quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Deixem-no trabalhar...

Aquilo por que o Benfica vai jogar frente ao Otelul é, simplesmente, pela possibilidade de, nos oitavos-de-final, apanhar o Lille, o Dortmund ou o Ajax, que lhe dão, pelo menos, 50 por cento de hipóteses de passar aos quartos-de-final. Desportivamente não há grandes diferenças entre chegar aos quartos-de-final da Champions League e chegar à final da Liga Europa. Não chego ao ponto de dizer é o mesmo que ganhar a Liga Europa – é verdade que 14 das 16 melhores equipas da Europa, pelo menos (se calhar 16 em 16…), estão na Champions, mas ganhar uma competição europeia implica muito mais pressão e mais prestígio que passar uma eliminatória, mesmo que seja de uma competição superior. Agora, chegar a uma meia-final da Champions, isso sim, fica muito pouco ou nada a dever a ganhar a uma Liga Europa.


O grande benefício desportivo que passar aos quartos-de-final da Champions pode ter, na minha opinião, nem é esse: é a possibilidade que fica em aberto de não ter de vender ninguém importante no Verão.
A verdade é que nenhum clube português pode deixar de vender alguém no Verão, a menos que vá longe na Champions. Sem o dinheiro da Champions (e se calhar mesmo com ele…) o Benfica vai vender Javi Garcia, Rodrigo ou Gaitán.

(Já não digo o Cardozo, porque, infelizmente, deixei de acreditar… Seria demasiado perfeito. Coisas dessas não acontecem no mundo real.)

Com dinheiro extra, abre-se a possibilidade de, no caso do jogador não querer sair (se quiser sair, sai mesmo), manter a equipa intocada. Numa equipa em crescimento e com uma identidade a ser formada, num conjunto de jogadores que começa a ganhar tarimba europeia, isso vale mais que contratar reforços.


O Porto vai apurar-se, mas já dificilmente será primeiro. Basta o APOEL não perder em casa com o Shaktar. Isso significa que tem como prováveis adversários possíveis:
Intocáveis - Real Madrid, Bayern Munique, Barcelona;
Mais acessíveis (mas favoritos) – Inter, Arsenal.
Igual para igual - Leverkusen
Seja qual for, vai exigir ao Porto o máximo do seu jogo.

Se for à Liga Europa, é pior. Os jogos são muito mais fáceis, mas vão ser em muito maior quantidade.
As equipas mais fortes da Liga Europa são (tremam, portistas) o Tottenham, o PSV Eindhoven, o PSG, o Atlético de Madrid, o Schalke, a Lazio e o Sporting. Eu diria que, se ficar em terceiro no grupo, há uma impossibilidade prática de o Porto não chegar, pelo menos, às meias-finais da Liga Europa, senão mesmo à final. Vai andar a fazer dois jogos por semana praticamente até Maio. Por mais acessíveis que sejam, é preciso jogar com onze jogadores e é preciso correr.

Para já tem um jogo decisivo em casa. Veremos no fim da época se este balão de oxigénio é bom ou mau para o Porto. Por mim, tendo em conta aquilo que já disse anteontem, estou muito satisfeito por o Grande Timoneiro ter ganho (espero) vida até ao final da época.
Num assunto relacionado, esperamos ansiosamente pela entrevista de Pinto da Costa em que ele vai dizer que a equipa conseguiu desmontar a pressão colocada sobre o treinador pela imprensa de Lisboa. Deve ser ainda hoje, a seguir ao jogo. Provavelmente acompanhada por uma fina ironia de qualquer sorte.

Também foi bonito ver o Grande Timoneiro a agarrar-se aos jogadores, no fim do jogo, como se tivessem acabado de o tirar da prisão. É a isto que se chama um verdadeiro condutor de homens.

Quanto aos jogos desta jornada europeia:

Benfica (IRPR=0.561)
Terceira melhor prestação da época para o Benfica, a seguir ao empate no Dragão e ao empate na Holanda, frente ao Twente.
Recordo que o único critério aqui é a pressão, não é o prestígio do resultado. Assim se explica que um empate com o Twente valha mais que um empate com o Manchester United. O jogo com o Twente representou uma pressão maior para o Benfica. Era um jogo mais decisivo, noutra altura da época, que o Benfica começou a perder, e em que se jogava o apuramento para a Champions. Em Manchester o Benfica jogou sem lesões no melhor onze, só precisava de não perder por muitos, marcou logo a abrir, e o próprio Manchester United não estava encostado à parede. A maior pressão veio, de facto, da própria qualidade do adversário, do ambiente do jogo, da lesão de Luisão e do primeiro golo do adversário, claramente irregular.

Porto (IRPR=0.405 )
A pressão sobre o Porto desceu consideravelmente a partir do momento em que um empate colocava o apuramento à distância de uma vitória por dois golos frente ao Zenit, em casa, na última jornada. Nada de impossível, para não dizer perfeitamente acessível.

O Shaktar joga muito pouco, mas neste índice tento fugir a essa subjectividade. Olho para os resultados. Desse ponto de vista, o Shaktar é claramente a equipa mais fraca do grupo, mas precisava desesperadamente da vitória para não ser eliminado. O seu estádio é obviamente complicado, como o demonstram os resultados, e o frio também.
O Porto teve a sorte do jogo. Levou duas bolas ao poste e acabou por marcar primeiro.
Dito isto, foi a segunda melhor prestação do Porto este ano. Curiosamente, a melhor foi também contra o Shaktar, em casa (0.438).

4 comentários:

  1. Excelente a análise. Concordo completamente, deixem o homem trabalhar, ele tem muito para fazer, esta época :).

    A forma como o Benfica reagiu a várias contrariedades (lesão do Luisão, o 2-1), foi muitissimo positiva. Demonstra que a equipa continua o seu crescimento. Passar aos quartos seria excelente para esse processo, pelo que ficar em primeiro parece-me muito relevante e é uma importantissima consequência da boa prestação de ontem. A partir daí, o que vier será excelente.

    Também concordo que o Benfica precisa de manter esta estrutura, por mais algum tempo. Perder Javi seria, talvez, o pior. Aguardemos. Agora importa fazer uma afirmação inequívoca de categoria e ganhar os lagartos. Ou ganhar mesmo sem categoria :).

    Abraço.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Ora aqui está uma vitória com sorte. Mesmo contra uma equipa fraca. Se o Shaktar marcava primeiro, adeus vitória.

    Aproveito para colocar uma informação muito interessante, por ser verdadeira, tirada do blogue Céu Encarnado:


    "Angelino esteve recentemente presente num encontro de antigos alunos da FEUC em Gouveia. Angelino entusiasma-se sempre nestes encontros. Angelino fala de mais. Angelino anuncia que a situação está muito má. Angelino confirma que o seu presidente entrou numa loucura para desviar Alex Sandro e Danilo do Benfica. Angelino revela que, por causa desses dois, não houve guito para um ponta-de-lança a sério, cujo negócio estava bem encaminhado. Angelino diz que para pagar Mangala e Defour teve que se fazer uma ginástica dentro das contas do clube, tirou-se de um lado para pôr noutro. Angelino não se admira que alguns jogadores não corram nem acertem um passe. Angelino aguarda ansiosamente pela reabertura do mercado de transferências para tentar pôr ordem nas finanças.
    Tentaram realizar há pouco tempo mais uma oferta pública de subscrições mas isso foi-lhes recusado (pelos bancos)."

    Apenas confirma tudo aquilo que se tem vindo a dizer aqui.

    ResponderEliminar
  3. Daniel Martins24/11/2011, 00:52:00

    Os analistas elogiam o Porto. Os tripeiros já andam todos contentes outra vez. Só posso concluir que os analistas viram um jogo diferente do que eu vi e que os tripeiros passaram a contentar-se com pouco.
    Assim de repente só me lembro de duas jogadas de jeito do FCP, uma no início do jogo e a do 1º golo. Hulk esteve bem? Só vi duas boas exibições, a do Helton e a do Moutinho. E se o Benfica tive sorte em Manchester, o que dizer do Porto... Enfim.
    Parabéns pelo blog, só o descobri há pouco tempo e devo dizer que foi uma bela surpresa. Posts interessantes, bem estruturados e que, apesar de serem pró-Benfica, não caem na bajulice barata e no fanatismo.
    Saudações gloriosas

    ResponderEliminar
  4. Hugo,

    Previsão acertada: o Papa já veio dizer que os jogadores não desaprenderam e o treinador não se deixa afectar pelo que dizem.

    Manuel,

    Já tinha lido isso. È garantido que alguma coisa se passa, senão os episódios dos pagamentos aos belgas não tinham acontecido. De facto, se alguma coisa se pode deduzir daí, é que a estratégia do Benfica tem de continuar, e seria interessante se os lagartos fosse capazes de colocar pressão, também. O despesismo pintista terá de ter consequências, inevitavelmente.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar