quarta-feira, 26 de outubro de 2011

A pedalada

No primeiro post deste blogue especulei sobre as seguintes janelas pontuais para os três candidatos no final do campeonato: Porto – 74 a 79 pontos; Benfica – 76 a 73 pontos; Sporting – 66 a 74 pontos.
Não vejo razões, até agora, para rever esta previsão. Com um quarto do campeonato jogado, Porto e Benfica perderam 4 pontos cada, o que apontaria para 16 pontos perdidos no final (74 pontos), o Sporting perdeu 7, o que apontaria para 62 pontos no final (sendo que os sete pontos foram todos perdidos nas primeiras jornadas, o que aponta para uma melhoria em relação a esta projecção).

Pelos números, e aceitando as previsões como válidas, o Porto estaria a ter a pior prestação admissível dentro dos valores previsíveis, o Benfica estaria ligeiramente abaixo do melhor possível mas muito perto dele e o Sporting muito longe do que seria preciso para ser campeão – os 74 pontos que, juntando à pior prestação conjunta perspectivável de Porto e Benfica lhe daria o título, e provavelmente só por uma conjugação de resultados nos confrontos directos.
Também não encontro nenhuma razão para considerar o Sporting mais candidato agora do que era à terceira jornada. Continuo a achar que o Sporting perdeu o campeonato nas três primeiras jornadas, e que terá um papel neste campeonato, sobretudo, nos pontos que fizer Benfica e Porto perder nos jogos em que se enfrentarem.

Falo nisto para projectar as últimas cinco jornadas do Benfica nesta primeira volta. Partindo do princípio que um empate com o Olhanense, na próxima jornada, seria praticamente letal,  e portanto contando com uma vitória nesse jogo, para se manter dentro do ritmo de campeão o Benfica poderia perder mais três pontos até ao final da primeira volta. Teria, então, sete pontos perdidos já depois de ter jogado nas Antas e em Braga. Sem uma eventual quebra (fatal), a perspectiva seria a de não perder mais pontos na segunda volta do que os que perdeu na primeira.

Eis os jogos do Benfica até ao fim da primeira volta: Olhanense (c), Braga (f), Sporting (c), Marítimo (f), Rio Ave (c), Leiria (f), Setúbal (c).
Depois do Olhanense, o Benfica joga com o terceiro, o quarto e o quinto classificados.
Não seria de estranhar que a primeira derrota do campeonato acontecesse neste período, nem sequer seria dramático. Seria, até, natural. Até porque não há qualquer hipótese de o Benfica acabar o campeonato invicto. (Isso não vai acontecer.)

A grande questão, penso, será a quebra de forma. Apesar de o Benfica (que começou a época um mês antes que os outros) este ano não ter tido, ainda, um pico de forma – o que eu acho positivo –, vai ter uma quebra. A perspectiva é que a quebra não leve a equipa tão fundo como noutros anos, porque a energia tem sido gerida de forma completamente diferentes dos últimos dois anos. Se a quebra ficar para depois das próximas quatro jornadas as perspectivas do Benfica são óptimas.

Se o Benfica passar o ciclo Braga-Sporting-Marítimo com seis pontos é positivo – com a ressalva de uma eventual derrota com o Sporting (que é sempre admissível num dérbi) dar hipóteses reais ao Sporting de entrar na luta pelo campeonato. Perder um jogo em Braga ou na Madeira e ganhar os outros dois seria bom. Ganhar dois e empatar um (mesmo que seja com o Sporting), seria muito bom. Ganhar os três seria uma afirmação inequívoca de estatuto de campeão.

Entretanto, o Porto recebe o Braga e joga em Alvalade. Todos os outros jogos são perfeitamente acessíveis. Arrisco mesmo a dizer que o jogo com o Braga é igualmente acessível. Significa que o Porto tem um jogo de perder pontos até ao final da primeira volta. Qualquer cenário que não envolva estar à frente do campeonato ou, pelo menos, empatado na liderança, no fim da jornada 15 coloca o Porto numa situação muito difícil de reverter.

4 comentários:

  1. Em termos de campeonato, é o ciclo mais difícil até agora. De todas as situações, fazermos os 9 pontos, seria uma afirmação incontestável da candidatura ao título. Daqui até ao fim da primeira volta, os outros vão perder pontos, Porto incluído, pelo que fazer 7 pontos também não seria mau. Confesso que gostava de tirar alguns gás ao balãozinho lagarto :).

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Excelente prosa como de costume.
    Desse ciclo de 7 jogos julgo que o mais complicado será com o Braga fora. Tem-se tornado, nos últimos anos, um jogo psicologicamente difícil para o Benfica. Quase como uma 2ª ida ao Dragão em termos de pressão. Mas, em todo o caso, para que servirá ganhar ao Braga para depois perder os 3 pontos com o Leiria, por exemplo? Não considero o Braga um candidato ao título (muito menos este ano) e como tal, aquele que me parece verdadeiramente importante de vencer será contra o Sporting - para lhes cortar o andamento e também porque considero que o SCP pode "roubar" pontos ao FCP. Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Rui:pois eu gostava de arrebentar o balão aos lacostes.

    ResponderEliminar
  4. xirico: Não podemos desmoralizá-los muito, porque importa que roubem pontos aos andrades. Por mim 1-0 estaria bem. Pronto, quaisquer 2 golos de diferença ;).

    ResponderEliminar