quinta-feira, 24 de maio de 2012

Tarzan Taborda

Permitam-me que invoque os dignificantes minutos em que a equipa de basquetebol do Benfica foi iluminada pelos isqueiros no pavilhão do Porto – felizmente que os portistas são pessoas mais civilizadas que os benfiquistas e não apagaram a luz, porque desta maneira pode ver-se a equipa do Benfica a festejar a conquista do título como deve ser (e a receber o troféu na cabine – para ter aqui um momento Tarzan Taborda.

A propósito do presidente do Porto a ralhar com a polícia por cumprir o seu dever, mostrando quem é a verdadeira autoridade neste regime democrático, eu afirmo que, se eu fosse presidente do Benfica, há muito (muuuito) tempo que esta paródia tinha acabado. E provavelmente tinha acabado tão mal que o Pinto da Costa, e eu próprio (como presidente do Benfica), já estaríamos exilados.

Quando se defronta uma força que não aceita nenhuma ordem que não a sua, só há duas estratégias possíveis: ou rendermo-nos e aliarmo-nos a ela, quando a nossa força é menor; ou enfrentá-la na mesma moeda e procedermos a uma escalada de violência sem contemplações a nada nem a ninguém, quando a nossa força é maior.

A força do Benfica é maior que a força do Porto. A única coisa que torna o Benfica mais fraco que o Porto são os escrúpulos em usar essa força, que não existem do lado do Porto.



Se eu fosse presidente do Benfica, há muito tempo que teria usado a força do Benfica para destruir o sistema e, com ele, Pinto da Costa.

Como? Indo directamente ao momento da verdade, passando por cima de todas as tibiezas, dos prolegómenos, dos entretantos. Há muito tempo que eu teria convidado o Sporting, o Guimarães e mais meia-dúzia de clubes de dimensão relevante em Portugal para criar uma nova organização de futebol em Portugal. Quando? Para não ir mais longe, assim que o advogado do Pinto da Costa, Lourenço Pinto, foi escolhido para nomear e classificar árbitros, em meados da década de 90. Teria sido o momento ideal, pelo puro desplante da situação.

Depois disso, tudo o que veio foi menor. O poder, a partir daí, já estava totalmente instituído. Aproveitando um momento de grande fragilidade directiva de Benfica e Sporting, Pinto da Costa instituiu, tacitamente, a hierarquia natural. A partir daí ficava implícito que ele poderia fazer o que quisesse, e esse statu quo ainda não se alterou.

Hoje, com o poder instituído e sedimentado, é mais difícil encontrar desculpas para virar a mesa. Se não se a virou na altura vai-se virar agora? Por isso, seria preciso criar um grand caso. Provocá-lo. Lembram-se do filme Braveheart, quando os companheiros do William Wallace (Mel Gibson) lhe perguntam, na altura das negociações, no campo de batalha, onde ele vai, e ele responde que vai «comprar uma guerra»? Era mais ou menos isso que era preciso fazer agora, para depois jogar forte, pôr os tomates em cima da mesa e usar todo o aparato e toda a força do Benfica num confronto directo e sem subterfúgios. Encontrar um pretexto para ir contra a lei, ir frontalmente contra a lei e, no fim. Ver quem ganhava. A força faz a lei. E a lei, convençamo-nos disso, não é boa nem é má: é feita pelo regime. O regime é do Porto, e o Porto faz  a lei, para não ter que lhe desobedecer e se poder legitimar. O objectivo de toda a força subversiva é atingir o poder e, quando lá chega, legitimar-se.

Querem um exemplo de um bom pretexto?

Esta história do Nacional e do Marítimo contra o Sporting.

O Sporting tem aqui uma oportunidade histórica para recuperar a sua força real no futebol português, e até aumentá-la. Como?

Fácil.

É deixar que o processo se abra e ignorá-lo do princípio ao fim. Ignorar as instâncias federativas, ignorar os procedimentos, ignorar a autoridade. Ignorar totalmente a autoridade. Nem sequer mencionar o caso – e quanto mais audível ele se tornasse melhor. Deixar toda a gente a falar. Colocar-se acima da lei. E, depois, esperar que o descessem de divisão.

Esperar para ver quem é que era o primeiro a pegar no telefone.

Reparem nisto: teoricamente, a França e a Alemanha são as duas potências do eixo europeu, e igualmente importantes. No palavreado, dizem que têm de trabalhar em conjunto.

Na prática, quando o Hollande ganha as eleições em França, quem é que apanha o avião e quem é fica à espera?

Vão ver às notícias, se não repararam.

Tudo é política. O poder está em todo o lado, e é de quem o queira (mais) agarrar.

26 comentários:

  1. Boas
    Hugo, penso que já percebeu que o LFV não tem as big balls necessárias para esse tipo de confrontação. Parece-me até que o que maior problema desta liderança foi, é e será o ter vistas curtas e não ter tido nunca uma estratégia de poder alternativo em Portugal. Os clubes pequenos e médios sabem perfeitamente que não podem confrontar o FCP por não terem uma no Benfica um aliado que saiba manejar as mesmas armas dos bizinhos do Puerto. Estou até curioso para perceber o que vai acontecer ao Marítimo depois de andar há tanto tempo a chatear o Sumo Pontífice da nossa bola!
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, penso que a estratégia é errática e não dá segurança.
      Num momento está-se numa escalada de confronto pelo poder e, um mês depois, tudo dorme. O resultado é que os indecisos, por mais que queiram mudar de lado, hesitam e preferem ficar no que é seguro. Basta olhar para os casos do Rio Ave, do Setúbal e de outros clubes que se têm aliado preferencialmente ao Porto.
      Acho que, de facto, é uma fragilidade da parte do Benfica. Falta consistência, o que leva a crer que falta convicção.
      O Benfica nao tem de fazer o up-grade apenas nas técnicas de confrontação, também tem de o fazer na continuidade da confrontação.
      Não se pode querer o poder só nos intervalos das férias. É uma tarefa permanente.
      É como querer ganhar. Quando se quer realmente ganhar todos os jogos contam.

      Eliminar
  2. O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, não poupou críticas aos incidentes que ocorreram na quarta-feira depois do Benfica se ter sagrado campeão nacional de basquetebol no Dragão Caixa frente ao FC Porto.

    "O que ontem se passou no Dragão é uma vergonha para o desporto, para o país, uma vergonha para as instituições desportivas. Só não é uma vergonha para quem não tem, nem nunca teve vergonha na cara. O que alguns fizeram ontem, mas também na véspera do jogo, foi demasiado grave para ficar impune. E ainda têm a lata de falar de apagões? Quando a sua história foi marcada por fruta, corrupção e compadrio?Têm a lata de falar de verdade desportiva quando o seu sucesso foi construído com base na maior mentira do desporto português?", afirmou o dirigente do clube da Luz numa cerimónia na qual recebeu a equipa de basquetebol do Benfica.

    E prosseguiu: "O sistema ainda não acabou. O sistema de hoje continua construído na intimidação, na violência, nos favores. As nossas razões podem não chegar à UEFA, como não chegaram as “escutas da fruta”, como não chegaram para a justiça portuguesa as “escutas do café com leite”. Mas nós não vamos parar enquanto não limparmos o desporto português. Burros não são os que acreditam na mudança. Burros são os que acreditam que isto nunca vai mudar, os que acreditam que a impunidade vai durar para sempre. Mas será que alguns dirigentes deste país só gostam da actuação da polícia quando esta os avisa que tem de fugir para não serem presos. Na vida como nos livros: um ladrão não deixa de ser ladrão por declamar poesia, um ladrão não deixa de ser ladrão por ir ao Papa. Um fugitivo da justiça não o deixa de ser apenas porque alguns juízes decidiram assobiar para o lado!"

    Parece que comprou a guerra, agora vamos ver se os tem no sitio.

    ResponderEliminar
  3. É muito fácil prununciar os "ses", mas saltar dentro da realidade é outra coisa,não é? E bem difícil!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depende do contexto. Quando se tem uma fisga na mão, ir para o meio da selva não é corajoso: é simplesmente estúpido.
      Mas as circunstâncias mudam. E as armas também.

      Além disso, a quem diz que não há impossíveis «para quem quer muito», eu sugiro que «queira muito», treine muito, que se atire do alto da ponte 25 de Abril e que tente voar para ver se não há impossíveis.

      Mas vamos ver.
      Nunca se deve dizer desta água nunca beberei.
      Eu gostava muito de, um dia, chegar a um ponto de maturidade, conhecimento e oportunidade em que me sentisse disposto a lutar para ser presidente do Benfica.
      Ainda só tenho 38 anos. Até aos 55 há muito caminho. Porque não?

      Eliminar
  4. Eu compreendo os sentimentos e a revolta, Hugo. Eu sinto o mesmo. Mas a realidade é bem diferente!
    O Benfica não teria a mínima hipótese de se aliar ao Sporting na altura que disseste porque o Sporting estava aliado do Porto com o famoso projecto Roquette. O Sporting nunca esteve, nem irá estar, interessado em aliar-se ao Benfica. Porque tem medo do Benfica! Eles preferem ir ao fundo a fazer isso!
    O Benfica só conseguirá liderar algum movimento quando estiver na frente! Os clubes pequenos estão demasiado dependente dos dinheiros da Olivedesportos para sobreviver.

    Pessoalmente, desde que comecei a perceber a estratégia do LFV, que estou do lado dele. Ainda por cima, e afinal, ainda é o presidente do meu clube. Nós iremos ganhar pelo desgaste! E já faltou mais! Nem é preciso começar a enumerar as razões. O sistema irá cair de podre.

    As pessoas a pouco e pouco têm vindo a abrir os olhos e esta crise que estamos a viver tem ajudado muita gente a ver a realidade. As novas gerações já não engolem tudo que lhe enfiam na boca. A internet abriu as mentes de muita gente.

    Na parte económica nem é preciso enumerar as razões pelas quais eles estão na merda! E eles sabem-no! Até no estrangeiro já lhes descobriram a careca!

    Equipa B? Nickles!
    Desinvestimento nas equipas chamadas amadoras? Sim!
    Vender vários jogadores dos quais têm percentagens diminutas para pagar dívidas? Sim!
    James - 25%; Moutinho - 32%; Guarin - 50%; Mangala e Defour 40%; Hulk - 85%; Otamendi - 50%; Alvaro Pereira - 75%; Fernando - 80%; Sapunaru - 50%. O único de que detêm 100% é o Maicon.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O próprio Benfica, na altura, não estava em condições de declarar guerra nem ao Ponte de Frielas. Era o Gaspar Ramos a remar contra a corrente e pouco mais. Por isso é que o Pinto da Costa aproveitou o momento.

      Mas repito uma coisa que já aqui disse: é um erro estratégico grave afastar o Sporting. A força do Porto só existe enquanto Benfica e Sporting estiverem afastados. Essa tem sido a grande estratégia de largo alcance de Pinto da Costa: a preocupação de se aliar sempre a um deles ou, pelo menos, de afastar os dois clubes de Lisboa um do outro.
      O Benfica tem de aproveitar ao máximo a fragilidade da facção anti-benfiquista no Sporting depois do caso do ex-PJ. É um erro o Luis Filipe Vieira não se aproximar de Luis Duque e Godinho Lopes neste momento. Não interessa o sapo que é preciso engolir. Na política, quem não engole sapos não come rosbife. Tem que se saber dar um passo para o lado na alura certa.
      É claro que é difícil, mas são os ossos do ofícios. Um presidente do Benfica tem de ter um estômago de ferro. Espero que o Vieira esteja a ser bem aconselhado. Sei que, pelo menos o Gabriel, é um tipo com tarimba nas lides políticas.

      Eliminar
    2. O problema não é o LFV, são os dirigentes do Sporting que não querem, ou não os deixam! Vê o que fizeram ao Dias da Cunha.

      O LFV já mostrou, pelo menos aos meus olhos, que é esperto e já percebeu o que se passa. Ele bem tentou aproximar-se do anterior e o que aconteceu? Niente!

      Já tive ocasião de dizer que em relação ao Sporting estou pessimista. Se não arranjam rapidamente alguém, um investidor maluco, que injecte 100M€ ou mais a fundo perdido, o clube vai ao fundo!

      Eliminar
    3. Sabes o que eu acho? Aproveitando esta onda dos «burros» que para aí vai, que estava mesmo na altura certa de atar uma cenoura à ponta de um pau e metê-lh à frente do nariz deles.

      Por exemplo, convidando o Sporting a rescindir o contrato com o Oliveira e convidá-lo a fazer um contrato conjunto de direitos televisivos com outro operador, por exemplo.
      Mesmo perdendo dinheiro.

      Arrasar o sistema pela base.
      Subverter tudo.

      Só para veres como eu acho importante puxar o Sporting para o nosso lado.

      Eliminar
  5. Embora entenda que não estavam reunidas as condições para se receber o trofeu e as medalhas em pleno antro corrupto não gostei de ter visto os herois, esses sim os verdadeiros herois do Basquete a receberem esse mesmo trofeu no balneário como se fossem animais enjaulados, nem que as tivessem recebido já longe das camaras e com o pavilhão vazio mas deveriam ter feito essa cerimónia no meio do recinto do jogo, porque foi aí e não no merdoso balneário que o titulo foi ganho contra esses malditos talibás corruptos e porcos isso sim era á Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gostei de ver o aspirante a sucessor do Papa, na Bola, a escrever que o Lisboa não tinha sido digno na vitória, porque tinha festejado no meio do relvado.

      Quando vemos um tipo a escrever isto depois de ver o Vítor Pereira a mandar de «caralho» e de «Foda-se» e de «Toma» para cima a cada golo que marcava na Luz ficamos com a sensação exacta da cabeça com que aqueles manuéis ficaram por causa de um simples campeonato de basquetebol.

      Eliminar
    2. Não é «do relvado», é «do pavilhão», claro. Já me troco todo com o entusiasmo...

      E ver o Pinto da Costa vermelho de raiva também foi giro. Não é bem um sinal de «tranquila superioridade».

      Eliminar
  6. Finalmente a declaração de guerra total.Agora há que saber vencer batalhas e a guerra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que esta tomada de posição do LFV seja acompanhada de uma verdadeira guerra por ar,terra e mar.

      Eliminar
    2. FOI TÃO BOM AQUELE BARULHO , E BOM SINAL E SINAL QUE GANHAMOS , ADOREI VER A FORMA ORDEIRA COMO OS JOGADORES DO PORTO RECEBERAM AS MEDALHAS DE 2 LUGAR NO CENTRO DO PAVILHÃO...BELO !! E ISSO TOCA A JOGAR COM O MESMO BARALHO DELES..A BRASILEIRA É OBRIGADA A VER BASQUETEBOL :(((

      VASCO LEITE

      Eliminar
    3. Xirico, lembras-te há uns tempos de eu dizer que o benfica tinha de começar a jogar o próximo campeonato JÁ?
      Pois bem, devo dizer que estou entusiasmado. A campanha de propaganda do Benfica está em marcha, e está a levar a melhor. O processo de formação da opinião pública está em curso.
      Isto é importante porque, desta vez, nesse aspecto, o Benfica tem as melhores armas do seu lado:

      - Foi a equipa que fez a melhor época;

      - Foi a equipa que mostrou mais capacidade, e que perdeu, por ela própria, ocampeonato - ou seja, foi a equipa mais importante na decisão do título, mesmo tendo-o perdido;

      - Foi objectivamente prejudicado pelas arbitragens em dois jogos de grande visibilidade (Porto, na Luz, e Sporting, em Alvalade). Repara que não estou a dizer que o Benfica não perde por causa dos árbitros. Como sabes, não é a minha opinião. Mas a opinião pública é mais facilmente manipulável do que a minha, e é a opinião pública que altera as percepções e a realidade. Se o Benfica continuar a fazer bem o seu trabalho durante o Verão tem reunidas todas as condições para começar o campeonato na posição de credor e com a superioridade moral do seu lado.

      Para mudar definitivamente a corrente só falta uma coisa - que é a mais difícil, contudo: ser, em campo, no confronto directo, claramente melhor que o Porto.
      Penso que dependerá muito do calendário. Se o Benfica-Porto for na primeira volta o Benfica as hipóteses de sucesso do Benfica sobem consideravelmente e o Porto perde gás e provavelmente, o campeonato.

      Eliminar
    4. Também penso que o Benfica vai ficar com uma equipa mais forte e o Porto com uma mais fraca. Notoriamente mais fraca. Vamos a ver quais e quantos saem. O Hulk sai de certeza pois é o único em que podem fazer dinheiro que se note. O Porto no próximo ano fica em 4º lugar.

      Eliminar
    5. Na guerra dá-se e leva-se.Não importa.O que interessa é estar constantemente no ataque.Espero que tenham praças fortes(jornais),soldados(jornalistas),munições(noticias)preparadas,pois a luta vai ser feia e é preciso pessoal fiel para ir até ao fim.Só no fim se contam os mortos.

      Eliminar
  7. Só mais uma nota, por hoje:
    - não partilho a exuberância colectiva em relação ao Ola John. É um miúdo, duvido muito que tenha um campeonato inteiro para dar, e não me parece que tenha a qualidade suficiente para, nos jogos a sério, ser o factor desqulibrante, quanto mais não seja por uma questão de maturidade.
    Mas se for um jogador para aparecer daqui a um ano, tudo bem. Tem é de haver quem seja decisivo AGORA.

    No entanto, há uma coisa que me agrada muito nesta contratação. É que, há algumas semanas, quando esta viragem para a Holanda ainda não estava sequer visível na estratégia do Benfica e se pensava que as contratações continuariam a vir só da América do Sul, eu pensei que aquilo de que o Benfica precisava era de algums influências da escola europeia, para contrabalançar toda aquela velocidade e individualismo com alguma disciplina. A escola holandesa é a melhor, na minha opinião, porque é a que junta melhor essa disciplina com a capacidade ofensiva e criativa que o Jesus implementou.
    E não é que, alguns dias depois, começam a aparecer os nomes europeus e holandeses nos jornais?

    Chamem-me parvo, mas quando eu começo a sentir que uma espécie de «transmissão de senso comum» entre o que eu penso e o que o Benfica decide começo a sentir-me confiante.
    Quando vemos acontecer coisas que, simplesmente, fazem sentido, percebemos que há critério.
    Bom sinal.
    Mesmo que o Ola John venha a ser um barrete.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então um miudo na 1 época de sénior, a jogar no maior palco de todas as competições, contra uma equipa superior, em desvantagem, entra e parte a louça toda!! Agita completamente o jogo a favor da sua equipa!!

      Que poderá não aguentar a época toda, posso concordar, mas tou confiante é que ele vai assumir nos jogos mais importantes!

      Eliminar
    2. Já tinha começado o ano passado com o Witsel.

      O Ola John com 20 anos não é barrete. Há sempre os imponderáveis quando se contrata um humano, mas isso não pode ser levado em conta quando se investe.

      Tem grande margem de progressão e, mais importante, é de um jogador assim (+ Melgarejo) que necessitamos para potenciar outros. O Cardoso, por exemplo, que para o ano vai ganhar a bola de prata com mais de 30 golos.

      "Olá Melga", olha o Cardoso! lol.

      Em "Olá Melga", temos dois pontas jovens e rápidos que fazem muitas assistências e sabem fazer golos.

      Eliminar
    3. Atenção: eu não disse que é barrete. Aliás, não foi nada disso que eu disse.
      O que eu disse, e digo, é que a equipa do Benfica precisa tanto de experiência como de qualidade.

      Vejo o Ola John a ser comprado, falar-se do Fábio, do Elia, do Salvio, de mais uma série de jovens jogadores, e a minha questão é: e a maturidade? E a tarimba?
      Nem todos os jogadores a serem comprados têm de ser comprados numa perspectiva de valorização pela sua venda. Podem ser comprados numa perspectiva de valorização de outros através da valorização da equipa NO MOMENTO.
      Como o Garay, o Aimar e outros. São jogadores com mais experiência de alto nível, que valorizam indirectamente os miúdos pela liderança.
      O Benfica precisa de um centro-campista com qualidade, maturidade e liderança, por exemplo, tenha 24 ou 34 anos.

      Quanto ao John, tenho praticamente a certeza de que não é barrete. É internacional holandês, está observado em contexto europeu há muito tempo e tem escola. Vamos é ver como se comporta, por exemplo, nas Antas...

      Eliminar
    4. Há muito tempo que digo que precisamos de contratar homens. Ainda assim o olá john parece-me um bom jogador. Oxala nao me engane.

      Ps: hoje fui lá ver o futsal a Porto salvo. Que tristeza... Nao estava à espera de perder este jogo. Nao interessa. Sábado na luz para apoiar!

      Eliminar
  8. Salvio e Olá John seria fantástico mas sem uma espécie de Jardel ou Falcão na frente perde-se muito do rendimento que poderiam oferecer.A não ser que os 2 miúdos explodam na frente pois o Pinheiro esse já sabemos como joga.Gosto do Paraguaio mas é óbvio que não se consegue tirar mais dele,condicionando assim a nossa forma de jogar...penso eu de que...
    Importante é a direcção preparar o jogo de Hóquei e mostrarmos uma atitude diferente e de fair-play,sobretudo em caso de derrota.Seria algo importante para o futuro e para a imagem do clube.Afinal a manipulação da opinião publica é o que fazem aqui no Norte.

    ResponderEliminar
  9. Isto é provavelmente a melhor coisa que alguma vez li sobre o Benfica e os seus desafios. E os deuses sabem como eu desejo esta confrontação final. Mas se ela não surge têm de haver boas razões.

    Para além de considerandos de tibiezas e falta de tomates, não será a incrível dimensão do Benfica constituída por maior percentagem de massa gorda do que propriamente músculo? Ou seja, qualquer momento é bom para comprar a guerra?

    eu estou em crer que o Benfica pelo seu tamanho, pelo lastro que carrega de indecisos, de burros e cobardes, nunca terá as melhores condições para tirar a máscara e atacar de frente. não sei, talvez esteja enganado. é apenas uma possibilidade que me custa a vislumbrar.

    Li um outro texto teu acerca do Vale a Azevedo com o qual concordo perfeitamente. mas e se mudar as perspectivas e disser que as duas melhores decisões do Sport Lisboa e Benfica desde que o acompanho há 20 anos foram tomadas por ele:

    - contratou o José Mourinho
    - mandou a Olivedesportos foder

    Comprar a guerra, da forma que for, não pressupõe que nos estejamos a colocar nas mãos de um carismático qualquer com mais ganas e tesão do que os tais 80% de bom senso?

    Tudo isto para fazer uma pouco convicta defesa do Vieira!... Não sei qual é a dimensão da machadada para o sistema que representa a não renovação do contrato dos direitos televisivos, mas creio que para o Benfica começar a ganhar músculo é por aí.

    A ideia da confrontação final seduz-me irresistivelmente, mas na actualidade não vejo por onde começar...
    E termino por me confessar - Ceterum censeo FCPorto esse delendam

    - Pedro Paiva

    ResponderEliminar