sábado, 21 de abril de 2012

Menos é mais

Tenho aqui uma buchazita para meter a propósito do Sporting, e do Sé Pinto, e dos treinadores, mas ainda não está acabada, e os jogos do Benfica são sempre um motivo para nos pormos a pensar sobre (lá está…) o Benfica, mesmo quando já metemos a chave à porta para acabar uma época e começamos a pensar na outra, como é o meu caso nas últimas semanas.



Algumas ideias soltas, mas que acho que são interessantes, a propósito do onze do Benfica.

Matic no lugar de García, por exemplo. Acho que estamos perante um caso típico de protecção de um jogador, que um bom treinador tem de saber fazer. Javi está claramente numa péssima forma. Em Alvalade fez, provavelmente, o pior jogo desde que está no Benfica, e quando isso acontece num jogo daqueles, com um animal competitivo como é Javí, é porque fisicamente o jogador está de rastos.

Mas duvido que Jesus tivesse feito isto em Dezembro ou em Janeiro. A filosofia do Jesus – e é por isso que os jogadores acabam por ficar tão queimados – é que a forma de eles superarem a fossa física é continuando a correr. Não é o único, nem é necessariamente errado. Há muitos treinadores, em muitas modalidades, que têm a mesma postura, e alguns com grande sucesso. É uma forma de trabalhar.

A questão é que, se se tem essa forma de trabalhar, a filosofia dos grandes plantéis não faz sentido. Se se quer apostar num núcleo curto (13 jogadores de campo + substitutos), que é o que o Jesus faz, na prática, tem de se gastar dinheiro a melhorar esse núcleo, e não a reforçar o fim do banco.

Eu não tenho nada contra o Jesus apostar numa equipa curta – para dizer a verdade, até me parece a melhor filosofia, embora sempre numa perspectiva de uma época/um título, que é a realista, e não na de «queremos ganhar tudo ou ir o mais longe possível», que é óptima para não se ganhar nada – mas se assim é os 13 jogadores nucleares têm de ter estofo físico e mental para aguentar as covas físicas num nível médio-alto, não podem ir ao fundo. Não é com Cardozos nem com Aimares que se lá vai. Tem de haver uma estrutura física e mental sólida.

E esses jogadores são mais caros. Porque são melhores. Como tal, na lógica do Jesus, o dinheiro gasto em contratações e salários de jogadores de terceira linha do plantel deveria ser gasto em menos jogadores e melhores  jogadores.

O onze inicial do Benfica na cabeça do Jesus, no início deste ano, deveria ser o seguinte: Artur, Maxi, Luisão, Garay, Emerson (porque não veio o defesa-esquerdo que ele queria, note-se), Javi, Witsel, Aimar, Enzo Pérez, Gaitán e Cardozo. Só aqui temos três ou quatro jogadores capazes de fazerem mais de um lugar (Javi, Witsel, Gaitán, Maxi…).

Este núcleo deveria ser complementado (novamente, no início da época), por Rúben Amorim, Matic, Saviola e Rodrigo, todos eles polivalentes e, portanto, capazes de fazer mais do que um lugar no caso de entrarem, que é exactamente o que se espera numa equipa de 14.

Além destes, o Benfica teve Nolito, Bruno César, Nélson Oliveira, Capdevilla, Jardel, Miguel Vítor, mais tarde Yannick, André Almeida, e acho que ainda me estou a esquecer de alguém. O caso específico de Enzo Pérez abriu o lugar para um mas todos os outros são jogadores com um custo muito acima da sua utilidade real.

(que não pode acontecer quando se trata de um jogador nuclear, pois coloca em causa o trabalho de uma época – e antes de me dizerem que «os jogadores são como os melões» eu digo já que dessa não como, porque vi um jogo completo do senhor Enzo e o que ali está é uma prima dona, pelo que das duas uma: ou não se contratam prima donas ou, se se contratam, tem de estar preparado para as tratar como prima donas a partir do momento em põe em pé em Lisboa)

Falemos só dos que vieram a custo zero (que não é zero nenhum, claro): Nolito, Capdevilla e Emerson, todos juntos, valem um jogador (que até pode ser também a custo zero) três vezes melhor que qualquer um deles, que entra directamente para o onze inicial e fortalece o núcleo de 14 que vai, de facto, decidir a época.

Quando começamos a ver nomes a surgir nos jornais para a próxima época é importante pensarmos nisto, porque toda a gente gosta de ver jogadores novos, e de preferência um todas as semanas, para matar o aborrecimento, mas no que 80 por cento desses jogadores se tornam depois é em parasitas.

O Benfica, já contando com os dois que vão sair, precisa de quatro titulares para a próxima época, e nem mais um. Os outros sete são para treinar e para jogar com o Freamunde, e para isso qualquer David Simão chega. Com um bocadinho de sorte até há um deles que dá jogador a sério e toda a gente parece mais inteligente. Todos os que não vierem nesta política, com o Jesus a treinador, são mais um desperdício de recursos e um erro de gestão.

Estou só a avisar com antecedência para, daqui a uns meses, poder falar com autoridade.



No processo de auto-crítica que tenho feito nos últimos tempos em relação à minha análise e às minhas previsões, já encontrei algumas em que atirei completamente ao lado, mas houve uma que se confirmou plenamente, mesmo que eu, bem à benfiquista, tenha tentado negar e olhar para o lado, mesmo contra todas as minhas convicções, e até à última hora: em Dezembro disse que o Benfica não seria campeão com Nélson Oliveiras, possíveis jogadores ainda de fraldas, a fazerem figura de Saviolas, que com a idade deles já estava entre os cinco melhores do mundo, e que para ter hipóteses o Jesus teria de recuperar o Saviola para a segunda metade da época. É um caso de classe pura. Se havia jogadores que mereciam grande investimento técnico, no Benfica. Mas no Benfica os jogadores são baratos.

 Tinha toda a razão.

Agora é tarde.



Ao ver o Nolito marcar dois golos de primeira, como marcou vários esta época, e a passar bola de cabeça levantada, a dar golos e a abrir jogo, fico com a certeza de que é um jogador de toque e de posição, na melhor escola do Barcelona, e não um jogador de drible e progressão com bola. Apesar de ter a tendência para se agarrar muito à bola, e de gostar demasiado de a ter nos pés, Nolito, que dá a imagem do individualista acabado, tem, de facto, um jogador de equipa dentro de si. E não é o único. Rodrigo também, por exemplo. A mais-valia destes jogadores está em tocarem bem e poucas vezes na bola, e não muitas. A produção de Rodrigo, por exemplo, caíu muito a partir do momento em que deixou de jogar a 9 para começar a transportar a bola.

Gaitán seria muito melhor se tivesse menos bola e usasse melhor a bola. Aimar também. Witsel, que fisicamente é um portento e é o único jogador do meio-campo do Benfica capaz de chegar ao campo todo, ainda mais. Bruno César também.

Na ânsia de criar um estilo de ataque imprevisível, Jesus alimentou um estilo imprevisível, sim, mas individualista e desgarrado.

E já não o vai mudar.

Nem deve, nesta altura do campeonato. Neste ponto, com mais uma época de projecto, é viver pela espada ou morrer pela espada. Mudar de arma já não serviria para nada.

20 comentários:

  1. Quando vejo jogos como o do Real Madrid em Camp Nou sinto-me como quando vejo um grande filme ou quando leio um grande livro. Sinto que houve ali arte e não percebo como ela foi feita, mas sinto-a.
    Fico com vontade de ir aprender futebol, para saber como se faz.

    ResponderEliminar
  2. Acabem-me com as claques que já não posso com elas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes crer que fiquei envergonhado com esses assobios.O pessoal está a reagir à lacoste.

      Eliminar
  3. Hugo...li esta cronica e caiu me uma lagrima de dor, tristeza pura! Não percebo como é que Trapattone com 12 jogadores quase medianos foi campeao, e JJ, com tudo que um treinador possa ter e querer nao consegue vencer uma taça de portugal! Nada não me conformo.
    Angelo Manjate

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebo o que queres dizer, é outra classe, mas não podemos esquecer-nos do factor concorrência. Foi, provavelmente, o pior ano dos 30 de Pinto da Costa como presidente do Porto.

      Também devo acrescentar que, um dia, fui ver um treino do Benfica ao Estádio Nacional, que é aqui perto de casa, por curiosidade, e fiquei siderado com a pobreza dos métodos.
      Ele sabe 5 mil vezes mais de futebol do que eu, obviamente, mas aquele tipo de treino não era o de uma grande equipa. Talvez fosse pela qualidade (pobre) do jogadores, mas passaram 30 minutos em meio-campo, com o Trap a explicar a cada jogador para onde devia correr enquanto os outros coçavam os tomates, contavam piadas...
      Naquele dia percebi que, dali, não vinha futuro nenhum para o Benfica.

      Eliminar
    2. Já viste um treino do JJ, Hugo?
      Eu, por acaso, o único treino que vi na minha vida do Benfica foi quando o meu pai me levou à Luz para ver o treino do Trapattoni.Os do JJ só na benficatv. Achei muito fraquinho...

      Eliminar
  4. O JJ fez-me a vontade e pôs a jogar o Nolito,o Aimar e o Saviola.Nunca consegui digerir o facto do JJ ter relegado o Saviola para 3º opção,e logo um dos melhores jogadores da Liga.Ainda me causa mais espécie esta opção do que a teimosia por Emerson.A vaidade do JJ é mesmo o seu calcanhar de Aquiles.

    ResponderEliminar
  5. Grande jogo Barça-Real.O extremo esquerdo Tello não teve pedalada para ultrapassar o Arbeloa.O Iniesta também não o conseguiu.O Messi é um jogador de outro mundo e ainda só tem 24 anos.O Coentrão não deixou o Daniel Alves pisar em ramo verde.O Ronaldo é um jogador do caraças.O Mourinho deve estar que nem um perú.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes quando é que percebi o brilhantismo táctico do Mourinho (sem perceber nada de táctica, perceba-se)? Quando o barcelone chegava ao pé da área e, de repente, no momento de meter a bola da linha lateral para um espaço entre-linhas (não na horizontal mas na vertical, ou seja, na linha intermédia entre a posição do extremo e a posição 9), não conseguia, ou porque o espaço estava fechado ou porque o homem que devia receber (geralmente é o Messi ou o Xavi) não estavam lá.
      Ao ver o Barcelona jogar muitas vezes percebemos que aquilo parece lento mas tem um ritmo, uma cadência, e um momento-chave, que não é o do último passe mas o do antepenúltimo, aquele em que o Xavi e o Messi recebem e ou desmarcam o finalizador ou rematam ou, no caso do Messi, fintam 5 jogadores e entram com a bola pela baliza.
      Acredito que qualquer treinador profissional já percebeu isso há muito tempo, e a opção vulgar é estacionar o autocarro, mas o Mourinho, ontem, não se limitou a estacionar o autocarro: meteu um daqueles com um fole, bascular, e arranjou maneira de os jogadores o irem manobrando de maneira a manietarem completamente o Barcelona e ainda abrirem as portas para marcar dois golos.
      E sinto que há ali um nível de ciência no pormenor que faz a diferença entre um bom treinador e um génio.

      Acho que a melhor maneira de definir o Mourinho é mesmo essa: quando é preciso um autocarro o dele é de fole.

      Eliminar
    2. Estive a rever o jogo no Domingo à tarde e realmente só uma vez o Messi conseguiu meter um passe vertical para o Xavi,sem que o Pepe ou o Coentrão não tivessem "antecipado" o que iria suceder.O Mourinho estudou o sistema de jogo do Barça tão bem que conseguiu que por os jogadores a preencher os espaços defensivos em "antecipação",sempre com os laterais encostados aos def.centrais e a pressionar os extremos e com uma dinâmica de ataque que podia ter dado mais um golo pelo menos.É como eu digo,o Mourinho deve estar inchado que nem um perú,pois o famoso tic-tac,na última fase de construção pura e simplesmente não existiu,fruto da sua estratégia.

      Eliminar
  6. A gestão de Saviola foi um tiro ao lado. Percebi a intenção, mas falhou. Percebi que, se temos Rodrigo e Oliveira temos que os por numa redoma - nesta fase crítica da carreira não se pode falhar. O problema foi... Rodrigo. Saviola até estava a ser tratado com cuidado, mas quando estava a subir na dinâmica (não no jogo, porque jogar poucos jogam como ele) foi tapado pela entrada de rompante de Rodrigo. E aqui não se podia vacilar - se há um jogador a surgir com aquele ímpeto, não se pode tapá-lo. Assim, Rodrigo ganhou preponderância na equipa, mas depois veio a Rússia. Rodrigo afundou. Nesta altura aparece o jogo de Guimarães e o que eu posso dizer é que, vendo o que eu vejo, não teria tomado as opções de JJ: Witsel não foi titular - percebia-se que JJ andava à procura de um jogo para o poupar, mas a verdade é que "deu raia"; Rodrigo foi titular - bom, aqui tenho que dar o benefício da dúvida, pois JJ é que "está lá". A verdade é que Rodrigo "nos enganou" e Saviola ficou pendurado connosco. No entanto temos que ter presente que não se pode querer sol na eira e chuva no nabal, ou seja, promover o lançamento de jovens de valor incontestável e manter Saviola em prontidão, não há espaço para tudo. Ou até há - Cardozo ocupou muito desse espaço, se calhar em excesso.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bicadas:o teu raciocínio até tem lógica mas treinador tem de ter o pleno conhecimento dessas variáveis todas.Quer-me parecer é que o JJ,novamente do alto da sua vaidade,queria criar mais um craque e estampou-se.Como treinador não soube ler os sinais.

      Eliminar
    2. Não isento Jesus no caso Saviola, como fica claro no texto, porque acho que há, em alguns casos, uma aposta clara quando os jogadores estão em crise de forma (em Cardozo, em Aimar, em Maxi, por exemplo), e noutros não, sendo o caso de Saviola o melhor exemplo.

      Mas não podemos inocentar o jogador.
      O jogador é o primeiro responsável pelo seu desempenho, pela sua motivação e pelo seu rendimento. Como já aqui disse, não tenho a mínima paciência para casos psíquicos, e muito menos quando se trata do jogador mais bem pago do plantel, e com a experiência que ele tem.
      O Saviola, se não está bem, tem de inventar o que for preciso, dentro da cabeça dele, para ficar bem. Que vá ao psicólogo, que vá para os jornais exigir a titularidade, que vá para o meio do campo todo nu para o treinador olhar para ele, que vá às putas, que vá aos meninos, que meta bombas, que se injecte de adrenalina todos os dias. Não lhe falta caroço para isso. Gosto do Saviola, mas o Saviola falhou e falhou em grande. Ou se está ou não se está. E ele não esteve.
      E atenção, apesar de achar que o Saviola devia ter tido mais pressão em cima por parte do treinador, o Jesus ainda andou com ele às costas algumas semanas.

      O Saviola é o melhor jogador no plantel do Benfica, e não jogava. Entre treinador e futebolista alguma coisa falhou profundamente. Com um Saviola a jogar o que jogou na primeira época o Benfica teria sido campeão.

      Eliminar
    3. Eu não tenho a total certeza que tenha sido falta de empenhamento do Saviola.Aliás o JJ deu-me todos os motivos para considerar que o problema é dele e não do jogador,a partir do momento em que por uma birra de poder(estou convencido de que foi por o Capdevilla ter sido contratado e ter sido aposta pessoal do Rui Costa)põe o Emerson e prejudica o Benfica.Reconheço que o JJ tem virtudes mas nunca lhe hei-de perdoar venha ele a ganhar o que seja.

      Eliminar
  7. Na época passada Saviola jogou sempre pois não havia alternativas no banco e JJ foi massacrado por isso.Agora para mostrar que tinha razão deixou o argentino no banco quando este até esteve bem nos poucos jogos que fez.Isto é JJ no seu melhor ou seja o tipo mais inchado que já ví,o mais convencido que pode haver que se julga melhor que o próprio grupo de trabalho.JJ trouxe coisas boas mas há outras em que este tem que melhorar,sobretudo na personalidade,comunicação e gestão do plantel.Nunca é tarde para aprender...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, não! No ano passado, Saviola jogava sempre (e mal) pois não havia alternativa e andaram a massacrar o JJ por isso!! Porque ele já estava acabado, etc, etc!!

      Este ano continuei a ouvir alguns adeptos com a mesma opinião nos poucos jogos que fez durante a primeira volta!! E depois visto que só jogava um avançado e com o Rodrigo em ascensão queriam que ele jogasse quando?? Vocês não fariam o mesmo?? Paravam a evolução do Rodrigo e do Nelson e metiam o Saviola??

      Este assunto do Saviola foi uma coisa que a mim sempre me admirou o descontentamento!

      Eliminar
    2. O Saviola,em forma,é o melhor jogador do Benfica.

      Eliminar
    3. Ok mas no ano passado quase que nos dava um ataque porque o Saviola não saía de campo!!
      Este ano, nos poucos jogos que fez na primeira volta mostrava não estar em boa forma e depois as coisas correm mal e lembram-se do Saviola???!! Ainda por cima com a evolução do Rodrigo e Nelson!

      Eliminar
  8. Nao sai um post sobre o Barça?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seria óptimo.Embora Hugo,um post sobre o Barça!

      Eliminar