segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Aquilo é nervos

Como já não falo de Benfica, Porto e Sporting há muito tempo, hoje vou picar o ponto.  
O Hulk nunca tinha tido uma lesão muscular em nove anos.
Esta é uma das coisas mais impressionantes de que já ouvi falar no futebol. Além de tudo o resto, valoriza imenso um jogador, porque lhe dá uma fiabilidade sobre a qual se podem construir projectos. Em comparação, lanço a questão: qual teria sido o horizonte de sucesso de Pablo Aimar se não fosse um jogador permanentemente lesionado? Teria parado num Valência e num Benfica ou estaria destinado a jogar nos maiores?
Mas fora isto, vou ser mauzinho com a Criatura, para variar.


Já repararam que antes das grandes competições de atletismo, por exemplo, é frequente ouvirmos falar de febres, doenças súbitas, lesões, e um rol de maleitas exóticas, deste gota a aftas vaginais,  que mais parece um episódio do «Médicos por África»?
Parece tudo super-forçado, histórias da carochinha, um grande choradinho para justificar desaires, mas não é. Não é tanga. É verdade. Eles ficam mesmo doentes. É do stress.
O stress provoca doenças, em toda a gente, porque impede a regeneração celular. Está comprovado cientificamente. A exposição prmanente à tensão afecta os mecanismos de reprodução dos tecidos e orgãos, causa doenças e envelhecimento precoce.
No desporto, provoca lesões, e está demonstrado em estudos académicos que a boa disposição as previne.

Nos futebolistas isso não se nota muito, provavelmente porque são atletas habituados a desempenhar debaixo de pressão desde muito cedo, mas nos atletas individuais, por exemplo, que podiam passar por nós na rua sem os reconhecermos, quando a tensão começa a aumentar o corpo facilmente dá de si.

Pus-me a pensar nisto a propósito do Hulk. Pensei em quantas ocasiões nestes nove anos é que o Hulk terá estado realmente debaixo de um stress a que não esteja habituado.
Ora vejam: começa a jogar pela selecção do Brasil, um sonho que parecia afastar-se, e torna-se, de facto, um jogador global depois da época passada do Porto; vê o Benfica a dar uma luta que nunca tinha dado, realmente, e inclusivamente a ganhar superioridade num confronto directo, dando ideia de ser o favorito ao título; ouve, todas as semanas, propostas milionárias dos principais campeonatos do mundo, incluindo uma notícia da Gazetta dello Sport que diz que o próprio Guardiola o quer, sem desculpas, no Barcelona. Ora, em Janeiro, o que é que acontece ao Hulk? Sente uma picada.
Já nem falo na volta que lhe deve estar a dar à cabeça a sensaçã de que, afinal, é vulnerável.

Pode ser tudo coincidência. Ou não…

(Independentemente disto a simples frase «em nove anos nunca sofreu uma lesão muscular» devia ser obrigatória logo na capa do currículo que o empresário dele anda a distribuir por meia Europa)


Quanto ao Sporting, há uma questão que merece ser levantada neste momento em que até o cirurgião Barroso («na qualidade de presidente da Assembleia Geral», até me parto a rir com estas palhaçadas) já reconheceu que o objectivo do Sporting, desde o início, era chegar à Champions. É que o objectivo do Sporting não era só chegar à Champions. O objectivo do Sporting, no início desta época, era chegar à Champions pelo segundo lugar no campeonato.

O alvo do Sporting, durante o Verão, não era o Porto, então aparentemente intocável, nem o Braga, então aparentemente inútil dada a revolução no plantel e dado o facto de o Sporting já o ter conseguido bater no campeonato anterior e colocado na sua posição natural. O objectivo do Sporting era, afinal, o mesmo de sempre – aquilo a que se resume 80 por cento do critério de sucesso de uma época no Sporting: ficar à frente do Benfica. No segundo lugar que daria apuramento directo para a Champions.

Alguém tem dúvidas de que se só houvesse um clube a ser apurado para Champions no fim desta época o Sporting não teria gasto nem um terço do que gastou?

O alvo do Sporting era o Benfica.
E é por isso, novamente, que o Sporting está em crise. Se a ordem actual do campeonato fosse Porto, Braga, Sporting, Benfica, e acabasse assim, com o Sporting a ganhar a Taça, em Alvalade não haveria o sentimento de crise.
No Verão, depois da débacle na época anterior, o Benfica era a presa mais fraca, e a mais apetecível. O Benfica estava à mercê, e o Sporting fez o que tinha a fazer: avançou. Só não se esperava, como há três anos, este piparote. Esta ressurreição que é especialidade da casa.

À parte disto, o problema do terceiro lugar, para o Sporting, não é apenas ficar atrás do Benfica. É ter de começar a próxima época um mês mais cedo, o que pode ser determinante nas suas hipóteses reais de discutir o título.
O que o Benfica está a fazer esta época é verdadeiramente excepcional, por ter começado a competir muito antes dos outros – mas vamos ver se ainda não mordo a língua lá mais para a frente. Se conseguir ser campeão, e chegando pelo menos aos oitavos-de-final da Champions, depois de ter passado duas pré-eliminatórias da Champions e tendo como adversário interno um Porto vencedor de quatro competições na época anterior o feito desta equipa do Benfica será muito maior do que o de vencer o campeonato em 2009/10. É uma proeza não só a nível nacional como a nível internacional. Uma carreira longa e bem sucedida na Champions é, historicamente, incompatível com um bom campeonato, e este Benfica é (ou pode vir a ser, veremos) a excepção que confirma a regra.
Se tiver de disputar eliminatórias de acesso à Champions o Sporting vai passar pelos mesmos problemas que qualquer outra equipa passa, e comprometer seriamente as suas aspirações internas.


Finalmente, o Enzo Pérez.
Dizem que o Enzo Pérez vale 5 milhões de euros, que foi o que o Benfica pagou por ele. Pois eu, pelo que leio nos jornais de hoje, acho que o Enzo Pérez está na iminência de se tornar no jogador mais valioso da história do Benfica.

Ao dizer ao Enzo Pérez, ao empresário do Enzo Pérez, aos clones do Enzo Pérez, e aos empresários dos clones do Enzo Pérez que por aí andam que está disposto a pagar 5 milhões de euros para fazer valer um princípio, o Benfica está a valorizar o Enzo Pérez em 500 milhões de euros mesmo que ele nunca venha a ser titular do Benfica.

Se contabilizarmos os milhões que o Benfica vai poupar em jogadores que não vão aceitar vir para um clube em que se tem de ser profissional, mais os milhões que vai ganhar com os jogadores que não vão voltar a tentar este número quando não lhes fazem as vontades, mais os milhões que vai ganhar em valorização de jogadores por perceberem que estão num clube profissional, mais os milhões que vai ganhar por ser respeitado por empresários honestos e os que vai poupar por afastar os empresários desonestos, o Enzo Pérez está a revelar-se valiosíssimo.

Digo mais: a única coisa que falta ao Benfica para dar o salto qualitativo, em termos de cultura e, consequentemente, em termos de capacidade competitiva, é conseguir chegar ao plano dos princípios. Quando um líder, ou um conjunto gestor de homens, percebe que há princípios que estão – de facto, e não apenas de boca – acima do economicismo, está a dar o passo decisivo rumo à grandeza. Assim que se dá este passo, o resto vem atrás.


Talvez fosse pedir demasiado que se fizesse do Maxi Pereira um exemplo, mas o Enzo Pérez pôs-se mesmo a jeito.

É claro que se o Enzo Pérez levar a dele avante, esqueçam…

7 comentários:

  1. Sobre a criatura não sei, mas sobre o Enzo concordo totalmente com o que dizes, para mim até torna-se um fator determinante para esta época ser ao nível que desejamos que seja.

    ResponderEliminar
  2. A verdade é que nos andruptos o desconforto é evidente. Este Benfica, com todos os problemas que tem, e com a época iniciada muito mais cedo, fez uma primeira volta excelente e parece ter voltado da paragem com muito mais confiança. Essa confiança, e os nervos instalados no adversário, pouco habituado a esta situação, ainda por cima quando o respectivo desempenho pontual não tem sido mau, podem ser uma vantagem. A ver o que se passa...

    Sobre os lagartos, pois, tens toda a razão. De qualquer modo a aposta foi arriscada - o segundo lugar, para uma equipa "nova", parecia mesmo demasiado arriscado. O calendário desequilibrado fez durar a esperança mais do que o costume, mas os últimos jogos mostraram que não há milagres, apesar do bom trabalho nas contratações. Nem o City, que já investe largo há vários anos conseguiu...

    Sobre o Enzo, só espero que a multa seja mesmo pesada (um mês de salário seria uma mensagem poderosíssima).
    Com erros e algumas ingenuidades, a Direção do Benfica tem melhorado em muitas áreas e aqui parece ter feito o que devia. Eu já não consigo é pensar neste palhaço do Enzo na equipa. Tem de ser muito bom para poder apagar esta imbecilidade de vedeta das pampas.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Realmente não sei quem são os empresários desta ave rara que o não souberam aconselhar.Mas a verdade é que o garoto já é maior e vacinado.Penso que o JJ o irá pôr a jogar quando ele estiver ok se sentir que é necessário à equipa(depois de ele se retratar perante os colegas e os sócios).É uma pena pois ele é óptimo jogador mas só isso não chega.Pessoalmente penso que com este fraqueza psicológica não dará um bom elemento de equipa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi o empresário, chico-esperto, o responsável pelo imbróglio e que o aconselhou mal. Saiu-lhe o tiro pela culatra! Que lhe sirva de lição!

      Eliminar
  4. É curiosa essa teoria da valorização (clones, empresários, empresários dos clones, clones dos empresários, clones da ovelha dolly, a guerra dos clones, clones dos clones, etc), a ver vamos. Espero que esse caminho para a grandeza se verifique mesmo, com os tais valores acima dos interesses económicos, isso sim era à Benfica.

    O rapazito Enzo, esse não se livrará de uma valente assobiadela na Luz, pelo menos até fazer uma valente jogatana e marcar uns golitos.

    O SCP é mais do mesmo a diferença é a tinta verde e os posters de parede. Ok o director desportivo tem mais peso que o Costinha...

    O Hulk é merda tal como o clube que representa.

    ResponderEliminar
  5. Concordo com o Vladimir. principalmente na ultima parte ... ; )

    ResponderEliminar
  6. Com o Hulk, tudo é possível. Quando vislumbrei a primeira página do Jornal de Notícias, há algum tempo, o facto do "super-heroi" ter pintado o cabelo de louro por uma soma astronómica, pensei para mim, "está tudo maluco ou este jornalismo é mesmo de sargeta".

    ResponderEliminar