sábado, 1 de junho de 2013

Jesus (1) – o Melhor Ano


Antes de mais nada, um acto de contrição: sinceras desculpas por alguns excessos no último post. É da azia. Peço que entendam. Não tem sido fácil.
Posto isto…

Ponto 1

Jorge Jesus fez este ano a sua melhor época no Benfica. Melhor do que a primeira. O título ganho na primeira época foi resultado de uma combinação de qualidade e oportunidade, com maior pendor para a segunda.

Em 2009 Jesus entrou no Benfica nas melhores condições possíveis para um treinador com as suas características:

– Expectativas muito baixas, considerando os resultados nas temporadas anteriores, que situavam o Benfica no terceiro lugar do ranking nacional, a ameaçar descida para o quarto perante a subida do Braga, e a competir na Liga Europa, o que permitiu evitar alguma derrotas comprometedoras na decisiva primeira metade da época, em que a equipa estava em fase de construção anímica;

– Um plantel com um valor muito acima dos resultados recentes, mal explorado e habituado a um nível de exigência próprio de uma equipa do meio da tabela. A um grupo de jogadores que rendiam metade do que valiam, ou mesmo emprestados (David Luiz, Cardozo, Di Maria, Fábio Coentrão, Aimar) foram somados jogadores como Javi Garcia, Saviola ou Ramires (o melhor médio que passou pelo Benfica nos últimos quatro anos). O ponto forte de Jesus é precisamente o melhoramento do desempenho individual dos jogadores;

– Um Porto acomodado ao tricampeonato e demasiado seguro da sua superioridade, que o levou a menosprezar o campeonato e a chegar ao Natal já em terceiro lugar.

O sucesso da primeira época, em termos de resultados, deveu-se, mais do que a uma qualidade de jogo que, na verdade, nunca existiu realmente, à dinâmica de vitória criada a partir da conjugação destes três factores, sustentada no factor surpresa. Pela primeira vez em muitos anos o Benfica apareceu a jogar como uma equipa grande, a apostar no ataque, com um estilo rápido, para o qual os adversários (Porto incluído) não estavam preparados, o que lhe permitiu fazer uma boa primeira metade do campeonato e ganhar a vantagem necessária para ser campeão. Os jogadores passaram de render 50 por cento do que podiam para render 80 por cento (e só não renderam nem rendem mais porque, daí para cima, só lá vão com a ajuda do colectivo).
Tirando isso, o Benfica campeão, que foi eliminado da Taça de Portugal em casa pelo Guimarães e que não passou dos quartos-de-final na Liga Europa, ganhando uma Taça da Liga a um Porto por essa altura moralmente destruído, era uma equipa que defendia relativamente mal, sem um jogo colectivo definido, incapaz de jogar em mais de uma velocidade e de se proteger, com grandes dificuldades para aguentar os jogos de alta pressão – ganhou ao Porto por 1-0, na Luz, com um golo em fora-de-jogo e cheíssimo de sorte, ao Braga, também por 1-0, com um golo a poucos minutos do fim, e perdeu nas Antas e em Braga. Jogando a Champions e com um Porto normal, nessa época, o Benfica, que chegou às últimas três jornadas já sem gasolina no tanque, não teria sido campeão.

A segunda época foi a do deslumbramento, natural para um clube que ganhou sem saber muito bem como depois de muito tempo de frustração; para um presidente que julgou que aquele título mudava a maré histórica; para um treinador habituado a treinar equipas do meio da tabela que, no primeiro ano num grande, se convence de que tinha tido sempre razão e que era fácil ser campeão (muito alimentado pelas bacoradas e pela falta de sentido crítico quer dos adeptos quer dos vendedores de jornais); para um grupo de jogadores que nunca tinha tido verdadeiro sucesso desportivo e que também se deixou convencer de que jogava muito melhor do que realmente jogava.

A super-época do Porto não esteve directamente relacionada com o lado negro da força que a Luz revelou nesse ano. Ajudou a desmoralizar (sobretudo com aqueles 5-0), mas não foi por causa disso que o Benfica falhou. Quando levou 5 nas Antas, à 9.ª jornada, já o campeonato estava perdido havia muito. Não era preciso o Porto do Villas-Boas: o Porto de Jesualdo teria ganho facilmente aquele campeonato.

A época da verdade do Jesus, no Benfica, foi a terceira. O nível de pressão era o normal, o Porto partia também a um nível normal, a equipa estava estruturada, o tipo de jogo estava definido, competiu-se na Champions, o Jesus e o Vieira tiveram tempo e espaço para planificarem tudo o que havia a planificar, desde que soubessem.

E o que é facto é que tudo o que é frágil e tudo o que é forte na liderança técnica de Jesus ficou claro como água durante a época passada. Já nem é preciso, julgo eu, bater mais no ceguinho. O Jesus implementa um estilo ofensivo, rápido e pouco pensado no ataque, pouco colectivo, em que os jogadores estão bastante conscientes das suas funções individuais e geralmente indiferentes à necessidade do jogo em conjunto, que não é capaz de gerar soluções de equipa de forma sólida, sobretudo contra as melhores equipas. Isso deixa demasiada pressão no único mecanismo defensivo que, actualmente, o Benfica executa bem: o fora-de-jogo. Todos os outros processos defensivos (incluindo a posse de bola defensiva) são abaixo da média para uma boa equipa europeia.

O tipo de jogo do Benfica de Jesus está formatado para ganhar 95 por cento dos jogos contra equipas de nível médio e baixo, permite-lhe competir (embora com pouca segurança) contra equipas de nível médio-alto, e dá-lhe muito poucas hipóteses de ganhar jogos de alta pressão. Por exemplo, se retirarmos da equação os jogos para a Taça da Liga, em 11 jogos contra o Porto o Jesus ganhou um, em que o Saviola marca o golo numa posição de fora-de-jogo muito mais clara que a do Maicon no ano passado.

Este ano a prestação de Jesus foi claramente melhor que no ano passado. Fez melhor no campeonato, nas taças europeias e na Taça de Portugal, partindo de uma situação de pressão muito maior, dada a forma como perdeu o campeonato no ano passado, e perdendo o seu meio-campo no início da época. Fez o que sabe fazer melhor (trabalhar individualmente jogadores, o que lhe permitiu inventar Matic, Enzo, Melgarejo e André Almeida). Teve a ajuda das lesões e dos castigos na gestão do plantel, mas, com muita sorte à mistura, soube levar um barco curto até duas praias – campeonato e Liga Europa – praticamente sem soluções para além dos 12/13 homens de campo que iam jogando.

Em resumo, há três razões para alguns (muitos? poucos?) benfiquistas que antes gostavam do Jesus acharem agora que ele não deve renovar com o Benfica, e duas delas não fazem sentido:

1.ª – Porque os resultados foram maus.
Não faz sentido. No ano em que foi campeão, o Benfica fez 76 pontos. Este ano fez 77. Foi o melhor campeonato do Jesus no Benfica, a melhor prestação europeia do Jesus no Benfica e a primeira presença na final da Taça de Portugal. Perdeu a Taça da Liga. Irrelevante. Não vejo sentido em basear a decisão em renovar ou não renovar contrato com o Jesus na relação contexto/prestação/resultado precisamente quando o Jesus tem o seu melhor desempenho.

2.ª – Porque estão frustrados.
Tão simples como isto. Não faz sentido nenhum. Basear uma decisão destas num estado de alma foi o que levou o Benfica ao deserto durante vinte anos. Nesses vinte anos houve decisões baseadas sobre estados de alma que estavam certas e outras que estavam erradas, mas o que matou a grandeza do Benfica não foram as decisões em si, foi a lógica. É um princípio tão errado, mas tão errado, que quase que vale a pena tomar a decisão que vai contra o estado de alma só para estabelecer o princípio de que o estado de alma, como factor de decisão, deve ser contrariado. Não chego a tanto, mas mandar o Jesus embora só porque estamos zangados com ele é demasiado estúpido para ser verdade. Parece que, por aí, e pelo que se lê, já ganhámos qualquer coisa em ter um presidente que sabe esperar e parar para não decidir em cima de emoções. Parece…

3.ª – Porque já perceberam que o Jesus não tem estofo nem qualidade para ser o treinador de que o Benfica precisa.
Esta é a única razão que pode fazer sentido, mas não é inequívoca. Eu apontei esta razão antes do final da época passada, quando se falava da possibilidade de ele sair. Houve quem concordasse e quem discordasse. Apontei as minhas razões e vou falar delas outra vez no terceiro e último post que dedicarei a este tema.

No entanto, adianto duas ideias:

– em primeiro lugar, que não há nenhuma boa razão para que quem defendia que o Jesus devia continuar, no fim da época passada, defenda agora que ele deve sair. Esta época foi uma réplica da última, mas para melhor em todos os sentidos excepto no tipo e qualidade de jogo, que são iguais;

- em segundo lugar, que na altura eu defendi o seguinte: esta é a altura de ou trocar de treinador, por uma boa razão (para acrescentar à equipa soluções que ele, claramente, já não conseguia, nem vai conseguir, agora, dar); ou de assumir o treinador, com todas as suas qualidades e os seus defeitos, como inerente ao projecto e, nesse caso, não apenas não o despedir como, logo nessa altura, somar-lhe mais quatro ou cinco anos ao contrato.

Acrescento, já agora, que, se o Vieira tivesse feito isso no ano passado, e renovado o contrato até 2016 ou 17, não digo que este ano a questão da continuidade do Jesus não tivesse existido (porque existe sempre num clube como o Benfica, em que os resultados podem mudar tudo em dois minutos), mas os resultados poderiam ter sido diferentes, uma vez que a distracção permanente sobre «o futuro de Jesus» e a pressão acrescida quase que desapareceriam.

(Próximo post: Jesus (2) – A Falsa Escolha de Vieira)

21 comentários:

  1. Um post ao nível da qualidade da análise em que o "Religião" é único e que me faz vir cá mesmo quando os posts rareiam. Fico a aguardar o próximo com expectativa.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Antes de mais parabéns pelo blog, dos poucos capazes de analisar o Benfica fora da lógica do ganhou-bom-perdeu-mau que se vê nos restantes (e no comentário televisivo).

    Concordo no geral à análise do Jesus, em termos de jogo colectivo ele não tem mais nada a acrescentar ao Benfica. Pode ter melhores jogadores e saberá aproveitá-los, pode ter alguém a dar-lhe com um taser cada vez que ele diga "a rotatividade acabou" e se calhar evitamos futuros Estoris, mas não vai ser à 5ª época que a equipa vai aprender a gerir vantagens sem ser a carregar mais sobre o adversário ou a sair com bola controlada desde a defesa (a menos que tenhamos acabado de contratar 5 Ramires sérvios).

    Infelizmente acho que estamos/vamos pagar o preço da orgia pós campeonato de por tudo nas mãos do Jesus. Se ele sair abre-se um vazio e não estou a ver alguém a entrar e a fazer 77 pontos numa época (e não mentalidade nos adeptos para termos um ano de "transição").
    Se fica, ou as coisas lhe correm soberbamente de início e apanha um Porto menos competente, ou todos sabemos o que nos espera.

    De qualquer modo, o pós-Jesus muito provavelmente será (neste ano ou noutro) uma longa noite para o Benfica. E é nessas coisas que a "estrutura" importa.

    ResponderEliminar
  3. Venho aqui partilhar e denunciar uma das coisas mais graves que já assisti num canal de comunicação público e que pertence a todos os portugueses. Partilhem este escândalo. Um comentador pago pelos contribuintes assumiu parcialidade entre duas equipas portuguesas numa final europeia. Deixo aqui o link que contém o sucedido: http://www.youtube.com/watch?v=yei0Kb19dqU.

    ResponderEliminar
  4. Nunca percebi a tua insistência em desvalorizar a 1ª época do JJ. Sim as expectativas eram baixas e isso acabou por influenciar positivamente a equipa, mas em 26 anos de vida nunca vi uma equipa em Portugal a jogar tanto à bola como esse Benfica, e contam-se pelos dedos de uma mão as equipas que lhe foram superiores a defender. Depois apontas 4 jogos de alta pressão em que supostamente a equipa não correspondeu. O jogo em Braga foi de longe o menos conseguido, agora os outros? Com o Porto na Luz demos um banho de bola e, ao contrário do que dizes, nesse jogo o Benfica não deve nada à arbitragem. Contra o Braga na Luz ganhou a única equipa que jogou à bola naquele dia. No Dragão perdemos 3-1 e foi uma das arbitragens mais escandalosas que vi na minha vida e que só não deu mais sururu porque os benfiquistas tavam se a cagar já que íamos ser campeões na mesma. E esqueceste-te de outros jogos de maior pressão desse ano, como aquele em que o Benfica foi a Marselha ganhar ao futuro campeão francês num jogo de quase sentido único em direcção à baliza dos "avecs". Ou de um dos últimos jogos do campeonato em que aos 10 minutos perdíamos na Figueira por 2-0 e acabamos por ganhar 4-2, mesmo sem gasolina no tanque como tu dizes. Outra coisa fantástica foi o facto de esse ter sido o ano em que fomos menos beneficiados pela arbitragem desde que o JJ é treinador do Benfica. Provas? 2012/2013 ia ser o campeonato do Capela. O ano passado era o campeonato daquele jogo contra o Vitória em que houve 1001 penalties. O campeonato de 09/10 foi o campeonato do Túnel, porque não houve nada dentro das 4 linhas a que os antis se conseguissem agarrar.

    Quanto ao resto, 100% de acordo.

    ResponderEliminar
  5. "No Dragão perdemos 3-1 e foi uma das arbitragens mais escandalosas que vi na minha vida"- lol, o típico benfiqueiro. É sempre o árbitro. Ja nem sequer te lembras do jogo... Vai lá ver como foi expulso o Fucile... E mesmo com 10 conseguimos fazer o 2-1 e 3-1...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lembro-me muito bem do jogo, provavelmente melhor que tu. Uma arbitragem não precisa de muitos penalties por assinalar para ser escandalosa, basta o árbitro apitar de tal forma que o campo fique inclinado. Os jogadores do Porto passaram o jogo todo a simular faltas, nunca me lembro de ter visto uma coisa assim. Não era o jogador A ou B, era a equipa toda! E o Olegário claro, marcava tudo. O Benfica tinha 3 jogadores em perigo de exclusão para a última jornada se levassem cartão, e ao fim da 1ª parte esses 3 jogadores já tinham amarelo por faltas sem jeito nenhum. O Fucile foi expulso por fazer aquilo que ele sabe fazer melhor: teatro e arruaça. E o Farías estava fora-de-jogo no 2º golo do Porto, mas isso para mim até foi o menos importante.

      Mas até foi melhor assim, se ontem os benfiquistas não podiam sequer comprar bilhetes para ver um jogo de hóquei, imagina o que acontecia se fôssemos campeões no Porto. Havia mortes, com certeza.

      Eliminar
    2. Pois...
      Porto campeao na luz: luzes apagadas e rega ligada
      Benfica campeao europeu no dragao caixa: entrega do trofeu e festa no campo, publico nas bancadas com dignidade a engrandecer o feito dos vencedores

      Oops

      Eliminar
    3. Lol queres mesmo falar sobre isso? Podia escrever aqui muita coisa, desde o facto de nunca termos agredido nem atirado bolas de golf a nenhum tripeiro nas vitórias do Porto na Luz, ou falar sobre os festejos pacíficos no Marquês dos portistas residentes em Lisboa. Mas vou ser breve e faço-te só uma pergunta:

      Eu já vi crianças trajadas com o equipamento do Porto no Estádio da Luz. E tu, já viste alguma criança com a camisola do Benfica no Estádio do Dragão?

      Eliminar
    4. Este anónimo tem uma lata...

      http://www.youtube.com/watch?v=wLQdOwvYvoE

      Eliminar
    5. Já vi, no meio dos portistas na bancada central. Sem problemas.

      Bolas de golfe tambem ja levamos nos, ja nos queimaram um autocarro (!!!)....

      O unico adepto a morrer num estadio foi obra de quem?

      E esta rabula do hoquei, lembrou-me de quando as claques do Porto iam para Sul apoiar a equipa contra o slb e a dada altura aparece a policia e obrigou-os a dar meia volta.

      Eliminar
    6. Feher, a ti dou-te o desconto porque és um puto. O que tem esse vídeo a ver? Isso é porrada entre putos de 15/16 anos, num jogo do titulo entre rivais. Experimenta ir ver um jogo das distritais ou de camadas jovens entre rivais e vais ver quase sempre porrada de meia noite.

      Isso é porrada ENTRE JOGADORES, que tem a ver uma coisa com a outra... E foi porque os dois pretinhos do benfica foram meter nojo. É a diferenca entre saber ganhar (como ontem no hoquei) e nao saber ganhar (como no basquete com o vosso treinador a meter coisas no cu, deve ser fetiche dele...).

      Mas quando vi videos da porrada nos juvenis ri-me ao saber que foram campeoes com um livre a entrada da area inventado pelo arbitro no ultimo minuto.

      Eliminar
    7. A única vez que vi/ouvi falar de crianças benfiquistas nas imediações do Dragão foi numa notícia em que essas mesmas crianças iam levando nas orelhas de um grupo de tripeiros, não fosse um dos tripeiros ter tido um pouco mais de bom senso e ter lembrado ao restante grupo que esses benfiquistas não eram mais do que.. crianças. Mas se tu dizes que já viste garotos do Benfica no Dragão, eu acredito.

      Só valem as mortes dentro dos estádios? É que há bem pouco tempo houve alguém que morreu em Braga a fugir de um simpático grupo de portistas. É certo que não é a mesma coisa, mas mostra que isso das mortes no futebol pode acontecer para qualquer lado, haja para isso adeptos selvagens e anormais. E isso da PSP não tem nada a ver com o assunto, ou vais dizer que a PSP está ligada ao Benfica?

      Desde quando as provocações dão direito a poder partir para a agressão? É que em todos os jogos de futebol existem provocações! TODOS! "Os dois pretos foram meter nojo", vai daí pode-se cair em cima de todos os atletas do Benfica. Achas isso normal? Se calhar tens uma paixão escondida pelo pugilismo que nem tu sabes. A falta que deu origem ao livre é claríssima e só não vê isso quem não quer. Se tens tantas dúvidas em relação a essa falta, deduzo que ainda tenhas mais dúvidas na falta que o James supostamente sofreu contra o Paços na última jornada.

      Eliminar
    8. Este anónimo andrade é burro que nem uma porta e ignorante!

      O que se discute aqui é a viciação de resultados a através de truques dos árbitros comprados pelos andrades. O que tem a rega e a luz a ver com os resultados dos jogos?

      O autocarro foi queimado pelos próprios adeptos! O autocarro ardeu na 2ª circular, nunca dentro das instalações do Benfica. Acusaram os adeptos do Benfica mas nunca houve provas!

      O único adepto que morreu foi um ACIDENTE! Capice? Mas o autor foi condenado e preso!

      Mas os jogadores de hóquei do Porto na Luz bateram num miúdo de 12 anos que acabou por morrer tempo depois. O autor nunca foi condenado e muito menos preso.

      A claque dos SD foram paradas pela POLÍCIA antes de entrar em Lisboa pois tinham informação de que vinham armados e prontos a armar confusão. Por isso decidiram cortar o mal pela raiz. Foi uma operação policial feita para evitar que criminosos levassem àvante a sua vontade.

      O que é que tem a violência das distritais a ver com a criminalidade decorrente existente de cada vez que o Benfica vai ganhar ao Porto? Se agora na final da Champions de hóquei não houve violência foi apenas pelo facto da Federação Europeia ter ameaçado o Porto de que o irradiava se houvesse violência. E eles como animais que são meteram o rabo entre as pernas.

      E portaram-se bem para mostrar aos dirigentes da Federação internacional que estavam todos no Porto a ver a final que afinal são todos bons rapazes! Hipócritas!

      Eliminar
    9. Daniel, "ouviste"... "numa noticia"

      Lembrei.me agora desta anedota:
      "Dois meninos estavam a sair do estádio da Luz, quando um deles é atacado por um Rottweiler.
      O outro menino imediatamente, agarra num tubo de metal e dá com ele na cabeça do animal matando-o permitindo assim que o amigo escape.
      Apenas com alguns arranhões. Ao ver a cena, um jornalista que passava pelo local correu para ser o primeiro a cobrir o acontecimento e escreveu no seu caderninho:
      "Jovem benfiquista, salva amigo do ataque de um cão."
      - Mas eu não sou benfiquista, disse o menino.
      E então, o repórter corrige para:
      "Bravo pequeno herói sportinguista salva amigo das garras de animal feroz".
      - Mas eu também não sou do Sporting, disse o menino novamente.
      - Desculpa outra vez, apenas supus que como estamos em Lisboa e não és Benfiquista, deverias ser do Sporting.
      Afinal, de que equipa és tu?
      - Sou Portista.
      E o repórter volta a escrever em seu caderninho:
      "Delinquente portista assassina brutalmente animal doméstico indefeso""


      "Desde quando as provocações dão direito a poder partir para a agressão? É que em todos os jogos de futebol existem provocações! TODOS! "Os dois pretos foram meter nojo", vai daí pode-se cair em cima de todos os atletas do Benfica. Achas isso normal?"

      Tu que tantos falas em crianças... é dificil compreender que foi porrada entre putos de 15/16 anos? Cresceste numa redoma de vidro para nunca teres ouvido falar em porrada entre adolescentes ainda para mais rivais? que lol... É que não passa disso, a não ser que o vosso Baldé entre outros tenha 25 como o Sancidino (e os do Porto e Sporting, estes "gatos" são uma praga generalizada)

      Manuel, para ti um bocejo, já estou fartinho de te vergar mas já sei que depois de te encostar à parede vais buscar merdas que não têm nada a ver, por falta de inteligencia ou honestidade intelectual.

      Nem sequer sabes do que se estava a falar, pelo teu 2º parágrafo. Vai dormir vai. Para ti os portistas até pegam fogo ao próprio autocarro. és uma anedota

      Eliminar
    10. Adoro a condescendência pelo facto de ser mais novo. Realmente reforça os teus argumentos.

      Pus aquele vídeo como poderia por outros 10. Aquele estava fresquinho...

      Isto continua e irá continuar porque é esta a vossa mentalidade que não tem propósito, nem objectivo, que não o próprio incentivo ao ódio.

      E agora podes ir para o trabalho dizer que humilhaste os lampiões na net. Assim és mais fixe.

      Eliminar
    11. Sim, ouvi numa notícia. E tu, onde ouviste essas histórias do autocarro que ardeu, do Carlos Lisboa e dos seus festejos pouco ortodoxos do título de campeão, ou da polícia que mandou os portistas de volta para casa? Estavas nestes 3 sítios? Cada um acredita nas notícias que quiser. Agora há uns que acreditam nas notícias que lhes convêm, outros procuram investigar a veracidade das mesmas antes de acreditar nelas. Sem querer pôr em causa as tuas crenças, para estes 3 casos que falei (e que tu também já mencionaste anteriormente) sou capaz de encontrar 3 notícias que relatam que as coisas não aconteceram bem como tu pensas. Quanto à anedota, lá está. É uma anedota.

      Então achas normal garotos de 15/16 anos andarem à porrada só porque são rivais. Já eu acho que porrada entre os juvenis de duas das mais importantes instituições desportivas de um país da União Europeia é tudo menos normal. Ainda mais anormal é estarem lá adultos que nada fizeram para parar aquela palhaçada e eu saber que ambos os clubes não vão punir ninguém. E sabes porque é que isto tudo acontece? Porque existem adeptos como tu, que acham isto "normal".

      Eliminar
    12. Lol tu estas a inventar a morte de uma criança, como se isso nao tivesse repercussao, com coisas filmadas e que toda a gente pode ver... Ou nao viste a camioneta queimada? Nao viste o Carlos Lisboa a provocar e a meter coisas no cu como deve gostar?

      Já agora, recorda-me lá o que aconteceu no benfica porto de juniores no seixal recentemente... Que drama.

      O meu sobrinho joga voleibol pelo leixoes, numa deslocacao mais a Sul (como podia ter sido noutro sitio qualquer), ao chegar aos balnearios descobriram que a equipa um escalao acima do clube contra quem jogaram tinha mijado nas roupas todas deles. É vergonhoso? Sim é mas entre miudos acontece.

      Eliminar
    13. Morte de criança? Não falei nada disso. Vi sim a camioneta queimada do Porto, estacionada fora do estádio e sem ninguém lá dentro. E tu deves ter visto o autocarro do Benfica apedrejado mais do que uma vez, em pleno andamento e quase cheio. Podemos estar aqui uma semana a falar nisto por isso não vale a pena. Para mim é mais do que óbvio que os adeptos mais violentos são os do Porto, isso nem tem discussão. Mas enfim, fica com as tuas ideias que eu fico com as minhas.

      Eliminar
    14. Tens razao, confundi, foi o manuel que disse que os jogadores de hoquei do Porto mataram um miudo de 12 anos... Desculpa. O gajo tem uma imaginacao bastante criativa.

      Eliminar
  6. anónimo vai lá xafurdar na lama dos bares de alterne do reinado teles. a sério. isto não é pocilga nenhuma.

    quanto às coisas sérias: o hugo desvaloriza a 1ª época porque ganhamos. não passa de psicologia, o que não lhe tira razão. ele como o napoleão, não quer a vitória. quer a glória...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entendo, mas para atingirmos a glória devemos mudar o que está mal e manter o que está bem. E para mim esse foi de longe o ano em que o Benfica jogou mais e melhor, daí não perceber como é que alguém consegue desvalorizar tanto o nosso campeonato de 2010. Mas são opiniões, claro.

      Eliminar