sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

O Microondas

Há uns anos jogava na equipa dos Detroit Pistons bicampeã da NBA um jogador chamado Vinnie Johnson que parecia um frigorífico, só que em preto – baixinho (relativamente), quadrado, eléctrico e que fazia sempre o mesmo lançamento.

A alcunha dele era Microondas, porque começava logo a trabalhar assim que entrava e nunca falhava, era entrar e começar a facturar. O Microondas Vinnie Johnson é, talvez, o mais acabado exemplo do sexto jogador no basquetebol. O sexto jogador é aquele que, sem começar o jogo no cinco inicial, joga mais do que dois ou três dos cinco titulares, e que tem um rendimento igual ou superior a eles. A NBA até tem um prémio para o Melhor Sexto Jogador do Ano e tudo.

O sexto jogador tem características próprias, que fazem com que, ao contrário de outros jogadores, que rendem menos quando não são titulares, ele renda mais precisamente quando começa no banco. O estilo de jogo, a mentalidade, a inteligência a ler a partida, a velocidade, enfim, um pacote ideal para se ser um suplente. Um sexto jogador é uma espécie de titular que começa no banco.


O Nolito é o Microondas do Benfica.

Pelas suas características, o Nolito é o jogador ideal para entrar no decorrer das segundas partes. É um agitador, como já se concluiu – mas é, sobretudo, um agitador que funciona melhor quando um jogo já está formatado, quando está tudo encaixado e quando as pernas já não são as mesmas. Quando as defesas já perceberam o ataque do Benfica, e quando o ataque do Benfica já tentou a maior parte das suas armas, é a altura certa para meter o vírus Nolito, um jogador que joga diferente dos outros, que faz as coisas ao contrário, que faz sempre a mesma coisa mas que ninguém consegue, realmente, parar, e que muda o jogo.



A minha questão é esta: se o Nolito é um jogador feito a medida para ganhar jogos a começar no banco e a entrar na segunda parte porque raio de lógica estúpida é que se há-de querer fazer dele titular à força? O papel do Nolito não é ser um titular razoável ou até bom (que nem sempre é), é ser um excelente suplente (qu é o que consegue ser praticamente sempre). O Benfica ganha mais com o Nolito a suplente porque o Nolito é mais influente no jogo quando entra a meio. E os jogos ganham-se com 14, não com 11, e não no primeiro minuto mas no último.

Nem todos os jogadores são feitos para serem titulares, nem todos os jogadores foram feitos para serem suplentes. Porque raio é que havemos de tratar todos como se fossem iguais, se isso não é o melhor para ninguém? Alguém pode explicar isso ao Nolito, por exemplo?

*

Considerando espécimes búlgaros anteriores da estirpe de Stoichkov, Kostadinov e muitos outros ovs, a fuçangice do Bojinov no penálti com o Moreirense tem de ser considerada uma bulgaridade.

Mas atenção a uma coisa: eu, como dirigente e treinador, dava-me por satisfeitíssimo se todos os meus problemas disciplinares fossem jogadores a exigirem marcar um penálti nos descontos de um jogo depois de uma série de derrotas consecutivas, para quererem mostrar a toda a gente que são úteis e que não merecem ser assobiados. Quantos jogadores do Sporting fariam o que ele fez? Quantos assumiriam aquele penálti daquela maneira?

O Bojinov foi demasiado impetuoso, podia ter feito as coisas de outra maneira, mas mostrou colhões – algo que, evidentemente, tem faltado ao Sporting nos últimos anos. E o que é que o Sporting fez? Capou-o, pois claro.

Façam dele um bode expiatório e continuem a dar papinha aos cavalinhos de cortesia que por lá andam que assim vão longe. É que nem daqui  dez anos.

As bolas mais importantes num jogo de futebol são os tomates.

*

O Pepe é demente, é nhurro, é isso tudo, mas é um dos nossos. Façam o que quiserem dele, mas fazer dele português quando nos convém e fazer dele brasileiro quando não nos convém é canalha.

*

Porque é que me cheira tanto a Guimarães nos últimos dias?

*

O que o Jesus disse não foi que o Sporting podia ser campeão. O que ele disse foi que o Sporting ainda ia ter um papel importante na atribuição do título. Porque a esperança secreta do Jesus é que o Sporting vá fazer um brilharete às Antas na penúltima jornada. E a minha também.

*

Talvez esteja na altura de olhar para o goal-average não apenas como elemento de nota artística ou como motivo de gozo com os portistas nos fóruns do Record. É assim tão difícil imaginar um 2-2 no próximo Benfica-Porto?

É que os jogos mais fáceis estão aí agora, e para quem se deixar apanhar desprevenido por esta questão, depois, pode ser tarde…

4 comentários:

  1. O Sporting, em relação ao bojinov, tomou a atitude mais fácil, mais previsível e mais mesquinha que poderia ter tomado. Isso surpreende alguém ?? Acredito que o bojinov tenha um feito difícil ( a questão do ego nos jogadores que já ca foi discutida) mas como o Hugo disse e bem o ego nao deve ser castigado deve ser alimentado. Ele, ao assumir ( de forma pouco ortodoxa, digamos) a marcação de uma grande penalidade, demonstrou ser um dos jogadores com mais carácter que já vi vestir aquela horrenda camisola as riscas verdes e brancas...

    ResponderEliminar
  2. Faz-me lembrar o Van Hoojdonk. Era um indisciplinado, queria ser o chefe do balneário, era o mau da fita. O tanas. O que ele tinha era personalidade, era um verdadeiro líder, e o Benfica andava tão pelas ruas da amargura que só percebeu o que ali tinha quando já era tarde demais.
    Imaginem um tipo com o carácter do Van Hoojdonk a jogar hoje no Benfica. Com esta equipa, com esta estrutura, ia estar entre os dez melhores da Europa.

    ResponderEliminar
  3. Goal average 'e pa meninos. A ideia neste momento tem de ser: "com 15 vitorias acabamos no minimo com 5 pontos de avanco".

    Isto para o adepto. Para a equipa tem de ser, idealmente: "So' o Gil Vicente interessa - temos de ganhar este jogo".

    Luis

    ResponderEliminar
  4. O M.U. tambem tinha um microondas de nome Solskjaer : )) Há jogadores que pela sua maneira de ser são agitadores ideais para entrar a meio do jogo.
    Jogos como o de SMFeira e Guimarães não serão assim tão fáceis,esperemos que a equipa pega nos colhões e os apresenta em campo.
    Van Hoijdonk era eximio na cobrança de "penaltis do meio-campo"!!

    ResponderEliminar