sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Problema resolvido

O Estádio dos Barreiros é o estádio mais estúpido do país para se jogar futebol. Além de parecer que os jogadores se podem desmontar se puserem mal o pé no relvado também dá sempre a ideias de que estão sempre em risco de chocarem uns nos outros ou de que pode acontecer o que aconteceu no golo do Marítimo, em que alguém alça da pata e mete um golo do meio-campo. Ou em que alguém aparece a correr e faz um chapéu ao guarda-redes. É um dos estádios paranormais do nosso futebol. Não é portanto, o sítio ideal para se fazer um jogo-treino, como alguns dos jogadores do Benfica foram fazer nesta sexta-feira.

Acho muito bem que o Benfica tenha perdido na Madeira. Resolveu-se uma série de problemas.

Por um lado está resolvida a treta da equipa que ainda não perdeu, que só serve para atrasados mentais como o Jesus pensarem que são o supra-sumo da barbatana. O Jesus tem este senão, além de outros: como é fraquinho de espírito de vez em quando precisa de levar umas chapadas no focinho para abrir os olhos. Mas não se preocupem. Daqui a duas ou três semanas ele já está outra vez a arrotar postas de pescada.

Por outro, perde-se a oportunidade de ir perder a Alvalade. Sempre que se pode desperdiçar a oportunidade de perder com o Sporting, deve-se aproveitá-la.

Também é bom o Benfica perder quando merece. É perfeitamente indiferente virem-me com o argumento que o Benfica dominou o jogo, e que o Marítimo fez o golo sem saber como, e essas tretas todas. O Benfica não jogou para ganhar. Jogou para ver se a coisa dava, com sobranceria. Perdeu muitíssimo bem. Se tivessem jogado concentrados teriam o jogo ganho no final da primeira parte.

Percebeu que na Madeira pode facilmente ser enganado, e isso vai ser-lhe valioso no jogo do campeonato, que é muito mais importante. Acho que o Benfica começou a ganhar o jogo do campeonato esta noite.

Finalmente, serve-me para mandar o Gaitán, uma vez mais, bardamerda. Quando se diz numa entrevista que se sabe que não se joga como se deve e se diz que não vai mudar, para mim, é a mesma coisa que dizer que se está a cagar. É puro vedetismo. Na primeira parte o Gaitán recebe isolado uma bola atrás da defesa do Marítimo e, de forma completamente displicente, como se estivesse no Seixal a treinar com os juniores, entrega a bola de cabeça à defesa do Marítimo. Aquilo não é classe, não é criatividade, não é qualidade, não é nada a não ser vedetismo.
Na segunda parte o golo do Marítimo nasce de uma bola perdida pelo Gaitán a meio-campo. Jogou como se fosse superior a toda a gente em campo sem nunca chegar a fazer nada de superior a qualquer outro jogador em campo.

Bode expiatório? Não. Não estou suficientemente chateado para precisar de arranjar bodes expiatórios. Na verdade, estou-me borrifando para a derrota do Benfica. Só vejo nela coisas boas. Não me lembro da última vez que uma derrota do Benfica me soube tão bem. Limpinha, perante um bom adversário, sem escândalos, muito útil. Perfeito.

O Benfica não tem qualidade para ganhar campeonato e Taça na mesma época. Se os ganhasse faria uma época claramente acima das suas qualidades, e não gosto que isso aconteça. Perder a Taça não é mais senão um bom augúrio.
Enquanto o título nacional está claramente na cabeça de toda a gente dentro da equipa, a Taça não lhes interessa minimamente. Nem sequer ao Jesus. Se fosse importante tinha posto a jogar o melhor onze na madeira e os suplentes com o Otelul.

Mas há uma coisa que é evidente: entre Benfica e Porto, uma das duas vai passar uma época sem ganhar nada de jeito.

13 comentários:

  1. E ainda há outra coisa que é óptima: evitou-se que o Benfica ganhasse com um penálti falso. Não só se poupam muitas chatices como se evita que, no jogo do campeonato, o árbitro entre já a pensar que, como o seu colega «eliminara» o Marítimo, lhes devia alguma coisa. Isso é que era mesmo mau.

    ResponderEliminar
  2. Pois, é difícil não concordar com a análise. Jogou-se precisamente para ver o que dava. Já se viu que tem de se jogar mais - a atitude dos 15 minutos finais também ajudava.

    Não foi só Gaitán, no lado menos, hoje. Saviola continua uma carta fora do baralho.

    Enfim, hoje não fizemos por merecer.

    ResponderEliminar
  3. E mais, a propósito do Saviola. Assim que houve o penálti ele pediu a bola para marcar. Jogou pouco, é verdade, mas não está com vontade de desistir. E isso é que é importante. Porque não é o Rodrigo, que ainda é júnior, que vai ganhar o campeonato para o Benfica.

    ResponderEliminar
  4. João Gonçalves02/12/2011, 22:30:00

    O Hugo pode ter ter toda a razão, que tem, mas mesmo assim não gosto de perder...

    ResponderEliminar
  5. Concordo,o Benfica nada fez para ganhar,e neste caso,os jogadores e treinador não mereceram nem lutaram para a vitória.

    ResponderEliminar
  6. Daniel Martins02/12/2011, 22:37:00

    Antes do jogo começar, dei por mim a pensar que perder não seria nada do outro mundo, que o Benfica já vai ter desgaste suficiente ao longo da época e que o importante é o campeonato. Mas agora estou com a azia. Custa-me muito perder um jogo assim, o Marítimo não fez nada de especial e marcou num remate a 30 metros da baliza e num chapéu daqueles que um gajo se fica a perguntar MAS POR QUE RAIO O OTÁRIO SAIU DA BALIZA?! Enfim. Realmente o que me alegra é saber que assim já não vou ouvir tantas boquinhas sobre o penalty do Nolito. Ao menos isso.

    ResponderEliminar
  7. @JoãoGonçalves,

    Também não gosto de perder e fica-me um sabor bem desagradável. Chateia-me ver tanto conformismo, chateia-me ver a dependência de Aimar para jogarmos qualquer coisa que se veja, enfim, chatei-ma à brava a derrota. Mas não fizemos para ganhar.

    @Hugo,

    Hoje Rodrigo esteve muitos furos abaixo do que já fez e podia ter contribuído para um resultado diferente. Isso não impede que o Saviola tenha de fazer mais, mesmo com vontade.

    ResponderEliminar
  8. Tiraste-me as palavras da boca. Já tinha pensado nisso tudo. Também não fiquei irritado pela derrota.

    Irritado já andava eu com as pessoas sempre a falarem que éramos a única equipa na Europa que ainda não tinha perdido, bla, bla, bla, que há 9 anos não perdíamos com o Marítimo, etc e tal. Acho que nos vai fazer muito bem. Um banho de humildade faz sempre bem, mesmo que seja um banho de água fria. Penso que será muito bom para a equipa, e para o JJ, para os próximos jogos.

    Vamos manter a concentração no que é importante: o campeonato e a Champions. O resto é conversa. E a perder que fosse contra o Marítimo que tem um presidente que é o único em Portugal que tem a coragem de falar e denunciar as poucas vergonhas que os andrades fazem aos clubes mais pequenos.

    O Maritimo ganhou bem, mas ganhou com 2 charutos que por mais que joguem nunca mais irão fazer igual. Importante é ganhar ao Marítimo para o campeonato e também acho que começámos hoje a ganhar esse jogo.

    É mais importante ganhar ao Otelui, mais não seja pelo dinheiro, cada vez mais importante. Para ficarmos em 1º lugar no grupo, aumentando assim as nossas probabilidades de passar à fase seguinte. O dinheiro e o prestígio são coisas muito importantes para o Benfica.

    Quanto ao penalty, penso que o defesa tocou nas pernas do Nolito ajudando-o a cair, embora ele já estivesse em desiquilíbrio. Dizer que não foi penalty, penso que as imagens não dizem nem que sim, nem que não. E como o árbitro, que até nem é do Benfica, estava próximo...
    Houve 2-3 off-sides na 1ª parte que não eram e que deixavam os jogadores do Benfica isolados. O Saviola e o Rodrigo.

    Vamos é manter os olhos bem fixos na bola e naquilo que realmente interessa.

    PS. Gostei de ouvir os dois comentadores da SportTV (sportinguistas?) que pelo tom de voz tinham alguma dificuldade em esconder a satisfação pelo resultado.

    ResponderEliminar
  9. Concordo com isto tudo. Concordo mesmo. Mas se toda a azia que eu sentisse até Junho de 2012 fosse tão doce como a que sinto agora seria o meu melhor ano com benfiquista desde... ia a dizer desde os tempos do Eriksson, mas lembrei-me da final da Taça UEFA perdida em casa para o Anderlecht, que foi o primeiro jogo do Benfica que eu fui ver à velha Luz, e corrijo: desde que sou benfiquista.

    Aproveitem a azia para descansar do futebol durante uns dias. Vêm aí grandes batalhas que nos vão rebentar as coronárias.
    No aproveitar é que está o ganho.

    Abraço, até amanhã.

    ResponderEliminar
  10. Hugo:a final da Taça UEFA,também foi o 1ºjogo,ao vivo,que vi do Benfica.Tinha chegado a Portugal vindo de Moçambique era a primeira vez que vinha à Europa.Vi o jogo com um amigo que tinha cegado na guerra,o Basílio Bazuca,e apesar da derrota fizemos uma festa até madrugada.

    ResponderEliminar
  11. É pá, Xirico, abriste-me o baú das memórias.

    Só para o pessoal mais novo ver como as coisas mudam depressa, nessa altura o velho Estádo da Luz ainda nem sequer tinha o Terceiro Anel completo, só na bancada central de um lado. Eu fiquei no segundo anel do lado oposto, atrás do banco do Benfica. Fechou-se o Estádio poucos anos depois. Quem levantasse a ideia de mandar o Estádio abaixo, naquela altura, seria fuzilado sumariamente.

    No fim do jogo com o Anderlecht, apesar de perdermos, mandaram à mesma os foguetes que tinham preparados para a festa, já eu estava cá fora.
    Nessa altura eu levantava-me as 7 da manhã, aos domingos, para não perder A Bola, em Queijas (a 1 minutos de Lisboa), porque se as primeiras esgotassem, como a papelaria fechava ao meio-dia, já não havia mais.
    Por isso é que eu digo que isto não feitio, é mesmo doença.

    Fiquei fascinado com o Stromberg. Lembro-me de pensar que ele era gigante! Até o Chalana me parecia grande. Eu era um puto, mas já percebia que o Chalana era de outra galáxia. Jogava mais depressa que os outros. O futebol é mesmo uma linguagem universal.

    Nessa altura, bola só no estádio, no jornal ou na rádio.

    Porra, já foi há 30 anos. Estamos a ficar sábios, companheiro, e tu mais do que eu!

    Basilio Bazuca é um dos melhores nomes de guerra que já ouvi.

    ResponderEliminar
  12. As memórias são uma coisa poderosa. Comecei a ler-vos e fiquei a pensar qual teria sido o meu primeiro jogo na Luz. Vivo longe de Lisboa, sempre vivi, e só a partir de determinada altura pude custear deslocações a Lisboa para ver o Benfica. Por isso, depois de alguma reflexão, foi fácil recordar o primeiro jogo - foi a meia final da Taça das Taças, com o Parma, em que ganhámos 2-1, e em que o Paneira (grande jogador) falhou um penalti. Foram 120 mil na Luz, um espéctaculo fantástico, num excelente jogo do Benfica, que ficou a dever-se a si próprio mais um ou dois golitos (o tal penalti!), que teria evitado a eliminação na 2ª volta (perdemos 1-0).
    No fim do jogo, lá fomos às roulotes beber umas cervejas, enquanto se esperava que a A1, desanuviasse.
    É impressionante pensar no velhimho estádio da Luz, tantas vezes com os 120,000 lugares ocupados e hoje... enfim.

    Grandes memórias! Sinal de que estamos a ficar experientes (não me atrevo a dizer sábios, ehehe).

    ResponderEliminar
  13. caros, se acompanhassem os jogos do Glorioso das Ilhas, tinham visto que o Roberto Sousa SÓ este ano já mandou 3 daquelas bolas aos postes das equipas adversárias! Um dia alguma tinha que entrar! Que o Benfica seja campeão e que o meu Marítimo vá à Champions e ganhe a Taça de Portugal!!!

    ResponderEliminar