terça-feira, 1 de maio de 2012

Carta aberta ao Benfica

Meu amigo,
 

Desanuvia.

Acalma-te.

É o primeiro passo.

Sim, eu sei, Chegámos aquela altura do ano. Eu percebo.

Eu próprio, ontem, estava a ouvir rádio e, de seguida, apareceram o suposto juiz Rangel a falar em «desastre», em «investimento brutal» e nessas parvoíces, e logo a seguir, o António Figueiredo, um tipo umbilicalmente ligado à nossa vergonha, a pedir responsabilidades e a lançar o habitual chorrilho de asneiras a que eu, felizmente, não ligo o suficiente para decorar. Se eu os tivesse ali à minha frente tinha havido asneira da grossa, tinha espatifado pelo menos o juiz, porque se o outro não passa de um analfabeto o juiz teria obrigação de, pelo menos, saber afastar-se da maralha e pensar decentemente antes de ditar juízo. Se eu fico em brasa, imagino como tu te deves sentir ao ver vir ao de cima esta escumalha, esta gente de caca que em tudo vê uma oportunidade de intriga e que em ti vê apenas mais uma besta de carga, que lhes serve para serem mais importantes do que os outros chimpanzés de que estão rodeados – chimpanzés ricos, bem vestidos, bem comidos, bem bebidos, mas apenas chimpanzés.

Mas tens de aceitar que isto é o preço do sucesso. Quanto maior é o animal mais e maiores são os seus parasitas. Este ano vamos ser mordidos ainda mais do que é costume, porque há eleições, porque perdemos o campeonato, porque vai haver dinheiro fresco para gastar, porque o homem já te pôs outra vez a andar de pé. Quando estavas de joelhos só caricaturas é que te queriam, mas agora não, agora já lhes serves outra vez.



Segundo passo: endireita-te.

Esta é a melhor altura para crescer. Se tivesses ganho andava toda a gente no Marquês a perder tempo. Assim, tens tempo, tens vontade e oportunidade para continuar a melhorar o que ainda não está bom. Neste segundo lugar há mais bom que mau. Os distraídos não percebem isto, mas tu e eu sabemos que é verdade. Temos muito por onde crescer, e este é o momento.

Não te podes deixar levar no engodo dos que medem a qualidade da luta pela qualidade do resultado, como o idiota Rangel. Ambos sabemos que não se gasta dinheiro para se ser campeão – que se gasta dinheiro para se ter uma oportunidade justa de se ser campeão. E tu tiveste-a. E estiveste muito bem. Lutaste bem, lutaste mais do que os outros, durante mais tempo e estiveste muito mais perto do limite das tuas forças do que os outros. Caramba, porque não dizer-to: fizeste uma grande época. Eu não esperava tanto de ti, e eu espero sempre muito de ti. Perdemos o campeonato? Irrelevante. Lutámos ombro a ombro por ele, e agrada-me que tenhamos sido nós a perdê-lo e não os outros a ganhá-lo. Por mim seria sempre assim, e enquanto for assim a ordem das coisas está como eu quero. Se podemos perder um campeonato sozinho iremos começar a ganhá-lo assim que nos tornarmos mais fortes. Muito pior era quando não tínhamos sequer força para correr ao lado deles, mesmo quando ganhávamos o campeonato por eles tropeçarem ou se enganarem no caminho.

Vais ter de encontrar os teus líderes. No teu presidente e não só.

Ao presidente tens de o levar a fazer várias coisas importantes. Não o deixes cair na tentação de voltar a vender a alma ao demónio. Afasta-o do São Martinho de Penafiel. Se ele aceitar o dinheiro dele vai sair-nos muito caro. Por mim, prefiro suportar o aperto durante um ou dois anos para garantir a liberdade. Só somos grandes quando somos livres, de outra forma nunca nos permitirão.

Leva-o a acreditar que é preciso ser audaz neste momento, confiar em nós próprios, acreditar na tua força e não a confundir com os que tens empregados temporariamente. Sabes que eu acredito que devemos dar o passo em frente, tomar a iniciativa, ousar fazer para ousar vencer. Estamos à frente dos outros. Temos o momento do nosso lado. A história faz-se destas decisões. Ser grande resulta destes momentos, e começamos a estar acima da vulgaridade quando agimos acima da normalidade.

Não te peço muito mais em relação a ele. Acho que não seria justo. Mas dá-lhe a inspiração de liderar, de ser caçador em vez de caça, de agir em vez de reagir. Eu sei que pode parecer pouco, mas é tudo. Nós, os que estamos cá fora, só precisamos disso, de liderança.

E, entre nós, acha também os teus líderes. Põe-nos no caminho quem nos oriente. Quem consiga abrir a caixa e iluminar as almas. Acredita que a pior coisa que carrego dos nossos piores anos não são os resultados, mas a pobreza de espírito de tanta e tanta da nossa gente, que esses fracassos revelaram. Continuo a acreditar na tua capacidade de trazer ao de cima não só o pior mas também o melhor da tua gente.

Eu também te uso, como bem sabes. Mas uso-te para sonhar, e o que sonho para ti nem tu, nunca conseguiste ser. O que eu quero para ti é que sejas mais do que és, não que te axandres à mediocridade dos teus parasitas. Por isso, perdoa-me por também te usar, pois acredita que, se todos te olhassem como eu, serias o que nunca foste.



Terceiro passo: caminha direito e a direito.

Pensa pela tua cabeça. Assume os teus riscos. Paga o teu preço e recebe a tua recompensa. Não te deixes enevoar pelos outros. No próximo mês muita gente vai tentar ajoelhar-te outra vez. Uns fá-lo-ão de forma boçal, mas outros serão inteligentes, pois conseguirão pôr a tua gente em desavença. Somos pessoas de coração ao pé da boca, sentimos antes de pensar, estas coisas são mesmo assim. Quanto mais depressa te puseres de pé melhor. Não podes ficar mais tempo a pensar no que perdeste, tens de usar o que perdeste para pensar no que tens a ganhar. Se te mostrares forte, orgulhoso – não estúpido, nem vão, mas forte, orgulhoso, consciente e autónomo – eles irão recear-te em vez de te atacar. O ser humano não compreende a fraqueza nem aceita a submissão. Somos animais ferozes e ignorante. Agimos por medo. Mostra-te direito. Não te rebaixes. Segue o teu caminho. Se o fizeres, os que te atacam terão de te seguir. Porque tu és o maior, e por onde tu fores, os outros também irão.



Amen.



Assinado: o teu amigo de sempre.

6 comentários:

  1. O Benfica só voltará à sua cultura sem LFV.Hoje mais do que nunca estou totalmente convencido disso.Não é possível que o LFV não tenha estado em V.do Conde.E isto é apenas um pormenor no meio de outros maiores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens que fazer uma reciclagem nos neurónios, pá!

      Eliminar
    2. Concordo! Mas nem isso adianta!

      Eliminar
  2. O LFV não foi a V.do Conde porque anda aí à caça do "manager"!

    ResponderEliminar
  3. O Benfica jamais voltara 'a sua cultura porque isso nao 'e possivel. Quando muito, a sua cultura poderia evoluir (de forma intencional) para uma emulacao do que foi a cultura a determinada altura.

    Alem do mais, LFV tirou o Benfica dum buraco que parecia sem fundo. Demorou muito tempo, 'e verdade, mas isso tambem advem do facto da forca do FCPorto, que 'e imensa.

    Quem ouve os adeptos do Benfica (quase todos) falar ate parece que regredimos. Os ultimos 3 anos foram, a todos os niveis, os melhores da era LFV. Foi um ano 'a campeao e dois anos 'a Peseiro ('epocas do quase emtodas as frentes), mas qualquer uma das tres epocas seria claramente a melhor epoca em termos de futebol mostrado das ultimas 15 epocas.

    Por outro lado, quem mais na historia do Benfica conseguiu vender jogadores por 20 a 30 milhoes sistematicamente? Ninguem, nem sequer o proprio LFV na primeira metade da sua presidencia.

    O JJ esta' em fim de ciclo. Concordo plenamente com o Hugo quando ele diz que o que ele fez no computo geral 'e muito bom (e que a quarta epoca seria ao mesmo nivel) mas que 'e preciso sangue novo para ensinar coisas novas ao plantel. Alias, essa ja era a minha opiniao ao fim do segundo ano.

    Ja o LFV mais do que merece mais um mandato. Este sim vai ser o seu mandato decisivo. Se o LFV conseguir libertar-se do jugo da Olivedesportos, se conseguir que o Benfica faca mais 3 epocas como as ultimas tres, sinceramente nao vejo como 'e que alguem possa entrar em cena agora e fazer melhor.

    ResponderEliminar