segunda-feira, 29 de abril de 2013

Marítimo-Benfica

Um golo aos 5 minutos a favor de uma equipa que não sabe jogar em vantagem, e em que apenas os defesas sabem defender.

Bola para a frente de qualquer maneira, a dar o jogo todo ao Marítimo, que tem sempre três homens na frente - com um relvado aos buracos, em que a bola está constantemente aos ressaltos, dificultando os cortes de primeira.

Jogadores a darem espaço e pouco concentrados, nitidamente desgastados em termos físicos.

Está-se mesmo a ver o que isto vai dar, não está?

O Benfica, para ganhr este jogo, tem de marcar um golo nos primeiros 15 minutos da segunda parte, esteja o resultado como estiver.

A continuar no intervalo.

14 comentários:

  1. Golo do Marítimo, evidentemente.

    À beira do intervalo. Clara falta da maturidade da equipa do Benfica. Neste altura de qualquer jogo é PROIBIDO sofrer golos.

    No jogo mais importante do ano, o Benfica entra em campo sem perceber como tem de o jogar, a nível de intensidade, de defesa e de estratégia.

    Há um nome para isto: falta de estofo. É aqui que se vê a classe de uma equipa e do seu treinador. Quando aparecem jogos nestas circunstâncias, com desgaste acumulado, muita pressão, um terreno neste estado e um adversário com estas características, o fundamental, o que tem de ser feito, é jogá-lo como ele tem de ser jogado. Com estratégia - que o Jesus confunde sempre com táctica -, tomando as opções certas nos passes, impondo um ritmo e os locais do terreno em que se pode jogar.

    O que esta equipa mostra é tudo ao contrário. É uma equipa mentalmente muito limitada a jogar futebol, à imagem do seu treinador.

    Se o Benfica marcar nos primeiros 15 minutos da segunda parte, ganhará este jogo e será campeão. Mesmo empatando, pode sê-lo, se o Porto empatar na Madeira para a semana. E isso, a acontecer, não mudará nada em relação àquilo que penso dela. Porque já penso o mesmo há mais de três anos.
    Campeão ou não, o Benfica tem de dar um passo em frente em termos de inteligência em campo, e não é com o Jesus que lá vai. O Jesus não tem estaleca para chegar tão longe. Ele é de truques, não é de estratégia.

    E se pensam que é só azia pelo 1-1 ao intervalo, vão ver os posts.

    Resta dizer que, perdendo o jogo hoje - o que não seria nada de extraordinário, pelo que se vê – basta ao Porto ganhar ao Benfica em casa e fazer quatro pontos nos outros dois jogos.

    Uma das melhores arbitragens em jogos do Benfica este ano, até agora.

    ResponderEliminar
  2. Caramba, ao primeiro revés os blogers e internautas vão-se logo abaixo das canetas. Já acabou o jogo?

    ResponderEliminar
  3. Hoje não concordo contigo, Hugo, acho que foi o medo cénico que condicionou o comentário. A atitude da equipa na 2ª parte foi de querer ganhar o jogo e ganhou-o com todo o mérito. A 2ª parte foi de uma equipa que quer ser campeã e vai sê-lo, com toda a certeza.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atitude? Sim. Houve atitude.
      O problema desta equipa do Benfica raramente é a atitude. Na maior parte das vezes, só parece que não tem atitude porque o que não tem, na verdade, é pernas.

      O que lhe falta é meios. Por um lado, soluções. Por outro, estofo psicológico para assumir este tipo de jogos como eles têm de ser encarados.

      ESte jogo com o Marítimo resume, na perfeição, esta equipa do Benfica. Quem o quiser observar, vê tudo.
      O que tem de bom e o que tem de mau. O que tem de bom viu-se quando não tinha nada a perder. Quando só teve de jogar como sabe.
      O que tem de mau viu-se imediatamente a seguir - nas duas ocasiões.

      É claro como água.
      Se tiverem dificuldades, esperem uma semana e vejam o jogo outra vez, a frio.

      Os benfiquistas têm duas opções.

      - Ou aceitam que «samos uma grande equipa», que «controlámos tacticamente o jogo», que «tivemos uma segunda parte à campeão» e, no processo, fazem de conta que isso é mesmo verdade (que é a melhor maneira de não se corrigir o que está mal, e de não se passar da cepa torta, ou seja da Liga Europa);

      - Ou vêem as coisas com olhos de ver, sem encarar aqueles que estão dispostos a ir contra a sua própria paixão como inimigos da nação, e aceitam, facilmente, que esta equipa do Benfica está muito longe de ser a equipa que todos queremos que seja.

      Não estou aqui para torcer.
      Torcer torço em casa, e até choro.
      Aqui, estou para dizer a verdade.
      Esse é que é o meu papel.

      Já sem o «medo cénico» (grande expressão inventada pelo Jorge Valdano), afirmo: não consigo mudar uma vírgula.

      Um abraço, Rui. Não tenho tido tempo para ler os comentários, mas não me esqueço que o primeiro de todos foi o teu, e tens coseguido manter sempre um nível excepcional.

      Até breve.

      E quanto ao resto, eu quero o Marquês!

      Eliminar
    2. Rui : folgo ao saber disso.É que da 1ª parte mal me lembro de uma jogada.

      Eliminar
    3. Hugo,

      Compreendo o teu nível de exigência e até concordo com ele, em abstracto. Aquilo que tenho visto este ano é um Benfica em franca progressão em relação ao passado recente, corrigindo erros anteriores. A equipa mudou, JJ mudou, ambos para melhor e isso tem de ser tido em conta.

      Por outro lado, esta época a competir em 3 frentes até ao fim mostra a necessidade de um plantel profundo, em termos de quantidade. Para jogarmos sempre a grande nível, não sei se temos esse plantel. Por isso acho que a equipa tem tentando gerir os jogos, pensando sempre que depois do próximo há mais. Na 5a. temos hipótese de chegar a uma final europeia, a primeira em muitos anos. Sim, eu sei, é a Liga Europa, mas a carreira na Liga Europa e Champions vai-nos fazer iniciar a próxima época como a 6ª. equipa no ranking da UEFA. Para quem estava como estava há 4 anos, é uma evolução positiva.

      Em resumo, considerando a situação da equipa, e a progressão que se vê, quero dar algum benefício a esta equipa. Parece estar algo cansada e corremos o risco de fazer dobradinha e final, com possibilidade de triplete (e num jogo normal, podemos muito bem ganhar ao Chelsea).

      Por isso, Hugo, depois desta época longa, percebo alguma tentação de gestão. É o oposto dos anos em que perdemos, demonstra evolução e aprendizagem. Podemos e devemos fazer melhor? Sim, mas também precisamos de mais profundidade. Repara, fazemos esta época praticamente sem laterais e com um Matic enorme, mas sem substituto!!!

      Sobre o Religião, este é o meu blog favorito. Sei que tens estado ocupado e espero que com bons resultados, mas às vezes sente-se a falta do sacerdote!

      Um abraço!

      Eliminar
  4. Eu ao intervalo dei um murro na mesa e disse ao pessoal que isto não era mentalidade de campeão e que se queriam ganhar o campeonato tinham que jogar à bola saí e vim fazer o jantar. Zanguei-me. Tenho que levar isto na leve leve.Já sei que ganhámos mas não vi a 2ªparte.Ao menos jogaram à bola?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jogaram e quiseram ganhar. Bolas no poste, na trave, dominámos o jogo. Foi merecido!

      Eliminar
    2. Olhó Grande Xirico!

      Xirico, podes dormir descansado. Merecer, mereceram, sem dúvida.

      E, dos três jogos dos grandes este fim-de-semana, foi mesmo o único que foi LIMPINHO, LIMPINHO!

      Abraços.

      Eliminar
    3. Depois de ter visto os jogadores festejarem como festejaram claro que me vem à mente o stress e cansaço a que eles estão sujeitos por ainda lutarem em 3 frentes e terem hipóteses em todas e que tem que se ser esperto. Mas isso é agora.Há momentos que as emoções me levam e eu deixo levar-me. É assim.E mais satisfeito fico por ser limpinho. Aliás essa é uma característica que muito me agrada. Abraço para vocês.

      Eliminar
  5. a primeira parte do Benfica é assustadora. nem com o barcelona jogámos tão recuados... merecemos pelo que jogamos na segunda parte mas, bolas, tanto golo perdido até mete nojo... mais frieza, mais calculismo é o que se pede e o que a equipa não consegue ter.

    segunda Lá estarei.

    ResponderEliminar
  6. Acho que o Hugo tem um grau de exigência acima da média dos Benfiquistas. Mas a culpa é do próprio Benfica. Mais de 20 anos a levar porrada, levou a baixar a exigências. Da minha parte, para já, o fundamental é recomeçar a ganhar consecutivamente, e não apenas periodicamente, e aí todos os Benfiquistas serão como o Hugo. Eu ainda não o consigo ser, confesso.

    escrevi lá no meu blogue, que se quisermos ser campeões mais do que de 3, de 4, ou mesmo de 5 em 5 anos, temos de crescer muito mentalmente como equipa.

    Rumo ao 33. Eu acredito.

    ResponderEliminar
  7. Hugo,

    vencendo a dobradinha esta é uma grande época. Ser campeão invicto seria o 2º melhor Campeonato da História Benfiquista (só atrás do título de Jimmy Hagan com 2 empates). Vencer o "treble" seria inédito e a terceira conquista europeia 50 anos depois.

    A concretizarem-se alguns destes dados - e eu espero, esperamos todos, que se concretizem todos - vai ser difícil sustentar a tese de que este Benfica não é a equipa que pensamos que seja.

    Até pode ser uma heresia, mas das 4 "equipes" da era-JJ, esta parece-me a mais consistente, a mais sólida, madura e difícil de bater. E, para mim, qualquer uma das 4 é a melhor desde Ericksson.

    Talvez seja euforia no pós-jogo-do-33º, mas no final da época debateremos com mais dados que Benfica foi este (o de 12/13) no historial da nossa instituição centenária.

    Abraço

    ResponderEliminar