segunda-feira, 14 de maio de 2012

É quando eles pensam que ganharam que...

Hoje, uma sessão de Consultório Sentimental da Maria.

Penso que as pessoas que vêm cá há mais tempo já me vão conhecendo o suficiente para saberem que não sou um tipo particularmente vaidoso, ou orgulhoso. Sou um tipo vulgar. Não sou dos que têm de ter sempre razão, nem sou dos que, quando dizem que uma coisa é preta, continuam a dizer que é preta mesmo depois de toda a gente perceber que ela é branca, só para dizer que tem razão.

Por isso, sinto-me à vontade para dizer uma coisa que pode parecer vaidade, ou imodéstia, mas que não é.

Eu sou um gajo que costuma ganhar.

Não é gabarolice, nem acho que seja uma coisa assim tão importante. Ganhar ou perder é desporto, como diz o outro. Mas é uma constatação dos factos. Não tenho grandes capacidades mas tenho um feitio alfa, e geralmente acabo por ganhar. Ao analisar a minha vida profissional, académica, pessoal, vejo-as cheias de pequenas derrotas, mas, olhando para o quadro mais amplo, acabo por ter de reconhecer (vendo-as como se estivesse do lado de fora), que saio por cima.

Sou um tipo fisicamente abaixo da média, intelectualmente normal, socialmente inapto. Analisando-me, só encontro três explicações para ganhar como ganho:

- dedico-me obsessivamente àquilo que me interessa;

- tenho um comportamento compulsivo em relação ao triunfo;

- e (o mais importante) a competição só acaba quando eu digo que acaba.

Eu sou a tartaruga, que ganha porque continua a andar quando todos os outros param.

Só percebi a importância da obstinação no meu sucesso depois do meu filho nascer. O puto é igual a mim, e só então percebi que eu também sou assim. O meu filho não é teimoso – é obstinado.

É preciso perceber a diferença, porque, passe a redundância, faz toda a diferença. Uma pessoa teimosa é uma pessoa que acha que a realidade deve ser como ela quer. Uma pessoa obstinada é uma pessoa que não aceita a realidade até ela ser o que ela quer.

Um cão teimoso ladra pelo osso. Um cão obstinado morre à espera do osso e morre feliz porque, ao morrer, morre convencido de que ganhou.

Como devem calcular, requer muitos anos habituarmo-nos a viver com a nossa obstinação, porque não é uma coisa voluntária. É um estado de espírito permanente, inconsciente. Sobretudo, leva muitos anos até aceitarmos que a forma de lidar com a obstinação não é lutar contra ela mas aceitá-la como uma coisa trágica e, ao mesmo tempo, natural.

Pensei nisto quando vi o Pinto da Costa dizer que a estratégia do Benfica tinha sido importante no sucesso do Porto.

Sucesso?

Qual sucesso?

O jogo só acaba quando eu disser que acaba.

5 comentários:

  1. Má nada.
    Será o Jesus um obstinado? Será que pensa que só chegou aonde chegou graças á sua obstinação? E que é por isso que ele jamais dará o braço a torcer? Será a obstinação sempre uma boa característica? Ou uma faca com dois gumes (é assim que se diz, né?)?

    PS: Hoje a stora de filosofia faltou. Apetece-me filosofar. Filosofemos então.

    ResponderEliminar
  2. Caros amigos benfiquistas, hoje fui alvo de uma tentativa de assalto. É verdade. Passo a explicar: Hoje, 16 de maio de 2012, a equipa de hóquei do S.L.Benfica defronta a equipa da vila onde vivo, Paço d´Arcos. Como tal, de modo a inteirar-me sobre o preço dos bilhetes liguei para o Clube Desportivo de Paço d`Arcos. Atendeu-me uma bela e jovial voz feminina. Quando eu pergunto o preço dos bilhetes a melodiosa voz, seduzindo-me, diz-me que para sócios do P.A são 4 Euros. Para não-sócios são...18 Euros. Chocando, julgo ter percebido mal. Pergunto de novo. Ela confirma.
    "Então e para sócios do Benfica?".
    "18 Euros".
    Eu, que queria levar um parente benfiquista comigo, fico então a saber que para assistir um jogo de hóquei do clube do meu coração tenho que pagar 36 Euros. Ou seja, mais do que para ver os quartos de final da Champions, Benfica-Chelsea, onde paguei 35 Euros por dois bilhetes. Obviamente, não sustento chulos e não vou.

    Depois digam que o Hóquei está a morrer...

    Divulguem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fehér29:18 Euros???Mas está tudo doido?Esses gajos aproveitam-se sempre do nome do Benfica.

      Eliminar
    2. Correcção: afinal eram 8. Disse o ginha da blogosfera que também é aquí de oeiras e foi lá. Mas a puta disse-me 18!!!

      Eliminar
  3. não axo nada que sejas intelectualmente normal...

    ResponderEliminar