segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Pelos Benfiquistas do Norte

Isto hoje é «cosa nostra».

Amanhã, dia de Reis (acho eu...), vou enviar um e-mail com esta proposta ao presidente do Benfica - ou com alguma alteração que aqui seja sugerida e consensualmente aceite.
Quem estiver de acordo com o teor, quem quiser participar, difundir, apoiar, etc, etc, pode ou copiar, ou adaptar, ou fazer o seu próprio texto. Mas, para que possa ter mais impacto em quem recebe os mails, sugiro que usem o mesmo título que eu vou usar no meu («Pelos Benfiquistas do Norte») e que não se desviem - ou pelo menos que não se desviem muito - do objectivo (que o Benfica faça alguns jogos «em casa» no Norte).

«Caro Presidente Luís Filipe Vieira,

Pelos benfiquistas do Norte, que nos últimos 30 anos (tempo demais!) têm sofrido na pele o peso do seu benfiquismo, e que merecem, da Direcção do seu clube e da parte dos adeptos que têm o privilégio de se encontrarem mais próximos do Estádio da Luz, um acto de solidariedade à altura dessa provação;

Para que todos os benfiquistas – a começar pelos adeptos, que ficam sempre, e a acabar nos próprios treinadores e jogadores, que vão passando – abracem, definitivamente, a ideia de que o Benfica é um clube nacional, que não é de um estádio, nem de uma cidade, nem de uma região, mas de um país, e que não deve aceitar o complexo de inferioridade implícito à suposta vantagem de um factor-campo que só pode servir aos clubes pequenos, que não têm a verdadeira ambição de ganhar seja em que campo e em que situação for;

Para que cada jogo do Benfica seja cada vez mais valorizado como um momento precioso e único, levando a que a própria marca do clube se valorize nesse registo;

Para que o sacrifício do apoio ao clube, não só nestes momentos economicamente precários mas também noutros, em que a vontade de ajudar o Benfica esbarra na necessidade de suportar a família, possa ser mais repartido por mais benfiquistas, nem se concentrando nos que habitam perto de Lisboa nem sobrecarregando aqueles que, habitando longe, não desistem de vir a Lisboa ver os jogos, pagando caro por isso;

Para que se demonstre que o Benfica não aceita que o cerquem;

Para que as autoridades locais e nacionais possam provar, de facto e no terreno, que são autoridade, que Portugal não acaba numa ponte e que, depois dela, não passamos a circular numa terra sem lei, à mercê de milícias e de poderes obscuros e caciquistas;

Porque sabemos que os benfiquistas do Norte não falharão;

Proponho-lhe que, a partir da próxima época desportiva, o Benfica passe a disputar no Litoral Norte de Portugal entre 3 e 5 dos mais de 20 jogos que realiza «em casa», por ano.»

Para quem ainda não andava por cá, esta ideia apareceu (aqui, pelo menos) depois do jogo com o Braga.

E depois disto (que eu quero fazer para ficar bem com a minha consciência) vou passar o resto da semana a falar sobre o Sporting-Porto, que é a primeira meia-final de Benfica e Porto no campeonato - a segunda será o Benfica-Porto e a final é o jogo em que a equipa que for à frente tenha a hipótese de ganhar matematicamente o título, seja o adversário o Rio Ave, o Riopele ou o Unáite.

13 comentários:

  1. Aqui está o prometido post! Parece-me bem, só acho que esta iniciativa deveria ser feita também noutros estádios "não-nortenhos". Há dois anos atrás, eu estive no estádio do União de Leiria e foi impressionante ver todas aquelas cadeiras tão habituadas a estarem vazias e que de repente tiveram de aguentar um traseiro benfiquista durante mais de 90 minutos. Dava para cheirar a alegria dos adeptos por poderem ver o seu Benfica a jogar à bola como já não viam há muito tempo. E isto numa cidade que é considerada sportinguista.
    Só falta aqui uma coisa. Então e a loja na Avendida dos Aliados? Nunca mais me esqueci disso.. Ficará para outra carta?

    ResponderEliminar
  2. Hugo,

    Eu sou de Lisboa e tenho o red pass, quando li 3 a 5 jogos achei exagerado, mas dividido por todas as competições parece-me bem.

    Se essa ideia necessitar de assinaturas(sócio) tens a minha.

    Coloca isto no facebook será a forma mais rapida de divulgares a ideia e receberes o respectivo feedback.

    Já agora também nos blogs associados ao SLB.

    ResponderEliminar
  3. Febre dos fenos.Doença do sono.Mataco com inflamação, etc,etc...

    ResponderEliminar
  4. Leiria, Coimbra, Algarve, porque não? É o princípio que interessa.
    A loja nos Aliados vai ser a cereja no topo do bolo. É melhor primeiro fazer o bolo, penso eu de que...


    Não tenho Facebook. E, honestamente, também não me sinto bem no papel de «propagador». Se a ideia for boa, anda por ela própria - a começar pelo pessoal que vem cá e que pode falar dela a outros. Se não for boa, não vai a lado nenhum. É assim que tem de ser. Eu pensei nisto, e provavelmente já houve muita gente que teve a mesma ideia. Limitei-me publicá-la. Agora ela que ande. Se vier a acontecer, porreiro. Eu envio o mail amanhã e saio de cena.

    De qualquer forma, as vozes da reacção são sempre um bom indicador...

    ResponderEliminar
  5. A redação parece-me boa. Enviarei também o resultado do que aqui for decidido, como sócio do Benfica.

    ResponderEliminar
  6. Apesar de não me dar jeito nenhum, como sócio, acho uma excelente ideia! Seria mais um sinal da grandeza do nosso clube.

    Para a ideia ter mais força, penso que seria importante acrescentar um "abaixo-assinado" à carta, que me parece muito bem redigida.

    Bom ano a todos"

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde,

    Participo pela primeira vez neste blog. Achei fantástico o que li acerca do nosso clube e do nosso treinador e, prometo, frequentarei o mais possível este espaço.

    Out of toppic, e pensando nos posts acerca do Jesus Vs. Jorge, seria interessante o Hugo comentar a conferência de imprensa de ontem, do Jorge e do Jesus, porque acho que estiveram lá os 2...

    Um abraço,
    RS

    ResponderEliminar
  8. Aí está caro Hugo como havias prometido. Já publiquei no FB.

    Aguardemos.

    Cumps

    ResponderEliminar
  9. Como sócio do Benfica estou totalmente de acordo com a iniciativa e com o texto da mesma.

    ResponderEliminar
  10. A nação benfiquista pulsa. Gosto disto porque há uma coisa em que nós raramente pensamos: é que o Benfica começou por ser grande não nos seus resultados mas no seu povo. Se o povo do Benfica ressuscitar, nos princípios que defende (começando pelo «todos por um»), o Benfica voltará a responder.

    Não sei como é que pode funcionar um abaixo-assinado. Tenho medo que a mobilização não seja sufciente, ou que demore muito tempo a «dar a volta» ao coreto. Tinha pensado que se o gabinete do presidente recebesse centenas de mails com o mesmo título, com a mesma proposta, e identificada individualmente, a própria força da ideia se impusesse. Digam-me vocês o que pensam, e assim se fará.

    ResponderEliminar
  11. Comprar o estádio de Aveiro , que parece que está à venda e eu podia ver muitas mais vezes o GLORIOSO, pois ficava a pouco mais de 50 km.
    Comprar pois!!!

    BENFICA SEMPRE

    ResponderEliminar
  12. Como sócio do SLB e, ainda que, morador de Oeiras estou a 20 min da Catedral, simplesmente nao poderia apoiar mais esta medida! Coloca agora esta questão : onde iríamos jogar ?

    Ass: Fehér 29
    Benfica SEMPRE!!!

    ResponderEliminar
  13. Guimarães, Aveiro... Eles estão todos aflitos de massa. Mas o ideal, para mim, seria ou o Bessa (e ajudar a sustentar o Boavista) ou no Primeiro de Maio, em Braga, e meter lá mais benfiquistas que braguistas na Pedreira, só pelo gozo. Até lá mandava pôr cadeiras novas e torniquetes e tudo.

    OK, pessoal, então é assim:
    nesta 5.ª feira, às 13 horas envio para o gabinete da presidência um mail com o título «Pelos Benfiquistas do Norte», com o texto que escrevi neste post e com a minha identificação. Quem quiser, antes ou depois disso, fazer o mesmo, sinta-se convidado. E vamos ver no que dá.

    ResponderEliminar