quinta-feira, 20 de outubro de 2011

O miúdo não é deficiente

Benfica (IRPR = 0.345)

Um jogo potencialmente muito importante no apuramento para fase seguinte mas onde a pressão estava atenuada por um empate ser considerado um resultado positivo face aos objectivos. Os acontecimentos correram de feição, à excepção da expulsão de Emerson, mas que ocorreu já com 2-0 e a pouco tempo do fim. Mais do que ser banal, o Basileia foi banalizado por mérito do Benfica. Não foi dos jogos de maior pressão (sexta melhor prestação da época), apesar de ter sido um resultado importante. Significativo é que, ao décimo-quinto jogo da época, o Benfica ainda só tenha feito um mau resultado.



Sporting (IRPR = 0.095)

Uma equipa mais difícil do que se pensava, matreira, mas um jogo facilitado pelas circunstâncias (vantagem, superioridade numérica, vantagem pontual no grupo a dar folga psicológica).



Porto (IRPR = 0.000)

Estive na dúvida sobre se deveria considerar este resultado negativo ou apenas parcialmente positivo, uma vez que deu um ponto e pode ser por um ponto que o Porto se apura. Decidi que é negativo porque, se isso acontecer, será contra todas as perspectivas, sobretudo depois do Porto ter perdido na Rússia.

Bem podem dourar a pílula à vontade. O Porto só pode empatar em casa com uma equipa do Chipre se jogar com nove e se estiver a chover só em metade do campo. O resto é conversa para boi dormir.



O que fica em aberto


Benfica

Evidentemente, quem é que Jesus vai desenrascar para defesa-esquerdo para o jogo da Luz. A conversa de chacha do «jogador que faz mais de uma posição» em relação ao Jardel não fez  nem nunca fez sentido nenhum. O Jardel, a defesa-esquerdo, é pior que o Miguel Vítor (e duvido que a central também não seja), ou seja, faz uma posição e é com muito boa vontade.

Eu parecia que estava a adivinhar quando o Jesus fez aquele jogo de poder a propósito do Capdevilla. Estava-se mesmo a ver que o primeiro a ser expulso ia ser o que não tinha substituto por casmurrice do treinador.

É claro que não foi por acaso que o expulso foi o Emerson. Só foi expulso porque apanhou pela frente com o melhor jogador do Basileia, e a questão que fica é precisamente como é que o Benfica vai defender o melhor jogador de uma equipa que joga melhor fora de casa que em casa e que precisa de ganhar para ser apurada.

Comigo, garanto que não inventava e punha o Luís Martins a jogar. Tem pedalada para o outro, tem rotina do lugar (se bem que o sistema de fora-de-jogo do Benfica exija um conhecimento suplementar da equipa) e, ao contrário do que se possa pensar vendo as equipas do Jesus, os jogadores com um ou dois anos de sénior não são deficientes físicos.

Aliás, a grande questão não é como o Benfica vai defender mas como vai atacar. Se jogar como deve jogar, em casa, contra qualquer Basileia, é indiferente quem vai ser o defesa-esquerdo, porque o extremo-direito deles vai passar mais tempo a defender que a atacar. Se começarem a armar-se em parvos e a jogar para o ponto, como se o Basileia fosse o Sporting, então arriscam-se mesmo, e arriscariam sempre, a perder o jogo, fosse o Emerson ou o Maldini o defesa-esquerdo.

O Benfica tem três jogos para fazer quatro pontos, e dois em casa, mas atenção: se perder com o Basileia é mesmo eliminado.



Sporting

Não fica nada em aberto porque até neste jogo, em que o apuramento ainda estava por decidir, o Domingos já jogou com metade da equipa suplente.


Porto

O cenário ideal para o Benfica (pronto, eu junto também o Sporting só para fazer a vontade aos burocratas, apesar de continuar a pensar que os três pontos de desvantagem no campeonato são fictícios…): o Porto vai ter de trabalhar a sério para passar no grupo, vai passar – o que é bom, porque o impedirá de se concentrar totalmente no campeonato, como no ano passado – e o cenário de fazer um passeio deste ciclo competitivo até 11 de Novembro já foi à vida.

O jogo de Donetsk vai ser, esse sim, decisivo, mais até do que o do Chipre. O Porto tem de fazer pelo menos cinco pontos nos próximos três jogos para passar. Já agora, que passe em primeiro, para apanhar um dos segundos dos outros grupos e ver se ainda passa mais uma eliminatoriazita… Eram mais dois joguinhos de alta pressão em pleno Inverno e com o mesmo resultado final: a eliminação.

1 comentário:

  1. O Sporting teve um jogo fácil demais. Os tipos fizeram 0 remates à baliza. Zero!

    A minha preferência para o Porto é o 3º lugar e a Liga Europa - pode mantê-los ocupados mais tempo. No entanto, se não ganham ao "fortíssimo" APOEL o treinador será substítuido, o que é sempre de lamentar, nesta altura de desemprego crescente...

    ResponderEliminar