terça-feira, 22 de novembro de 2011

«Por favor, não matem o TOC!»

Probabilidades do Benfica acabar a época com nenhuma derrota: 0 %.
Probabilidades de uma derrota com o Manchester United comprometer minimamente a época do Benfica: 1 %.
Boas razões para eu não me importar minimamente com uma derrota do Benfica, hoje, em Manchester (desde que não tragamos um cabaz no avião…): 99.

Apesar disso, não joga o Rooney.
Ainda assim, prefiro mais ser do Otelul Galati desde pequenino que acreditar muito num bom resultado do Benfica em Inglaterra. Era giro, mas não é que seja preciso. É melhor guardar a primeira vitória em Manchester para outras núpcias.

*

Os terroristas ameaçam rebentar qualquer coisa em Donetsk. Se alguém tiver aí por perto um ucraniano das obras com contactos à rede terrorista, peçam-lhe para ligar para lá e ele que lhes transmita esta mensagem:
«Por amor de Deus, o tipo baixinho com pulôver azul à Técnico Oficial de Contas e nariz comprido não é para matar. Repito: não é para matar!

Alvos preferenciais:
- ser mutante disfarçado de jogador de futebol. Fácil de reconhecer, apesar de já não ter o cabelo oxigenado: é o que manda nos outros e no TOC.
- velho bem vestido com olhos de carneiro mal morto. Pode acontecer que se desenvolva  um cheiro pútrido à sua volta. Leva a filha, brasileira. Também é fácil de reconhecer. É o que atrai as moscas mesmo com 15 graus abaixo de zero.

*

Ao intervalo cá estarei.

10 comentários:

  1. Sensacional primeira parte do Benfica a nível defensivo. Penso que é a primeira vez que me lembro de ver o Benfica fazer uma parte INTEIRA sem uma verdadeira falha de concentração defensiva, se exceptuarmos aquela que se seguiu imediatamente ao golo do United. Um golo irregular em que a defesa do Benfica também não falhou. Só é possível defender assim, em fora-de-jogo, com esta segurança, com dois defesas centrais de classe mundial.
    Com um defesa-esquerdo de bom nível o Benfica pode tornar-se um caso sério.

    Para ganhar em Manchester não é preciso muito mais do que o que o Benfica está a fazer, a não ser controlar melhor a bola no meio-campo ofensivo. Ainda assim, o Benfica da primeira meia-hora impressionou-me, não estava à espera de uma equipa tão personalizada.

    Esperar passar em branco em Manchester é utópico – pode acontecer, mas nunca é por causa da equipa visitante.

    Ao contrário do que disse o Jesus, não acho que este seja o melhor Manchester United dos últimos anos. Tem um jogador de classe super, o Rooney (que não está a jogar), e um jogador de classe extra, o Nani. Os outros são apenas bons jogadores.

    O Benfica vai sofrer outro golo. Não vai conseguir ter uma segunda parte defensiva ao mesmo nível. O resultado final dependerá, primeiro, da sua capacidade de encaixar esse golo sem perder a cabeça (se a perder pode facilmente chegar aos 3 ou 4-1) e da de fazer outro. O que não é impossível, porque a defesa do United é um passador.

    ResponderEliminar
  2. Não consigo engolir a lesão do Luisão. Há um jogador que o Benfica não pode dispensar se quer ser campeão. Pode ser que, sobrevivendo ao Sporting, não seja comprometedor, dado calendário. Mas estou realmente pessimista. Por outro lado, está na hora de Miguel Vitor fazer história no Benfica. Se o Benfica ganhar ao Sporting e vier a ser campeão ninguém poderá passar ao lado do papel deste miúdo que substitui o único insubstituível

    Quanto ao jogo, seria pedir muito a uma equipa pouco experiente, que ainda na época passada perdia facilmente com uns israelitas quaisquer, que tivesse a classe de chegar à segunda parte deste jogo e ser capaz de jogar, a meio ritmo, sem perdas de bola, no meio-campo adversário. Não seria realista. Mas esta equipa do Benfica está com vontade de deixar de ser submissa, e começa a acreditar que é uma boa equipa depois de um ano humilhante, cujas feridas ainda estão por sarar.

    Há sorte no 2-2? Há. Mas também há quatro jogadores a aparecerem na pequena área do Manchester United, em Old Trafford, depois de recuperarem a bola em pressão alta (viste como se faz, TOC?). Isso é um sinal de personalidade.

    Há duas palavras para a jogada de Rodrigo, nos últimos minutos: pura classe. Tudo bem feito no momento certo. Falhou o pormenor. O pormenor quando se tem classe, é o mais fácil de encontrar.
    Foi uma jogada à parte do jogo. Naquele momento havia 21 jogadores a jogarem um jogo e um jogador a jogar outro jogo diferente, em que só ele se movia e só ele pensava. 20 anos. Brutal.

    Este jogo contra o vice-campeão da Europa, como diz agora o monstruoso Aimar, marca uma etapa no crescimento do Benfica. Mas não nos iludamos: no fim da época, sem o título nacional ou a Taça de Portugal, será irrelevante, para os adeptos, que se tenha conseguido (pela segunda vez, acrescente-se) o apuramento para as eliminatórias da Champions frente ao Manchester United.

    A época europeia do Benfica está feita. É bom que nos convençamos disto enquanto é tempo. Quando digo nós, obviamente, digo jogadores e técnicos do Benfica. Daqui para a frente a única coisa que eu diria ao jogadores , se fosse o Jesus, na Champions, seria: «Divirtam-se, aproveitem, porque no domingo temos jogo a sério.»

    ResponderEliminar
  3. fdp do árbitro.O comentário foi certeiro.

    ResponderEliminar
  4. O Benfica continua a crescer. De forma segura, mas persistente. Sim, sofremos, mas quem não sofre para ganhar?!
    Gostei da concentração, da atitude, do não encolher os ombros mesmo depois do 2-1. Isso só é um abismo de diferença para a equipa da época passada.

    Miguel Vitor esteve bem, quando entrou. Concordo, é a hora de se afirmar. Espero que o JJ não seja burro e me venha com Jardeis!

    Agora é focar no Sporting. Sábado é diferente, é para ganhar!

    ResponderEliminar
  5. Há muita gente a dizer que o Benfica teve sorte. Não sei se estou de acordo. No 1º golo o Benfica teve sorte, mas se a bola passava o Rodrigo marcava de certeza, era para ele que ia abola. A sorte aqui foi a altura em que o golo foi marcado.
    No 1º golo o Berbatov estava em off-side claro. No 2º do MU, idem idem, aspas, aspas, já que o Berbatov, para quem foi endereçada o centro, estava outra vez em claro off-side. Ora vejam lá bem as repetições. E só apenas depois da lesão do Luisão marcaram o segundo. Aqui quem teve sorte foi o MU. Portanto, resultado justo.
    Penso que o JJ pensou no jogo do Sporting ao ter poupado o Cardoso e o Nolito.

    ResponderEliminar
  6. Manuel, a grande diferença deste Benfica é que acredita, não se encolhe. Mesmo se tivesse tido sorte, teria sido porque a procurou, lutou, teve alma. É a equipa do Benfica com mais alma desde há muito. Duas vezes a perder no Ladrão e fomos buscá-los. A perder em Old Trafford e fomos à procura, forçámos o erro.
    O fora de jogo do primeiro golo do Manchester, numa altura importante, é evidente. No segundo, confesso que não deu para ter certeza. Mas a equipa lutou, quis, e podia ter ganho. Deixámos o Manchester numa situação que pode ser complicada, para o apuramento, jogando em casa deles. Quem quer se atribua isto à sorte, é porque quer ser cego.

    ResponderEliminar
  7. Os anti andam mesmo cheios de azia.No 1ºjogo foi porque o MU tinha jogado com as reservas agora tivemos sorte.Só não falam no penalti contra o Basileia nem do fora de jogo do 1ºgolo do MU.Haja pachorra.

    ResponderEliminar
  8. A equipa foi muito personalizada e não vale a pena adjectivar mais em cima do que já foi acima escrito, mas tenho de destacar Aimar, Witsel, Aimar, Artur, Aimar e os centrais. E Aimar também! Foda-se o que correu!!

    ResponderEliminar
  9. Esse puto de 19 anos, o Aimar, foi bem comprado. Mais uma vez se prova que o que é preciso em equipas como o Benfica, que jogam
    sempre sob pressão, é comprar jogadores assim.

    Dêem-me 11 gajos de 33 anos com classe, ambição e saúde e eu ganho ao Barcelona. Penso eu de que.

    ResponderEliminar