domingo, 22 de janeiro de 2012

Ser campeão é só isto?

No intervalo do jogo do Benfica aconteceu-me uma coisa muito chata: perdi a paciência.
Receio que vocês também vão perder a paciência comigo nas próximas semanas, porque não vai ser bonito.

Se daqui a dois meses houver, entre as dezenas de benfiquistas que cá vêm, mais de dois ou três a aturar-me, é capaz de ser muito. O eventual portista e sportinguista, por seu lado, vai divertir-se. Porque eu vou tratar mal aquela gente.


Posso começar? A primeira parte do Benfica, como mais de metade do tempo de jogo da equipa do Benfica durante toda esta temporada, não é digna nem do Benfica, nem de uma equipa que pretende ser campeã seja no que for. É só isto a que temos direito?

Não é aceitável aceitar-se tão pouco.

O Benfica será campeão este ano, reafirmo-o, mas não devia ser. Não sei se alguém devia ser, mas não é aceitável que uma equipa que joga tão pouco, que trabalha tão mal, que se exige a si própria tão pouco, seja consagrada campeã. O Benfica não tem estofo de campeão.

Devo dizer que falo da primeira parte porque nem sequer vi a segunda. Estão a ver? Perdi a paciência. Fui ver futebol americano e só soube do resultado no fim do jogo.

Eh pá, sinceramente, eu acho que vocês deviam passar uns dias sem cá vir, porque vai haver sangue.


Hoje o Benfica safou-se por entre os pingos da chuva. O Porto também? Caguei. O Porto não é um clube, é uma organização mafiosa legalizada através do futebol. Quando o capo di tutti capi morrer aquela merda vem por ali abaixo mais depressa que o tempo que leva a dizer cosa nostra. O Porto, daqui a vinte anos, vai andar a fazer piores figuras que o Sporting. Não quero saber do Porto para nada. Este Porto é como qualquer outra infecção – incha, desincha e depois passa, e o que vier a seguir estará muito mais próximo daquilo que o Porto realmente é.

O que eu quero saber é que uma equipa que vale uns 200 milhões de euros, com o mesmo treinador há três anos, numa situação privilegiada para fazer uma das melhores épocas da história do clube, entra para um jogo com o Gil Vicente, em Janeiro, e em vez de fazer desses 90 minutos uma exibição de potência e vontade faz um jogo-treino, e só não entrega o campeonato porque cada vez mais me convenço de que o campeonato está destinado. Esta gritante falta de profissionalismo só é possível porque os jogadores do Benfica sentem que não precisam de fazer mais. Como os que ganharam o campeonato de 2005 sentiram, como os que ganharam o de 2010 sentiram, e foi por isso que depois de ganharem esses campeonatos foi a merda que se viu.

Mas têm de fazer mais, e se mais ninguém diz, se anda tudo a bater punhetas aos meninos, digo eu. Vou fazer de Manuel Alegre e a mim ninguém me cala.


Quero muito acreditar que uma vitória neste campeonato, e noutros, seja uma forma de chegar a ter uma equipa como deve de ser, mas honestamente não tenho assim tanta certeza. Os antecedentes dizem-nos exactamente o contrário. Noutras ocasiões como esta o sucesso serviu, precisamente, para anestesiar o realismo.

Andamos a apanhar com Mestres da Treta a falar em «circulação da bola muita forte» quando não se consegue fazer mais de três passes seguidos da linha do meio-campo para a frente; com jogadores de futebol de salão que se vêm quando conseguem fazer meia-finta e o pagode, habituado a coxos, lhes bate palmas; com vedetas de banco a receber mais de 100 mil euros por mês para treinar; a ganhar jogos com ajudas dos árbitros, pelo peso da camisola, ou em golpes de sorte, como hoje no golo do Rodrigo. «Ah, mas o menino, se não tivesse chutado, a bola não entrava. E chutou com muita força…» Bardamerda. Se a bola não tivesse batido na cabeça do outro gajo agora andava aqui tudo aziado a dizer mal do Jesus, do Rodrigo, do Nolito, do Cardozo, daquela gente toda. «Ah, mas a sorte faz parte do jogo». O caraças. Para esta equipa do Benfica o jogo é que faz parte da sorte.

Isto é que é um «pico de forma»? Que maravilha… Espero nunca vir a ver o fundo de forma.


Não sou muito diferente dos outros benfiquistas: eu também tenho a tendência natural para dourar a pílula, e para querer ver o que não existe, e para, na evidência da pobreza franciscana a que estamos tragicamente limitados, fazer das coisas o que elas não são. E quando as coisas correm tão bem como estão a correr este ano em termos de resultados mais fácil se torna rendermo-nos à ilusão. Como não temos uma grande equipa fingimos que a temos e repetimo-lo até nos convencermos disso. Mas não temos. Temos uma equipa, em termos colectivos, pouco mais que vulgar.

Também não vou dizer que hoje, na estrada para Damasco, vi a luz e fiquei curado da benfiquite. Mas vacinado por uns meses penso que fiquei. E isso não é muito bom quando se está rodeado de doentes.


Por isso, sigam o meu conselho: se não se querem enervar, e se não querem acabar a chamar-me nomes (o que eu desde já agradeço), dêem-me alguma distância. Estou com azia e não vai mesmo ser nada bonito.


Vou falar menos do Benfica e quando falar não vai ser fácil encontrar aqui elogios. E vou falar menos porque não quero falar mal.

Por outro lado, há uma coisa que posso garantir: quando houver elogios, podem levá-los a sério.

11 comentários:

  1. Pois mais uma vez a sensação com que saí da "catedral" foi de que a exibição foi uma valente merda! Valeu o resultado e o golo do menino! Mais, a falta de alguém que pense o jogo é gritante. Se não houver Aimar, não há ninguém que o faça com jeito! Enfim, mais uma vitória, mais 3 pontos e vamos aguardar por melhores exibições!

    ResponderEliminar
  2. Ser campeao 'e acabar 'a frente do segundo classificado. Como? 'As vezes 'e 'a rasquinha, na ultima jornada e sem convencer o publico de que se 'e, de facto, a melhor equipa. 'As vezes 'e com 20 pontos de avanco. 'As vezes 'e a fazer batota 'a forca toda.

    Dito isto, sera que as ultimas 16 exibicoes do Benfica tem sido inconsistentes com "aquilo que deve ser um campeao"? Nao, de maneira nenhuma. Nao conheco bem o Hugo e por isso nao sei os detalhes sobre o que o motiva a escrever o que escreve, nem sei aquilo que procura e pelo que anseia. Perfeicao na equipa? Atencao dos leitores? Ser do contra? Perguntas pertinentes...

    Na parte que me toca, o Gil Vicente 'e passado e so' uma coisa interessa: o Feirense.

    Luis

    ResponderEliminar
  3. Hugo, tem calma pá!

    Não jogamos um corno, mas um campeonato é feito disto. Lembras-te do golo do Javi no último minuto contra a Naval em 2009? Nesse dia também não jogamos nada e quem sabe se não foi aí que ganhamos esse campeonato?

    Depois o Gil montou bem a estratégia, sempre com 2 gajos em cima dos jogadores que podiam desiquilibrar (Nolito, Rodrigo Witsel), 11 atrás da linha da bola, Gaitan em repouso activo, a bola sem chegar ao Cardozo. Não estava fácil. Mas estou curioso para ver como é que eles se safam para a semana com o Porto.

    Nós vamos, eventualmente, ter um dos jogos mais dificeis de um campeonato. Vamos jogar num quintal e se o Feirense se fechar muito atrás, não há espaço. Espero estar enganado.

    Abraço,
    RS

    ResponderEliminar
  4. Eu costumo ser optimista, e o facto de ter a plena noção que a nossa equipa não tem a classe e a estabilidade que tanto gostariamos faz-me ser tolerante com as exibições menos conseguidas. Mas ontem foi mau demais. Pior que a falta de jeito só a falta de atitude. Faz-me impressão ouvir benfiquistas a dizer que a equipa ontem teve carácter e a dizerem que o jogo foi difícil por causa da táctica do autocarro do Gil Vicente. Uma equipa dita "grande" que queira ser campeã tem de saber ganhar às equipas que defendem bem e sem marcar golos às três tabelas. Este Benfica até pode querer ganhar, mas não parece querer ser campeão. Parece a mesma coisa, mas não é.

    A única coisa que se aproveitou foram os 3 pontos, e mesmo isso não sei porque um empatezinho era capaz de ter sido bom para abrir os olhos ao Jesus e à malta. Se aquilo é uma equipa no seu pico de forma, então estamos desgraçados.

    ResponderEliminar
  5. Hugo,dá com força,faz sangue.Desde o jogo com o Beira-Mar que digo que o Benfica tem passado pelos pingos da chuva.Está para o lado do sem classe com honrosas excepções em alguns jogos.De maneira que dá forte e feio pois não me chega ganhar quero classe.

    ResponderEliminar
  6. "Por entre os pingos da chuva", la vai o Benfica 'a frente da equipa que nao perde para o campeonato ha 55 jogos. Realmente, que SORTE!!

    Ganhem juizo, maze.

    Luis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já estou a ver que não vais à bola com pessoal que diga mal do Glorioso(que não é o caso).Mas porra,para a malta dar o salto para outro patamar,há que começar a exigir mais.Não há dúvida que o JJ com as substituições consegue ganhar o jogo e há que dar mérito a isso,mas tens que concordar que o jogo foi muito fraco.

      Eliminar
    2. Se queres que te diga, nem vi! Mas foi por uma boa razao, estava a escolher o bolo para o meu casamento :-)

      Pelo que vi no resumo alargado, foi um jogo muito fraco, porventura o pior dos 16 que ja fizemos, mas repara no seguinte:

      - Mesmo com 30 jogos muito bons, algum tem de ser o pior. Se for este, nao estamos mal.
      - Quantos jogos maus 'e que o campeao de Portugal e da segunda divisao europeia ja fez este ano em que amealhou os 3 pontos?
      - Sim, eu tambem quero que o Benfica seja cada vez melhor. Estou sempre a queixar-me dos jogadores que faltam (e.g., DE titular, DD suplente) e das parvoices do JJ. Mas tambem sou um realista. Nao muito longe vao os tempos em que semana sim, semana nao, o Benfica perdia pontos com qualquer bando de mancos e acabava em sexto. Em que em Outubro ja estavamos fora da discussao do campeonato e em que as humilhacoes europeias eram o pao nosso de cada dia. Os 10 anos sem ganhar um campeonato...
      - Estamos muito melhor e espero que daqui a 5 anos estejamos melhores ainda. Mas a verdade continua a ser que o Porto continua a dominar dentro e fora do campo, continua a ter o melhor plantel, o melhor presidente e o maior orcamento. So mesmo o treinador 'e que 'e pior (este ano).

      Nesta conjuntura, estou bastante satisfeito com esta epoca. Jogamos mal e ganhamos? Opah, paciencia, mas teria sido pior se tivessemos jogado bem ou mesmo muito bem e tivessemos perdido pontos.

      Eliminar
    3. Antes de mais nada os meus parabéns e desejo-te sinceramente felicidades.Não deixas de teres as tuas razões e que são bem válidas.Desculpa este velho benfiquista que se habituou à classe que a equipa do Benfica dos anos 60',uma década em que cresci da meninice até adulto,em que o Benfica espalhava classe por todo o mundo,como actualmente nesta época o faz o Real Madrid,Barcelona,Manchester,etc e em que pertencia a esse campeonato(de verdade,não eram palavras vãs como a da central de comunicações dos lacostes).Sei que ainda temos que consolidar muito a nossa estrutura mas há que ter memória e ser exigente.Clara que não quero que essa exigências acelere processos que têm que serem percorrido mas alguém tem que os dizer.Temos que ter memória e é por isso que por vezes entro nesta da exigência da classe.

      Eliminar
  7. A mim, para além de me preocupar a exibição da equipa, confesso que me preocupa mais a análise que faz quem a comanda. Hoje não foi um bom jogo, notou-se imenso a diferença que foi a presença de Aimar, só aí se fez alguma construção de jeito e, mesmo assim... Uma das coisas que nunca compreenderei é tudo ser permitido a Gaitán. Não deu uma prá caixa e no fim foi elogiado por JJ. Esta cegueira preocupa-me...

    ResponderEliminar
  8. Preparação, inteligência, velocidade, ambição, concentração, colectivismo. 90 minutos. Classe. Evolução.

    Aos pontapés na borracha propriamente ditos ligo pouco.

    ResponderEliminar