domingo, 15 de janeiro de 2012

Braga-Sporting em directo

Estive a ver com alguma atenção o Académica-Guimarães. Porque estava na cara que ia ser um bom jogo e por curiosidade. Afinal, Académica e Guimarães vão ter um papel importante na atribuição do título.

O Guimarães é a típica equipa em libertação. Há equipas que se vêem enfiadas num poço sem perceberem como e, depois, quando as coisas mudam, se libertam e ganham uma alegria que acaba por compensar, no final da época a parte má. É o Vitória deste ano. Está fresco da cabeça, com vontade de correr e de jogar à bola. Claramente mais fresco que a Académica, por exemplo. Mas tem problemas estruturais. Vê-se que a equipa foi construída dentro de uma concepção de jogo e que os jogadores não encaixam bem uns nos outros. O Vitória, por estar fresco, é perigoso, mas se se jogar com cabeça é muito vulnerável, porque defende mal nas alas e ataca sem critério, muito na base da correria – precisamente porque os jogadores que tem o impõem.

A Académica, que é uma equipa certinha, mostrou isso claramente. Em dois ou três passes metidos no sítio certo achava facilmente o espaço para jogar e para cruzar. A diferença entre a Académica e o Vitória é essa. São equipas em momentos diferentes. Enquanto o Vitória está em libertação, a Académica, sem estar a cair, atingiu o seu ponto óptimo mais cedo e agora está numa fase de tentar não perder dinâmica. Por outro lado, o que faz (e não é muito) é bem feito. O perigo da Académica não vem dos fogos que pode atear, mas do ritmo constante e das brechas que consegue encontrar na concentração oposta.

O Vitória ganha o jogo porque marca num momento em que não permite resposta imediata, e cima do intervalo.

Para ganhar à Académica e ao Vitória vão ser necessárias armas diferentes e estratégias diferentes. Vamos ver se o Mestre da Táctica dá com elas. Se der justifica o ordenado.



Bom, agora o Braga-Sporting.

O Domingos vai jogar forte. Mete o Rodríguez ao fim de não sei quantos meses e tira o Polga, provavelmente porque já percebeu que quando o Polga entra no carrossel das calinadas consegue enterrar-se a ele e à equipa durante semanas a fio. Mete o Evaldo para poder jogar com o Insúa a meio-campo e sem trincos – a não ser que Insúa jogue a trinco, o que não me parece. Joga com o Matías e mete um avançado que chegou na terça-feira. Não há volta a dar: para o bem ou para o mal, o resultado de hoje vai ter grande influência das decisões do Choramingos.

Também há que dizer que, de facto, este é um dos dois jogos mais importantes da temporada do Sporting, porque grande parte das possibilidades de apuramento para a pré-eliminatória da Champions passam pelos resultados que fizer com o Braga. Essa é a luta real do Sporting, neste momento. O resto é pura ficção. Vamos ver se os treinadores e jogadores do Sporting percebem isso, e que provavelmente um empate, em casa de um adversário directo, não seria mau resultado de todo. Se perder, o Sporting fica com três pontos de atraso em relação ao Braga e também com desvantagem no confronto directo.

Como de costume, vou postando comentários de dez em dez minutos.

Siga a bola!

20 comentários:

  1. Na internet cá de casa o jogo começou aos 12 minutos. Sporting a jogar sem trinco, parece-me. Quanto a mim só tem a ganhar. Quando a alternativa é entre pôr o Carriço e um jogador de futebol no onze tudo o que não seja meter o Carriço é ganho. E quem diz Carriço diz qualquer outro miúdo giro.

    Min 13 -Grande defesa do Patrício, mas destas ele faz cem por ano se for preciso. O pior é os cruzamentos e os disparos de longe.

    ResponderEliminar
  2. 18 min - O Sporting tanto andou que lá arranjou um Cardozo.

    20 min – Não me lembro, de facto, de uma equipa tão inofensiva nas bolas paradas como o Sporting.

    23 min – Bom pomenor do Rivas a jogar na linha de fundo. Mas se o Sporting continuar a desaproveitar este período de posse de bola sem marcar arrisca-se a chegar ao intervalo a perder. Provavelmente num livre ou num canto…

    ResponderEliminar
  3. 25 min – se um jogador viesse direito a mim de dedo em riste como o Elias foi direito ao Capela tava bem fodido. Ia ver o Bruno Paixão que há em mim.

    32 min – Jogo todo disputado a meio-campo, com o Braga entricheirado, a fazer o jogo com que se sente mais confortável. O Sporting não consegue rematar à baliza, o Braga não se empenha muito em chegar à área do Sporting. Está nitidamente a jogar na expectativa. Mas é uma equipa segura e experiente, claramente. Se o Sporting não marca antes do intervalo as pernas vão-se embora num instante

    ResponderEliminar
  4. 38 min – Bom pormenor do Rivas a bater palmas, com entusiasmo. Ao optar por bombear bolas para o pinheiro o Sporting abre mão de uma parte importante das suas características históricas.
    Desde que o Liedson se impôs como ponta-de-lança do Sporting que a equipa tem um atacante que joga e faz jogar. O Volkswagen é um jogador elegante, tecnicamente bom, e não ponham a fazer de parede. Fica por saber, nas próximas semanas, se o Choramingos vai mesmo optar pelo Rivas em detrimento do Bojinov (e se este fica com o futuro destinado a médio prazo) ou se foi apenas para este jogo, na expectativa de fazer a bola chegar rapidamente à frente e ganhando as segundas bolas. Talvez esse seja um dos tais pontos fracos que ele diz que conhece no Braga.

    O Sporting vai sofrer nesta segunda parte, penso eu, pela ambiguidade com que se vai deparar: é o Sporting e, quanto mais não seja por isso, sente a obrigação de ganhar, apesar de, para todos os efeitos, pragmaticamente, este ser um resultado útil; por outro lado, passa a sensação de que o jogo está perfeitamente controlado, mentalmente, pelo Braga, que não tem o mínimo problema em assumir a postura defensiva, mesmo a jogar em casa contra o adversário que pretende ultrapassar na tabela, e o seu adversário directo no campeonato.
    É uma equipa grande a jogar pouco convicta do seu papel neste jogo e uma equipa pequena perfeitamente consciente do seu papel.

    ResponderEliminar
  5. 48 min – Bola ao poste do Matías, que está a jogar muito bem. Não sei se o Sporting volta a ter outra destas. E o Braga provavelmente vai-se concentrar mais atrás.
    49 min – Não se ponham já com conversas de vermelhos. O amarelo ao Insúa está bem mostrado.
    50 min – E já está. Golo do Braga. Eu não disse? É como limpar o rabinho a bebés. Ver o Patrício aos berros desta maneira faz-me sempre lembrar aquele brasileiro que dizia que a classe de um guarda-redes se vê não pela maneira como defende mas pela maneira como sofre golos.

    ResponderEliminar
  6. Hoje há choradeira até arrebentar lol

    ResponderEliminar
  7. 55 min – Com esta jogada do Braga, e remate do Hugo Viana, penso que já não há dúvidas sobre quem está a jogar como quer.

    59 min – Nesta repetição vê-se perfeitamente a bola a passar por três defesas do Sporting antes de chegar ao marcador do golo na pequena área.

    61 min – Para quem possa andar distraído o Braga andou uma época inteira a fazer a equipas tão boas ou melhores que o Sporting o quer lhe está a fazer agora.

    63 min – Golo do Braga. Novamente, toda a fragilidade defensiva do Sporting no seu esplendor. «Ainda há muito campeonato. Vamos continuar a lutar», choramingará o Domingos. «A lutar, mas pelo terceiro lugar, correcto?», não perguntará o jornalista oportuno e corajoso.
    Posso dizer oficialmente que ver futebol na internet é uma merda – metade não se percebe. Mas é barato, porra.


    55 min – Com esta jogada do Braga, e remate do Hugo Viana, penso que já não há dúvidas sobre quem está a jogar como quer.

    59 min – Nesta repetição vê-se perfeitamente a bola a passar por três defesas do Sporting antes de chegar ao marcador do golo na pequena área.

    61 min – Para quem possa andar distraído o Braga andou uma época inteira a fazer a equipas tão boas ou melhores que o Sporting o quer lhe está a fazer agora.

    63 min – Golo do Braga. Novamente, toda a fragilidade defensiva do Sporting no seu esplendor. «Ainda há muito campeonato. Vamos continuar a lutar», choramingará o Domingos. «A lutar, mas pelo terceiro lugar, correcto?», não perguntará o jornalista oportuno e corajoso.
    Posso dizer oficialmente que ver futebol na internet é uma merda – metade não se percebe. Mas é barato, porra.

    67 min – O Sporting perde por 2-0 e o Chora tira o Rivas para meter o Bojinov. Numa coisa temos de lhe reconhecer mérito: não tem medo de ser insultado.

    ResponderEliminar
  8. um jogo de humilde operario que sabe o lugar que ocupa e o tempo que estamos e outro um aristocrata falido que corre contra o tempo e que vive num podio virtual.

    vasco

    ResponderEliminar
  9. O Sporting foi-se. 11 pontos. Nem tenho presente a classificação do ano passado, mas nem sei se não é pior do que do Paulo Sérgio!

    ResponderEliminar
  10. haha golo de canto, última forma que esperava que os "lacostes" marcassem

    ResponderEliminar
  11. a net é um lodo mas de graça ng reclama... se os capitaes americas e restestantes marveis perdem a cabeça ainda saem com um saco,
    vasco

    ResponderEliminar
  12. tem que haver uma expulsão!!!!!!!!!!!

    vasco

    ResponderEliminar
  13. 73 min – Gosto do Quim. A sério. Tem personalidade. Mas se o Quim fizesse isto num Benfica-Sporting estava tão acabado como o Roberto. Apoiei a cem por cento o Jesus quando ele quis tetar arranjar melhor que o Quim. Apoiei a cem por cento quando ele manteve o Roberto na equipa – afinal, a época estava perdida, porque não ganhar o respeito dos jogadores? Apoiei quando o Roberto foi despachado. O Benfica não falhou em nada no Roberto. Foi o que tinha de ser. E quando me diziam «mas para quê trocar o Quim?», eu respondia sempre «porque o Quim tem experiência, mas não é guarda-redes para o Benfica. E de vez em quando ele recorda-me que eu tinha razão.

    Fiquei cinco minutos sem net. Não vi a eventual expulsão - olha, aqui está uma boa desculpa para um treinador. Do tipo «não vi, estava a olhar para o chão»...

    ResponderEliminar
  14. o quim e guarda redes para o bacalhau com todos , para os brasileiros para arroz e feijão ,alimenta , normal e o pessoal esta habituado ,ate o nome ajuda jakim.
    vasco

    ResponderEliminar
  15. 87 min – Queres ver golo do Bojinov?
    Tá bem tá…

    De facto há uma maneira do Sporting marcar numa bola parada: quando o guarda-redes passa a bola para a boca da baliza…

    93 min – Se o Sporting empatar, amanhã os jornais dizem do Domingos: «Génio! Tirou o Elias e empatou o jogo.» Mentira. O Domingos vai sofrer. Agora é que vamos ver a imprensa que ele tem.

    95 min – Dejá vu. Livre indirecto a um metro da baliza. Por falar em boa imprensa, ai se fosse o Stojakovic – que, refira-se, era mais guarda-redes que o Patrício. Maluco, sim, mas guarda-redes.

    ResponderEliminar
  16. Game Over.

    Que a azia comece.

    ResponderEliminar
  17. ja foram.entram no poço da morte...ciclo a scp.

    vasco

    ResponderEliminar
  18. domingos garantido no porto !!!desgraçado no scp o pintinho quer provar que no porto ha suçesso e manda o toc para uma selecção qualquer , o bom filho regressa a casa!!!!
    vasco

    ResponderEliminar
  19. O choramingas está neste momento a chorar na TV.Rui:os lacostes estão a esvaziar o balão.Oxalá(in'ch-Alá,em mouro).Os jornalistas estão a tentar que o choramingas dê alguma calinada e ele já diz que o Carrilho ardia em febre.

    ResponderEliminar
  20. E bem, cumpriu-se a profecia. Antes do jogo previa um 2-0 mas os lagartos ainda marcaram um e até podiam ter empatado. Confesso que até me surpreenderam pela positiva! Braga a 3 pontos e a distância pode aumentar, os minhotos estão numa boa fase e os lagartos nem por isso..

    De facto, depois do Roberto vir para o Benfica tudo foi bem feito. A única coisa mal feita foi ele ter vindo, de resto esteve tudo bem :)

    Este Bojinov é muito fraquinho.. Não me digam que o clube com a melhor escola do mundo, quiçá da Europa, não tem um puto que jogue melhor que o búlgaro? Se não tiverem nós emprestamos o Mora!

    ResponderEliminar