quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

E no fim, ganham os alemães?

«O futebol é um jogo simples: são onze contra onze e no fim ganham os alemães.»
Gary Lineker marcou muitos golos na sua carreira, mas daqui a cem anos vai mais facilmente ser lembrado por esta frase.

Fui buscá-la porque essa é a minha grande curiosidade para esta Liga dos Campeões. Só há uma equipa capaz de evitar que ou Barcelona ou Real Madrid ganhem a Liga dos Campeões este ano, e essa equipa é o Bayern de Munique.

Digo mais: se só houvesse um (Barcelona ou Real), dizia já que punha o meu dinheiro no Bayern. Tem tudo. Qualidade, experiência, motivação, dimensão, oportunidade. Mas terá tudo isto de forma suficiente?



Com dois adversários desta estirpe a única hipótese do Bayern é se um comer o outro. É a primeira fase.

A segunda fase é conseguir, em casa, no último jogo, a um jogo, fazer o que os alemães fazem: encontrar uma solução. Como já fizeram tantas e tantas vezes.

Duas destas três equipas estarão na final de Munique.



Estou com curiosidade para o sorteio, não o escondo.



Se tivesse de escolher, hoje, um campeão europeu? Barcelona.

E digo mais, o meu feeling é o Barcelona a perder o campeonato espanhol para o Real, a eliminar o Real (outra vez), nas meias-finais da Champions e a conseguir a maior proeza da sua história, uma proeza ao nível, também, da melhor equipa da sua história: ganhar a segunda Champions consecutiva, na casa do adversário, sendo o adversário o Bayern de Munique.

É um desafio à altura da dimensão histórica da actual equipa do Barcelona.





Benfica (IRPR =0.105)

Como era perfeitamente previsível os jogadores do Benfica, ao contrário do seu treinador, encararam este jogo como um treino nocturno. O futebol é um jogo de pressão, e o futebolista moderno, mais que um jogador, do ponto de vista técnico, artístico (no sentido de fazer da técnica uma arte), é um atleta que aprendeu a conviver com a pressão e que usa a sua capacidade física e técnica para lidar com a pressão.

Quando falta o elemento essencial do jogo moderno, que é a pressão, o jogador sai do seu elemento e o jogo torna-se imprevisível, e geralmente mau em relação àquilo que esperamos dele.

É por isso que treinadores de topo, como José Mourinho, Guardiola, Hiddink, e outros (mas o caso de Mourinho é exemplar), se preocupam em manter os seus jogadores sob pressão. Nos clubes também de topo, como o Real Madrid, em que a diferença para as equipas de segunda linha é muito alargada, esse elemento de pressão é conseguido através da pressão interna. Um jogador de futebol só funciona como máquina, de forma previsível, treinável, se estiver sob pressão. A ocultação da lesão de Arbeloa, por exemplo, que não disse ao clube que estava lesionado porque tinha medo de perder o lugar no centro da defesa para Sérgio Ramos, é bem exemplificativo da pressão que Mourinho consegue colocar sobre os seus jogadores, ao mesmo tempo que alivia a pressão extrema (excessiva, paralisadora) que sofrem a partir de fora.

A ausência continuada de pressão sobre as equipas claramente melhores que as outras é, por si só, o seu principal factor de declínio. Sem a pressão a mobilização não é a mesma, e com isso começa-se a criar uma dinâmica negativa que é difícil, depois, de reverter.

Este ano assistiremos a uma vitória do Real Madrid na Liga espanhola (acreditei nisso desde o primeiro minuto da temporada) perante uma equipa do Barcelona que é superior mas que tem uma dinâmica inferior. O Real Madrid ascende, o Barcelona já chegou lá acima, e precisa de perder para sentir, interiormente, que tem de voltar a recorrer à energia positiva que ainda tiver.

Isto é cíclico, é científico e é histórico. Todas as equipas imbatíveis na história do desporto acabaram por ser batidas pelo seu próprio sucesso. É exactamente o que aconteceu no ano em que o Benfica ganhou o seu último campeonato.

Voltando à normalidade, um jogo sem pressão como foi contra o Galati é um jogo anómalo.

Os jogadores, como tal, deixaram, durante 90 minutos, de ser futebolistas, e tornaram-se num grupo de casados a jogar contra solteiros. Tudo bem. Faz parte. É sinal de que são animais competitivos. Isso é que é importante. A outra parte – e essa sim, a decisiva – é se são animais suficientemente competitivos. Fica por ver, nesta época que vai exigir o melhor deles e revelar a sua verdadeira ambição, uma vez que têm a qualidade suficiente para serem campeões e um cenário altamente favorável.

(Confesso que a partir dos 55 minutos mudei para o jogo do Unáite. Ó pá, não me lixem. O Galati fez algum remate à baliza depois daquela na primeira parte?)



Porto (IRPR=0.000)

Futebol no INATEL é almoço. Futebol de competição é resultado. Tudo o resto é poesia. Eu adoro poesia no futebol, e durante este fim-de-semana morreu um dos grandes líricos na história do futebol: Sócrates, um futebolista tão ao contrário de todos que se diz que jogava melhor de calcanhar que de frente. Mas continua a ser poesia.

É a nona vez, esta época, em 21 jogos, que o Porto não consegue alcançar os seus objectivos num jogo. Ou seja, em praticamente metade das vezes que o Porto subiu ao campo falhou. Parecia menos, não parecia?

O Basileia acabou de eliminar o Manchester United no jogo decisivo da fase de grupos. A última equipa a ter conseguido fazer isto foi o Benfica, com o Koeman.

Isto quer dizer que o Manchester United, que vai perder o campeonato este ano, vai jogar a Liga Europa. Tal como o Manchester City. Não, não foi por acaso que meti esta parte no comentário ao jogo do Porto…



CSKA apurado ao ganhar em Milão com um golo a quatro minutos do fim. Lyon apurado ao ganhar 7-1 em Zagreb. Basileia apurado resistindo a um golo em cima da hora do United. Nápoles vence em Villarreal para assegurar o apuramento.



Hoje a Champions conseguiu ser sensacional.

17 comentários:

  1. Em primeiro lugar tenho de dizer que a vitória do Lyon me cheira a esturro. Para quem conhece um pouco como as equipas de leste funcionam, e a necessidade do Lyon de ganhar por muitos para passar, não é preciso dizer mais nada.

    A propósito do Lyon e da compra de resultados, lembro-me bem, aquando da transferência do Cissokho, num torneio de verão no sul de Espanha, o Lyon deixar o Porto ganhar - escândalo denunciado pelos jornalistas espanhóis - que ficou combinado aquando da transferência do jogador para o Lyon. Foi num verão em que o Porto necessitava de vitórias para ganhar embalagem.

    Ora um clube que negoceia resultados, qualquer que seja o contexto, não pode ser sério. Além disso, um clube que compra um defesa (Cissokho) por 15M€, 30(?) vezes mais do que ele tinha custado 6 meses antes ao Porto, deixa-me sempre a torcer o nariz. Cheira a esturro. Gostava que nessa altura esses negócios, com a indicação das comissões e outros valores de intermediação, tivessem sido declarados desalmadamente no R&C do Porto. Mas não foram. Ou estarei enganado?

    Quanto ao Benfica, curto e conciso, foi um jogo de merda! E mais não digo.
    Espero que os jogadores tenham outra atitude na Madeira.

    No entanto tenho de dizer, e para verem a motivação com que encararam o jogo e a forma física dos jogadores romenos, que pela primeira vez vi dois jogadores a correrem mais de 13Km num jogo. E o um terceiro lá perto. Podem ter défice de técnica mas têm um pulmão do tamanho do mundo.

    Em questões de previsões, prevejo o Real ganhar a Liga e ir à final da Champions. Provavelmente com o Bayern. Será nessa altura que o Bayern, jogando em casa, tira desforra do Mourinho da derrota em Madrid contra o Inter?

    ResponderEliminar
  2. O resultado do Lyon faz-me lembrar uma história que o entretanto falecido Duda Guennes costumava contar – que eu não sei ao pormenor mas que é mais ou menos assim:
    Na última jornada do campeonato da Terceira divisão do Chile, há muitos anos, uma equipa precisava de ganhar por trinta golos (não eram trinta, mas era uma coisa do género) para subir de divisão.
    O jogo começa e a coisa foi de tal maneira que, no fim, o resultado foi de 60 a 0.
    A equipa não subiu.
    Quem subiu foi o seu adversário directo, o tal que tinha trinta golos de vantagem. Ganhou por 61 a 0.

    ResponderEliminar
  3. Se não é verdade, merecia.

    ResponderEliminar
  4. Nos segundos classificados da LC que podem calhao ao Benfica, existem 3 um (e nao mais que um) patamar acima, 2 no mesmo patamar e 2 num patamar abaixo.

    Diria que as chances do Benfica ir aos quartos sao ligeiramente abaixo dos 50%

    Luis

    ResponderEliminar
  5. O Benfica hoje fez um jogo da treta. A variar, e só um bocadinho, o suspeito do costume - Aimar. O Rodrigo parece ter perdido a estrelinha, com outra oportunidade flagrante falhada.

    Tal como o Manuel, desconfio do Lyon. Não pode ser...

    O Manchester deve começar a desconfiar quando nos vê no grupo. Em 66% das vezes, vai de vela (a estatística é uma coisa maravilhosa!).

    Hugo, espero que tenhas razão sobre a resposta à ausência de pressão. Espero que isto não se repita no Marítimo. Ganhar os 2 jogos da Liga é crucial para podermos aproveitar o gás dos lagartos em Janeiro, quando derrotarem o porto.

    ResponderEliminar
  6. Anda tudo a sonhar com o Sporting-Porto, mas ate' la', atencao ao Beira-Mar.

    ResponderEliminar
  7. Daniel Martins07/12/2011, 22:41:00

    Os tripeiros afinal andam contentes, dizem à boca cheia que mais vale sair agora da Champions e ganharem a Liga Europa. Acho que a malta das modalidades não gosta muito da conversa.
    Não se esperava mais do Benfica. Aquilo que o Hugo refere como "pressão" eu tenho chamado de "motivação" nas conversas futebolísticas. Este ano nota-se imenso que o Benfica só joga quando se sente motivado para isso, nos outros jogos parece que está a discutir a Taça Amizade.

    PS: o Bayern perdeu muito andamento nos últimos tempos, não sei se estará ao nível dos colossos espanhóis. Voto no Real para ganhar o campeonato e no Barcelona para vencer a Champions.

    ResponderEliminar
  8. Daniel Martins07/12/2011, 22:45:00

    Quanto ao próximo adversário, ando há uma semana com o feeling que vamos apanhar o Nápoles. Dos adversários na calha, parece me que as equipas italianas são as mais fortes. Apesar de temer o jogo físico e o cinismo dos alemães, penso que as equipas restantes estão ao nosso alcance.

    ResponderEliminar
  9. Estou a dar por mim a ver o jogo do Lyon em diferido para ver se vejo alguém a correr para trás.

    Porra, o central foi expulso com o segundo amarelo aos 11 minutos de jogo. O treinador, a refilar com o árbitro, parece aqueles maus actores que, como não sabem representar, fazem gestos a mais e sem sentido.

    Já não sei se vejo o que é real ou o que quero ver.

    O futebol, tal como a estatística e o APOEL de Nicósia, é uma coisa sensacional.

    ResponderEliminar
  10. Depende do sorteio, claro, mas os corruptos não chegam às meias da LE, sequer. Essa é a minha previsão. Este ano há equipas bem mais fortes. Claro, este ano eles têm um treinador melhor. Em casa, ganharam ao Shaktar, gamadinho até ao tutano, mas está bem...

    ResponderEliminar
  11. É pá, os gajos estão comprados. Agora estão a fazer de conta que refilam contra o fiscal-de-linha numa jogada em que o tipo do Lyon está para aí dois metros em jogo...

    Deixa ver a segunda parte.

    ResponderEliminar
  12. Com o resultado que foi, tinham de estar comprados. São franceses, o Platini vai assobiar para o lado.

    ResponderEliminar
  13. O Dinamo está a jogar com 10 e a defender com 2. Só falta desviarem-se da bola. Dava muito nas vistas. Já não consigo ver mais isto. Tenho vergonha.

    Os gajos do Zagreb atiraram o nome do clube para uma lama eterna.

    E até os fiscais de linha estão comprados. No 7-1 há três foras-de-jogo não assinalados na mesma jogada.

    Está a dar a imagem de dois dirigentes do Zagreb a comerem amendoins e a rirem-se, como dois autênticos mafiosos, na tribuna.

    Épico. Nunca tiha visto uma coisa assim no futebol europeu.

    Os jugoslavos não valem mesmo um c........

    ResponderEliminar
  14. O Lisandro até está com vergonha. Nem consegue festejar o apuramento. Pensava que vinha para o primeiro mundo e afinal nem na Argentina há coisas destas.

    ResponderEliminar
  15. Se querem aprender como se faz para se comprar, e vender, jogos de futebol, comprem o livro "Máfia no Futebol", de Declan Hill. Está lá tudo. Até uma menção, infelizmente pequena, sobre o "Apito Dourado".

    Um pequeno excerto:

    "Mencionem a qualquer português o nome de Pinto da Costa e verão no seu rosto uma expressão de resignação, parecida com a que os ingleses assumem quando se lhes fala do tempo horrível que faz em Inglaterra. Ele é um fenómeno português, tão desagradável, tão poderoso e, aparentemente, tão natural ao ambiente…
    (...)
    O futebol português sempre esteve sob o alvo de suspeitas de corrupção. Alegações de envolvimentos mafiosos são quase rotineiras. O recurso a subornos aos árbitros foi descrito em detalhe nas várias edições do muito abrangente “Golpe de Estádio” de Marinho Neves. E, de interesse para os adeptos europeus, existem alegações de arranjos de jogos a alto nível que chegam à meia final da Taça das Taças de 1984 quando o Porto jogou contra o Aberdeen de Alex Ferguson. O árbitro do jogo foi subornado por um homem chamado Fernando Barata, a trabalhar em benefício de Pinto da Costa.
    E foi portanto, com um certo ar de resignação que Portugal acordou em 20 de Abril de 2004 para descobrir que a polícia tinha detido 16 pessoas após ouvir mais de 16 mil conversas telefónicas gravadas secretamente. Pinto da Costa estava implicado."

    Ficamos com uma sensação de "dejà-vu" quando lemos as descrições dos árbitros corruptos de como fazem e de como os jogadores subornados fazem para não parecer comprometidos.

    ResponderEliminar
  16. Sim e não podemos esquecer que no outro jogo do grupo, Ajax-Real Madrid, o JORGE DE SOUSA, (who else?) anulou dois golos limpinhos ao Ajax, por 2 falsos off-sides, ajudando, por isso, o Lyon. Ainda não sei o nome dos seus fiscais de linha, mas hei-de saber.

    Na Marca, de uma classificação de 1-10, ao árbitro, dão-lhe...0!! ZERO!!! LOL!!! E ajudou o Real!! E dizem, com todas as letras, que o resultado de Zagreb é suspeito. Pudera!!!

    Só neste país de merda é que estas coisas nem noticiadas são, quanto mais denunciadas!

    ResponderEliminar
  17. É tudo muito suspeito.O jornal Marca apresenta uma foto em que Vida pisca o olho e levanta o polegar para Gomis após este marcar o 5º golo.E os golos anulados ao Ajax tornam tudo numa trafulhice ao melhor estilo do Apito Dourado.Quanto ao jogo do Benfica foi a maior merda que vi este ano.Fica o resultado.Fico com a sensação que algo se está a passar com o plantel pois essa relação está a passar para o campo.

    ResponderEliminar