segunda-feira, 16 de abril de 2012

Complexo de Odivelas

Ao fim de dois dias, o ínclito sacerdote desce do eremitério e olha em redor. Recorda-se do profeta Gabriel (Alves) e conclui: «O futebol é isto»:



Parece que vai o Nico, e que vêm o Macheda e o Fábio. O Nico é bem ido e o Fábio é bem vindo: tanto joga a defesa direito como a esquerdo (pelo que se ganha mais um suplente sem se pagar por isso), é jogador de futebol (o que lhe dá uma vantagem automática sobre o Emerson, mesmo vindo por empréstimo) e, sobretudo, é mau como as cobras. Só não morde quando não pode. Faz-me lembrar aquelas serpentes pequeninas mas lixadas, do género do que se ouve no National Geographic: «A aparência da Cobra Minorca engana. Parece inofensiva mas apenas uma dose do seu veneno é capaz de cilindrar um cavalo de pequeno porte em menos de 20 segundos.» O Benfica precisa de mais dois ou três cabrõezinhos, e isto apenas se o Javi se for embora. Para cavalinhos de cortesa já há lá muitos. Quanto ao Macheda, desconfio, como desconfio sempre de jogadores que saem a título definitivo de um grande europeu com 20 anos. É porque esses clubes já perceberam que não há ali grande espiga. Mas, por outro lado, é italiano, em princípio tem boa ética profissional (o Balottelli não conta, porque não é italiano a sério…), e é agressivo. Teoricamente.



«O Jesus é um treinador à Benfica», diz o Capristano. Por acaso até é, esteja ou não em fim de prazo de validade. Mas há uma coisa que os mais novos, sobretudo, devem saber: o Capristano não é um dirigente à Benfica.



O Sporting ficou a dois minutos de ser eliminado pelo Manchester City depois de estar a ganhar por 3-0 na eliminatória, ficou a um penálti de ir a prolongamento contra uma equipa que corre menos do que o Athletic de Bilbao e só joga metade e viu o seu guarda-redes ser o melhor jogador em campo nessas quatro partidas. Entretanto, estacionou o autocarro em frente à baliza e jogou em contra-ataque puro, em casa, com o Benfica (o tal banho táctico de que ouvi falar tanto nesta semana, muito parecido ao banho táctico que o Moreirense deu ao Sporting no mesmo estádio há umas semanas e que na altura foi caracterizado como anti-jogo…). Ganhou. O Sá Pinto é um grande treinador. O Sporting, que provavelmente vai acabar o campeonato em quarto lugar, vai ser campeão para o ano.

Se fosse no Benfica eu falava em vício da negação. No Sporting prefiro usar o termo complexo de Odivelas, que não tem nada a ver com isto mas que li no Record hoje e me pareceu, em termos de caracterização de uma psicose qualquer, um excelente nome para aplicar ao Sporting. Proponho que, a partir de hoje, se use a expressão complexo de Odivelas quando se falar da capacidade de negação sportinguista. E se alguém perguntar porquê, que se responda apenas: «Porque soa bem». Um bocado somo síndroma de Estocolmo ou doença holandesa, se falarmos em economia. Digam lá se não soa bem: «O Sporting tem um complexo de Odivelas».



O Saviola quer ficar, diz o Record. «Onde?», pergunto eu. «Ele está a ligar de onde?»



O Sporting decretou um blackout. Nãããããããooo!!!!!!!!!!!!!



Antes, no entanto, o Coninhas ainda esclareceu que vão baixar os custos ao fundir duas empresas do grupo. É recorrente. Quando o Sporting não tem dinheiro muda o nome às empresas. Das duas uma: ou o problema do Sporting não é não ter dinheiro mas tê-lo sempre no sítio errado; ou os seus dirigentes já perceberam que a única maneira de continuar a enganar os adeptos é inventar alterações estruturais entre empresas fictícias e fazer de conta que o dinheiro existe, mas estava no sítio errado.



Já repararam como o Duque, que andou seis meses sem dar sinal de vida, agora aparece nas capas dos jornais (chamo a atenção ara o facto de eu, actualmente, só ler as capas)? Quem é que tinha razão sobre as duas facções em choque lá dentro, quem era? Bom, provavelmente eu e mais 5 milhões de pessoas…

O homem anda a juntar espingardas enquanto pode. É que na 5.ª feira a coisa pode correr muito mal…

9 comentários:

  1. É claro que estou a partir do princípio que este Fábio é o gémeo mau, mas não tenho a certeza. Também pode ser o gémeo bom, e nesse caso acho que não vem para cá fazer nada. A não ser que sejam os dois ruins de gema...
    Caraças, já não sei nada.
    Expliquem-me lá só uma coisa: como é que passámos de «só sai pela cláusula» para o «Doutor Jekyll e Mister Hyde»?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E ainda em relação ao Jekyll (ou ao Hyde, é indiferente, uma vez que são os dois iguais) uma coisa a favor e outra contra:
      - a favor, tem caracóis como os do David Luiz, pelo que, em dois meses sem ir ao barbeiro, fica em forma para ser ídolo no Benfica;
      - contra, só mede 110 centímetros, o que quer dizer que, como não pode ajudar nos cantos, com o Jesus, vai jogar mas é no banco.

      Eliminar
    2. E ainda outra coisa, que toda a gente sabe: guarda-redes, dinamarqueses; números 10, argentinos; pontas-de-lança, holandeses; laterais e centrais, brasileiros.
      Ó meu amigo, isso nem se discute.
      E números 7, portugueses, já agora...

      Eliminar
  2. O P(piu)PC fica na vice,o que significa que o Go(r)dinho está com medo do Duque.É o braço armado do Gordini aliás Go(r)dinho e já se viu que sem o pitbull o gajo não se aguenta à bronca com o pessoal do futebol.Precisa de jogar sujo e vai-se borrar todo.O inevitável Rogério Alves dará o apoio"técnico".Espero cenas dos próximos capítulos.Isto realmente é um saco de gatos e espero que dê raia que é para eu ver esvaziar o balão outra vez.Essa do complexo de Odivelas está 100% passou a betice do complexo Alcochete que vai ser vendido a patacos.Acho que é o único sitio aonde podem arranjar algum,e devido aos tempos,não vai ser o que esperam.Espero que o Fábio venha pois é bom jogador.Esperemos que o JJ tem´nha dado o sim,senão é certo e sabido que vai bater com as nádegas no banco.Isso é que me deixa louco com o JJ.Já com o Nolito no principio da época deu a entender que tinha defeitos etc e tal e o que é certo é que era um regalo ver o Aimar,Nolito e Saviola juntos na equipa.Enfim.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado por me esclareceres a dúvida Capristano. Nunca tinha ouvido falar no tipo. E estava a cheirar mal esta cena...

    Quanto ao Fábio, nao acho assim táo boa ideia. Tenho a impressão que é destro, como vai jogar a lateral-esquerdo?
    Outra coisa. O Benfica precisa de homens, não de putos. Nem falo da qualidade futebolística. Como é que lhe vamos explicar que o PC não está preso, que o Aimar levou dois jogos de castigo, que há salários em atraso na 1ª Liga Portuguesa, que o Sporting ganhou o campeonato ficando em quarto ou quinto lugar?!

    Ele vai dizer:"Oi?!"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente separa-se um gémeo de outro gémeo para o enfiar num lugar assim.
      É caso para o Tribunal de Menores. Neste caso de Muito Menores.

      Eliminar
    2. Posso estar enganado - posso mesmo estar enganado, aviso já - mas tenho a ideia de que o Capristano foi o gajo que fez a cama ao Mourinho no Benfica.
      Se alguém souber do contrário, por favor, que esclareça.

      Eliminar
  4. Boas,

    Fábio parece belíssima opção. Macheda não obrigado. Petrucci seria interessante. Anderson um sonho, se bem que muito mais arriscado do que pode parecer, mas era bom, porque assim o pintainho tinha que subir a cláusula do boneco verde para 110M se quisesse bater o record da maior transferência. Já agora, se vendermos o Rodrigo por 20M isso quer dizer que a venda do Di Maria foi feita por 55M, ou não?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida,mas espero que não vendam o Rodrigo.

      Eliminar