terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Pinheirinho, pinheirinho...

Vamos tentar racionalizar o mercado, ainda antes de sabermos se há fisgadas de última hora ou não:


PORTO

Lucho

A mesma água pode voltar a passar por baixo da mesma ponte?

Futebolisticamente, nada nos diz que não.

Em termos desportivos, Lucho faz todo o sentido. Muito mais sentido, aliás, do que Iturbe ou Defour, por exemplo. Lucho tem mais dois ou três anos de bom nível para dar ao Porto, e é um reforço, de facto – vem para entrar directamente no onze e vem para começar a jogar agora mesmo. Apesar de, com o TOC, o que é evidente nunca estar garantido à partida. Nada nos diz que o Lucho não precise de um período de adaptação às «ideias» do novo treinador, como o resto do plantel que já trabalhava com ele hám ano precisou. E ainda agora não conseguem compreender o homem...



Pinheiro Manko

(Gostaram do trocadilho? É só um docinho para a rapaziada)

Porque não? Um internacional austríaco de 28 anos, devidamente documentado e educado nos melhores preceitos do futebol-trabalho, que mete a menina lá dentro se ela lhe aparecer a jeito. Entre uma invenção de projecto de internacional brasileiro a martelo, como o Kléber, e um jogador batido na escola europeia e habituado a mudar de ares, como o Manko, alguém duvida que daqui a duas semanas o titular está encontrado? Manko pode resultar e pode não resultar. Numa equipa com o volume atacante do Porto, vai fazer golos.
Lá está, se o TOC não chegar à conclusão que o Hulk deve continuar a jogar a ponta-de-lança...



Apreciação geral

Em termos de tipologia de jogador a contratar, tudo certo. O único lugar em défice, no Porto, era o de ponta-de-lança, e está colmatado. Quanto a Lucho, vem para liderar a equipa a meio-campo, algo que Moutinho, claramente um operário de luxo mas sem espírito de liderança, não é capaz de fazer. Um jogador como Lucho, em plena idade de maturidade competitiva, é sempre para somar.

Quanto ao planeamento, também não há dúvidas: mesmo sendo dois jogadores contratados para o longo prazo, são contratações feitas a pensar nesta época, na Liga, na Liga Europa e no apuramento para a Champions, e não em receitas futuras. Nestes dois casos, mais do que de investimento, pode-se falar de despesa – o que não tem problema nenhum, pois não é suposto que todo o dinheiro metido numa equipa de futebol seja para multiplicar através da venda de jogadores. Há jogadores que estão numa equipa sobretudo para ajudar nos resultados e para potencializar a venda de outros. Lucho é um exemplo claro, neste ponto da sua carreira.

Mas em relação à filosofia da gestão do Porto há grandes questões que crescem no horizonte.

Pessoalmente, nunca gostei de ver jogadores regressar aos clubes de onde saíram, e não é de agora. Já quando Valdo, Ricardo e Mozer regressaram de França para o Benfica, apesar de serem, inquestionavelmente, melhores do que os que cá estavam, não gostei. Acho que é um mau sinal ver os clubes a olhar para trás à procura de soluções. Mesmo quando se dá o caso de aparecer um negócio de ocasião, como foi, claramente, o do Lucho, com o Marselha a abdicar de um salário inflacionado, que mais ninguém pagaria, e o jogador a aceitar descê-lo apenas no Porto, há qualquer coisa que não bate certo. É como se o mecanismo estivesse a falhar. E, no caso do Porto, estamos a falar de um mecanismo de prospecção e contratação de jogadores que não só está na base quer do sucesso quer da sustentação económica do clube. Lucho faz sentido, mas seria de esperar que fosse outro Lucho a vir. Como Manko faz sentido, mas seria de esperar que viesse um Dzeko de 23/24 anos de que ainda ninguém tivesse ouvido falar, como aconteceu com Hulk, por exemplo.

A contratação de dois jogadores para morrer no Porto (e não estou a falar em rendimento desportivo, repito) pode significar várias coisas.

Pode ser um mero reequilíbrio pontual depois de um Verão em que se gastaram mais de 30 milhões de euros em jogadores «de futuro», sendo que ainda nenhum tem sequer presente; pode querer dizer que o dinheiro, simplesmente, não dá para mais; pode querer dizer que o Porto, na verdade, não sabe bem o que há-de fazer para sair da encruzilhada em que se viu metido, o que se reflecte numa gestão errática.



A encruzilhada é um facto, e há muito de culpa própria, sobretudo pela imprevidência de Pinto da Costa – sacrilégio!...

Como já aqui escrevi, o Porto foi apanhado pela vaga do seu próprio sucesso. Esperava que a vaga tivesse 5 metros e, afinal, tinha 15. Sem a vitória na Liga Europa, por exemplo, teria sido possível ao Porto manter as suas principais estrelas debaixo do radar durante mais um ano. Villas-Boas não teria saído, Falcão não teria saído e uma série de outros jogadores não sentiria que tinha direito a sair. O Porto teria mantido a sua super-equipa, teria ganho novamente o campeonato este ano e iria, com alguma sorte, às meias-finais da Champions. E aí sim, faria os seus milhões e recomeçaria de novo, como já fez n vezes.

Todas as suas contratações, no Verão, foram feitas nesse sentido. A filosofia foi: «Temos uma equipa feita e daqui a um ano temos uma equipa por fazer. Vamos começar a fazê-la já.» Era um excelente plano. Poderia, mesmo fazer o Porto subir um patamar na escada europeia. Mas depois saiu Villas-Boas e, sobretudo, saiu Falcão, a dois dias do fecho do mercado.

A escolha para substituir Villas-Boas e a escolha para substituir Falcão (neste caso a não-escolha) foram ambas más, nitidamente porque o Porto não estava preparado – algo espantoso para alguém tão habituado a lidar com as consequências do sucesso.

Quem o Porto devia ter vendido, não vendeu. Com Fucile, Guarín e Belluschi, todos perfeitamente dispensáveis e em topo de carreira, o Porto poderia ter feito, no Verão, entre 15 e 20 milhões de euros. Quando vemos os mesmos três jogadores a sair por empréstimo, em Janeiro, por cerca de 3 milhões de euros, em conjunto, percebemos que o Porto está, apenas, a tentar manter a cabeça fora de água e a agarrar-se a qualquer coisa que bóie. E aposto já que, em Junho, o Inter não vai pagar sequer perto dos tais 9 ou 10 milhões para ficar com o Guarín. Aliás, muito me surpreenderá se Guarín, um jogador vulnerável a lesões e com dificuldades clara de adaptação a curto prazo, chegar a fazer mais de dois jogos seguidos pelo Inter a titular no campeonato.

Álvaro Pereira e João Moutinho ficaram numa lógica clara de manter uma equipa dominante – uma equipa que já não existia, como não demorou mais de um mês a comprovar.

Entretanto, chega a crise. Quanto valeriam, neste Janeiro que agora acaba, os mais de 30 milhões que o Porto gastou em suplentes, em lesionados e em ausentes? Poderiam valer um campeonato. Em vez disso o Porto vê-se forçado a esperar até ao último dia do mês para contratar um salva-vidas (Lucho) e para tapar um buraco (Manko), à espera de um Verão em que, forçosamente, seja qual for o desfecho da temporada, vai ter de reconstruir a equipa.

Hulk, que não é vendido por 60 milhões na esperança de ainda ir a tempo de ganhar o campeonato e pela simples razão de que vendê-lo seria admitir o fracasso e dar meia época de barato – uma escolha insustentável – terá de sair em Junho. Não há qualquer hipótese de Álvaro Pereira continuar para 2012/13. Sobrará, eventualmente, Moutinho, o mais leal e também o mais acomodado. Com ele, Lucho, James (que também já andará com a cabeça noutro sítio, por essa altura) e pouco mais o Porto vai ter de reconstruir a sua equipa, esperando que Danilo, Sandro, Mangala e Kléber sejam suficientemente precoces, que Benfica e Sporting não mantenham o seu fortalecimento gradual e que o mercado lhes permita comprar os jogadores que vai ter seis meses para procurar.

Como se tudo isto não bastasse, é só a dois dias do fecho do mercado, com uma derrota perfeitamente traumática em Barcelos, que o Porto percebe que, na verdade, as suas hipóteses de ser campeão esta época se reduzem a 10 ou 15 por cento. Se a derrota de Barcelos tivesse acontecido há três semanas não tenho dúvidas de que a abordagem do Porto ao mercado teria sido diferente.

Só faltava mesmo uma coisa: que o Braga (que dificilmente poderá fazer da recepção ao Porto, este ano, um jogo amigável) ganhasse ao Marítimo e se colocasse mais perto do segundo lugar do que o Porto está do primeiro.

Se a tudo isto juntarmos o pormenor do Porto ter perdido o seu primeiro jogo para o campeonato em dois anos no segundo jogo que Hulk perde, em nove anos, por lesão muscular, somos obrigados a interrogar-nos: será karma?



BENFICA


Yannick

Em termos de investimento, excelente negócio. Internacional português, 25 anos, custo zero? É bom para qualquer equipa do mundo, menos para o Sporting.

Em termos desportivos, boa escolha. Um jogador que tanto joga no flanco esquerdo como no direito, que conhece perfeitamente o campeonato e que passa, competitivamente, de burro para cavalo. O Benfica está num patamar competitivo superior ao do Sporting, e isso, para um jogador habituado a jogar sob pressão, é diferente de ir para uma equipa de meio da tabela do campeonato francês. É perfeitamente vermos em Yannick o que vimos com Moutinho: um jogador que atinge a saturação num determinado ambiente evolutivo e que, colocado no patamar imediatamente superior de exigência, responde elevando o seu nível de resposta. Ao passar do Sporting para o Benfica Yannick não só não desceu de escalão como subiu para o nível certo, nem pouco nem muito.

Resta saber se está à altura. Porque não é por mudar de camisola que se vai tornar melhor jogador, ao contrário do que parece pelo que já se vai lendo por essa Internet fora…

Há duas coisas que não me agradam nada neste negócio:

- o empresário do Yannick, o Paulo Barbosa, que é uma víbora. Acaba sempre mal;

- a hostilização do Sporting. Continuo a dizer que uma aliança com o Sporting deveria ser a prioridade institucional do Benfica nestes próximos anos. Pelos vistos, o Sporting ainda tem de limpar muito lixo dentro de casa para eliminar os anti-corpos. Temo que, mais do que uma palmadinha de tau-tau, esta contratação à revelia do Sporting seja aproveitada pela facção anti-Benfica para fazer política. Aqui, novamente, eu preferiria que Vieira se oferecesse para negociar uma espécie de compensação ao Sporting. Mesmo que o Sporting não aceitasse, a disponibilidade do Benfica para qualquer coisa que se parecesse com uma arbitragem paralela aos trâmites legais seria útil para não queimar pontes. Não me parece que haja algum Yannick mais importante que a possibilidade de ter Benfica e Sporting numa frente comum. É claro que, se o Sporting não quer…


André Almeida

Entre tantos, há-de haver algum que pegue. Pode ser que seja este. Mas se o Maxi Pereira se lesionar ainda haveremos de falar muito do Rúben Amorim.



Apreciação geral

Dois reforços. Duas palavras: custo zero.

Tenho a sensação de que o principal reforço do Benfica para a parte final da época vai ser Enzo Pérez.

Honestamente, não sei se não estaremos perante um caso de excesso de confiança. Isto do custo zero é muito bonito, mas há uma razão para o «custo zero», normalmente, redundar em «benefício zero». Querer enganar o mercado é como querer enganar o casino: de vez em quando acontece (como com o Artur, por exemplo), mas na maior parte das vezes a casa ganha.

Encaro o facto de o Benfica não ter gasto um cêntimo no reforço da sua equipa como um sinal de que o estado económico dos clubes é muito pior do que o que se pensa. Com o campeonato à mão de semear e uma eliminatória da Liga dos Campeões que lhe pode pagar a época frente ao Zenit de São Petersburgo, o Benfica, em vez de avançar, encolhe-se.

Há uma descompensação nítida entre o ataque, cheio de soluções, e a defesa, que só tem quatro jogadores. O défice de qualidade nas laterais, ao nível de alternativas, é gritante. Se Maxi se lesiona a equipa do Benfica vacila por inteiro, e chegamos ao ponto de temer um castigo ou uma lesão de um jogador tão sofrível como Emerson.

Mais do que de um Yannick, o Benfica precisava de um Fucile que aprendesse depressa.

Por outro lado, Rúben Amorim é emprestado ao Braga. Tenho dificuldade em engolir, sinceramente. Pode fazer todo o sentido, mas há qualquer coisa de profundamente estúpido neste processo, de alguém que se esqueceu de falar com alguém, de alguém que facilitou. Politicamente, não percebo o que Vieira pretende do Braga. Não sei se há, em tudo isto (em Rúben, nos treinos lá, noutros sinais de proximidade apesar da manifesta hostilidade da Direcção do Braga em relação ao Benfica) um canto de sereia ou, como dizem algumas vozes, apenas interesses pessoais extra-desportivos. Mas não gosto. Desconfio.


SPORTING

Ribas

Parece um anúncio a um tónico capilar: «Um uruguaio de quase dois metros a jogar futebol? Isso não é natural». Tão pouco natural como um paraguaio canhoto de quase dois metros a jogar futebol. Muito menos natural do que um austríaco de quase dois metros a jogar futebol. De repente, veio o Natal e é pinheiros por todo o lado. Toda a gente tem direito ao seu Cardozo. Mas, quer no Sporting quer no Porto, ter um Cardozo vai significar o mesmo problema que ter um Cardozo no Benfica: não é com pinheiros no ataque que se aprende a jogar futebol em Portugal. É uma fase.

Será este que andava a treinar com uma corda atada à cintura?

E se se desse uma corda ao Rubio, depois de meia época com o Domingos, será que ele se enforcava?


Xandão

Sem o ter visto jogar uma única vez, posso fazer um prognóstico? No final da época a dupla titular de centrais do Sporting vai ser Onyewu e Xandão. Vamos passar do Onyolga para o Onyão.


Renato Neto

Rinaudo vai voltar a jogar. Matías está a conseguir fazer mais de três jogos seguidos. Querdizer que o Renato Neto tem seis meses para ganhar músculo antes de ser outra vez emprestado.



Apreciação geral

Ninguém me tira da cabeça que o Sporting só não vendeu João Pereira, Carriço e André Santos porque não apareceu ninguém a dar-lhe mais que um saco de berlindes.

O que fica deste Janeiro sportinguista, além da ideia de que o Domingos já percebeu que provavelmente daqui a um ano já está noutro sítio, é o buraco em que o projecto está metido, consideravelmente aprofundado com a vitória do Braga na Madeira, ontem.

Se o Domingos estivesse em Braga, neste momento, com cinco pontos de vantagem a treze jornadas do fim, estava a pensar: «Já cá mora». Não há nenhuma razão para crer que Leonardo Jardim não tenha razões para pensar o mesmo.

Uma coisa correu bem ao Sporting, pelo menos: o jogo em que percebeu que não tem a mínima hipótese de ficar nos dois primeiros lugares foi logo o primeiro em Janeiro. Se o Sporting tivesse ganho ao Porto teria, provavelmente, gasto mais do que devia, num projecto destinado ao fracasso. O terceiro lugar é o melhor que está ou já esteve ao alcance do Sporting, e neste momento está longe de estar garantido. Ao ponto de se poder dizer que, se não ganhar na Madeira e o Braga ganhar em casa, considerando os quatro decisivos jogos europeus que ainda vai ter até ao princípio de Março, o Sporting passa a ter 80 por cento de probabilidades de ficar em quarto no campeonato, de ficar sem treinador e, possivelmente, sem Luís Duque e Carlos Freitas.

15 comentários:

  1. Uma vez que estamos em maré de mercado, estou a pensar em pôr um quadrado de publicidade aqui na Religião. Se der a um cêntimo o clique já dá para pagar a quota do Glorioso ao fim do mês e ir à bola.

    Se alguém tiver uma boa razão para achar que não devo, que fale agora ou para sempre fique calado.

    ResponderEliminar
  2. Em relação ao negócio Ruben Amorim só consiguo ver a eventual vantagem de o jogador fazer um bom resto de época e ser convocado para o europeu (apesar de ser um admirador das suas capacidades duvido que jogue qualquer minuto), e daí o Benfica conseguir uma transferência para um qualquer Génova. De resto não vejo o que se pode ganhar com este negócio, fica sim o Braga a ganhar. Sabendo portanto como têm sido as recepções do Benfica ao Axa fica ainda mais por explicar esta merda de negócio. LFV com este 'donativo' ao "Vraga", o apoio ao corrupto do F. Gomes por duas vezes e a mais que provável renovação com a Olivedesportos depois de todo o folclore que conhecemos, deixa muito por explicar aos sócios, adeptos e accionistas que também se interessam por estes assuntos fora das 4 linhas e têm toda a legitimidade em ter, pelo menos, alguns esclarecimentos, depois ou se concorda ou não. Portanto acho que LFV se anda a por a jeito para as próximas eleições serem muito diferentes das últimas. Hajam candidatos credíveis.
    Já agora estou curioso em ver o que JJ vai conseguir fazer de Djaló e se alguma vez a águia vitória irá pousar nas mamas da outra.

    ResponderEliminar
  3. Hugo,

    mais um excelente texto, para não variar. Acompanho o blog desde o inicio, embora com muito pouca participação activa, confesso. Quase sempre o que leio me agrada e continuo sempre a voltar à procura de mais. Intriga-me acima de tudo a forma como abordas o tema futebol, nos antípodas do que se lê habitualmente e, muito frequentemente, após ler os teus textos dou por mim a pensar: "onde é que o gajo vai buscar isto" / "o que faz este tipo diariamente para conseguir racionalizar tão eficazmente (à sua maneira) estes temas tão irracionais"...? Definitivamente, uma lufada de ar fresco na "blogosfera benfiquista" que eu desejo que perdure para meu deleite e se para tal for necessário recorreres a publicidade força nisso. Aqui estarei para clicar aquando da minha "oração" diária.

    Um abraço,
    Pedro

    ResponderEliminar
  4. Pedro, simplesmente adoro futebol.

    Kaspov, acabaste de me dar uma ideia para um reality-show épico:
    Montamos uma selva artificial no relvado da Luz, tipo enduro, com cataratas e vulcões e tudo; vestimos uma pele de lebre à Lyonce Viktória (ou lá como se chama a vítima); pomos a Floribela em topless e damos-lhe uma lança e um escudo; soltamos a Águia Vitória; «Vitória, voa!»; «Viktória, foge!» A Floribela tinha de defender a criança contra a ameaça que vinha do céu. Um combate até à morte.
    O cartaz: «Vitória contra Viktória – combate mortal».
    Bilhetes, televisão, Emmys, a glória.
    Porra, vamos apostar nisto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A TVI alinha de certeza. Acho que tem mam... pernas para andar sim.

      Eliminar
  5. Originalidade é que não falta ao Hugo.Compartilho o assombro que ocorre ao ped.ribeiro.Quanto ao tema do post fico preocupado com a não vinda de 1 lat.esq. e 1 lat.dir.Será que isso quer dizer que a CL não é para levar a sério?Mesmo em relação ao campeonato,se o Maxi se lesiona a coisa pode ficar feia.O Rúben Amorim no Braga por 1 ano e meio,após renovar até 2014?E logo ao Braga?Fico à espero dos próximos capítulos das atroadas na pedreira.A única arma que neste momento tenho são os meus votos.Fico a ver.

    ResponderEliminar
  6. Vou dizer aqui o que ja disse noutros locais: um clube nao pode ser gerido a contar que o cu da galinha nao tenha ovo.

    "E se o Maxi se lesiona?"

    E se se lesionarem Cardozo e Rodrigo? Witsel e Aimar? Messi e Xavi? Ronaldo e Ozil?

    E se o Hulk partir uma perna?

    Opah, faz parte... digam-me qual 'e a equipa que tem 22 titulares.

    Outra coisa, conhecendo como conhecemos o JJ, dem-se por felizes de ele ter aceitado o Perez de volta. Atitudes como a do Amorim prejudicam mais a equipa do que uma ou outra ma exibicao do Andre Almeida.

    Yannick: o maximo que podemos perder 'e o dinheiro dos salarios, mas isto 'e claramente uma aposta para 2012/13. Este ano nem cheira.

    Finalmente, o Porto. Nos primeiros 17 jogos tinham um plantel bastante superior ao do Benfica (excepcao feita ao facto de terem uma lacuna na frente de ataque) e acabaram 5 pontos atras. Porque acreditar que os proximos 13 jogos (ainda por cima com o calendario favoravel ao Benfica) serao diferentes?

    Luis

    PS. Relativamente 'a publicidade, sugiro 3 quadrados em vez de 1.

    ResponderEliminar
  7. Yannick, um gajo que nem uma bola sabe dominar, ainda para cima traz a merda da "Floribela" agarrada.

    Este deve ser para vender daqui a um ano para um Nice, ou Granada, ou um Besiktas qualquer, só pode....

    O Ruben Amorim, apesar de não me encher as medidas, já o vi jogar a LD, MD, ME, Trinco, era para mim um jogador muito útil e dos melhores no posicionamento tactico, principalmente nas transições defensivas ( o Aimar, e Javi também o são).

    Vamos jogar a Braga, apagam as luzes, não sei quantas vezes para quebrar o ritmo de jogo, o speaker lança cânticos anti-benfica.

    Um clube em constante guerrilha com SLB, seja por palavras ou acções

    O LFV vai a Moçambique juntamente com o sócio (AS), e acorda o empréstimo por 1 temporada e meia, até o periodo de tempo é esquisito...

    Imaginemos que o Ruben consegue ser convocado para o Europeu, faz um bom jogo e aparece um clube interessado nele, como será?

    Empréstimo por 6 meses, o jogador poderia jogar no Braga(!?), poderia ir ao Europeu, e depois tomava-se uma decisão, voltar ao plantel, vende-lo, ou emprestá-lo.

    Agora por um ano e meio, e ao Braga, não entendo, se fosse jornalista as próximas perguntas para o LFV seriam de forma a perceber o moldes em que foi feito este negócio e qual/quais os objectivos pretendidos pelo SLB.

    Não entendo nenhuma das duas situações.

    Publicidade na boa, sempre que clico em algo aparece-me publicidade, já nem ligo. O valor de 1 cent por click, deve ser menor de certeza.

    ResponderEliminar
  8. Sinceramente, saio mais preocupado desta janela de mercado. O Benfica não contratou ninguém para as áreas em que mais necessitado está mas, em contrapartido, é só jogadores para a equipa B. Não entendo, quando temos lacunas claras que identificaste no texto, Hugo, que vão permanecer. Tenho mesmo medo que seja excesso de confiança.

    Amorim e o Braga, que coisa mais revoltante. LFV assumiu, aqui, que o lugar lhe interessa pelas "mais valias" exteriores ao futebol. Para mim, finito. Não suporto que se favoreça quem pior nos tem tratado. Na pedreira os gajos são piores que os corruptos.

    Quanto à publicidade, força. Se for preciso clicar, clico, porque este é um espaço único na blogosfera, que vale o esforço.

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. É sonhar demasiado alto, e em tempos como estes muito arriscado, mas já ouvi dizer, que o Pinto da Costa para o ano vai fazer all-in... vendendo o Hulk (acho que já está feito até), o A. Pereira e Talvez mais um de Rolando/Moutinho (já há Defour e Mangala). E se conseguir despachar Varela e Otamendi, Sapunaru por alguns trocos, consta que se vai tentar Leandro Damião, Ganso e Shaqiri. Convenhamos que, mesmo vendendo Hulk, AP, Moutinho, uma equipa com Helton, Danilo, Alex Sandro, Mangala, Rolando, Fernando, Lucho/Defour, Ganso, James, Shaqiri e Damião... é dose, tanto pode implodir como garantir mais uma época de sonho. Claro que o mais importante também será tratado. O adeus do TOC. Só tenho medo é que o fim do Europeu aconteça antes desta mudança... com muita tranquilidade.

    ResponderEliminar
  10. Nuno,

    O possivelmente-de-sonho 11 que indicas nao deve amedrontar qualquer benfiquista. Isto porque no papel, como alias refiro no meu anterior comentario, o Porto ja este ano tem um plantel com mais solucoes (excepcao feita ao centro do ataque). Comparando com o 11 deste ano, vejamos:

    - Danilo. Por 18M, tenho de assumir que sera melhor que os dois internacionais que o Porto tinha no inicio desta epoca.
    - Sandro. Com alguma sorte, sera quase tao bom como A. Pereira.
    - Mangala e Rolando. A serio, Mangala e Rolando seria os que escolherias? Se eu fosse um portista a sonhar alto, acho que nao sonharia com o Rolando, mas a ver vamos. Pior que este ano nao ficariam.
    - Fernando: um dos poucos jogadores que ja falaram varias vezes que quer sair do clube.
    - Lucho, a caminho dos 32. O Lucho que emigrou para a Franca ja nao existe. Mas ainda tem algo para acrescentar 'a equipa.
    - Shaqiri - um bom jogador que nao chega aos calcanhares do Hulk.
    - James - super-craque que quando bem treinado vai inevitavelmente explodir.

    Damiao e Ganso, tal como Sandro e Danilo, sao incognitas. Grandes craques no Brasil, 'e certo, mas quantas vezes ja se viu este filme? Craque no Brasil nao da nada na Europa. Um exemplo acabado disso foi o Diego Souza, que ja esteve 4 ou 5 vezes no 11 ideal do Brasileirao (estive a ver e parece que nenhum dos 4 jogadores mencionados em cima conseguiram isso ate agora). Outros exemplos poderiam ser Diego, Luis Fabiano, ou Keirrison.

    Luis

    ResponderEliminar
  11. Concordo com o Luis. Acrescento que o Lucho, embora bom jogador, sempre foi um jogador lento e agora sê-lo-á mais. O Manko é mais lento que o Cardoso, e mais velho. Actualmente todos as equipas da Liga têm defesas com mais de 1,90 de altura que jogam bem de cabeça. Portanto...

    Uma coisa é clara, "Desesperado, mas sempre em frente!" é a melodia que se ouve mais para o lado de Contumil e a História ensina-nos que enredos destes dão sempre para o torto.

    A época 2011/12, foi a época em que o Benfica desviou 5 jogadores de Contumil. O último foi o Djaló.

    Estão tesos, têm salários em atraso que não estão a ser pagos, a única coisa que ainda vale dinheiro é o Hulk. E no verão vale ainda menos. Sabem o que é uma "implosão"? A justiça tarda, mas chega.

    ResponderEliminar
  12. Nao vao sair todos do Porto. Por isso deixo o Rolando. Do que ja vi o Mangala vai ser de TOP mesmo, melhor em Portugal mas facil, mesmo. Com o que se gastaria nos outros nao se ia gastar muito na defesa (e como esta agora e o sector nais fraco do Porto ja com AVB era).
    Para mim o Fernando é peça chave e com o que tem jogado esta epoca pode ser que tenha esquecido essas ideias de sair, para mim e em termos defensivos o melhor trinco do Mundo. Desafio que digam um melhor. É o "unsung hero" do Porto.
    Quanto ao resto, claro que o Shaqiri nao ia chegar aqui e ser melhor que o Hulk, mas a politica do Porto e mesmo esta, potencia-lo. O Ganso admito que ate pelas lesoes pode ser um flop na europa, mas o Damiao nao engana pela forma de jogar, tem a frieza dos grandes pontas de lanca europeus.
    E com um treinador a serio ainda temos Iturbe para descobrir
    Cumps

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo que o FCP tem muitissimo potencial por explorar ja no plantel, mas vendendo Hulk, Moutinho e A. Pereira, e encostando/vendendo Otamendi, Maicon e Janko, parece-me que o proximo ano seria um ano de renovacao e nao de afirmacao. Repara que o teu 10 de campo ideal tem apenas 3 jogadores que jogaram regularmente no ultimo ano e meio (menos ainda para o James).

      Duvido que o Porto venda 4 titulares. A menos que tivesse mesmo um 11 de sonho e que fosse bem orientado, seria quase dar o bicampeonato ao Benfica (e dai talvez nao, parece-me que varios elementos da equipa do Benfica estao em fim de ciclo tambem).

      Luis

      Eliminar
    2. Pois eu não sei se o Porko tem dinheiro para esses jogadores todos.Ganso?Tem cláusula de 50 milhões,pode sair por 20 ou 25 milhões.Damião:o Tottenham ofereceu 20 milhões e não foi aceite.A não ser que haja esquemas à Contumil mas cujas comissões são dragoninas.Shaqiri também andam vários clubes atrás do rapaz e não penso que saia por menos de 15 milhões.O Lucho deve estar a ganhar um balúrdio.E ainda por cima a FIFA anda em cima dos gajos por causa de tretas na aquisição do Walter.Não vai ser fácil para eles.Por agora temos que nos concentrar neste campeonato e espero que a humildade impere no plantel.

      Eliminar