quinta-feira, 10 de maio de 2012

A minha equipa

Estive em Marte e, estranhamente, em Marte não há rede.

Como tal, não sei ainda aí está alguém.

Está aí alguém?

Bom, seja como for, segundo os jornais, o Benfica já contratou ou está prestes a contratar cerca de 8 jogadores desde o jogo com o União de Leiria. Eu, no entanto, vou negar a realidade, fazer de conta que o Benfica ainda não contratou ninguém, e fazer o meu plantel para o Benfica da próxima época, juntando algo que é possível a algo do que é inevitável a algo do que seria desejável.

O objectivo é o seguinte: como tirei o L123 para Marte, e não vou ter tempo para mais que quinze a vinte minutos por dia para o blog para aí até começar o Europeu, usamos os comentários para irmos actualizando a coisa.

Eu digo os jogadores que queria (ou poderia) ter, sem dizer mais nada, e depois, quando vocês me chamassem totó, ou quando concordassem, eu explicava as razões e os critérios. E há muito para comentar creio eu.

O meu plantel do Benfica para o ano seria o seguinte:

Guarda-redes: Artur, GR2 (e GR3)

Defesas: Maxi Pereira, Luisão, Garay, DE1, DC3, DMP

Médios: Javi Garcia, Witsel, MC3, Aimar, Matic, Carlos Martins

Avançados: AV1, Rodrigo, Nolito, E2, E3 e Nélson Oliveira



Sendo:

GR2 – Um guarda-redes português de nível imediatamente abaixo da selecção, ou estrangeiro com experiência no campeonato português

GR3 – O guarda-redes da equipa B

DE1 – Um defesa-esquerdo internacional, de nível intermédio entre Álvaro Pereira e Fábio Coentrão, suficientemente caro, se for preciso, e não é um miúdo de 20 anos.

DC3 – Novamente, nada de miúdos. Quando temos de substituir um dos centrais titulares não queremos um miúdo de 22 ou 23 anos, sem rodagem nas pernas, a entrar de repente. Tem de ser alguém que valha cerca de 80 por cento de Luisão.

DMP – Um defesa/médio polivalente que consiga fazer qualquer das laterais. Este não tem obrigatoriamente de ser muito experiente, fundamental é que seja um tipo que consiga jogar 60 a 70 por cento do tempo de jogo, numa temporada, dos titulares, rendendo cerca de 70 por cento do que eles rendem. Se for preciso também deve poder jogar a meio-campo. Estou a pensar num Rúben Amorim mas para melhor, alemão.

MC3 – Aqui quero 90 por cento de um Özil. Este é que tem de ser o craque. Nada de fintinhas, nem de rodriguinhos, nem de invenções: um jogador fisicamente forte, colectivo, atacante, capaz de pressionar e de pôr a equipa a jogar depressa. Novamente, sobretudo aqui, nada de criancinhas. Este não é para vender: este é para chegar, entrar e render, tenha 24 ou 28 anos. Este é um investimento na equipa, não mercado. E se for um gajo ruim, mauzinho, a jogar à bola, melhor. Só o Javi a partir lenha é pouco.

AV1 – Não é um pinheiro, é um tipo que permita à equipa fazer duas coisas: ter fio de jogo no ataque e pressionar alto. Não é preciso um jogador que marque 40 golos na época. 20, ao todo, bastam, desde que permita à equipa ser mais eficiente a atacar e mais eficaz a defender.  Rodrigo está pronto para ser o ponta-de-lança titular do Benfica. Vai marcar tantos golos como Cardozo. A ideia era ter outro Rodrigo como AV1. Não complementar, não é preciso. Um punch duplo.

E2 – Este é para ser titular. Não é o Bruno César, nem é Melgarejo de certeza (que ainda não mostrou o suficiente para ser titular do Benfica), e duvido que seja o Ola John, mas um Ola John com mais dois aninhos em cima, um tipo da escola holandesa, mais de passe e desmarcação que de finta, é o ideal. É que os extremos do Jesus, não sei se já repararam, não são extremos nenhuns, são avançados laterais, pois praticamente não jogam para o ponta-de-lança nem centram. São pivôs nas alas. E não queremos um brinca-na-areia como pivô.

E3 – Estou a dar a titularidade a Nolito. O Nolito tem raça, e os campeões também se fazem dos Nolitos. Este E3 poderia, sim, ser um Ola John, ou um Yannick. Um miúdo, este sim, para ir crescendo e aparecer a sério daqui a uma ou duas épocas. Um Di Maria de primeiro ano.



PS – O TOC disse hoje que não estranhava que o Benfica não reconhecesse o mérito do Porto. É natural que não estranhe. É uma questão da cultura em que se está inserido. O Porto, por exemplo, não reconhece o mérito do Benfica em nenhum dos campeonatos que ganhou desde, pelo menos, 1970.

24 comentários:

  1. Hugo vais ficar impressionado, mas sem brincadeiras, posso dizer que metade dos golos marcados pelo Twente esta época resultam de cruzamentos feitos pelo Ola John!

    Bem, o homem mete-a mesmo na cabeça do avançado, parece que a põe lá com a mão! Este é mesmo extremo de linha e se já é convocado à seleção A da Laranja (com francas possibilidades de ir ao Euro) também pode ser titular do Benfica.

    E resolve-nos o problema dos cantos, dos livres laterais e assim pode ser que comecem a marcar mais golos de bola parada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo,mas a questão não é essa. A questão, como disse, é que o sistema do Benfica não é de extremos «convencionais». No Benfica, os extremos jogam para dentro, não para a linha, e quem centra, a maior parte das vezes, são os laterais. Aliás, muito do tempo de jogo deste ano foi jogado com «extremos trocados» - esquerdino à direita, destro à esquerda. É a estratégia do Jesus. Sendo assim, se a ideia não é centrar, para quê ir buscar extremos que façam a linha e centrem? O Gaitán, se o mandassem, também punha a bola na cabela de quem quisesse, pois tem técnica para isso. Só que a ideia nunca foi essa.
      Eu, pessoalmente, não gosto, acho que extremo é para ir à linha e centrar, para apanha a defesa pelas costas, mas eu de bola não percebo nada...

      Eliminar
  2. Boa noite!
    Concordo com a análise.Está na altura de contratar valores seguros,chega de promessas!
    Principalmente na vertente do meio campo,creio que os planteis do JJ carecem de quantidade e qualidade a nível de meio campo,jogadores fortes físicamente e que tenham a capacidade de defender e atacar com semelhante qualidade.
    E nas alas é também essa a minha ideia..os que temos características de alas teem muito pouco.E isso nota se na vertente atacante como referiste mas também na vertente defensiva em que se nota que jogadores como Gaitan e B.César não teem cultura nem capacidade de ajudar o lateral e povoar o meio campo.
    De Todos Um!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem dito. É por isso, também, que a equipa acaba por aparecer tão partida, e a dar tanto espaço nos contra-ataques. Sobretudo quando as pernas pesam chega a parecer que a táctica é «cinco a atacar e cinco a defender».
      De Todos Um!

      Eliminar
  3. Hugo, só de passagem para dizer bem vindo de volta e que de relance me pareceu que faltam na tua lista (21 jogadores) mais um ou dois, sendo um deles um gajo durinho para meter ao lado do Javi para quando for preciso fechar (Benfica 2-fcp 1 aos 60 minutos e nós campeões, anyone?) e o Saviola, que para mim continua a ser um jogador com potencial para ser fundamental no Benfica seja ele bem espremido. Um abraço que agora nao tenho tempo para mais...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ter só 18 jogadores de campo é de propósito. Se reparares, há 12/13 jogadores de nível alto. São esses que têm de ser campeões. A ideia é poder elevar o nível da equipa-base poupando na profundidade do plantel. Mais ou menos profunda, uma equipa campeã é uma equipa que, por esta ordem:
      - tem o melhor onze;
      - tem o melhor onze disponível nos jogos importantes;
      - tem o melhor onze disponível e em melhor forma nos jogos importantes.

      Também convém dizer mais duas coisas:
      - esta é uma equipa para ganhar o campeonato, não para «tentar ir o mais longe possível em todas as competições», o que, como se viu esta época, é muito bonito, mas quando se faz, se não se ganha o campeonato, põe toda a gente a berrar;
      - desta equipa só há dois ou três que jogariam na minha equipa ideal para o Benfica. Mas a ideia é conjugar o que eu gostaria que fosse com o que é provável (ou até possível) que venha a ser.

      Sim, precisamos de pessoal mais rijo. Mais um jogador, pelo menos, que não lhe faça impressão meter o pé no focinho do Maicon. Aliás, estaria disposto a trocar qualquer um destes «anónimos» por um gajo apenas regular mas que precisasse de uma balança de matadouro para pesar os tomates. Temos muitos cavalinhos de cortesia.

      Eliminar
  4. Confesso que gosto de brincar ao FM...

    Hugo concordo com os teus ''porquês'', excepto nos E2 e E3, mas também lá irei mais tarde... Assim de repente seria:

    DE - Ansaldi (Dispensa apresentações) e joga em ambos os lados
    DC/DMP - Maduro (Está ou estava em final contrato com o Valencia)
    MC - Manuel Fernandes (Dupla Implacável com Witsel)
    AV - Lukaku (Assim de repente, pode ser que me lembre de outro)
    E2 - Ola John (É craque)
    E2 - Diego Perotti (relacao Qualidade/Preco - consta que o sevilha o queria despachar, é muito identico ao Gaitan inclusive a defender)

    Ass Scorpion

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já somos dois a gostar...
      Ao falta mesmo o Samuel inkoom para substituir o maxi ( é daqueles pretos com a força de um touro e rapidez de uma gazela), e um gajo filho da puta. Sim, um grande filho da puta, daqueles que pisam de surra e depois fazem cara de santinho para o arbitro. Este Benfica é ingénuo, precisa de filha-da-putice, positivamente ..

      Eliminar
    2. Deixei de jogar FM quando três das minhas quatro equipas, incluindo o Atlético, foram às meias-finais da Liga dos Campeões. Pareceu-me pouco realista...
      Ah, e depois, na final, o Atlético (o de Alcântara, atenção), ganhou ao Benfica.

      Agora a sério, confesso que, desses jogadores todos, só conheço o Manuel Fernandes e um bocado do Ola John. O Ola John tem escola holandesa, o que é óptimo, mas tem de se ver se tem túbaros para jogar no Benfica.
      Já o Manuel Fernandes, lamento, mas não é com esse tipo de jogadores que o Benfica sai da cepa torta. Precisamos de campeões. O Manuel Fernandes é apenas um jogador acima da média no Besiktas.

      Já quanto ao filho da puta, sim, precisamos desesperadamente de um desses. Mas mau o suficiente ao ponto de contagiar os «indecisos», como Maxi Pereira, o Nolito, o Witsel, gajos que têm a ruindade lá dentro mas que não se sentem à vontade para a libertar por falta de acompanhamento.

      OK, vou confessar-vos um sonho meu: um dos meus sonhos é ter uma equipa tão filhadaputa e tão esperta e tão atrevida que, a perder por 5-0 com o Porto, a dez minutos do fim comece a rasgar joelhos e outras articulações de maneira a ter cinco jogadores expulsos, a obrigar o árbitro a acabar o jogo, a perder só por 3-0 e a ficar para a história como «a equipa de assassinos que se recusou a perder»

      Eliminar
    3. Samuel Inkoom... Thanks!!! mais um para a minha ''lista de transferencias''
      Ass Scorpion

      Eliminar
  5. Tens duvidas sobre os 2 guarda-redes? Mika e Oblak.

    Depois há a questão dos jogadores portugueses, não esquecer (C. Martins se regressar, Mika, Nélson 'de' Oliveira, M. Vitor?, M. Rosa?... há dúvidas acerca dos que regressam).

    Convém lembrar a todos que nem Aimar nem C. Martins têm físico para 90 min, portanto jogue um ou outro é sempre uma substituição a queimar, tenho opinião que C. Martins não será tão útil como se apregoa, apesar da qualidade técnica e da boa meia distância que foi algo que faltou este ano, porque o roliço B. César a jogar na ala tem poucas hipóteses de rematar na zona frontal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só concordo com o Oblak se jogar na equipa B. Pareceu-me um guarda-redes com grandes possibilidades de ser jogador. Dos jogadores emprestados pelo Benfica, talvez o melhor. É claro que é muito novo, precisa de mais quatro ou cinco anos, pelo menos, para se ver se tem estofo. Se não for para jogar, não quero que regresse. É mais guarda-redes que o Mika.
      O segundo guarda-redes convém ser um tipo maduro, um jogador de carreira já meio feita, que veja nisto uma oportunidade insperada, que beneficie o espírito da equipa e que, no caso de ter de jogar, não trema por todos os lados.

      Na minha equipa, Aimar e Carlos Martins seriam segundas escolhas. O Aimar, em termos de minutos, não faria mais de jogo e meio por mês, e só ficaria porque:
      1 - É um tipo estupidamente inteligente e uma mais- valia para o espírito colectivo
      2 - Tem características que, em situações específicas (entrar aos 55 minutos ou ao intervalo com os outros jogadores já cansados, por exemplo) podem valer pontos e vitórias.
      Pelo menos até Janeiro, e até a equipa carburar sem ele, era de ficar.

      Eliminar
  6. Isto do FM é mesmo fixe...

    GR - Wathever

    DE 1 - Siqueira

    DC 3 - Luís Neto

    DMP - não conheço, mas contrataria o Caiçara

    MC 3 - Petrucci

    AV 1 - Saviola

    E 1 - Salvio

    E 2 - Ola John

    E 3 - Nolito

    Não quero pinheiros. Quero jogar com extremos mas para um futebol de circulação rápida, não apenas para ir à linha cruzar. Para mais temos dois talentos em afirmação - quando vão jogar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E olha, digo já isto em Maio, para poder dizer, em Dezembro, «eu não disse?»:
      - se o Benfica jogar com o Rodrigo ou com outro do mesmo estilo a ponta de lança vai marcar mais golos de centro do que com o Cardozo. E sabem porquê? Porque, tirando uma ou outra excepção, o menos importante para se marcar golo num cruzamento não é a altura, mas a velocidade e o sentido de oportunidade. Algo que o Rodrigo tem mais do que o Cardozo. Lembro-me perfeitamente do Cardozo um pouco mais velho que o Rodrigo e sem metade do sentido de oportunidade que ele tem. O Rodrigo, a jogar a ponta-de-lança, sem poder agarrar-se muito à bola, a ter de jogar rápido, vai ser um jogador dr top europeu.
      A jogar a driblar, à fução, como nos últimos dois meses da época, vai ser só mais um jogador apenas acima da média.

      Eliminar
  7. Cabrão, uma semana sem escrever...
    Estava-me a assustar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó Manuel, já viste se eu fosse de me ofender?
      Temos de saber falar com a miudagem, é gente boa e, um dia, ainda vai dar a volta a isto.

      Eliminar
    2. "gente boa"... Pobre Hugo, ingénuo... adulto! So sabe quem cá está no meio o que a casa gasta e, amigos, sem intenção de querer ser pessimista, procurem já nao cá estar quando for a minha geracao a mandar...

      Eliminar
  8. E agora, uma à atrevido: e que tal ir buscar o Liedson?

    Ah, pois era...

    ResponderEliminar
  9. Gostava que a equipa tentasse o 433.Para isso precisaria-mos de mais um médio tipo box to box.imaginem o meio campo de combate que teriamos com Javi,Witsel e um malvado.Seria necessário ter extremos com outras características.Mas isso não vai suceder e para se continuar o esquema do JJ é necessário laterais rápidos e ofensivos e um extremo(que pensei ser Enzo Perez)que soubesse fechar,no processo defensivo.Este é o maior busílis do esquema do JJ e sem pelo menos um ou dois jogadores com esta característica a equipa vai continuar a partir-se.Estou muito desanimado,este ano o JJ pareceu o Quique Flores ou seja regrediu.Mandem o Cardozo para a Rússia,enquanto ele cá estiver o JJ continuará a jogar para o pinheiro,que ainda por cima não sabe marcar golos com a cabeça e seca tudo à sua volta.O Rodrigo é o nosso futuro.

    ResponderEliminar
  10. Para DMP dou-te o Fucile, podes mandar o Carole para suplente do Alex Sandro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hugo concordo e muito com o que dizes acerca do Aimar.
      Sendo um orgulho enorme te lo no nosso clube parece que a nossa forma de jogar não explora o melhor de um jogador com as características do Pablito.A partir do momento em que jogamos com um ponta de lança lento e alas que só recebem a bola no pé e raras vezes em passes de ruptura,aquela genialidade e capacidade de desíquilibrio pouco vem ao de cima.Sendo assim Aimar teria que ter maior capacidade de choque e progressão com bola,além de expontaneidade a rematar de longe..e isso o nosso enormíssimo número 10 tem pouco!
      De Todos Um

      Eliminar
    2. Daqui a dois anos vamos ver o Carole a titular no PSG (ou pior ainda, no Porto), a morder os calcanhares ao Evra, na selecção francesa, e vamos ser forçados a perguntar: «Mas este puto, naquela altura, não podia ter tirado o lugar ao Emerson?»

      Eliminar