segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

O Benfica definiu a história do Sporting


Ponto 1 – Lembrem-me de dizer mal do Cardozo antes de cada jogo decisivo. Resulta. A bola vai batendo nos outros e entrando.

Ponto 2 – o Benfica pode ter achado o próximo grande jogador do futebol português. Há uns tempos disse que André Gomes me lembrava Zidane, neste momento lembra-me mais o Paulo Sousa com 19 anos. Um portento. Daqui a dois anos estaremos a falar da grande tragédia dos clubes portugueses: a de não conseguirem segurar os jogadores nacionais que podem fazer deles grandes, permanentemente, na Europa.

Ponto 3 – O Benfica pode ter começado aqui a ganhar o campeonato, se isso lhe permitir chegar ao jogo com o Porto em vantagem pontual. Se isso acontecer, o desenrolar desse jogo, pelas expectativas e ansiedade que deixará de gerar, será completamente diferente. Uma das razões para o Benfica perder campeonatos para o Porto é chegar ao jogo com o Porto, em casa, a precisar de ganhar sob risco de não ser campeão. Um jogo em que um empate permita manter a liderança muda completamente as coisas. É um facto histórico.

Ponto 4 - Se o Benfica tivesse jogado, esta noite, com 11.º classificado da Liga e o 11.º classificado fosse o Estoril-Praia, o jogo teria sido, provavelmente, exactamente o mesmo que foi em Alvalade.
Para ganhar um jogo fora, contra uma equipa inferior, depois de um jogo europeu de grande exigência mental, o que é preciso, mais que técnica, táctica ou frescura física, é classe. Fazer o jogo necessário. Nestes casos, a classe traduz-se por eficácia. Não é apenas passar a bola entre os defesas – é atacar bem nas poucas vezes em que se ataca, e meter a batata na baliza primeiro que o adversário, nem que demore 89 minutos (e se, aos 89 minutos, a bola é rematada, bate numa canela, na parte de baixo da barra, e cai um palmo dentro da baliza, nesse caso é muito bom sinal, porque é a estrelinha de campeão a brilhar).
Quando se permite à equipa da casa jogar em contra-ataque, seja o Moreirense ou o Sporting, o espaço e a vontade são tantas que quaisquer problemas psicológicos desaparecem. Poder fazer figura de equipa pequena foi óptimo para o Sporting, sobretudo porque, de facto, não há memória de uma equipa do Sporting tão pequena como esta. Mas isso já toda a gente sabia, desde os benfiquistas, acostumados a verem a lagartagem agigantar-se para ganhar a Taça Segunda Circular todos os anos, aos dirigentes do Sporting, que, «à Braga», aproveitaram todas as oportunidades para alimentar guerras artificiais.
Classe não é coisa que abunde nesta equipa do Benfica, evidentemente. Mas a rotina a alto nível vai faendo a diferença e é assim que a classe vai aparecendo. E, hoje, chegou. A segunda parte do Benfica, em desvantagem, a jogar em Alvalade, e com mais um jogo europeu nas pernas na semana passada, teve lampejos de classe e a sorte suficiente, sem a qual o benfica não consegue ganhar em Alvalade.
Sim, mais um jogo europeu, leram bem. Porque…

Ponto 5: Só um idiota é que se permitia, sequer, embarcar no folclore do «adiamento» e do cansaço. Aliás, quando ouvi os comentadores da Sport TV a dizerem que a meio da segunda parte «se notou o cansaço» fiquei a falar sozinho, e a perguntar: «Mas o cansaço de quê? De estarem sentados?»
É evidente que o Vercauteren estava preparado (e até agradecia) para jogar até no dia seguinte ao jogo do Videoton, porque assim teria tido o Benfica ainda menos refeito do decisivo jogo com o Barcelona, em Barcelona,onde jogou com 9 ou 10 dos titulares de hoje, enquanto o Sporting jogou com o Videoton com apenas três titulares de hoje. Qualquer nabo conseguiria perceber que, quanto mais cedo fosse o jogo, melhor seria para o Sporting. A última vez que os titulares do Sporting jogaram, entre Taça e Liga Europa, foi para aí há um mês. Se a equipa do Sporting rebentou na segunda parte é porque a sua preparação física é uma merda.
Se alguma equipa deveria ter rebentado na segunda parte essa equipa deveria ter sido o Benfica. Aliás, o cansaço entre alguns jogadores do Benfica foram óbvios (Garay, Ola John e Salvio incapazes de mudar de velocidade, Maxi Pereira, até o Lima) até ao momento do golo, em que a perspectiva de vitória os revigorou.

Ponto 6 – Só hoje é que a época do Sporting ficou dramática. Perder com o Benfica, em casa, é a única coisa que pode realmente estragar a época aos adeptos do Sporting, e o Godinho já vai a caminho.
O Sporting fechou hoje a sua época – e, como não vai poder voltar a jogar em contra-ataque até ao fim da época, à excepção do jogo como Porto em casa, continuará a ter as dificuldades das equipas pequenas para ganhar jogos de forma continuada. Acabará a temporada em quarto ou quinto lugar mas, acima de tudo, perdeu com o Benfica

Ponto 7 – A única coisa que fica, de realmente relevante, deste Sporting-Benfica, é a certeza de que o Benfica terá de continuar a lutar sozinho contra o Porto, com o Sporting a prestar-se ao papel de Sancho Pança, à espera que lhe caia qualquer coisa no prato.
Para o Benfica, penso eu, acabará por ser bom, porque o Sporting, historicamente, não mostra dimensão para ser mais que um outsider, que conseguirá, quanto muito, reclamar algumas vitórias. Num cenário de luta Benfica-Sporting, sem Porto, o Sporting não consegue superar o Benfica. Só tornará as coisas um pouco mais difíceis para o Benfica, na luta contra o Porto, mas isso não é um problema incontornável. É uma questão de tempo, e até pode ser melhor a emenda que o soneto.
Para o Porto, é óptimo. Uma aliança real Benfica-Sporting, a longo prazo, destruiria a hegemonia portista. Com Benfica e Sporting separados, o Porto terá, durante muito tempo, boas hipóteses de ganhar.
Para o Sporting, é trágico, porque se auto-sentencia a uma eterna secundarização. Os Cristóvãos que ficaram a rodear o Godinho (e os que vêm a seguir ainda vão ser piores) são muito mais broncos que os Duques que foram saindo.
Os Duques tinham um plano. Iam fazer um tango, uma dança de amor-ódio com o Benfica, para bater o Porto e, depois do rei decapitado, iam tentar superiorizar-se ao Benfica. Era um bom plano, porque o Sporting ainda tem qualidade estrutural para poder ser melhor que o Benfica. Difícil de concretizar, impopular entre os adeptos, mas bom.
Agora, a única coisa que é, um arrojo aos pés do Porto para bater o Benfica, que não tem nenhuma perspectiva além de aceitar ser um eterno segundo, com grandes probabilidades de continuar a ser segundo mesmo que o Porto venha a definhar, porque isso significaria que o Benfica teria ganho a luta de superpotências actualmente em curso.
Hoje, o Benfica cumpriu, também, o seu destino natural: definiu o que vai ser a história do Sporting nos próximos anos.

24 comentários:

  1. Estou a ouvir a conferência de imprensa do Jesus, as sucessivas referências ao «jogo do Videoton», e não acredito no que estou a ouvir?
    Será que a falta de profissionalismo entre a classe jornalista em Portugal é tão grande que já ninguém consiga pensar?
    Será que nem o Jesus, geralmente tão atento, percebe que isso não é verdade? será porque, simplesmente, se sente tão superior ao Sporting que nem sequer perdeu mais de um minuto a pensar nisso?

    Quem é que jogou, desta equipa, na sexta-feira? Insúa, Capel, Rinaudo (que esteve parado metade da época). Falha-me alguém? poderei estar, eu, tão enganado? Estarei a fazer confusão?
    Serei eu o parvo?
    Jogadores que não jogaram com o Videoton: Rui Patrício, Dier, Boularouz, Rojo, Elias, Carrillo, Wolfswinkel, Pranijc...
    Eles até treinaram depois do jogo com o Videoton, para desemperrar. Até foram assobiados pelos adeptos quando subiram ao relvado, li eu no jornal...

    ResponderEliminar
  2. É evidente que a preparação física do Sporting é uma merda. Aliás, neste Sporting, é tudo uma merda. Não sou capaz de perceber porque carga de água trocaram os centrais do ano passado - os actuais são muito piores.

    O Benfica ganhou, bem, como tinha que ganhar, mas aquela primeira parte... Não fiquei mais tranquilo em relação ao campeonato, porque os corruptos já vão em 3 penalties "esquecidos" e eles não deixam de ser fortes...

    O Sporting... bem, terá o que merece em função deste direção medíocre. Fica-lhes bem, viscondes da m...

    ResponderEliminar
  3. Quando o primeiro jogador do Sporting a rebentar é o Carrillo, que nem calçou na sexta feira, então está tudo dito.

    O André Gomes tem que melhorar no capitulo do passe.

    Vamos ver se tens razão na premonição do que será o Sporting.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva.

      O André Gomes vai melhorar em todos os aspectos porque, fisicamente, ainda está no início. Quando o jogador cresce fisicamente, imediatamente melhora técnica e mentalmente.
      Baseio a minha análise em relação ao André Gomes naquilo que o va acompanhar para o resto da carreira: pensa mais, melhor e mais depressa que os outros. É o que distingue um médio de classe mundial.

      É claro que já estou a sofrer por antecipação, porque me começo a lembrar do destino do Paulo Sousa, do Rui Costa, de tantos outros...

      Abraço.

      E desculpem lá, mais uma vez, por eu estar a aparecer tão pouco, mas é a vida.

      Eliminar
  4. "... porque o Sporting ainda tem qualidade estrutural para poder ser melhor que o Benfica. "

    Para fazeres uma afirmação destas, só podias estar bêbado, drogado ou a sofrer de doença raro-cerebral.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olhó Lemos, grande investigador da blogosfera Benfiquista. Hugo, é preciso admitir que o homem sabe do que fala (bebedeiras, drogas ou doenças cerebrais). Mais vale considerar cuidadosamente tudo o que sai desta cabecinha pensadora...

      Eliminar
    2. Realmente é um expert na amarelinha.Só pode.

      Eliminar
    3. como é que um parolo como o lemos vem ter a um blog desta qualidade? foda-se...

      Eliminar
    4. Que pinta oj Lemos!!

      Hugo, cada vez acho que percebes menos disto. O André Gomes não é nada de especial, não vai ser ninguém relevante. Não vai passar do nível dos Rubens do Braga.

      Eliminar
    5. O Sporting recrutou e formou os três melhores jogadores portugueses de todos os tempos: por esta ordem, Cristiano Ronaldo, Figo e Futre. (O Eusébio veio de Moçambique e o Chalana era muito bom, mas não chega a tanto, tal como o Rui Costa).

      E não o fez há 50 anos. Fê-lo graças às mesmas pessoas que ainda estão à frente da Academia, e refiro-me aqui, sobretudo, a Aurélio Pereira. A rede de observação interna do Sporting é a melhor de Portugal, de longe.

      É um clube com mais de 2 milhões de adeptos, com carisma (mais do que o que os dirigentes sportinguistas conseguem perceber, porque os dirigentes sportinguistas saem da elite, e não da massa popular do Sporting, e esse é que é o problema histórico do Sporting), e que tem um ADN de vitória. É um clube grande, orientado por gente pequena.

      Tem a fatalidade e a felicidade, ao mesmo tempo, de viver lado a lado com um clube maior e melhor - mas não tanto como se gosta de fazer crer entre os benfiquistas.

      O Sporting ainda tem crédito porque ainda tem muito para empenhar - daí poder vir a ter investidores.

      Estruturalmente, o Sporting ainda tem condições para ganhar. É um clube superior ao Porto.
      Conjunturalmente, o Porto tem um orçamento de 100 milhões de euros para o futebol e o Sporting vai passar para 30.

      A conjuntura está a consumir a estrutura do Sporting.
      O Sporting deixará de ser, estruturalmente, um grande, se mantiver esta conjuntura durante mais 5 ou 6 anos, por uma razão muito simples: porque estar 20 anos sem ser campeão numa era de dimensão semi-amadora é uma coisa; estar 20 anos sem ser campeão numa era de crescimento industrial do futebol é outra. É nestas fases de aceleração económica que se geram as estruturas de longo prazo.

      O Sporting tornar-se-ia num Belenenses no espaço de uma geração, por exemplo, se, formando-se uma Liga Europeia, viesse a cair numa 3.ª ou 4.ª divisão.

      Eliminar
  5. O Sporting entrou com 8 jogadores que já não calçavam há perto de um mês.Acho que o JJ perdeu uma oportunidade de pôr os pontos nos ii's.Teria acabado imediatamente com a pseudo "nós somos sempre os coitadinhos dos prejudicados".

    ResponderEliminar
  6. o sporting está a pagar a factura de considerar positivos os anos em que ficou 4 vezes seguidas atrás do porto mas... à frente do benfica. mas, ainda assim, não acho que uma instituição como o spporting mereça dirigentes daquele calibre... que vergonha...

    ResponderEliminar
  7. se o Sporting tivesse ganho o jogo continuavamos com o mesmo presidente de merda, com as mesmas pessoas incompetentes no que ao futebol diz respeito e na mesma com 4 ou 5 vitorias em 20 e tal jogos.

    por isso a tua teoria não tem ponta por onde se lhe pegue, a vitoria do slb não definiu nada para o Scp, se definiu alguma coisa foi até ter ajudadado á recuperação do clube, por permitir que as eleições antecipadas aconteçam mais rapido do que se tivessemos ganho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. só estás a olhar para a conjuntura....

      Eliminar
    2. Lol dizer que o benfica definiu o destino do sporting é olhar para onde?

      Eliminar
  8. Concordo com muita coisa.
    O orçamento do Porto são cerca de 60M€. O ano passado anteciparam receitas e outros malabarismos para passarem os 70M€ e um resultado negativo de quase 40M€, vendas de Hulks e outros números de circo.

    A 28 de Agosto deste ano escreveste isto:

    "O Ano do Lagarto
    Porque o Sporting vai ser campeão

    É fácil ignorar a delicadeza do momento do Sporting no meio da confusão, mas a verdade é que o Sporting está, provavelmente, no ponto mais delicado da sua existência.

    Com o regresso de Duque e Freitas, às costas de um Godinho que não risca nada a não ser cheques pessoais para comprar jogadores (alguém tem dúvidas?), a aposta forte no mercado, o Sporting juntou-se à matilha (...)

    Tudo isto faz com que o Sporting esteja no ponto para ser cooptado por Pinto da Costa, cuja estratégia magna nos 30 anos de presidência foi sempre manter-se aliado a um dos clubes de Lisboa e, sobretudo, mantê-los de costas voltadas, manipulação para a qual tanto os Damásios como os Roquettes sempre se mostraram amplamente disponíveis, porque, com mais ou menos dinheiro, eram líderes fracos e estúpidos.

    O Sporting ainda vai andar na luta, vai ter superado, com dificuldades iniciais naturais, uma primeira volta muito difícil, sem ter de se preocupar muito com a Liga Europa (basta ganhar os dois jogos em casa para se ser apurado, afinal, e é bom para dar moral aos suplentes), e o Porto, apurado para os oitavos-de-final da Champions, vai começar a perder o comboio a nível interno.

    Lá para Março as coisas vão estar mais claras, e por essa altura o Sporting já não vai ter razões de queixa da arbitragem. É bem possível, até, que comecemos a ver Duque e Pinto da Costa juntos em ocasiões informais, em reuniões antes das assembleias gerais da Liga e o Vieira a barafustar contra o sistema e a nova aliança tácita.

    No fim, o Sporting terá ganho o campeonato de que desesperadamente precisa para não morrer, o Porto acaba em segundo, ao sprint, garantindo a Champions para o ano seguinte, e o Benfica, se não se põe a pau, ainda acaba em quarto, para que fique bem marcada a vitória do sistema sobre os insurrectos – sobretudo se os insurrectos insistirem em não vender os seus 15 jogos em casa ao polvo. Não ao Paul mas ao de São Martinho de Penafiel"



    Meu caro Hugo, eu quando li isto pela primeira vez não levei o texto a sério e nem o comentei. Pensei que fosse mais um devaneio, uma brincadeira de uma pessoa com excesso de imaginação.

    No entanto, cometeste um erro que eu achei imperdoável: subestimaste o Benfica, o teu clube, e quem o dirige.

    Eu há um ano disse que o Sporting iria fechar as portas até ao fim deste ano.
    Mantenho o que disse, embora seja mais uma força de expressão. O Sporting não irá fechar as portas. Mas terão obrigatoriamente de vender uns 10 ou 12 jogadores dos A e colocar os B a jogar.

    Não têm dinheiro para pagar salários. O Godinho já começou a pagar do próprio bolso, pelo que já ouvi. E não vão arranjar nenhum investidor por outra razão simples: o Sporting não cria riqueza e vai terminar este ano com bastante mais de 30M€ de prejuízos, a juntar aos outros 120M€ dos últimos 3 anos. Quem se aguenta assim?

    Vendendo alguns dos jogadores agora em Janeiro poderão realizar algum dinheiro que lhes poderá resolver os problemas de tesouraria, mas apenas até ao verão.

    Depois disso... "all bets are off"!

    O Sporting está a pagar a factura de uma gestão medíocre em que numa corrida olha com inveja apenas para um dos lados e para um dos concorrentes, por acaso o mais forte, tentando acompanhá-lo. Neste momento está a ponto de ter uma síncope.

    A boa gestão começa sempre com uma atitude correcta. Não é com o síndrome dos invejosos e dos medíocres, ou alianças obscenas, que se consegue isso.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. manel:

      os invejosos e mediocres têm mais titulos que tu nos ultimos 15 anos, se não contares com a ridicula lucilio baptista cup.

      este pais está como está porque é composto na sua maioria por lampiões presunçosos como tu.

      o teu presidente é que é dragão de ouro, quem fez a aliança com o sistema?

      quem o começou a combater foi sempre o SCP.

      Eliminar
    2. Eu respeito o Sporting, um clube que merecia muito melhores dirigentes e melhores adeptos. Tu és bem o exemplo daquilo que eu digo. Entendo o teu desespero, mas o Benfica não tem culpa da mentalidade medíocre que mostras mais uma vez, culpando os outros dos próprios erros.

      Agora vamos às mentiras. Em primeiro lugar é mentira que o LFV seja dragão de ouro nem ninguém do Benfica fez aliança com o sistema. Se alguém o fez foi o Sporting, os seus dirigentes e adeptos. Até o "Macaco", um reles criminoso, ladrão e mafioso, foi recebido com deferência em Alvalade. Não sentes vergonha?

      Foi LFB quem promoveu o Apito Dourado. Se não deu resultado foi porque temos um sistema judicial comandado pela maçonaria, onde há muitos sportinguistas, que são os grande suporte dos andrades.

      Se não conheces o famoso projecto Roquette já é altura de tomares conhecimento dele. Podes lê-lo em muitos blogues. Em resumo, é uma aliança entre o Sporting e o Porto para acabarem com o Benfica. Porque, diziam eles, só havia espaço em Portugal para 2 grandes clubes. Quem denunciou esta pouca vergonha foi, por acaso um grande presidente, João Rocha, não foi nenhum benfiquista presunçoso.

      A propósito de presunção, não são os Benfiquistas que se auto intitulam, "um clube diferente". Vocês é que se acham um clube superior, de gente superior, porque nasceram numa "classe superior". Isso está no vosso ADN, vocês já nasceram assim, são vocês próprios que o dizem. Um banho de humildade de que estão necessitados irão vocês ter dentro de pouco tempo.

      Vocês irão ser um clube diferente, quando descerem à 2ª divisão ou quando falirem. Olha que está muito perto de acontecer e não tem nada a ver com resultados desportivos. E digo isto com convicção, não tenho intenção de maldizer. Isto são factos! Deixem os B e os juniores começarem a jogar na A e vão ver o que acontece.

      Feliz Natal! (Dentro do possível!)

      PS. O problema do Sporting não é "o presidente de merda" que têm. Nem são os resultados desportivos. Tudo isso é já uma consequência dos erros que se cometeram ao longos dos anos por gerências e mentalidades medíocres. Algumas vitórias que foram tendo apenas mascarou a realidade.
      O vosso problema é de atitude, que começou logo que fundaram o clube. Sempre ao longo da vossa história quiseram mostrar que eram superiores ao povo a que sempre acharam não pertencer. Porque são de uma classe (social) superior.
      A mentalidade de marialva já passou à história há muito tempo e vocês ainda não se adaptaram. Azar o vosso!








      Eliminar
    3. oh SS, foi gira a analogia entre o estado actual do país e o Benfica... só mostra o que tens na cabeça: merda.

      voces que acolhem um bandido nojento de uma claque que VOS DESPREZA e ainda o "treinador" do mesmo clube e ainda vens dizer que o Benfica apoia o sistema...foda-se... ganha vergonha!

      Eliminar
    4. E só mais uma coisa. Os andrades têm metido na cabeça tornarem-se maiores do que o Benfica. É uma obsessão que os não vai deixar tão cedo até o Benfica conseguir tirar-lhes a doença.

      Apesar de terem ganho tanto, ainda o não conseguiram. Para além de toda a corrupção e tráfico de influências, têm utilizado outra maneira de conquistar adeptos: conquistando os adeptos de outros clubes, queimando tudo à sua volta.

      Vejam o que tem acontecido no Porto onde todos, mas todos os clubes grandes da cidade praticamente desapareceram. Quem se aproxima deles...

      Agora é a vez de conquistarem os adeptos do Sporting, um clube que está à deriva e a definhar aos poucos. Os adeptos que não são ou não querem ser do Benfica têm duas escolhas: ou ser adepto do Sporting ou do Porto. Mas quem quer ser actualmente adepto do Sporting? Ninguém! Resta o Porto!

      E é exactamente isso que está a acontecer! Mas os lagartos ainda não perceberam!



      Eliminar
    5. Nem de propósito. Marinho Neves deixou os seguintes comentários no FaceBook.


      "Vou dizer-vos uma coisa, uma só, porque não posso ir mais além.
      Quando Dias da Cunha teve conhecimento de que o clube era um centro de negócios para alguns, alguns ilustres sportinguistas, fizeram tudo, mas mesmo tudo, para que ele se demitisse. Mostrei-lhe provas de como os meus relatórios, pagos pelo clube, iam parar às mãos de Pinto da Costa e Valentim Loureiro e havia apenas 4 pessoas que tinham acesso a eles. Arranjei provas de como eram negociados alguns jogadores com graves prejuízos para o Sporting e o envolvimento que havia entre dirigentes sportinguistas e presidentes de clubes do Norte. Eu, com ajuda preciosa de um grande sportinguista que trabalhava no clube, arranjamos provas de como dirigentes do clube, nos bastidores com a ajuda de elementos da juve arquitectavam a derrota para criarem mau ambiente ao presidente e ao treinador.

      Sabem o que fizeram? Elegeram os traidores e os negociantes e voltaram a eleger e a eleger os mesmos traidores. Chegaram mesmo ao ponto de contratarem um elemento ligado à claque para agredir um elemento que estava comigo nas investigações. Tenho todos os meus relatórios e juro-vos que se um dia eles fossem publicados dariam o livro mais polémico da história do futebol.
      in: facebook, 13Dez2012

      Estou triste com o que está a acontecer com o Sporting. Trabalhei 6 anos no clube de Alvalade com o sentido de ajudar a limpar e abrir novos caminhos. Foi o período mais vitorioso dos últimos 20 anos. Não tenho de me queixar porque fui pago para isso. Mas se o Sporting quiser encontrar o seu caminho, a primeira coisa que tem a fazer, é libertar-se da aliança e espiões que tem a Norte. Que lhe sirva de exemplo o que aconteceu ao Salgueiros e Boavista quando optaram pela mesma aliança."

      E se formos aos blogues deles as suas únicas preocupações é se o Ismailov vai ou não para o Porto e outras merdas. Parecem os empregados do Titanic mais preocupados em arrumar as cadeiras no Deck enquanto o navio se afundava!


      Eliminar
  9. Começa a haver sinais claros de uma aliança actual entre o Porto e Sporting.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ....lol.
      Que grande aliança, bora lá aliar nos ao 11o classificado!
      Quais sao as vantagens dessa suposta aliança? Se o zbordem está aliado e mesmo assim em 11, estavam abaixo da linha de agua "sem alianca"?

      Eliminar