domingo, 29 de abril de 2012

Carta aberta a Jorge Jesus

Caro Jorge,



O teu comboio está na estação e o teu tempo acabou.

Eu sei que estás indeciso, mas confia em mim: as coisas não vão correr como pensas.

Como és um optimista, e como és um vencedor, convenceste-te de que, como só não ganhaste o campeonato este ano por teres tido de jogar a Liga dos Campeões desde a pré-época, e como isso não vai acontecer para o ano, e como o Porto vai ficar sem o Hulk, é praticamente impossível não seres outra vez campeão com o Benfica na próxima época.

Isso até pode parecer tudo certo, e não te posso repreender por pensares assim, mas não é isso que vai acontecer.

O que vai acontecer é o seguinte: a equipa que pensas que vais ter para a próxima época não é a que vais encontrar em Julho. Não vais perder só o Gaitán. Da maneira que as coisas estão, ficas sem o Gaitán, o Cardozo e o Witsel. Mas isso nem é o pior. Para isso até já estás tu preparado, e até tens soluções à vista. Os jogadores não vão ser um problema, e aí acho que tens razão.

O problema é que vais perder os jogadores.

Quando chegares para a pré-época vais perceber que a tua ligação aos jogadores já não vai funcionar. Vai correr mal, porque eles não vão querer correr por ti. Vão estar cansados dos mesmos exercícios, das mesmas caras, das mesmas palavras, dos mesmos métodos, da mesma lenga-lenga e sobretudo vão estar cansados de já não terem nada de novo para aprender contigo. Não os podemos levar a mal. Tu sabes bem que, no futebol, o metabolismo é acelerado. Vivem-se quatro anos no espaço de dez meses. Como tu dizes, e bem, o futebol é o momento, e não há amanhã. Pois tu, no Benfica, já chegaste ao depois de amanhã.

No fundo, tu sabes que é assim.

Se fosses dirigente, não terias dúvidas em injectar sangue novo, por mais competente que fosse o teu treinador. E, como treinador, sabes perfeitamente que as coisas vão ser muito mais complicadas do que o teu optimismo te quer fazer crer.

Tu, que sabes muito de bola, sabes que o que iria acontecer se ficasses seria isto: começarias a época sem crédito, porque nem tu nem o presidente já conseguem iludir ninguém – nem os teus colegas treinadores, que já te toparam, e às tuas tácticas; aos primeiros maus resultados, os adeptos, que já estão fartos de ti, iriam contestar-te; irias perder os jogadores porque também eles já não acreditam que tu os podes guiar ao sucesso – o título já foi há muito tempo; para piorar tudo isto, lá no fundo, sabes que o Porto não vai propriamente entregar o campeonato – vai meter dois ou três jogadores novos, perde umas semanitas a integrá-los e a partir de Janeiro está outra vez fino, ao contrário da tua equipa, que, como todas as tuas equipas, no Inverno começa a pedalar para trás. E ainda te arriscas a ver o Sporting passar-te por cima da cabeça. Pensa no que aconteceu ao Paulo Bento e ao Jesualdo.

Vá lá, Jorge, admite, em Portugal três anos num clube é uma carreira, e tu já não vais para miúdo.

Tu sabes que deves aceder ao que o Vieira te pediu e aceitar o convite do Villarreal, ou do Sevilha, ou seja lá o que for. Levas um milhãozito, para não ficares a perder, é justo, vais à tua vida e prestas o teu último serviço ao Benfica, que é abrir o espaço para contratar o Paulo Bento antes de começar o Europeu.

Dito isto, quero dizer-te que fico bem contigo. Foste importante. Trouxeste uma mentalidade vencedora para a equipa e, mesmo não concordando com muitas coisas que fizeste, concordei com a maior parte. O que quer dizer que fizeste muito. Ajudaste a recolocar o Benfica num nível médio-alto depois de muitos anos na mediocridade real.

Só há uma coisa que tenho dificuldade em engolir: nunca abriste o peito na luta contra o Porto. Tiveste sempre a tua carreira à frente do clube. Não te posso recriminar, porque, no fundo, achas que ainda vais ser campeão europeu pelo Porto, mas fico ressentido com isso. Nunca te entregaste completamente ao Benfica. Sim, eu sei, a culpa é minha, mas mesmo assim não te perdoo isso, porque acho que, se fosse menos egoísta, tinhas tido mais sucesso.

Mas também tenho de te dizer, porque a honestidade me obriga, que já não tens mãos para este barco. Contigo já não vamos a mais lado nenhum, e nós, no Benfica, não nos damos bem com segundos lugares e com quartos-de-final.

O teu comboio vai partir, Jorge. Está na hora. Não o percas.

Um abraço.

Assinado: o gajo chato do blogue.

19 comentários:

  1. Caro Hugo,

    Estás cheio de razão.

    Jesus, vai lá pra outro lado. Já chega.

    Ciao.

    ResponderEliminar
  2. Ok, arranjem lá o mail do JJ e mandem para lá isto que ele quando acabar de ler, rescinde contrato!!

    Ah? O quê, não o têm? Ora bolas, lá vamos nós ter que o aturar mais uma ano!! É que nem pensem que o LFV o vai despedir!! Com um pouco de sorte é campeão e ainda lhe renovam o contrato!!

    Vá lá, esforcem-se um bocadinho e arranjem o mail dele (será que ele sabe o que é um computador??!) ou então arranjem o do presidente do Valência, Roma...

    ResponderEliminar
  3. JJ,adeus e vai-te embora.Dass,a ganhar por 2-1,tira o Matic e põe um avançado,para depois tirar o Aimar e pôr o Javi Garcia.Mas o gajo ainda por cima goza com a malta?O Malquerença é um gfp mas isso já nós sabíamos.

    ResponderEliminar
  4. Acertaste em cheio como das outras vezes que afirmavas que o Benfica ia ser campeão.

    As tuas tentativas de "adivinhar" o futuro até nem tem nada de mal, mas querer emendar as falhas com a outra mão e, neste caso, depois de afirmares que seria conveniente JJ continuar...

    É como o poema do bocage, A Raposa e as Uvas.

    Continua tentando que um dia vais acertar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acertar não é importante. Importante é pensar, fundamentar, ousar e comunicar.
      Aqui vai-se fazendo isso, nos intervalos da demência.
      Acertar ou errar é irrelevante.
      Previsões infalíveis é no departamento do Professor Karamba.

      Eliminar
  5. Estou cada vez mais convencido que o JJ hoje fez a substituições que fez de propósito.Há uma maneira de LFV ter o meu voto:mantêm o JJ sobre contrato(mesmo que tenha que lhe pagar o absurdo que paga)e muda de treinador.

    ResponderEliminar
  6. Para quem quer o Benfica nos pincaros, andas a sonhar baixinho!

    Paulo Bento? Se o Benfica tem dinheiro para pagar 1.5M ao JJ, temos dinheiro para um dos melhores do Mundo (a lista dos 30 mais bem pagos http://www.futebolfinance.com/os-30-maiores-salarios-de-treinadores-de-futebol-2012).

    Eu ja ha varios anos que venho sonhado com Hiddink no Benfica, mas esse ja nao esta ao nosso alcance (7.5M).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sou eu que quero o Paulo Bento, é o Vieira, porque é o que há.

      O meu sonho é um treinador que tenha o carácter do Paulo Bento, a qualidade técnica do Mourinho e a carreira do Manuel José, para poder ficar cá 10 anos sem ter vontade de se ir embora.

      Se conheceres algum disponível, eu compro.

      Mas já me contentava com um treinador do nível do Jesus mas com coisas novas para dar. Já chegava. O problema do Jesus não é a qualidade, é o esgotamento.

      Se ele ficar, espero estar muitíssimo enganado em relação ao desgaste. Espero que seja tudo maravilhoso e conforme o plano.

      Eliminar
  7. É isso Hugo que tal transformares esta tua carta aberta numa petição para ser assinada.

    Só retiraria "Não te posso recriminar, porque, no fundo, achas que ainda vais ser campeão europeu pelo Porto" e todas as referências ao Paulo Bento, esquece lá isso, que é um homem com coragem admito mas não tem mãos para tal empreendimento.

    ResponderEliminar
  8. Concordo com tudo mas... Paulo Bento??? POR FAVOR, NÂO!!!!

    ResponderEliminar
  9. Acredito, e não é de agora, que dentro do clube e balneário JJ está completamente desgastado, sem qualquer crédito. Partilho a opinião de que os jogadores já não podem com ele e para o ano será pior, o que quando se ganha ainda disfarça. Não tenho dúvidas que é a clausula altissima que ainda segura o bazófias, senão onde andam os senhores que fizeram pressão para demitir Fernando Santos apenas após um ano de Benfica e com um bom futebol?
    Jesus terá que sair, para o ano ninguém o atura e 4 anos de Benfica é demasiado, é a nossa realidade. Se Jesus ficar mais um ano não tenho dúvidas que alguns jogadores nucleares sairão, o que é mau.
    LFV tem um grande problema para resolver tendo em conta as eleições de Outubro e o contrato dos direitos de transmissão, que acredito já tenha sido firmado com a Olivedesportos. Vieira está num buraco que ele próprio cavou, caguei para ele.
    Para mim são dois egocêntricos que já nada têm a dar ao clube, obrigado pelo que de bom deixaram mas é tempo de se porem nas putas.

    Paulo Bento? Não sei tenho dúvidas.

    PS: Foda-se perder um campeonato para um TOC é pior que cagar um pé todo!

    ResponderEliminar
  10. LFV enterrou-se mesmo no buraco que criou.Agora pergunto:Onde estava no final do jogo?Mais uma vez consegue fugir e sacudir a água da capota.De JJ nem falo pois já foi tudo dito.Começar a época com ele pode ser suicidio pois já é o 2º ano que falha.E no 1º faltou pouco.Nestes 3 anos teve tudo e mais alguma coisa que nenhum outro técnico teve.Perde estupidamente o campeonato mais acessível que poderiamos ter tido pois o fcp sabe que tem de mudar muita coisa e não vai ficar a descançar a sombra do titulo.

    ResponderEliminar
  11. O JJ já há tempos que está com a cabeça para treinar os Porkos.Aliás ontem ao recusar-se a falar no Malquerença disse-me tudo.Agora quero ver como o fdp do LFV vai justificar toda esta cena.É uma pena não haver concorrência nas eleições.Para onde vais,meu Benfica.

    ResponderEliminar
  12. VILLAS BOAS A CAMINHO DA LUZ!!

    ResponderEliminar
  13. Qual VilasBoas qual o caraças.Quero é ver o cabrão do LFV dar a cara por mais esta humilhação toda.Não quero mais valetes tirados à socapa.

    ResponderEliminar
  14. Não acredito que seja o Villas Boas, acho que há limites para a parvoíce até da imprensa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Preferia o AVB do que o Scolari ou o Paulo Bento!!

      Eliminar
    2. Subtrai ao Villas-Boas a «margem cultural» própria do Porto - que leva o Vítor Pereira a ser campeão, por exemplo - e tens o valor real do Villas-Boas como treinador de futebol no mercado aberto.
      O Benfica é um ambiente muito mais mórbido para um treinador que o Chelsea – é um clube maior, num contexto de maior pressão, com adeptos peculiares, muito diferentes dos ingleses, etc – e vê lá como ele resolveu o assunto...

      Eliminar