terça-feira, 3 de janeiro de 2012

A costura está a rebentar

Com muita pena minha, estou completamente apertado de tempo. Gostava de dar uns lamirés sobre o Sporting-Porto, mas vou ter de me limitar ao telégrafo das noites pré-teste.



1 – Acho que o Porto errou ao adiantar o jogo da Taça da Liga. O facto do Domingos ter jogado com a equipa titular em Vila do Conde é uma boa prova de que não há nada como um jogo-treino mais a sério para queimar as frituras de Natal e pôr as pernas a mexer. Parece-me que o Sporting vai chegar com mais pedalada. Provavelmente foi o jogo para a Taça da Liga, nesta fase de grupos, em quatro anos, em que o Sporting pôs mais titulares a jogar, e fê-lo quatro dias antes do seu «jogo do título», como Porto. Isso parece-me significativo.

O Porto optou por treinar em vez de competir, basicamente, depois de dez dias de férias. Demonstra, na minha opinião, insegurança. Não acho normal, no Porto.

Aliás, não acho normal: a equipa que está junta há seis meses cumpre o calendário normalmente; a equipa que está junta há três anos prefere ficar a treinar em vez de competir. Posso estar a ter uma visão enviesada da coisa, mas…



2 – Não dei muita atenção à conferência de imprensa do Jota-Jota, mas na questão das Malvinas esteve bem. Querer mudar a realidade por decreto é a melhor forma de falhar, como está historicamente comprovado. É como fazer auto-estradas a torto e a direito para pessoas que ainda não existem, à espera que as pessoas as usem só porque as auto-estradas estão lá. Para mim é uma coisa que não faz sentido, mas enfim…

A questão das equipas B é igual. Enquanto as pessoas não perceberem que a razão para os futebolistas portugueses terem poucas oportunidades é única e exclusivamente económica, que não tem nada a ver com filosofias, com princípios, com legislações, ninguém vai a lado nenhum. Daqui a dois anos as equipas B vão estar carregadinhas de nigerianos, de argentinos, de brasileiros, por uma única razão: porque economicamente faz sentido. Havemos de voltar a isto.



3 – O Porto ainda não pagou o Sandro, e, segundo a propaganda, «encaixou 5 milhões» com Defour e Mangala quando, na verdade, se limitou a alienar um terço do passe dos jogadores ganhando ridiculamente pouco ou nada com isso, apenas para encaixar algum dinheiro que lhe permita comprar um avançado – o que, provavemente, só conseguirão fazer depois de vender o Guarín, sendo que isso só vai acontecer quando o clube que o comprar os estiver espremido até ao último tostão porque sabe que têm absolutamente de vender. Esperem…. Estão a ouvir?... São as costuras a rebentar.

Cada vez me convenço mais que a economia vai conseguir o que os políticos e os tribunais não tiveram coragem para fazer.

Lembro-me sempre da história do Al Capone, que foi preso por fuga aos impostos.

6 comentários:

  1. Esqueci-me de dizer isto:

    - o Jesus também pôs o onze todo, menos o Cardozo. Ou o TOC está a ver muito ou os outros estão a ver mal.

    - Com o Guimarães vai acontecer o mesmo que com o Marítimo: o Benfica não ganha o primeiro jogo, põe-se a pau para o jogo do campeonato e ganha a seguir.
    São as pequenas coisas, a tal aleatoriedade de que falei há uns dias, e que podem valer pontos precioso.
    (Refira-se que neste momento está 1-0 para o Benfica.)

    ResponderEliminar
  2. - Treino activo.
    - Jogadores pouco concentrados. Tudo normal. Fruta da época.
    - O Nolito é como o Garrincha: toda a gente sabe o que ele vai fazer, mas ninguém o consegue impedir. Passar a bola é que é pior…
    - O Cardozo está levezinho. Está bom. Assim que melhora fisicamente o Cardozo melhora tecnicamente.
    - Ver um vermelho pela marrada do Javi Garcia é ver futebol pelo olho do cú.
    - Espero que no campeonato não paguemos por este resultado e pelo Paixão, que é sempre a mesma merda e vai continuar a ser até ao leito de morte.
    - O Vitória quis fazer deste jogo um recomeço de época. O Vitória está fod….

    ResponderEliminar
  3. Oh MOURO, podes espear sentado.
    A azia não te dá tréguas.

    ResponderEliminar
  4. Essa descrição do Nolito é perfeita de tão exacta, não o nome Garrincha, mas a frase que o caracterizava. Nolito foi o MVP para mim.

    Este árbitro é fraco, não há volta a dar, incompetente e ponto final. E sucumbe do mal do árbitro português: compensar com as próprias mãos.

    Outra analogia certeira essa do Al Capone. O título deste ano pode representar muito mais que o 33º. Resta aguardar pelo duelo dos catedráticos JJ vs Cajuda.

    Abraço GB

    ResponderEliminar
  5. Vamos ver o que acontece no jogo dos andróides com os lagartos. Será muito interessante.

    O JJ teve toda a razão. Vèm agora estes iluminados destes merdas de políticos, copiar modelos que não farão mais do que afundar os clubes portugueses que sobrevivem e conseguem ser competitivos, precisamente pela valorização de jogadores, na sua maior parte, estrangeiros. Já não tenho pachorra para esta descoberta da pólvora. Em 2 ou 3 meses, resolvem os problemas do futebol português, querem lá ver?! A estupidez desta gente não tem limite!

    Sobre o Al Capone, assisto com divertimento. As pequenas massas acéfalas que o idolatram devem andar algo confusas...

    Confesso que vi pouco do jogo do Benfica, pelo que prefiro não comentar.

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. É impressão minha ou está a haver,na comunicação social,uma campanha de loas ao Pinto da Costa?

    ResponderEliminar