quinta-feira, 17 de novembro de 2011

SuperMaxi, pato e coelho

A primeira página de hoje do Record é um prelúdio para o que aí vem, quer na semana anterior ao jogo com o Sporting quer no mês de Janeiro. Quem ainda não acredita que a melhor solução para acabar com esta questão do Maxi Pereira é esta, é melhor começar a acreditar. Não é totalmente descabida a hipótese de o Benfica perder o campeonato por causa de um lateral-direito mediano e de um empresário que está a trabalhar para o inimigo.

*

O Jesus fez um anúncio muito importante: na Taça e em Old Trafford (!!!) vai jogar meia equipa suplente. Por um lado, estou completamente de acordo. É para isso que há mais de 20 jogadores num plantel. Por outro (e acho que, na altura, não cheguei a postar isto), só por curiosidade:

Critério de desempate na Liga dos Campeões para empate de três equipas:

1 – Pontos nos jogos entre as equipas empatadas;
2 – Diferença de golos nesses jogos;
3 – Mais golos marcados nesses jogos;
4 – Mais golos marcados fora nesses jogos;
5 – Repetir o procedimento se continuar a haver duas equipas empatadas;
6 – Diferença de golos em todos os jogos;
7 – Mais golos marcados;
8 – Coeficiente da UEFA.

Actualmente, nos jogos entre Benfica, Basileia e United:
Benfica – 5 pontos, 4-2 em golos, 2 golos fora
Basileia – 2 pontos, 4-6 em golos, 4 golos fora
United – 2 pontos, 4-4 em golos, 1 golo fora

Se o Benfica perder por 2 em Manchester o Basileia tem de ganhar por 2 ao United para ser apurado. Menos do que isso e fica com uma diferença de golos negativa em relação ao Benfica, e só é apurado se, na última jornada, fizer mais pontos com o Manchester do que o Benfica com o Otelul.

Então o empate com o Basileia, em casa, para o Benfica, não é um resultado aceitável? Se é pela azia de não ganhar em casa a uma equipa inferior, tudo bem. Mas acontece aos melhores, caraças. Até o Unáite só não perdeu por uma unha negra.
Agora, se é por causa do apuramento, não me lixem. Se ter de ganhar em casa aos romenos do Otelul Galati para se ser apurado para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões não é um bom cenário é porque devemos estar a falar de andebol.

Sim, pode acontecer o Basileia ganhar ao Otelul, fora, e ao United, em casa, e acabar em vantagem de golos nos jogos directos entre os três. Mas, para mim, tudo o que não seja levar 3-0 em Manchester, para o Benfica, é pato.

*

Preocupa-me a questão Saviola. Não acredito que Saviola seja dispensável se o Benfica quer chegar a Abril em condições de discutir o campeonato. Sei que é caro. Mas já não me lembro do último campeonato que tenha saído barato a seja quem for. Se um campeonato fosse para ser barato o Feirense podia ser campeão. Não é suposto. Aliás (apesar de isto fazer muita confusão aos economistas) o dinheiro, no futebol, só serve mesmo para ganhar campeonatos. É um valor secundário. Por isso é que não me lembro do último economista que tenha sido um bom dirigente desportivo.

3 comentários:

  1. Espero que não se ceda à chantagem do empresário. Já concordei com o post original, que permanece tão válido como quando foi escrito.

    Percebo a poupança na Naval. Em Manchester, já me preocupa um pouco mais. Perder por 2-0 em Manchester é arriscado. Ficamos com 0 no balanço, se o Manchester perder por 2 com o Basileira, empatamos nos 2 primeiros critérios e perdemos no terceiro, logo ficaremos de fora. Só podemos perder por um diferença, em Manchester, claro, num cenário de derrota do Manchester em Basileia por uma diferença de 2 golos. No creo em brujas, pero que las hay...

    Acho que Saviola não devia sair em Janeiro. Precisamos de soluções variadas e Saviola pode dar muita qualidade.

    ResponderEliminar
  2. Mais um alto post que confirma o que foi dito no 1ºpost sobre o assunto Maxi.Continuo a considerar o Saviola indispensável e pelos vistos agora está lesionado.Vai fazer falta no jogo de hoje.

    ResponderEliminar
  3. AS CAMISINHAS LAMPIONAS
    http://sakanagem69.blogspot.com

    ResponderEliminar