quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

«Venha à Ilha Mágica!»

Continuando...
Zona «Laranjas e Maçãs»
O Srrraaars vai apanhar com o Moutinho. Uma boa maneira de saber, de facto, qual equipa é que tem a iniciativa de jogo e qual é a que vai jogar mais na expectativa (uma vez que o que os treinadores dizem é sempre a mesma lenga-lenga da treta) é ver qual destes dois é que vai estar mais preocupado a marcar o outro e qual é que se vai tentar libertar mais, porque nenhum dos dois treinadores tem dúvidas de que, se é no meio-campo que este clássico se vai decidir, como é em todos, é nestes dois jogadores que tudo começa.

Se tivesse de escolher um destes dois para a minha equipa escolhia o Witsel. Fora de brincadeiras, se tivesse de escolher um penso que escolhia o Srraars. O Moutinho é mais forte posicionalmente, o Srraars tem mais golo. São dois bons médios.

Srrrrrrrrrrrrrars: 78.
Moutinho: 77.

Zona do Elias

O Elias é o melhor jogador do Sporting. Muita classe. O Sporting só não vai ganhar uma fortuna com ele, por um lado, porque já gastou uma pequena fortuna para o comprar, e depois porque o mercado do Elias sofre do mesmo mal de tantos outros médios de grande categoria que por aí há: a ideia de que há sempre alguém que pode fazer mais ou menos a mesma coisa por metade do preço. Assim, os Elias vão indo parar ao banco em equipas tão banais como um Atlético de Madrid e os Raul Meireles vão parar a um Chelsea. É o problema dos generalistas, e é por isso que os especialistas (no ataque, sobretudo) custam tanto dinheiro. O que é que distingue o Elias, realmente? Nada. Mas em que é que ele é fraco? Em nada. Talvez o jogo aéreo. Para nós, portugueses, o jogo aéreo não é futebol. Por isso é que o Sporting joga tão bem e o Jesus os vai enganando.

O Elias teria lugar em qualquer equipa portuguesa, de caras, e na maior parte das boas equipas europeias.

Quanto ao Fernando, há sempre um factor de injustiça quando se compara um jogador do Porto com os jogadores de Benfica e Sporting: é que os jogadores, no Porto, estão sempre mais perto do seu melhor, enquanto que nos outros dois grandes não é fácil, realmente, ver um jogador bem espremido.

O Fernando está espremido, o Javi Garcia não. Apetece-me dizer que nunca vi o Javi Garcia fazer nada que o Fernando não faça, e que já vi o Fernando construir jogo como ainda não vi o Javi Garcia fazer, e isso implicaria que o Fernando fosse o melhor trinco do campeonato, mas estou convencidíssimo de que o Javi García, que no Benfica é um jogador muito bom, no Porto seria um monstro do meio-campo. Por outro lado, acho que o Fernando no Benfica, não seria nem perto do que o que é no Porto. O Benfica ainda está a uns anos de conseguir tirar o melhor dos jogadores. Falta-lhe know-how. O Porto tem-no. Por isso prefiro dizer que o Fernando é mais útil e que o Javi é melhor jogador. Quando sair do Benfica o Javi vai evoluir mais do que o Fernando quando sair do Porto, se apanhar um bom clube para isso.

Elias: 88.
Fernando: 82.


Zona «Ilha Mágica»

Tesouro, Ilha Mágica, Sevilha, Capel, Maicon… Estão a ver?
Contra uma Académica que só tem a bola de vez em quando o Maicon já se vê um bocado aflito. Contra um Sporting que tem o único verdadeiro extremo-esquerdo do campeonato, dos que vão direito a eles, chegam à linha e atiram a bola para a confusão, o Maicon vai ver uma amarelo aos quinze minutos, encolher-se, desequilibrar a defesa toda do Porto e fazer inclinar o campo com o chumbo que tem nos rins. Se há um jogo em que o Porto, defensivamente, não precisa do Maicon, é este – o Sporting só joga pelo chão, não tem extremos de pé trocado, dos que fintam sempre para dentro e travam para centrar, como o Gaitán ou o Hulk. O Maicon será mais útil no ataque que na defesa, mas este jogo não é para isso. Pela lógica, o Grande Timoneiro trocaria de lateral direito neste jogo, mas se meter o Sapunaru ou o Fucile arrisca-se a fazer ainda pior, pela falta de pedalada.

O Capel vai-se divertir à grande. A jogar em casa, com os índios a puxar por ele, com um defesa central à frente. Já disse aqui que o Capel me surpreendeu, pois eu não esperava que ele pegasse. Pensei que tivesse saudades da comida da mamã e voltasse para Sevilha. Depois, no espaço de uma semana, quando não podia com uma gata pelo rabo, ficou sem concorrência (Yannick, Djaló, Izmailov), ganhou balanço, e no Verão está outra vez em Espanha, não para ir para a segunda divisão mas para um Valência, um Atlético de Madrid ou outro do género.

O Capel é o caso típico do jogador que vale pelas suas características, mais que pela sua classe. Não é um grande jogador, mas é um jogador especial. Lá está, é um especialista. A sua velocidade, com boa técnica, pode decidir jogos. Falta-lhe algum discernimento, visão de jogo, é verdade, mas é um jogador perfeitamente capaz de ser importante numa equipa campeã.

Capel: 78.
Maicon: 67.

Zona do Buraco no Bolso
É uma das grandes incógnitas do clássico: quantas vezes é que o Carrillo – que daqui a quatro ou cinco anos vai andar a aviar defesas-esquerdos como quem vira frangos – vai conseguir sair do bolso do Álvaro Pereira? Porque é lá que ele vai passar a maior parte do jogo, mas duas ou três escapadelas podem ser suficientes. O puto é assim tão bom.

Se há uma coisa de que eu gosto neste Sporting do Choramingos é de ter extremos a sério, em vez de pivôs encostados à linha lateral. O último e único pivô de linha lateral de que eu me lembro que era capaz de levar o jogo para aquele canto e resolvê-lo a partir de lá, foi o Ronaldinho Gaúcho no Barcelona campeão europeu que eliminou o Benfica do Koeman – e tenho a impressão de que a coisa só funcionou porque era o Ronaldinho. O Carrillo é como o Capel, e como o Nani: vai direito a eles e eles não sabem para que lado é que a coisa vai sair. Quando dão por ela ou fazem falta ou já passaram os dois. Chamem-me antiquado mas acho que isso é melhor do que levar o jogo para a linha, parar e andar ali à volta, até vir para trás e fazer tudo igual do outro lado. Se calhar sou demasiado purista.

O Palito é um bom exemplo do que eu disse sobre ser difícil destrinçar entre a forma e a categoria. Qual é o verdadeiro: o Fórmula 1 do ano passado ou o reboque deste ano. É um caso nítido do jogador que estagna na evolução por não sair quando tem de sair. Na Fórmula 1 chega-se a um ponto em que já não se consegue bater mais o recorde do circuito e tem de se mudar de pista. É o Palito. Precisa de passar do Estoril para Spa-Francorchamps.

Mesmo assim, não vai ser envergonhado pelo Carrillo. Bom, talvez uma ou duas vezes… Convém dizer que, internacionalmente, o Carrillo ainda é juvenil.

Álvaro Pereira: 83.
Carrillo: 68.

Zona «Não deixes o tipo tocar na bola»

Hierarquia de classe na Zona Não Deixes o Tipo Tocar na Bola: Volkswagen, Otamendi, Rolando.
Hierarquia de experiência em clássicos na Zona Não Deixes o Tipo Tocar na Bola: Rolando, Otamendi, Volkswagen.
Qual é que vai imperar? A segunda.

Há uma esperança para o Sporting: que o Volkswagen tenha esgotado o stock de azelhices em Coimbra e que se sinta minimamente pressionado para compensar neste jogo. Ter um novo ponta-de-lança a concorrer só lhe vai fazer bem. O melhor Volkswagen vai estar nitidamente acima do campeonato português não tarda nada, e a facilidade de jogar bem e marcar em alguns dos últimos jogos devem-no ter feito sentir que isto aqui em Portugal é papinha Cerelac, mas não é bem assim. Vai ser o jogo mais importante na curta carreira do holandês, e um em que se espera, realmente, que faça golos. Não há grandes pontas-de-lança sem golos nos grandes jogos.

Ainda assim, não me admiraria que ou o Rolando ou o Otamendi marcasse mais golos neste jogo do que ele.

O Rolando está no top da sua carreira e encontrou o seu lugar no Porto. Não estou absolutamente nada convencido de que o venham buscar com a celeridade de que se fala. Acho que é jogador para ficar no Porto mais quatro ou cinco anos. O Otamendi é um caso clínico do Vitor Pereira. Se houvesse mais centrais, mais jogariam. Joga o Maicon, joga o Mangala, joga toda a gente e o Otamendi, que é o melhor dos quatro, dá ideia de ser sempre o último a entrar. Se calhar sou eu que não vejo muitos jogos do Porto.

Otamendi: 82
Rolando: 80.
Van Volfswinkel: 77.

6 comentários:

  1. Eu já aprendi a ter muito em conta com as tuas análises e previsões.Tenho pena de não poder estar em directo a comentar pois vou ver o jogo ao clube cá do bairro pois através da internet fico doido com as paragens e arranques.

    ResponderEliminar
  2. Pois senhor Hugo... Porque de facto esses dois jogadores ex-sporting que refere (Yannick-1 e Djaló-2, este lapso esta na "Zona Ilha Mágica")eram a concorrência do Capel... Acho que queria dizer Jeffren... Certo? Toda a gente se engana ! O Elias não é isso tudo. Mas pronto... Aceita-se. Carrilo não é isso tudo. Mas pronto...Aceita-se.
    Não tenho preferências para este jogo. Que vença o pior!
    BENFICA SEMPRE!!!

    ResponderEliminar
  3. Já agora, teve a resposta à carta que enviou ao Presidente Vieria ?

    ResponderEliminar
  4. Oi pessoal.

    Ainda não tive resposta, mas eu «perdoo-lhes», uma vez que na primeira vez me enganei no e-mail e tive de enviar hoje outra vez.
    O e-mail que eu usei foi gabpresidencia@slbenfica.pt,se o quiserem entupir...

    Mais a sério, se o lerem já não é mau. Agora se aparecerem 500 com o mesmo título lêem de certeza.

    Era Jeffren, claro. É o mal de escrever depressa e sem revisões.
    Eu, ao Carrillo e ao Elias, arranjava-lhes um cantinho lá no balneário...

    Vou meter um post daqui a um bocado, lá para as 8.

    A propósito do que disse o Xirico, alguém sabe qual é o melhor sítio para roubar o Oliveirinha na Net? Eu costumo usar o www.atdhe.tv,mas tem o tal problema dos cortes, e de muitos links que não funcionam. Se alguém souber que dê uma dica aqui aos criminosos, que a gente agradece.

    ResponderEliminar
  5. Acho que o "teu" Capel está muito sobrevalorizado, ele quase sempre está com os olhos no chão nesse aspecto lembra-me o Pacheco.

    Era cansativo estar a falar destes casos um a um, por isso só digo. De todos os que vão entar em campo o que mais me entusiasma é o Carrilho, se passar bem a fase cerelac pode vir a tornar-se um jogador de classe mundial.

    Quanto a pirataria, uso firstrow.net, mas para estes jogos não recomendo, demasiadas paragens.

    ResponderEliminar
  6. http://www.firstrowsports.tv/ mas provavelmente terá paragens de imagens,é uma questão de tentar.Domingo é importantissimo ganhar,o jogo com o Leiria é fundamental.

    ResponderEliminar