quarta-feira, 9 de novembro de 2011

O Norte benfiquista

Se eu fosse presidente do Benfica marcava pelo menos cinco jogos por ano, incluindo um jogo europeu, para o Norte do país, de preferência no antigo Estádio Municipal de Braga (se é que ainda existe) mas também, eventualmente, no Estádio do Bessa.

Três jogos do campeonato (com clubes do Norte, que agradeceriam muito não terem de vir a Lisboa e não jogar na Luz), mais um da Europa (mesmo da Champions, porque não?) e um ou dois da taça de Portugal e da Taça da Liga.
Sem dúvidas nenhumas.
A vantagem do factor casa, com o Benfica, tanto existe na Luz como em Braga, desde que haja lá mais benfiquistas que dos outros.

Vamos enumerar as vantagens duma ofensiva deste tipo?
Embora:
- Os jogadores que ainda não o soubessem perceberiam perfeitamente  onde estão, qual é o tipo de desafio que enfrentam e o que se espera deles;

- O Benfica assumiria a sua dimensão de clube verdadeiramente nacional (não faz sentido andar a dizer-se que se é um clube nacional e depois só fazer sessões de autógrafos, por exemplo, num raio de trinta quilómetros à volta de Lisboa. É estúpido. Eu quero ver o Rodrigo e o Witsel a dar autógrafos no Porto, para aprenderem. E para se mostrar que não se tem medo de papões.)

- Em consequência disto que acabei de dizer, passava-se a batata quente para as mãos de quem a realmente deve ter: as autoridades públicas. A polícia local, as autarquias, quem eles quiserem. Não são eles quem deve garantir a liberdade de expressão e de movimentos dentro do território nacional? Então que mostrem que querem e sabem fazer o seu trabalho.

- Ao tirar jogos de Lisboa estar-se-ia, ao mesmo tempo, a evitar a sobrecarga económica actual aos adeptos de Lisboa e aos que vêm do Norte, gastando dezenas de euros para ver um jogo que, desta forma, teriam perto de casa, e ao qual mais facilmente eles, e outros que não podem vir a Lisboa, poderiam ir. Provavelmente teria melhores receitas do que na Luz, e tanta ou mais gente a ver, porque quem quisesse ir ver o Benfica aproveitaria essas oportunidades com bilhetes bem mais baratos que os que pagam em Vila do Conde, Guimarães, etc (onde são positivamente roubados de cada vez que o Benfica lá vai);

- Mostrar-se-ia a solidariedade quer da Direcção quer dos benfiquistas de Lisboa com o resto da nação benfiquista. Não há muitas maneiras dos benfiquistas do Sul se mostrarem solidários com os que, no Norte, sofrem na pele por o serem.

- Ser-se-ia inovador, liderante e mostrar-se-ia aos outros algumas diferenças básicas. Porto e Sprting teriam alguém a ver os seus jogos na mesma situação?

Depois disto tudo ainda comprava um prédio na Avenida dos Aliados e montava lá uma mega-store do Benfica, a maior do país a seguir à da Luz. Com vídeos sempre a passar, ecrãs gigantes a dar para a rua (protegidos com vidros à prova de bolas de golfe, evidentemente), espaços para ver os jogos, sessões de autógrafos mensais, etc, etc.

Não é preciso apenas ser esperto – é preciso ser atrevido. Mas para isso é preciso ter tomates e encarar a guerra de frente.

Estão à vontade para enumerar mais vantagens.

Muito trabalho. Até mais ver.

11 comentários:

  1. Um anúncio oficial: no dia 9 de Novembro de 2011 a «Religião» chegou à Índia!

    «As armas e os barões assinalados...»

    ResponderEliminar
  2. Totalmente de acordo. Excelentes ideias, com arrojo e com coragem. E um excelente negócio. Era um verdadeiro pontapé nos tomates dos gajos. Quanto á loja não era preciso comprar, bastava alugar.

    ResponderEliminar
  3. A tua ideia não é má, mas esbarra em compromissos comerciais assumidos.

    1) O Red Pass presumo que as pessoas que o comprem, querem assistir a 15 jogos, e todos no mesmo sitio.

    2)O naming das bancadas, penso que o valor a receber deve estar indexado ao número de jogos, por o menos uma parte variável, que com essa ideia iria diminuir.

    Em relação ao factor casa, tens toda a razão, para os jogadores será um pouco diferente pois perdem referências visuais a que estão habituados na Luz. À uns anos atrás estranhariam ainda mais pois a maior parte dos treinos eram feitos no estádio, coisa que não acontece agora com o centro de estágio. praticamente só vão à Luz para jogar.

    Em termos de receitas/assistências penso que seria melhor nos casos por exemplo do SLB-Paços de Ferreira, SLB-Feirense, jogos já disputados.

    ResponderEliminar
  4. Em todas as opções há o que se ganha e o que se perde. É uma questão de adaptação. Com tempo e vontade tudo se faz.

    Os Red Pass podiam ter um desconto. Os jogos podiam ser patrocinados pelas empresas do naming. Tudo tem um custo, e em tudo há uma oportunidade.

    Quanto é que vale, por exemplo, a marca Benfica quando o Vieira se senta a negociar contratos televisivos, po exemplo? E quanto desse valor é que resulta da sua capacidade de implantação nacional?
    Será por acaso que o Barcelona tenha começado a sua publicidade nas camisolas com a UNICEF? São opções estratégicas, a longo prazo, algo que se semeia hoje sem se saber quando está pronto para ser colhido, mas que se sabe que vai valer a pena.

    Neste tipo de especulações (porque é uma especulação), quando se pensa nisso profissionalmente - o que não é o meu caso... - o principal é não deixar de ver a floresta por causa de uma ou outra árvore.

    Um dia ouvi uma frase que faz todo o sentido: «Ousar tentar. Ousar ganhar.»

    Entre dezenas de ideias impraticáveis aparece uma suficente inovadora e realizável que marca distâncias.

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Jogos em casa, no norte, seriam excelentes para os Benfiquistas do norte, entre os quais eu me conto. Uma ideia arrojada, com aspectos que importaria afinar, mas seguramente com resultados que seriam óptimos para o Benfica.

    Custa-me ver o estádio a meio, pela televisão, e ficar a pensar que se vivesse em Lisboa dificilmente perderia um jogo.

    A loja, nos Aliados, creio que não duraria muito, sinceramente. Os tipos agridem benfiquistas só por festejarem títulos, ir à loja devia ser um teste aos nervos dos mais resistentes...

    ResponderEliminar
  6. De facto, a loja nos Aliados seria um «bocadinho» a mais (eh eh...) mas era mais uma brincadeira.

    Agora a questão dos jogos no Norte, não tenho dúvidas de que merecia uns dias de estudo por parte dos profissionais do marketing, da bilhética, do sponsoring - e, já agora, do presidenting, do director desportiving, etc.

    Eu pessoalmente acho que não há benfiquistas como os do Norte. Sobretudo nos últimos 20 anos, em que tem sido só sofrer.

    ResponderEliminar
  7. Eu continuo com a minha. Uma loja no norte é mais do que uma brincadeira, é uma grande ideia. Não necessitava de ser ao nível da rua... E podia ser em frente ou ao lado da esquadra da polícia. Lol.

    ResponderEliminar
  8. Já estamos, portanto, a fazer planos de viabilidade. Excelente!

    Hasta mañana!

    ResponderEliminar
  9. Dos fracos não reza a história.E depois das noticias que dão conta da discriminação que um miúdo sofreu numa escola de Braga,há que responder de forma firme e ousada.As ideias do Hugo são viáveis com acertos aqui ou ali.Basta que haja vontade dos dirigentes em pensar grande e ousado.Também me solidarizo com os benfiquistas do norte pela coragem.Como veterano de guerra(fui para-quedista)sei que numa guerra de guerrilha(salvaguardando as devidas proporções)interessa entrar no território inimigo,fixarmos ali construindo um centro de saúde e de distribuição alimentar,uma escola e ganhar por todos os meios a população.É assim que se ganham guerras.

    ResponderEliminar
  10. Hugo é uma excelente ideia e visão, faz o favor de encher os e-mails do clube com a tua proposta, a sério. Não sei se sabes mas ultimamente a equipa de futsal começou a fazer algo parecido, jogou há pouco tempo em "casa" em Aveiras. E penso que vai repetir.
    Apenas falas do Norte, mas até lá chegar há mais cidades onde isso se podia fazer, e também ao Sul do pais (estádos de Leiria e Algarve?).

    Xirico estás lá! O teu comment faz todo o sentido.

    Viva o Benfica

    ResponderEliminar
  11. Concordo em absoluto. A loja nos aliados seria para mim, confesso, um verdadeiro deleite... Eu que moro em Lisboa e PERTENCIA à classe media já conto as moedas para ir ver os jogos... Seria então para muitas carteiras alfacinhas um repouso merecido... Economicamente, para nos, seria espectacular!

    Ass: Fehér 29
    Benfica SEMPRE!!!

    ResponderEliminar