sábado, 26 de novembro de 2011

Voando sobre uma gaiola de cucos

Bem vindos à Cerimónia dos Óscares.

Vou começar pelas três nomeações para a categoria Rebenta a Tripa a Rir da semana pré-dérbi (aviso que só li jornais de relance e na net, por isso é possível que haja candidaturas melhores, mas estou a Leste):

- «João Pereira na lista do Milan».
O grau de inteligência das pessoas vê-se pela qualidade das tretas que lhes impingem. É como a pulseira do equilíbrio. Em relação à saída do João Pereira do Sporting basta-me remeter ao arquivo oracular e está tudo dito. Além disto, em relação ao João Pereira, quero só dizer que eu, se fosse o Jesus, era menino para pôr o Gaitán a dar cuecadas ao rapaz durante vinte minutos, para trás e para a frente, na linha, só para o expulsar. Dizia ao Gaitán: «Quando passares por ele e chegares à grande-área, páras e voltas para trás. Não te preocupes com a baliza. Diverte-te.» Era como limpar o rabinho a bebés, e o Gaitán ainda dava o prémio do jogo à Fundação Benfica para me agradecer.

- «Van Wolfswinkel interessa ao Real Madrid»
Isto faz todo o sentido uma vez que sempre que o Mourinho foi comprar avançados-centro eles eram pretos, africanos e versáteis (McCarthy, Drogba, Etoo, até o emprestado Adebayor – os outros eram os que já lá estavam). O Wolkswagen, uma vez que é branco, holandês e tem um raio de acção de trinta metros, encaixa perfeitamente nesta tipologia de ataque do Mourinho.

- Futre: «Podiam estrear a rede noutro jogo.»
Poder, podiam, mas não era a mesma coisa.
Contra o Porto, por exemplo. Ou contra o Porto. Ou contra o Porto…
Ou contra o Rio Ave, mas aí, em vez de uma rede gigante, podiam usar mesmo uma daquelas gaiolas dos piriquitos, uma vez que são para aí uns cinco adeptos…

*

Agora a sério: hoje vou saltar para o vazio. Não só vou prever o resultado final como vou prever a marcha do marcador.

Ganha o Benfica por 3-2, sem saber bem como, e de aflitos. Começa 1-0 para o Benfica e depois é 1-1, 2-1, 2-2 e 3-2, já perto do fim.

Vão ser barracas defensivas do princípio ao fim. Até vai doer, mas ninguém se vai importar com isso. Vai ser o Benfica-Sporting mais espectacular dos últimos anos.

O árbitro vai ajudar à festa, porque vai ser um jogo demasiado rápido para um estreante em dérbis, e vai acabar por decidir maioritariamente a favor do Benfica nas jogadas importantes.

*

Às 20 horas cá estarei. Só postei isto porque já não me aguento com os nervos. Ainda por cima não pude ir ver o jogo a casa dos meus cunhados, onde o Benfica nunca perdeu um jogo com o Sporting ou com o Porto. Se eu fosse supersticioso consideraria isso uma péssimo augúrio.

Já vejo lacostes até debaixo do sofá.

Pela positiva, noto que esta noite a Religião vai chegar às 6 mil hóstias. 6 mil, 6 milhões, estão a ver…?

Oh meu Deus, isto contra a Bósnia foi muito mais fácil…

44 comentários:

  1. Tem calma, pá. Não há nada como "calma e estupidez natural" para relaxar. :-)))
    Eu vou tomar um conhaque. São servidos?

    ResponderEliminar
  2. No fundo, todos sabíamos que o Jesus ia meter o Cardozo no ataque e o Jardel no lugar do Luisão em vez do Miguel Vítor. Não posso dizer que não faça sentido. Espero pelo menos um golo do Benfica, esta noite, através de canto ou livre cruzado para a área, e o Miguel Vítor, nesse aspecto, é um jogador banal. O Rodrigo não faz tanta mossa como o Cardozo.
    É precisamente por causa disso que o Domingos vai pôr o Carriço a meio-campo.

    Impressionante como, mesmo com o Jardel e o Emerson, a defesa do Benfica (incluindo o guarda-redes e o trinco) parece tão melhor que a do Sporting.
    Se alguma coisa vai desequilibrar este jogo é a insistência e a eficácia ofensiva de qualquer uma das equipas, dada a fragilidade das defesas. Uma vez que o Benfica está predisposto a atacar mais, penso que é uma vantagem.

    Além disso, a outra vantagem do Benfica é a experiência dos seus jogadores em clássicos em Portugal. Teoricamente, sabem como jogá-los. Por outro lado, pode ser vantajoso para o Sporting ter tantos jogadores que desconhecem o peso de um Benfica-Sporting. Pode libertá-los. O que é um Benfica-Sporting para o Wolkswagen, por exemplo, ou para o Schaars? Estão-se cagando para o Benfica, como é óbvio. Pode ser que hoje fiquem a saber… O Estádio da Luz, se estiver numa grande noite, pode ajudar o Benfica a fazer a diferença, precisamente por este motivo.

    Já o Carriço, pelo que vejo agora na TV, está branco como a cal da parede.

    Também confio muito, esta noite, no Rui Patrício.

    ResponderEliminar
  3. Nem metidos todos juntos numa gaiola os nobres do Sporting se misturam com o povo…

    ResponderEliminar
  4. 1 min – Um amarelo mostrado pelo árbitro para meter os jogadores a jogar à velocidade dele. Lá se vai o «critério».
    5 min – O Sporting entrou muito bem no jogo. Está mais concentrado. Mau sinal. O Cardozo está com vontade.

    ResponderEliminar
  5. 7 min - O Benfica está a fazer tudo ao contrário. O Sporting está a fazer tudo bem feito – pressão apoiada, passes curtos e médios para o jogador e não para o espaço vazio. Vê-se que prepararam o jogo ao pormenor.
    11 min – Meu Deus, o Gaitan acabou de perder o golo do ano. Será que o jogo muda?

    ResponderEliminar
  6. 14 min – A dupla de ataque do Benfica: Jardel e Cardozo. Jardel chuta para a quinta e Cardozo abre os braços quando choca na parede. A bola, obviamente, passa rapidamente para o Sporting. Jogadas com cabeça tronco e membros do Benfica até agora: 0. Do Sporting: não quero saber, foram mais do que deviam. Já apareceram duas vezes sozinhos. Defende-se tão mal, de lado a lado, que é impossível não haver pelo menos três golos neste jogo.

    17 min – Os raios laser são nitidamente de adeptos sportinguistas. São verdes.

    18 min – O Sporting parou para ir beber um café. Volta dentro de instantes.

    20 min – A correr desta maneira o Aimar rebenta quando for a subir as escadas para a cabine.

    22 min – Se o Maxi fosse o Fucile agora estava a rebolar-se no chão com o «então, pá!» do Capel

    ResponderEliminar
  7. Ai aquele remate do Gaitán!

    ResponderEliminar
  8. 23 min – Se o Matías Fernandez fosse um utensílio de cozinha seria um passador: está sempre todo roto.

    24 min – Neste canto o Jardel chegou meio metro mais alto com a cabeça do que o Patrício com as mãos. O árbitro marcou uma falta que não existe.

    25 min – Ó pá, até nas lesões o Sporting está com sorte. O Carrillo vai fazer o Emerson parecer uma menina a jogar à bola na praia.

    28 min – Jardel, é preferível chutares a bola para o Rui Patrício. Sempre perdemos a bola mais longe do nosso meio-campo.

    29 min – Pela cara do Jesus, ele está a pensar: «É pá, se isto acabasse 0-0 já nos tínhamos safado de boa.»

    33 min – Se eu tivesse de caracterizar o jogo até agora, diria que o Sporting está a jogar este jogo há uma semana enquanto o Benfica só entrou em campo há dois dias. Treinadores incluídos. Bardamerda mais à Champions.

    ResponderEliminar
  9. 40 min - Peço desculpa pela interrupção. Fui mudar a algália.

    GOLOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!

    Bom... agora com calma. Golo de canto,como previsto. 1-0 para o Benfica,como previsto. Patrício a olhar, como previsto. Só faltam mais quatro GOLOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOS!!!!!!

    ResponderEliminar
  10. 43 min – O Patrício vai apanhar uma doença profissional na perna esquerda esta noite. Já chutou mais vezes a bola que os outros jogadores todos juntos.

    44 min – Se o Benfica se deixa sofrer um golo antes do intervalo corto os pulsos com o comando da televisão.

    ResponderEliminar
  11. O amarelo ao Aimar é de idiota!

    ResponderEliminar
  12. O Sporting entrou a pressionar bem, até pareciam uma boa equipa :).
    A ver como corre a 2ª parte. Espero que o Benfica não acuse o jogo de 3ª!

    ResponderEliminar
  13. Intervalo

    O Sporting está sob pressão, sobretudo porque está a fazer quase tudo bem feito e vê-se a perder num lance fortuito, mas em que pareceu tremendamente fácil para o Benfica meter a bola na baliza. Quem é que o Sporting tem que seja forte a jogar de cabeça? O Onyewu. Quem é que o Benfica tem forte a jogar de cabeça? O Garay, o Jardel, o Witsel, o Javi e, vá lá, o Cardozo, que pelo menos encosta e confunde as coisas. O Javi marca o golo encostado ao Schaars, que, na pequena-área, está encolhido com medo de se aleijar.

    Não acredito que chegue ao Benfica marcar um golo para ganhar hoje ao Sporting. O Benfica está a dar muitas bolas ao adversário, quer porque o Sporting está a defender em cima dos centrais quer porque estão a jogar o Jardel e o Emerson.

    Parece-me que o Benfica está menos impressionado com os incidentes do jogo que o Sporting. Não ficou a meditar se o remate do Gaitán foi sorte ou azar nem se encolheu quando o Sportins esteve quase a marcar, em jogadas muito mais bem construídas. Creio que há, nitidamente, mais trabalho de qualidade por parte do Sporting naquilo que consegue controlar, mas mais maturidade do Benfica em relação àquilo que não consegue controlar.

    A haver desgaste em relação ao jogo de Manchester, ele está agora a assentar nas pernas dos jogadores. Quando vierem do intervalo, umas vêm mais pesadas que as outras. Agorta seria o momento preciso para o Benfica demonstrar experiência e controlar o jogo, mas para isso o Jesus teria de arranjar soluções para a equipa conseguir libertar alguém a meio-campo para passar a bola com mais tempo e critério, sem ser a correr e apertado.

    Como já disse, não acredito minimamente que isto vá acabar só 1-0.

    ResponderEliminar
  14. A ver vamos... concordo que o Benfica precisa de reter mais a bola.

    ResponderEliminar
  15. 47 min - Tá-se mesmo a ver, não tá

    ResponderEliminar
  16. Parece que entrámos melhor. O Patrício redimiu-se. No fim do jogo, favor renovar com Aimar!

    ResponderEliminar
  17. 49 min - Não há um gajo com o pé direito para marcar este livre em vez do do Bruno César?

    51 min – E um gajo com dois pés para jogar a ponta-de-lança do Benfica? Cardozo, vai pró c…..

    54 min – Aqui está uma bela maneira de aproveitar a inferioridade do Sporting nos cantos: marcá-los curtos. Adoro jogadores inteligentes…

    ResponderEliminar
  18. 56 min – Agora viu-se na repetição como o Polga quase matou o Onyewu a cortar uma bola. Sempre me disseram que o futebol é um desporto perigoso quando é jogado por quem não sabe. Não percebo como é que o João Pereira chega aos 57 minutos sem fazer uma falta.

    57 min – O Onyewu atira a bola muito longe nos lançamentos. Temos de ir buscá-lo.

    58 min – O Carrillo joga mais à bola que esta gente toda junta. Elias quase marca. Será que Artur começa a salvar a noite? Será que as pernas do Benfica estão a começar a fugir? Era fundamental parar o jogo. Haverá cabeça para isso?

    ResponderEliminar
  19. O árbitro a interferir no jogo. PQP!

    ResponderEliminar
  20. 62 min - Confirmado: o Benfica morreu.

    63 min - Cardozo expuls.Mas como é que o árbitro expulsa um jogador por causa disto? Pura falta de categoria. O Benfica acabou, definitivamente, e vai perder este jogo. Pode ser que empate.
    Incrível. Nem assim há alguém que controle a bola.
    No fim vão desculpar-se com a expulsão. Falso como Judas. Com onze também não ganhariam.

    ResponderEliminar
  21. Calma, Hugo. Ainda não está perdido.

    ResponderEliminar
  22. 67 min - Se o Benfica ganhar este jogo não há maneira de perder o campeonato.

    ResponderEliminar
  23. O Sporting está a jogar sozinho. Assim que perceber isso, ganha o jogo.

    ResponderEliminar
  24. Jogo mais controlado. Só faltam 10 minutos.

    ResponderEliminar
  25. Não consigo engolir.
    O Capel devia ter levado um amarelo por simulação aos 75 minutos.
    O Gaitán tento marcar directo e quase que construía a sua estátua ao lado da do Eusébio.
    O meu medo não é o empate: é perderem a cabeça depois do empate e levarem o 2-1.

    ResponderEliminar
  26. 82 min – O estádio acabou de perceber que está na hora de ganhar o campeonato.

    ResponderEliminar
  27. FODAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA-SSSSSSSSSSSSSSSSSSSEEEEEEEEEEEEEEEE!

    ResponderEliminar
  28. Ganhámos! Contra Capelas e tudo!

    ResponderEliminar
  29. HUGOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!26/11/2011, 22:11:00

    IÉEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉEÉÉÉÉÉÉÉÉ.

    AGORA JÁ ACREDITAM QUE O BENFICA VAI SER CAMPEÃO, PORRAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA???????????????????????????

    ResponderEliminar
  30. Hoje foi bem sofrido, mas o mais importante é que ganhámos!!!

    Witsel, Artur, grande jogo!

    Cardoso, burro do crl.

    Jardel esteve bem!

    ResponderEliminar
  31. Como eu disse, "calma e estupidez natural". O Cardozo foi o estúpido. Mas o árbitro não teve calma nem categoria. Mas os troncos de que ninguém gosta e tanto criticam, Jardel e Emerson, jogaram razoavelmente e não comprometeram.

    Se vamos ser campeões ou não, não sei. Agora também não interessa. O Que sei é que foi um jogo muito difícil, 4 dias depois de um jogo em Manchester, jogando mais de 30 min com 10, contra uma equipa ressabiada e muito motivada. Enfim, mostrámos muita garra e vontade. E é assim que se ganham competições.

    Os adeptos também estiveram muito bem com mais de 63000 a ver. Uma maquia nada despiciente para os cofres do Benfica.

    ResponderEliminar
  32. Só mais uma coisa, Hugo. Com que então o lance de golo do Benfica foi "um lance fortuito"? Mas isso é o que os lagartos vão começar a dizer. Penso que foi um bom golo, assim como aquele remate do Gaitan que se entrava... Assim como aquele último lance do Rodrigo, que se tivesse tido mais calma...

    ResponderEliminar
  33. O Hugo estava nervoso, Manuel. Dá para ver. O Rodrigo também não podia falhar aquela oportunidade no final, mas 2-0 talvez fosse demais para o Sporting.

    Claro, só dois burros provocam a expulsão. Cardozo espero que seja multado em grande, burro do crl. No entanto, um árbitro que faz aquilo não tem noção do que anda ali a fazer! Outro burro do crl!

    ResponderEliminar
  34. fdp do árbitro.Grande vitória.Estou eufórico e rio-me com os comentários do Prates.O sinal do JJ quando o Cardozo foi expulso foi meter um ponta de lança.Divino.Vou-vos dizer porque chamo lacostes aos lagartos.O meu avô,que era um grande gozão e contador história(portanto não garanto a veracidade),dizia-me que na 1ºmetade do século passado os benfiquistas começaram a ver chegar aos treinos do glorioso pessoas a espreitar vestidos com umas camisas toda larocas com um lagarto como símbolo.Daí o nome lagartos.Não sei se isto é verdade mas só sei que desde puto recuso camisas dessa marca.E passei a chamar-lhes lacostes.E lacostes serão.

    ResponderEliminar
  35. E o Benfica é a única equipa da Europa que ainda não perdeu, esta época, em jogos oficiais!!!

    ResponderEliminar
  36. Hoje foi o jogo que menos sofri.Os lacostes estão todos inchados porque só pederam por um.Então o Jorge Baptista parece ter orgasmos em apontar erros ao Benfica.Só que eu senti,quando foram onze contra onze,que tinha-mos o jogo totalmente controlado.fdp do árbitro.

    ResponderEliminar
  37. Pois eu acho que emoções como a de hoje, só o jogos dos 6-3!

    ResponderEliminar
  38. Mas que merda é esta?a deitarem fogo ao nosso estádio?

    ResponderEliminar
  39. SIm, os lagartos devem ter levado artefactos pirotécnicos que começam a arder com atraso temporal. Pegaram fogo à parte do estádio onde ficaram. Vai-lhes sair caro, pois os lagartos vão ter de o pagar!

    ResponderEliminar
  40. O incêndio é o resultado da postura vergonhosa dos dirigentes lagartos. Eis o Sporting no seu melhor!

    ResponderEliminar