, Javi, Matic, Witsel, Cardozo. São seis. Maicon, Rolando, Otamendi, Fernando, Lucho, Manko. Também são seis. Simples. Aliás, ninguém me tira da cabeça que o Maicon anda há meses a ser preparado precisamente para esta circunstância, e para este jogo.
    A equipa do Porto não surpreenderá a do Benfica. É um factor a favor do Benfica. Penso que o Benfica estará mais bem preparado para o que vai encontrar do que o Porto.
    Cebola entra para segurar o jogo durante os primeiros 60 minutos, após o que o TOC mandará entrar James, para o tentar decidir. Não acredito minimamente no James a jogar de início. Nem o TOC confia nele a jogar no onze nem ele tem estofo físico para fazer dois jogos em 48 horas. O James não é nenhum Hulk. E Djalma não é jogador para entrar num clássico em lugar do Cebola. Quer dizer, eu espero que entre e que jogue 90 minutos, mas não acredito.
    Para o Porto qualquer empate, na Luz, serve, e vai jogar nesse sentido. Nenhum portista acredita que o Benfica aguente a pedalada até ao fim do campeonato, e pensa que tudo o que não seja uma derrota, mesmo um 1-1 ou um 0-0, é positivo, pois deixa o Porto a apenas um resultado do Benfica para passar para o primeiro lugar. Para o Porto, empatar na Luz será quase como ganhar o campeonato, e vão jogar nesse sentido. Atacarão, claro, mas a prioridade é não sofrer mais do que um golo, o que, em princípio, lhes garante um empate.
    O Benfica,se jogar sem Aimar de início, ganhará o meio-campo.
    No ataque do Porto, Hulk empurrará o jogo para um território relativamente ofensivo, o que o tornará muito disputado na zona intermediária, mas Manko será um óbice. Não quer dizer que não venha a marcar o golo do Porto, porque é a sua função, mas em termos de fluência de jogo, que é mais importante para o estilo colectivo do Porto, é um avançado feito a pedido de Luisão, mais forte, mais experiente e mais rápido. Para Luisão, o pesadelo chama-se Liedson – não é por ser Liedson, é pelo estilo. Vai-lhe tocar, no jogo do título, um pinheiro para marcar. Não podia pedir melhor.
    Em relação a Lucho, hoje vamos ver a pedalada que tem.

    Próximo post: 19.30 h – O palpite

    ResponderEliminar
  9. Pelo menos estes comentários tem o condão de me acalmarem e de me porem a pensar.Estava bloqueado pelos nervos.

    ResponderEliminar
  10. Aproveitei para fazer uns exercícios de memory tests que tinhas como publicidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eh, eh, eh... Desde que não te metas a comprar petróleo, apoio e agradeço. Comprar petróleo. Santa paciência… Estava quase a ser o negócio particular mais insólito do dia, mas hoje contaram-me que no Japão há umas máquinas de vending, como as de sandes ou preservativos, em que dá para comprar cuequinhas usadas de gaja. Os tipos compram aquilo e esfregam no focinho.
      Ora ai está uma publicidade que eu não me importava de ter por aqui…

      Em relação a nervos, continuo calmo. Estranhamente, estou ab-so-lu-ta-men-te convencido que o Benfica hoje não perde, e que vai ficar com vantagem sobre o Porto.
      Só não acredito é que seja um resultado com contornos definitivos.

      Eliminar
  11. Penso que o Benfica não vai entrar pior que o Porto neste jogo, e não vejo a equipa do Porto com a tranquilidade suficiente e a confiança suficiente nos seus recursos para chegar à Luz, impor o seu jogo e vencer, como no ano passado, por duas vezes.
    O que escrevi ontem, sobre a reeentrada na equipa, em simultâneo, de Luisão, Javi Garcia e Rodrigo, parece-me de grande importância. O Benfica vai ter o seu melhor onze deste ano, e mesmo que esse melhor onze, como colectivo, não seja superior à equipa do Porto (ainda que individualmente se equivalha), surpreender-me-ia imenso que perdesse este jogo, em casa, num cenário em que o Porto vem a jogar para o empate e igualmente sabendo que uma derrota significa quase o adeus ao título.
    Racionalmente, é quase impossível fugir a uma previsão de 1-1 para este encontro. Haverá muito mais tensão do que no jogo da primeira volta, e isso significa maior concentração e também mais erros devido à pressão. O Benfica tem conseguido, em termos de resultados, reagir melhor à pressão do que o Porto, mas o limiar de pressão a que o Porto consegue resistir é superior ao do Benfica, pois tem uma equipa mais experiente, e sobretudo mais experiente em situações de encontrar formas de jogar e ganhar jogos de forte pressão.
    Por outro lado, ao contrário do que aconteceu no Dragão, em que o Benfica vinha numa rotação competitiva superior à do Porto, com mais três ou quatro jogos de alto nível e o balão anímico da Champions a ajudar, neste, o Benfica não tem qualquer vantagem nesse aspecto, pelo contrário, é uma equipa com mais esforço nas pernas e numa altura em que esse esforço já vai pesando. O Benfica já não pensa tão depressa, o factor novidade da recuperação em relação a um Porto hegemónico na época anterior já passou, e, para o Benfica, parece-me haver a sensação do «agora ou nunca» que, para o Porto, ainda não existe, sobretudo porque já só tem o Campeonato para jogar. Vamos ver se não é pressão a mais para o Benfica, mas há um factor a ter em conta: não há, já, espaço para excesso de tremideira entre os jogadores do Benfica. Maxi, Luisão, Javi, Aimar, Cardozo, têm três anos de luta com o Porto, sobretudo a do título de 2010. Artur, Garay, Gaitán, são jogadores com uma relativa experiência de clássicos. Emerson, Witsel, Matic, Rodrigo, Nolito, são jogadores mais vulneráveis, mas penso que, para talentos com a classe de Witsel e Rordigo, por exemplo, este jogo não será um problema, antes uma grande oportunidade, sobretudo para Rodrigo, que, mentalmente, parece ter tudo no sítio.
    Vai ser, evidentemente, uma luta enorme num espaço de quarenta metros a meio-campo, com duas equipas que jogam muito bem no fora-de-jogo, e com grande importância da componente física, daí eu pensar que o Jesus vai esperar até ter o meio-campo controlado e o opositor cansado para meter quer o Aimar quer o Nolito.
    Também é evidente, para quem me conhece, que, apesar de tudo isto, e acho que serão as pequenas coisas a decidir o jogo. A agressividade extra, a concentração colectiva, o querer um bocadinho mais do que o outro, o momento em que o golo chega. Pode ser um penálti, uma bola no poste, um frango (contra o Hélton é sempre de dar uns tirinhos a 20/25 metros…), uma defesa incomensurável, como foi a do Artur nas Antas (pensam que já me esqueci? Não esqueci, não. Continua a ser a defesa do campeonato.)
    (continua)

    ResponderEliminar
  12. Em relação ao árbitro acho que é apenas isto: não acredito que haja nenhum árbitro que vá ao Estádio da Luz, no jogo do título, com o Porto, roubar o Benfica. Não é que possa ter ou não ter vontade – é que dá demasiado nas vistas, e seria potencialmente destruidor de uma carreira. Um erro ou outro, sim. Uma conspiração, não me parece.
    Vou apostar pela razão, mas com algum risco:

    4 euros no empate 1-1, a 6.00.

    Continuo com um feeling muito forte que este campeonato vai ser decidido de uma forma brutalmente irónica: na penúltima jornada, com o Sporting, nas Antas. Não me perguntem porquê. É um feeling. Acho que nessa jornada o Benfica se sagra campeão, com a participação do Sporting, e que a última jornada, em casa, é para a festa.

    ResponderEliminar
  13. E, dito isto, vou ali comprar uma cueca de gaja usada (a cueca, não a gaja) e já venho, daqui a cerca de duas horas e meia.
    Uma última palavra – que distingue, afinal, os benfiquistas: fé.

    ResponderEliminar
  14. Proença acabou por ter influência, mas quem perde 8 pontos em 3 jogos não pode ser campeão.

    Fim de ciclo. Adeus JJ e adeus Vieira.

    ResponderEliminar
  15. Adeus...Hugo desculpa mas o proença é um filho da puta e voltamos a perder o campeonato à pala dele,tal como foi naquele penalty do Lisandro...infelizmente...já fomos...

    ResponderEliminar
  16. Grande fdp.Mas tal como o Rui disse adeus JJ adeus LFV e o cabrão do Proença dá mais um campeonato aos porkos.

    ResponderEliminar
  17. O Proença é o árbitro mais dissimulado e manhoso (e corrupto) que eu conheço. O 1º amarelo ao Emerson foi uma (mais uma) simulação do Hulk. Vários livres contra nós que foram apenas simulações dos jogadores andrades. É uma táctica já muito vista e revista. Perguntem ao Xistra como se faz. Chama-se a isso inclinar o campo sem dar nas vistas.

    Mas - e agora vou ser mau, mas é a minha convicção - se tivesse na baliza o Roberto, o 1º e 3º (frango) golos não entravam. Embora ache o Artur muito melhor.

    Falhámos alguns golos de baliza quase aberta na 1ª parte. E quem não marca...
    Vamos concentrar-nos na Champions.

    ResponderEliminar
  18. Os fiscais são comprados desde os anos 90.São o maior cancro do nosso futebol.Do ladrão nem falo.
    Já a muito considero que JJ já atingiu o seu ponto alto e nada mais irá trazer.Louvo a entrega e o jogo ofensivo e positivo que incutiu no clube mas a nivel tactico não tem mais nada para dar,sobretudo defensivamente.As defesas é que ganham campeonatos...e hoje provou ao deixar Gaitan a defesa.
    Qual um pugilista é preciso saber encaixar,aguentar o round para depois recuperar e voltar a atacar.Não podemos deixar o desanimo tomar conta pois ainda há tudo por que lutar.Temos que lutar e continuar a acreditar que ainda podemos lá chegar.O trabalho agora terá que ser psicológico e nada como voltar as vitórias,de preferencia já na Terça-feira.

    ResponderEliminar
  19. Opah mas vocês são atrasados ou quê??!

    Vieira rua! Jesus rua! Não querem mandar mais ninguém embora?!!

    Tanto trabalho que o Vieira tem feito, trabalho positivo, ergueu este clube das trevas e agora querem mandá-lo embora?! Para quê? Para vir para aqui um lorpa qualquer, começar tudo do zero e depois a corrupção então instalava-se que era uma loucura!

    Tenham juizo!

    Posso aceitar que o JJ já tenha dado tudo ao Benfica taticamente e talvez seja a hora de ele sair, mas isso só se decide no final da época!!

    AINDA está em jogo a Champions, AINDA está em jogo a Taça da Liga, e AINDA está em jogo o Campeonato! Temos de usar este jogo como motivação para os jogadores!

    O golo em fora-de-jogo, o Djalma que momentos antes do James entrar, faz uma falta que é assinalada mas não leva o 2º amarelo, e depois aquele grande fdp do Proença numa falta igual expulsa o Emerson, falta sobre o Witsel no 2º golo dos corruptos!!

    Só espero é que ele apareça aí a boiar no rio Tejo seja onde for, que isto de ficar sem 2 dentes não leva a lado nenhum!!

    ResponderEliminar
  20. O último anónimo tem toda a razão. Os fiscais estão quase todos comprados, assim como alguns árbitros. E quando toca a rebate eles alinham!

    Os fiscais são tão ou mais importantes do que os árbitros, embora toda a atenção recaia sobre os últimos. Por isso apostaram nos fiscais de linha já no tempo do Adriano Pinto. A AFP fazia cursos para fiscais e dava-lhes as insígnias da FIFA. E eles agradeciam e continuam a agradecer...

    ResponderEliminar