domingo, 2 de outubro de 2011

Saviola

A grande vitória do Benfica, tal como a Bola noticiou (com algum optimismo prematuro, é certo) na primeira página, é a eventual recuperação de Saviola como elemento válido na equipa.

Algo que o Record não quis evidenciar, apesar de ser algo, só por si, evidente, optando por um titulo vago e que não quer dizer nada. Podemos esperar, a partir do momento em que o Sporting teoricamente reentrou na luta pelo título (também aqui um optimismo muito prematuro) uma mudança no critério editorial do Record. Até aqui, o Record estava na fase de inchar o Benfica a torto e a direito e a tolerar o Porto. A partir de agora, veremos uma quantidade  crescente de notícias potencialmente desestabilizadoras quer para um quer para outro, mas sobretudo para o Benfica, que é quem está mais à mão.

A tentativa de venderem o Saviola em Janeiro é um exemplo disso. Na última semana não houve dia em que não viesse uma Saviolada no jornal, ou porque não tinha recebido convite para renovar, ou porque era caro, ou porque tinha mercado, ou porque não tinha mercado, ou porque estava marcado, ou porque já não joga, enfim...

Considerando a evidência de o Saviola ser, neste momento, um jogador demasiado caro para o que tem produzido, e de estar já numa fase de ocaso da sua carreira (não é que seja velho, pelo contrário, está na idade certa, mas começou muito cedo e, por isso, tem muito desgaste acumulado), o que fará dele, logicamente, um dos elos mais fracos na planificação do plantel para o ano que vem, sobretudo com novos valores a despontar, é claro que há uma forte possibilidade do Benfica não renovar.
Nada mais natural.
Eu próprio, que considero que o Benfica, com Saviola em boa forma, é ele e mais dez (não é o Aimar, nem o Cardozo, nem mais ninguém, é ele, porque é o melhor de todos, o que tem mais futebol na cabeça e nos pés, o que tem maior classe), admito que, ao nível actual, Saviola não tem lugar no Benfica.

O Record, como outros, identificou no Saviola o eventual ponto fraco na armadura e atacou. É compreensível. O Benfica está a ter resultados e a mostrar alguma qualidade. Não é fácil encontrar-lhe vulnerabilidades neste momento. Jogam os que estão melhor e há poucas invenções. O Saviola é, pelo estatuto que tem e pelo rendimento desfasado com esse estatuto, uma escolha lógica e, diria mesmo, a única possível.

Por isso e por tudo o resto, pela importância que ele pode vir a ter no que resta da época (a maior parte dos maiores desafios está para chegar), a exibição de Saviola contra o Paços de Ferreira era a pior notícia que o Record tinha para dar. Como tal, evidentemente, não a deu.

Até podem pensar que tenho a mania das teorias da conspiração, mas desculpem lá: meter o Nolito em grande destaque e o Saviola, que marcou dois golos e fez um jogão, numa notinha de rodapé, só pode ser visto como coincidência por quem pendura as asinhas no roupeiro à noite.

Já para o Benfica, a possibilidade de recuperar o seu melhor jogador à entrada do Inverno e quando os jogos com Braga e Sporting se aproximam é a melhor notícia possível. Agradece o Benfica e agradece o Aimar.

Posso dar uma de inteligente, à Jesus?
Querem saber quando é que me comecei a convencer de que o Benfica podia ser mesmo campeão na época de 2009/2010? Quando soube que o Aimar e o Saviola iam lanchar a casa um do outro em miúdos, na altura em que jogavam no River Plate.

Meçam as probabilidades. Dois putos argentinos, jogadores da bola, amigos de casa, pequeninos, espertos, que se separam aos 18 anos. Vai cada um para seu lado, atravessam o Atlântico para a Europa e onde é que se encontram dez anos depois? Numa equipa que nem sequer sabiam que existia quando eram miúdos, por acaso, sem nenhum dos dois saber bem como. Para mim, o grande gozo da época de 2010 foi esta história. Vê-los em campo, a pensarem da mesma maneira, a darem sapatadas sucessivas no marasmo, sem tácticas, nem estratégias, como se estivessem a jogar na rua, a arrastarem uma equipa vulgar, de miúdos parvos que só sabiam correr, com um treinador débil mental, a levarem um clube como o Benfica para uma das suas melhores épocas de sempre, para mim, foi puro desfrute e uma das melhores experiências que já tive como benfiquista. Por isso é que me dói tanto ver o Saviola a arrastar-se. Sempre gostei imensamente dele, desde o tempo em que o via jogar no Barcelona. Ontem, para mim, foi um deleite.

Quando procuro dados para medir as possibilidades de uma equipa raramente penso nas tácticas, nos jogadores, nos golos. Mas nestas coisas reparo. Porque acredito muito pouco em coincidências.

3 comentários:

  1. Seria interessante concluir que há um renovado Saviola, próximo do nível da época 2009/2010. Seria uma excelente notícia... mas requer confirmação.

    Saviola tem merecido muitas oportunidades, mesmo não jogando patavina. Tem sido um a menos. O drible não sai, o passe sai errado, parece que a bola atrapalha. Serei o primeiro a admitir, gostosamente, que Saviola recuperou alguma da magia da primeira época - e nem era preciso toda, aí metade já não seria nada mau.

    ResponderEliminar
  2. Tal como todos os jogadores, o Saviola vai fazer uma época a jogar para o contrato, aqui ou noutro lugar qualquer. A melhor época dos futebolistas costuma ser a última do contrato. Vamos ver. Agora, esta pausa para as selecções é que não vem nada a jeito.

    ResponderEliminar
  3. Realmente tb partilho desse entusiasmo pelo Saviola e o Aimar e não tenho dúvidas nenhumas que vou aprender a analisar os truques da comunicação social aqui neste blog.É que às vezes é difícil destrinçar toda a informação e contra-informação.

    ResponderEliminar