sábado, 26 de novembro de 2011

O pós-orgasmo

E agora, depois do afluxo de adrenalina, uma primeira análise mais a frio.

Este é o resultado impossível na época do Benfica, como o foi a vitória por 1-0 frente ao Porto no ano do último título.

Resumamos: sem Luisão, o líder em campo e pilar defensivo, de um momento para o outro; com um jogo frente ao Manchester United, fora, viagem incluída, a meio da semana; com um nítido défice de preparação em relação ao adversário, que teve uma semana de treinos completos e que vinha de sete vitórias consecutivas para o campeonato; com uma expulsão a 30 minutos do final do jogo, precisamente no momento em que, fisicamente, o desgaste atinge os jogadores.
 

O Benfica não foi, na minha opinião, a melhor equipa, e não estava preparado. Jogou francamente mal e até se pode dizer que a expulsão foi positiva porque lhe permitiu defender sem escrúpulos quando não estava a conseguir, nem minimamente, atacar como devia de ser. Foi uma boa desculpa para jogar à Arrentela.
Não há nada de racional que possa explicar a vitória do Benfica esta noite – a não ser uma coisa.

O Sporting não ganha o jogo porque não está (ao contrário do Benfica, que tem dois anos de luta pelo título e de pressão em cima) mentalmente formatado para ser campeão.
Não diria que é inconsciente – mas é subconsciente.
Quando precisou de ser assassino, o Sporting vacilou.

A própria abordagem ao jogo, pelo Domingos, na comunicação social, não foi convicta. Foi expectante. Cautelosa. Faltou ali muito killer instinct. Falta, a esta equipa do Sporting (aos seus jogadores, todos novos, leia-se) o sabor da derrota, o perceber o que é jogar-se para se ser campeão, experimentar a frustração, o ter algo importante perto da mão e não o conseguir agarrar.

Não me parece que seja dramático para os sportinguistas. O Sporting fez um jogo muito bom para quem faz o primeiro dérbi e fora de casa. Mas ainda não vai ser este ano que vão lá.

Também não me parece que a equipa do Sporting se vá desmontar após este resultado – precisamente porque o Domingos foi muito cauteloso e não colocou demasiada pressão sobre os jogadores. Por um lado, perdeu o jogo por causa disso. Por outro, não perdeu (para já) uma equipa que está em fase de construção. Agora, que perdeu uma oportunidade que não volta a ter tão cedo de aniquilar o Benfica, perdeu. E vamos ver quanto é que isso lhe custará. A ocasião faz o ladrão, e o Sporting não foi oportunista. Veremos, historicamente (daqui a uma época e meia, creio eu), como é que se pode qualificar este resultado, dentro de um âmbito mais amplo.

 (O Choramingos está a falar da juventude do plantel. Pois é, amigo. Por isso é que os juniores não ganham campeonatos. Nem no Sporting, nem no Benfica nem em lado nenhum a não ser na Holanda, se jogarem pelo Ajax.)

É claro que podemos falar dos cantos – mas não podemos escamotear que o único canto realmente bem marcado pelo Benfica foi o que deu o golo. Não vou por aí. Se alguma coisa valeu ao Benfica foi o seu espírito combativo.

O que ganhou o jogo ao Benfica foi a diferença de rodagem, de quilometragem, nos dois primeiros lugares do campeonato ao longo de 2 anos. A forma como a equipa desceu e assumiu a Arrentelada depois da expulsão é, apesar de feia, pragmática. Uma equipa sem personalidade não a teria assumido tão desavergonhadamente.

Um exemplo de como a inexperiência altera um dérbi? Dois dos melhores jogadores em campo, completamente afectados pela pressão: Elias, pelo Sporting, e Artur, pelo Benfica.
Elias falha dois golos feitos, que marcaria noutras situações (pelo menos um); Artur, que segurou o resultado para o Benfica, teve duas falhas a repor a bola e começou a sair a todas os centros, sem critério, com medo que os defesas não fizessem o seu trabalho. Dois casos claríssimos de qualidade elevada com tremideira.

Tal como eu tinha dito – disparates à parte, entenda-se – o Benfica ganha este jogo, e vai ganhar o campeonato, sem saber bem como. Não ganharia o campeonato, perceba-se, sem ganhar um jogo como este. No fim, vão se construir inúmeras teorias e grandes mitologias. Mas eu (que sou como o Jesus e sei tudo) sei porque é que o Benfica vai ser campeão:

Dinâmicas.

A do Benfica e a do Porto.

21 comentários:

  1. Se o Benfica quisesse, com esta brincadeira do incêndio no Estádio (que põe em causa a integridade estrutural da cobertura), não voltava a entrar nenhum membro de claque do Sporting na Luz.

    Comigo não entravam, de certeza absoluta. Que viessem as multas. Ou o dinheiro que o Benfica vai ter de gastar a testar e a reparar a cobertura vai ser paga pelo Sporting? E a quantas multas é que isso equivale?

    ResponderEliminar
  2. É que não voltavam a entrar lá nem que viessem escoltados pela Gestapo.

    ResponderEliminar
  3. Tão culpados como eles é o discurso incendiário destes dirigentes de m**** lagartos. Filhos de mães pouco sérias.

    ResponderEliminar
  4. No mais, concordo com a análise. Acho que o Sporting entrou a saber melhor o que fazer. O Benfica acabou por mostrar o que tem feito bem este ano - ser de um cinismo impressionante, uma eficácia quase tão grande como o cinismo e uma alma de campeão!

    ResponderEliminar
  5. O PJ do Sporting - o Cristovão, que é o novo chefe da Stasi da Segu da Circular Norte - diz que se deparou com a pré-história na Luz. Nem tudo é mau, contudo: pelo menos já descobriram o fogo...

    ResponderEliminar
  6. Isto é muito grave.Como o Hugo diz isto poderá envolver problemas estruturais da cobertura.E estes papagaios da cs continuam alheados deste assunto.Como se fosse normal incendiar estádios.

    ResponderEliminar
  7. Eu continuo na minha.Até à expulsão o Benfica tinha o jogo totalmente controlado e iria marcar mais golos.

    ResponderEliminar
  8. ES-PEC-TA-CU-LAR resposta do João Gabriel. Não consigo fazer o link. Vão ver ao Record. «Queremos 46 mil bilhetes para Alvalade. Pagamos adiantado e não devolvemos nenhum»!!!! BRUTAL.

    ResponderEliminar
  9. Boas

    Discordo completamente. O Benfica teve tantas oportunidades de golo como o Sporting, inclusive a jogar com 10. Tivemos algumas falhas defensivas que felizmente nao resultaram em golo.

    Este Sporting ganhava um jogo em 10 contra o Benfica. Esforcadinhos, mas fraquinhos. Os sportinguistas ja falavam deste Capel como se fosse uma estrela!! Pelo que vi so' tem duas accoes" olhar para o chao e atirar-se para o chao.

    Na segunda volta deviamos comecar com 10 para dar hipotese.

    Luis

    ResponderEliminar
  10. 1 - Olhar para o chão e 2 - Atirar-se para o chão.

    Lol.

    Bem sacada, essa.

    ResponderEliminar
  11. Fui ver o Record e está espectacular.Alta resposta ao bófia.

    ResponderEliminar
  12. Penso que não será necessária qualquer vistoria à estrutura do estádio. Foi um incêndio relativamente pequeno. No entanto vai ter de haver limpeza e reparação. Os delegados da Liga viram tudo, pelo que o Sporting não pode negar nada e vai ter de pagar a factura que o Benfica lhe enviar.

    Os comentários do bófia mais não são do que tentativas de distrair as atenções daquilo que se passou. Nada que o Pinto da Costa já não tenha feito noutras situações.

    ResponderEliminar
  13. Capel perdeu praticamente todos os duelos com o Maxi. Carrillo sim, foi perigoso, tal como o Volkswagen.

    O "compramos 40 mil bilhetes, pagamos adiantado e não devolvemos nenhum" vai fazer história. Estes lagartos são rídiculos. Acabam a devolver bilhetes, depois de tanta cagança.

    De facto, na pré-história estão eles (bem, ao menos na idade média). Não basta o fosso em Alvalade, ainda ateiam fogos nas muralhas da Luz.

    ResponderEliminar
  14. O comunicado de hoje daquele personagem patético que preside à agremiação lagarta prova, se isso ainda fosse necessário, que os tipos preferem andar de braço dado com os corruptos, a terem um Benfica forte como adversário. São uns tristes da ... Juro a mim próprio que não volto a ter pena deste clube da trampa, nem que fiquem a 53 pontos do primeiro lugar.

    ResponderEliminar
  15. Eu apenas digo uma coisa: se tivessem ganho o jogo nunca o comunicado teria visto a luz do dia, nunca se teriam queixado sobre as condições durante o jogo nem aquela verborreia do robocop lagarto se teria ouvido. E teriam pedido desculpa pelo incêndio. O que ainda não fizeram.

    Penso que os lagartos têm mesmo de fazer um exame muito sério sobre aquilo que são, aquilo que têm sido e do que querem ser no futuro. Penso que não se conhecem a eles mesmos. A irracionalidade tomou conta deles, alimentada pelo ressentimento e pelo desespero de se sentirem a resvalar para baixo sem conseguirem ver o fundo. Não é bonito de ver.
    Well, that´s their problem.

    ResponderEliminar
  16. Cenas dos próximos capítulos: Pinto da Costa diz que há pessoas que deviam ser fechadas dentro de gaiolas e andam cá fora, depois diz que no Porto os adeptos de todos os clubes vêem o jogo livremente. Os sportinguistas, estúpidos, vão no canto da sereia, e convencem-se, pela milésima vez, de que têm é de se unir ao Porto por que o Benfica é que é o inimigo.
    Daqui a dois ou três anos estão outra vez a ser enrabados pelo bom amigo do Norte e a ver Benfica e Porto a decidirem os campeonatos entre si.

    Certo?

    Errado. A maioria dos sportnguistas vai querer isso, mas há uma evidência que está a passar ao lado de toda a gente.
    Quem é a única pessoa que, no Sporting, até agora, ainda não abriu o bico sobre qualquer uma destas questões folclóricas?
    Pois é, o homem do verdadeiro poder.

    E há silêncios que soam mais alto que mil palavras.

    A postura de Duque é, para mim, a prova de que há claramente duas tendências contraditórias dentro do Sporting.

    O próprio Carlos Freitas, se repararem (da tendência do «futebol») praticamenteao ao falou sobre essas questões paralelas. Teve um discurso muito menos incendiário que a Direcção.

    Há duas vozes dentro do Sporting, claramente, e o Benfica não tem maneira de perder nesta situação: se o Duque perder, o Sporting volta à estaca zero; se o Duque ganhar, ambos os clubes ganham.

    ResponderEliminar
  17. Será mesmo assim, Hugo?

    Para mim é evidente que a Direção do Sporting é refêm de Juves Leos e quejandos. A postura do torturador de cidadãs é uma prova evidente disso, como é o comunicado absolutamente pífio do personagem que preside os lagartos. Perante tanto ruído, pode perguntar-se se é mesmo Duque quem manda, realmente (e não só neste caso, o apoio real a Marta na FPF podia ser outro exemplo).

    É evidente que se a "aliança" é com o Porto, acabam enrabados e a não ganhar nada. Mas há quem goste e a turba lagarta parece que gosta, maioritariamente. Quase me vejo a desejar um roubo de igreja no jogo deles com o Porto que é para ver se abrem os olhos.

    ResponderEliminar
  18. O poder real é o do Duque, porque é o Duque que tem o futebol na mão. Foi ele que fez a equipa e escolheu o treinador. A partir do momento em que a equipa começou a ganhar a balança de poder pendeu para o Duque. É esse poder que ele está, agora, a gerir, bem cuidadosamente.
    O Duque só está à espera de eliminar o Benfica na Taça, por exemplo, ou de ganhar ao Porto, para começar a pôr os corninhos de fora e a meter os Cristóvãos en su sitio.

    Os cromos que estavam ontem na bancada não mexem no berlinde, e se por acaso começam a tentar meter-se ao barulho o Duque estica a corda e corre com eles.

    O balneário, num clube grande, é como o Exército numa revolução. Quem o tem do seu lado, no fim, ganha.
    O que o Duque está a fazer é exactamente o que o Pinto da Costa fez, nos anos 70, no Porto, quando entrou como chefe do departamento de futebol. Assim que ele e o Pedroto conquistaram o balneário decidiram a guerra. Depois foi uma questão de tempo até correrem com toda a gente que não lhes interessava, Américo de Sá incluído.

    ResponderEliminar
  19. Hugo:a tua análise é correcta mas o problema é que o Duque está atolado até ao pescoço no caso BPN.Se o processo dele sair em breve,adeus Duque.

    ResponderEliminar
  20. Porra, o Sporting tá mesmo fu-di-do...

    ResponderEliminar
  21. Espero que assim seja, Hugo, porque o Sporting dos Lopes e dos Cristovãos é uma grandíssima m***!

    ResponderEliminar