domingo, 27 de novembro de 2011

Três andamentos

Antes do jogo em Alvalade, que pode marcar uma viragem no campeonato se o Benfica não perder pontos nos dois jogos que se seguem (Marítimo, fora, e Rio Ave), o Porto tem dois jogos fáceis para a Liga (Beira-Mar, fora, e Marítimo) e um jogo relativamente acessível para a Champions, em que lhe basta o 1-0 frente ao Zenit, em casa.
Depois disso tem três semanas para recarregar.

Não acredito que a paragem vá ser particularmente benéfica para o Porto. Não tem jogadores importantes lesionados. Vai receber o Danilo e um ponta-de-lança, que deve entrar logo nos primeiros dias de Janeiro, mas, a menos que seja uma grande bomba (o que é raro), não vai pegar de estaca. Ninguém pega de estaca nas primeiras semanas a jogar no Porto.

O problema do Porto não é falta de qualidade (os jogadores são quase todos os mesmos) nem a falta de tempo para trabalhar, uma vez que a equipa está feita. Pelo contrário, se alguma coisa joga contra o Porto é o tempo. Quanto mais tempo passa mais a qualidade que existe no plantel se degrada, uma vez que a raiz do problema (leia-se o treinador), continua lá, a contaminar aquilo tudo.
Tão pouco o factor desgaste tem sido notório. Além de ter tido muitos jogos fáceis, o Grande Timoneiro tem rodado muitíssimo a equipa. O Porto nunca pareceu cansado. Apático, sim, mas não cansado.
Se a isso juntarmos a vontade dos jogadores em sair em mais esta janela de oportunidade (Guarín, Fernando, Fucile, Álvaro Pereira), e o facto de começar com um Sporting-Porto que pode atirar a equipa de novo para o buraco, Janeiro pode ser muito mais um problema que uma solução para o ainda campeão nacional.

(Segundo golo do Braga. 3-2. O Porto está tão karmado, este ano, que até as vitórias têm bicho. A última imagem é a que fica.)

Pelo contrário, Benfica e Sporting têm muito a ganhar até ao reinício do campeonato, a 8 de Janeiro. A começar pela Taça de Portugal.

Em condições normais, a Taça é um estorvo na parte final da época, mas este ano, dadas as condicionantes (eliminação do Porto e possível confronto Sporting-Benfica nos quartos-de-final, a um jogo, ausência de outros candidatos credíveis, disputa das meias-finais a duas mãos), na prática a Taça de Portugal fica praticamente entregue no dia 21 de Janeiro. O Sporting está a um jogo de a ganhar (e é o grande favorito, neste momento), uma vez que contra o Belenenses vai ser treino, e o Benfica a dois. Depois disso vão de férias durante quase três semanas. Isso fará com que Sporting e Benfica apresentem as suas melhores equipas nesse jogo e o disputem como a uma final.

Até ao jogo com o Porto, em casa, o Sporting vai tentar recuperar o Rinaudo, o Izmailov e o Rodríguez, três titulares indiscutíveis, além do Jéffren e do Matías. Duvido que compre um central logo no princípio de Janeiro.

Além disso, vai ter mais tempo para trabalhar a equipa, o que é importante na fase de construção em que se encontra.

Seja qual for o resultado do Sporting em Braga, vai chegar ao jogo como Porto sem pressão. O jogo da Luz resolveu esse problema ao Domingos. Já toda a gente percebeu que o Sporting ainda não tem estofo de campeão, por mais que os Bernardos Ribeiros deste país o queiram vender como tal. Para o Sporting, o jogo com o Porto surgirá num cenário ideal: em casa, sem a pressã de ganhar mas com toda a vontade de o fazer. Ponho já a minha cabeça no cepo: o Sporting vai ganhar ao Porto em Alvalade, com o Domingos a dar um banho ao Técnico Oficial de Contas.


O Benfica tem objectivos ligeiramente diferentes até 8 de Janeiro.

Tem um jogo realmente fundamental para a sua época, com o Marítimo, para o campeonato, a 11 de Dezembro, dois onde vai apostar forte, para a Taça (ambos  em situação de pôr a melhor equipa a jogar), e três mais acessíveis (Galati, Rio Ave para o campeonato e a primeira jornada da Taça da Liga, já em Janeiro).
O Benfica tem um campeonato para não perder, uma Taça para tentar ganhar e, além disso, alguns jogadores para recuperar ou para elevar ao nível de opção válida.

Saviola, sim ou sopas. Ou fica, ou sai e dá o lugar a outro. Mas, se é para ficar, que o demonstre agora, neste jogos. Tem um mês para dizer se quer ficar ou se desistiu. Neste processo está Rodrigo Mora, que parece preparadíssimo para entrar na equipa.
Jardel, ou é solução ou não é. Não me parece que seja. O Benfica precisa de um terceiro central e tem de decidir se já o tem ou não. Se o tem, tem de o mostrar agora.
Capdevilla vai ter a última chance. Emerson é um ponto fraco na equipa do Benfica.
Matic tem de aproveitar Dezembro para subir o nível.
O mesmo com Rúben Amorim.

Está-se na fase da época em que se percebe se os plantéis são ou não curtos, porque é nesta altura que os jogadores que jogam menos mostram se estão ou não preparados para, de facto, jogar. Um plantel longo no papel pode ser, na prática, um plantel inútil se os jogadores não forem capazes de subir o seu nível de jogo. Dezembro é o mês das oportunidades e há dois casos, no plantel do Benfica, que, além do central e da questão da lateral-esquerda, podem fazer toda a diferença: Saviola e Enzo Pérez. São dois jogadores que podem elevar o nível do onze de um momento para o outro. O título passa por aqui.


O que fica

Benfica (IRPR = 0.613)
A única prestação melhor do Benfica esta época foi a das Antas, contra o Porto.
O Benfica teve dois factores a seu favor: o factor campo e a vantagem no marcador perto do intervalo. Ambos acabaram por revelar-se importantes.
Tudo o resto, somado, resultou num acumular de pressão que apontava para um mau resultado – sendo que um empate, de acordo com o plano, seria um mau resultado para o Benfica em termos de campeonato, sobretudo porque se tratava de um encontro potencialmente decisivo.

Porto (IRPR = 0.280)
A viagem à Ucrânia foi mais difícil para o Porto, no jogo de ontem, do que um Braga que, historicamente, faz maus resultados nas Antas.
Temporariamente aliviado da pressão interna, o Porto jogou à vontade, perante um adversário que não consegue, fora de casa, ter a mesma agressividade que tem em casa.
Ainda assim, o Porto arranjou maneira de poluir a vitória com aqueles dois golos sofridos – que já não foram a tempo de constituir pressão real.

Sporting (IRPR = 0.000)
Em termos de pressão, só o jogo com o Guimarães, fora (aquele que o Sporting ganhou a jogar com dez), representou um desafio maior para o Sporting – e apenas porque, neste caso, sendo a pressão interior e exterior maior, as situações de jogo foram bem diferentes, numa o Sporting teve de jogar com dez, noutra jogou contra dez.
Obviamente, ao contrário do que aconteceu em Guimarães, a pressão, desta vez, foi mais forte que a equipa do Sporting.

13 comentários:

  1. Embora não tivesse grande expectativa, ainda assim irrita ver como o Braga é tão "fiavel" com o Porto. Que anjinhos. Este Leonardo Jardim também só é treinador de equipa de meio de tabela. Irrita ainda que este Porto permaneça na frente, mesmo a não jogar nada (e até o Givanildo já estava a ser assobiado, hoje!).

    O desempenho do Benfica tem sido bastante interessante. O jogo com o Marítimo é mesmo importante, e os dois jogos da Taça vão ser ainda mais determinantes para ver onde chega este Benfica. Este ano, com o calendário das provas secundárias, o Benfica vai mesmo ser posto à prova. Vale que a equipa tem sido rodada e parecem existir opções que ainda não foram usadas. Gostava mesmo de ver o Enzo Pérez de volta, com qualidade, porque um extremo verdadeiro era capaz de nos fazer um jeitaço.

    ResponderEliminar
  2. Rui:um extremo verdadeiro e um verdadeiro lateral esquerdo.O Enzo Perez viu-o em 3 jogos da liga Argentina do ultimo ano e parece-me bem bom,utiliza os dois pés e acho a maneira de jogar dele assim ao estilo do Victor Paneira.Foi este jogador que me veio à cabeça quando o vi jogar.Acho que temos ali jogador pois também sabe defender e ataca muito bem.

    ResponderEliminar
  3. xirico, concordo, claro. Emerson é muito fraquinho e ontem viu-se. Carrillo fez dele o que quis, quando quis.

    Um extremo como o Paneira seria tremendamente útil. Dava-nos outras soluções e bem necessitados delas estaremos.

    ResponderEliminar
  4. João Gonçalves28/11/2011, 09:45:00

    O sorteio da taça não tem sido amigo. Jogos sempre fora, um deles com um relvado alagado e agora uma deslocação ao Funchal para jogar com uma das equipas que está no topo do campeonato. Para o Marítimo não será necessário fazer gestão do plantel, para o Benfica ela é essencial. Se for necessário estabelecer prioridades penso que talvez a Taça de Portugal possa estar em 2º lugar, a Champions em 3º e a Taça da Liga em último. Dois jogos seguidos contra o mesmo adversário e no mesmo estádio acabam por nunca dar bom resultado. Ou num jogo ou no outro. Espero que desta vez não seja assim e que tragam 2 vitórias.
    Está na hora de jogar o Saviola. Ou dá, ou não dá de vez. Também aguardo há muito o Enzo Perez.
    Nolito precisa de mais minutos, Gaitán de algum (pouco, mas algum) descanso. E o Aimar? Pode-se dar-lhe descanso? Devia dar-se mas é possível? Onde é que há mais jogadores assim? Estão em vias de extinção?
    Tenho pena mas dos portugueses não vejo nenhum com capacidade para ser titular. O Nelson Oliveira arrisca-se a ser outro flop, tipo o Dabao que nos juniores era o maior e depois foi o que se viu... O Luís Martins e o David Simão não jogam e o Amorim dá jeito algumas vezes.
    Até ao Natal vai ser "sempre a abrir"... Não vejo nenhum jogo em que se possa dizer que o empate serve. Vão ser 5 (ou 4) jogos de exigência total. Assim até acho bem que haja a paragem do Natal. Descansam eles e descansamos nós...

    ResponderEliminar
  5. João Gonçalves:podes crer,devo chegar ao Natal com necessidade de ir ao cardiologista.

    ResponderEliminar
  6. Hugo:após as declarações do Gordinho esta tarde algo está a mudar dentro dos lacostes.Penso que a facção anti está a esticar a corda.

    ResponderEliminar
  7. Estão a arranjar corda para se enforcarem, parece-me.

    Sem saber ainda que coisas «terríveis» fez o nosso orelhudo, o que vejo aqui é uma atitude à Tarzan Bettencourt mas para pior.

    Já o Duque continua calado...

    ResponderEliminar
  8. João Gonçalves28/11/2011, 21:24:00

    O Kadafi dos Pneus é perigosíssimo! A gravação do Go(r)dinho Lopes irá prová-lo.

    ResponderEliminar
  9. O Benfica continua a responder bem, desafiando os lagartos a publicarem as imagens.

    Esta direcção do Sporting é demasiado fraco. Os tipos eleitos em actos eleitorais fraudulentos são sempre assim.

    Feitos, porcos e maus... mas de sapatinho de vela e polo lacoste.

    ResponderEliminar
  10. Exactamente, feitos, porcos e maus. Mas o que mostram é um ressentimento como eu há muito já não via. Exagerando, diria que me lembra o ressentimento dos alemães que levou a duas guerras mundiais.

    Diria que é um ressentimento de proporções épicas! Quase que se vê o fel a cair-lhes da boca. E estão falidos.

    PS. Em vez do Emerson sugeria um jogador, o Evra.

    ResponderEliminar
  11. 6411.Penso que estás de parabéns Hugo.

    ResponderEliminar
  12. Tem sido porreiro, obrigado. Não sei como é que tenho tempo para ir escrevendo tanto - quer dizer, sei, é a «doença»...

    O mais giro foi, há uns dias, ter tido pessoal a vir de Moçambique, da Áfica do Sul e da Índia.

    Se calhar foi só pessoal que pôs «Charalambides» no Google, há procura de um site de zoofilia, e veio cá dar por engano, mas não quero saber. Tem piada.

    No dia do dérbi foram 250. Valeu pessoal.

    ResponderEliminar
  13. A qualidade justifica a visita regular, Hugo. Onwards and upwards ;).

    ResponderEliminar