sábado, 14 de janeiro de 2012

Uma perna da Criatura chega?

Benfica (IRPR – 0.229)

Primeiro ponto: foi um dos melhores jogos de matrecos que já vi. Era só carambolas caprichosas.

Segundo ponto, outra vez para fazer chichi na sopa e pôr alguns correligionários a morder a língua para não me irem às trombas: assim que o Benfica tenta acelerar o jogo começa a falhar passes uns atrás dos outros, e quem não vê isto é porque não quer ver. Falta técnica.

No dia em que o Jesus tiver um conjunto de jogadores tecnicamente de alto nível, a jogar desta forma ofensiva, e que se conheça bem e não precise de treinar muito, arrisca-se a ganhar tudo, seja no Real Madrid seja no Benfica. Mas enquanto for com Brunos César, Emersons, Jardéis, Cardozos, Nolitos, ganha o campeonato e é se a coisa correr bem, porque se apanhar um Porto certinho ou um Sporting certinho encosta que é uma beleza. Para o Benfica a bola continua a ser demasiado barata. Entrega-a com demasiada facilidade. A nível europeu é o que se pode chamar uma equipa de trazer por casa.

Com os Setúbais a coisa resulta bem. Nos últimos quatro jogos já vai em 17-3 em golos e a tendência é para avolumar o score. Mas quando aparece uma equipa que saiba defender, que não se assuste, que trate bem da bola no ataque, jogue rápido e tenha uma pontinha de sorte o Benfica rapidamente perde a iniciativa do jogo.


Terceiro ponto: o jogo ideal para o Benfica nesta fase da época. O golo do costume sofrido logo a abrir, dando tempo para recuperar e uma boa razão para começar a correr, em vez de dar a primeira parte de avanço, como é costume; um adversário que tenta jogar, de feição técnica mas física e tacticamente de fundo da tabela; terceiro golo marcado em cima do intervalo, a dar para descansar e para fazer entrar o Gaitán e o Saviola, nas calmas, na segunda parte, em rtimo de treino activo.

Bom jogo de Witsel (mais ofensivo na primeira parte, mais cauteloso na segunda), Maxi (que está mais fresco, de corpo e de cabeça), Nolito, Cardozo, que está claramente em forma e cheio de confiança, e de Rodrigo, um atacante de corpo inteiro e a crescer, um jogador à beira da explosão que, se tudo correr bem, na próxima época será um dos quatro ou cinco melhores do campeonato.

Jogo displicente de Artur, dos dois centrais, de Matic e de Bruno César. Emerson não dá mais do que isto. Pode ser que chegue.


Duas notas:

- No plantel do Benfica só Witsel consegue fazer o que fez hoje, incluindo aquele passe de pé esquerdo para o golo de Nolito. Não sei se pode ser um Zidane, como disse o D’Onofrio, mas que daqui a dois ou três anos está a jogar num Chelsea qualquer, disso não tenho dúvidas. E não vai barato.



- Toda a diferença deste Cardozo para o Cardozo que vimos na época passada vai para dois pequenos pormenores: a não convocatória para a Copa América e a breve temporada de banco que recebeu há umas semanas, para abrir a pestana. Um Verão descansado e boa concorrência fazem milagres. O jogo de castigo vai fazer-lhe bem. Para ver se abre a outra pestana. Naquele mergulho não há nada de especial – só o défice mental do costume e a displicência própria de quem, tendo esse défice mental, se apanha a ganhar por 4-1 e não se consegue concentrar durante mais de cinco segundos de cada vez.

Não joga com o Gil Vicente? Joga o Saviola. Tal como eu disse há dois dias, esta é a altura do banco do Benfica não perder o campeonato.



Porto (IRPR – 0.205)

A diferença no IRPR jutifica-se, apenas, por o Porto não ter sofrido um golo e por não ter as mesmas baixas, inicialmente, que o Benfica, apesar da pressãoter aumentado com a saida do Hulk.

A lesão da Criatura. Vamos ver no que é que vai dar, e se o Porto se aguenta só em cima de uma perna. Já não me lembrava de ver o Hulk parar por lesão, mas parece que estava a adivinhar. Ainda há uns dias lancei essa hipótese para cima da mesa, a propósito da aleatoriedade que também vai decidir o campeão.

Por aquilo que me pareceu é coisa para durar duas semaninhas, no máximo três. Vai apanhar o Guimarães em casa, o Gil Vicente fora e uma paragem de uma semana no campeonato.

Uma das causas para a boa época do Porto no ano passado foram as lesões. Não por não existirem mas por existirem na altura e na quantidade ideal. A única lesão de um jogador fundamental na equipa foi a do Falcão, na passagem do ano, e nessa altura o Porto apanhou uma série de jogos fáceis, para o campeonato, Taça de Portugal e Taça da Liga, incluindo a pausa do Natal. Quando o Falcão voltou o prejuízo tinha sido mínimo.



Não vale a pena disfarçar: a lesão do Hulk pode ser um problema para o Porto, apesar de o mais provável ser não o vir a ser. Se fosse uma lesão para mês e meio, dois meses, seria potencialmente desastrosa para o Porto. Se for coisa curta, e nesta fase do campeonato (Guimarães, Gil, Leiria, Setúbal, já daqui a mais de um mês, e Feirense), não deve ser por aí que o Porto perde nada. Até pode ser positivo, ao dar espaço para outros jogadores se assumirem em jogos relativamente fáceis. Para já, o James mostrou que está um nível acima dos outros. Abre-se uma oportunidade para Iturbe ou Varela.

Vamos ver é se o Guimarães, que anda a ver se arranca, colabora…

O Rio Ave? Não esteve longe. Aquele goo cantado do Yazalde podia ter mudado o campeonato - como o do Beira-Mar na última jogada.

Volto a dizer que não me parece que o Porto vá ganhar os jogos todos até ao da Luz. Até agora tem conseguido passar, no campeonato, um bocado como que por entre os pingos da chuva. Esta lesão do Hulk parece que vem mesmo a calhar, não é? Atenção ao jogo do Gil, em Barcelos.

Como está fácil de ver, o Inverno já está a fazer estragos, só ainda não reflectidos a nível de resultados – mas já não deve faltar muito.

O Rolando não quis ficar atrás do Cardozo, parou de pensar e viu um vermelho no fim dos descontos. Novamente, cuidado. O Rolando é o único central titular do Porto. Os outros vão rodando ou jogando a defesa-direito. Para o Porto, jogar sem o Rolando é mais ou menos como o Benfica jogar sem o Luisão. Poder substituir até podem, mas não é a mesma coisa. Se o Vitória estiver num dia sim, pode acontecer.





P.S. - Amanhã faço um directo do Braga-Sporting, para me vingar do Sporting-Porto. E já sabemos, de certeza, que este vai ser um jogo muito mais bem jogado…

18 comentários:

  1. É verdade que este Benfica perde muitas bolas e que joga de forma nervosa, mas também é verdade que nos jogos de maior pressão a equipa correspondeu. Pode o ter feito com mais coração do que cabeça, mas correspondeu. E isso do "certinho" é muito relativo. Hoje se o Porto apanhasse um Rio Ave "certinho" de certeza que não tinha ganho. Bastava os vilacondenses terem jogado como jogaram na Luz, onde levaram 5 mas tiveram uma exibição bem mais digna.

    Não foi uma exibição perfeita do Benfica, mas teve menos lapsos do que o costume e alguns deles são compreensíveis devido à pouca rotina de Matic na posição 6. Cardozo de facto parece outro, Rodrigo e Maxi mostraram vontade. Gostei da forma como Gaitán entrou. Parecia ter fome de bola, que deve ser dos poucos tipos de fome agradável para a vista.

    Os que não percebem de futebol ou que sofrem de clubite (ou as duas coisas) não tardaram a gozar com a comparação de Witsel com o melhor jogador que alguma vez vi jogar (aka Zidane). Já eu penso que percebi o que D'Onofrio quis dizer. Aquela serenidade a jogar, a bola colada ao pé, o domínio do esférico... O jogador que vi mais semelhante a Zidane foi Riquelme nos seus bons anos no Villareal. Mas tendo em conta que Witsel é "apenas" um nº8, até que ele tem algumas semelhanças com o francês...

    ResponderEliminar
  2. Ah e amanhã cheira-me que vamos ter a última missa da DESbeatificação do Domingos pelos sportinguistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou à espera que o balão dos lacostes estoure hoje.

      Eliminar
    2. Até nem sou daqueles que gosta muito de ver o Sporting perder, e confesso que um Sporting em forma e a dar luta ao Porto e ao Benfica era saudável para o futebol português. É do Domingos que não gosto. Nunca o achei nada de especial como treinador. No Braga teve uma sorte desgraçada, tanto na caminhada no campeonato em que ficou em 2º como na caminhada do ano passado na Liga Europa, não jogavam nadinha e lá iam passando.. A isto se junta aquele hábito de chorar sempre que as coisas correm menos bem. A ver se o Braga ganha e mete o Choramingos no seu devido lugar: no lote dos treinadores banais.

      Eliminar
  3. A mim cheira-me que vem aí uma boa dose de choraminguice para hoje à noite.

    Só por curiosidade, um dado estatístico: nas 14 jornadas já disputadas só em cinco é que Benfica, Porto e Sporting ganharam todos. Isso colocaria a probabilidade de empate ou derrota do Sporting, hoje, em redor dos 60 por cento. Só mesmo por curiosidade, porque não é uma análise estatística completa. Provavelmente, considerando o factor adversário e o factor campo, até seriam maiores do que isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sou grande fã de estatísticas, mas oxalá que elas se cumpram. Não gosto de choraminguices, mas hoje ia-me saber pela vida ver aquele gajo com aquela carinha de ovelha a lacrimejar.

      Eliminar
  4. Concordo que o Benfica não está a pressionar os jogadores dos adversários quando estes têm a bola e que a circulação e posse de bola está um bocado deficiente.Este problema acentuou-se a partir do jogo com o Beira Mar para cá e não entendo bem a razão disso.Houve jogos que me levaram ao desespero tal foi má a posse e circulação de bola.Têm vindo a melhorar mas ontem retornou o problema.A defesa deixou-me possesso.A exitarem(penso que é assim que se escreve)por diversas vezes,no vou eu vais tu,Emerson parece ser bom rapaz mas não dá para mais.Rodrigo é um portento e Cardozo está levezinho.Quanto ao árbitro é um grande camelo.Dar um amarelo é a maior estupidez pois o jogador salta por cima do gr e cai naturalmente.Cumpre castigo com o Santa Clara.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E digo mais.Estive a rever o jogo e o Cardozo é expulso com 2 amarelos sem ter feito uma única falta.Incrível.

      Eliminar
    2. Ao pretender escrever hesitarem,deu-me uma branca e escrevi exitarem,que eu sabia estar mal.Coisas da vida e da idade.Eheheh!

      Eliminar
  5. Duas notas acerca do nosso jogo de ontem:

    - Jardel e Emerson não têm classe para jogar no Benfica. Capdevilla está a pagar por não ter sido encomendado pelo Jesus. Mas mostra, pela atitude que tem mantido, que já vira frangos à muitos anos;

    - Jesus, além de ser um tipo vingativo e rancoroso, mostra também não ser muito inteligente, pela forma como vai gerindo a equipa.

    RS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Capdevilla chegou ao Benfica com bastante peso a mais e perdeu o comboio.Se ao principio pensava isso(de o JJ se estar a vingar),hoje já tenho outra opinião.E para isso contribuiu o facto de ver o Emerson a correr o campo todo.O homem pode não ser nenhum prodígio de técnica futebolística mas é um grande atleta com uma força e pulmão incrível.

      Eliminar
    2. Com o Jardel até nem implico muito, o rapaz é habitualmente suplente e tem melhorado bastante em relação ao ano passado. Agora o Emerson a titular é de bradar aos céus, ontem mais uma vez foi horrível. E eu até era daqueles que dizia que tinhamos de dar tempo ao moço!

      Eliminar
  6. Vocês desculpem, mas este último anónimo deixou-me fora do sério. Ou é um andrade passando-se por benfiquista ou um daqueles benfiquistas desmiolados que, para além de não perceberem nada de nada, muito menos de futebol, são tão rancorosos que estão mais interessados em dizer mal do que propriamente adoptar um discurso positivo de verdadeiro adepto do clube.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Manuel,

      Não se enerve que não vale a pena. Não sou andrade, descanse. Sou benfiquista, sócio com mais de 20 anos de fiiação. Mas desculpe pensar pela mnha cabeça e não ser seguidista. Mantenho o que disse. O Emerson está a anos-luz do Capdevilla e o Miguel Vitor é muito mais jogador que o Jardel. Não é por vestirem a camisola do Benfica que podem deixar de ser criticados. Por outro lado, num plantel de 27 jogadores, dizer que 2 não têm classe... E olhe que nunca assobiei nenhum jogador ou treinador do Benfica. Nen nunca acenei com lenços brancos. Quanto ao Jesus é bom treinador, tembém não disse o contrário. O resto é a minha opinião como lhe disse.

      Cps.
      RS

      Eliminar
    2. Ok, então é benfiquista, ainda bem, fico muito contente com isso. Não estou nervoso, apenas indignado. Sabe o que é?

      O que é ser seguidista? É aproveitar a liberdade que a blogosfera lhe concede para dizer asneiras? E o que é que o meu amigo percebe de futebol, e das condições actuais dos jogadores, para dizer que o Cap com 34 anos é muito melhor do que o Emerson? Será que os treina todos os dias, conhece-lhes as fraquezas e os pontos fortes e tem acesso aos números estatísticos do jogadores?

      Será que tem acesso aos conhecimentos e adivinha os pensamentos dos treinadores do Benfica ? Se não possui estas características o melhor mesmo é guardar a sua opinião para si para não dizer asneiras.

      E quanto à inteligência do JJ, será que o conhece bem ou lhe fez-lhe algum teste à inteligência?

      Pois fique sabendo que, na minha opinião, a sua inteligência deixa muito a desejar e denota um grande défice de esperteza. Gostou de ler a minha opinião sobre a sua pessoa?

      Eliminar
    3. Ouça, percebo de futebol o mesmo que v.exca. percebe. A si a blogosfera também lhe permite dizer as asneiras que disse, ou o que diz são verdades absolutas e o que os outros dizem são disparates? Mas há outra coisa que nos distingue: é que v.exca. não consegue formular uma opinião sem insultar alguém que não pensa da mesma forma. Eu como convivo mal com a ditadura, tenho este defeito de aceitar as opiniões que divergem da minha...

      Eliminar
  7. Amigos, a águia foi escolhida para símbolo do Benfica porque representa elevação de espírito e de valores.

    Por favor respeitem-se.

    Peço-vos que não me façam passar por salazar.

    Abraço.

    ResponderEliminar