domingo, 23 de setembro de 2012

Para lá do Xistra


Aos 19 minutos da primeira parte do jogo de Coimbra, por falta de futebol que ver, decidi contar quantas vezes é que o Benfica conseguia passar bem a bola. Não fui buscar papel nem caneta, porque sabia, à partida, que não ia ser preciso.

Quantas vezes é o que o Benfica conseguia progredir a passar a bola pelo menos três vezes no meio-campo do adversário – ou seja, quantas vezes é que, no momento de receber o terceiro passe, a bola estava à frente (nem que fosse um metro) do ponto em que o primeiro passe tivesse sido feito.

Não sei se a conclusão vai chocar alguém. É possível, porque a maior parte das estatísticas do futebol são contra-intuitivas. Mas o total foi um. Uma vez.

Em 25 minutos de futebol a equipa de futebol do Benfica conseguiu fazer avançar a bola, em três passes, no meio-campo de ataque, uma vez. A bola avançou cerca de cinco metros e, quando o Bruno César a recebeu, estava na faixa lateral a meio desse meio-campo. Ou seja, a cerca de 50 metros da baliza. Todas as outras vezes em que o Benfica chegou perto da área da Académica foi através de jogadas fortuitas, individuais ou de erros dos adversários.

O Benfica do Jesus não sabe jogar futebol. Com ou sem postes, com ou sem Witsels, com ou sem Xistras, com ou sem Champions, com ou sem Pintos da Costa, o Benfica não sabe jogar à bola.

Não é de agora que não o sabe. Nem é de agora que nem sequer tenta. Lembro-me que desisti de esperar que o Benfica do Jesus começasse a jogar futebol em Dezembro do ano passado. Perdi a paciência. Deixei de esperar algo mais desta equipa e deste treinador, mesmo com a possibilidade de se ganhar o campeonato. E desde então não voltei a esperar nada. Não há milagres.

É por não esperar nada deste Benfica que passei ao futebol americano e só voltei ao jogo, por acaso, no momento em que o Cardozo ia marcar o penálti – e é por não esperar nada que não alterei uma vírgula do que já tinha escrito depois da bola entrar na baliza.

 

O que é mais irónico é que a situação em que o Benfica está – a de equipa desfalcada, sem favoritismo, e aparentemente sem rei nem roque – é a que, historicamente, mais favorece. A «política do operário» que o Vieira foi obrigado a comunicar («vamos ter de vender mais…») é a que levou o Benfica a ganhar mais na sua história.

Só um louco é que poderia dar, neste momento, favoritismo a outra equipa que não a do Porto. O próprio Jesus, ao dizer que o Benfica é «um dos principais candidatos», desceu, claramente, à Terra – ou seja, ao sítio onde está o Sporting.

Com um Benfica à moda antiga, colectivo, humilde, de trabalho, eu ousaria dizer que os temos mesmo onde os queríamos. Mas este Benfica já não é à moda antiga.

Neste Benfica moderno, das vedetas, a primeira opção é correr com a bola e só depois passar. Pensa-se primeiro na solução individual, e só depois no colectivo. Aceita-se a sorte do jogo com relativa benevolência. Os salários estão em dia, afinal. Para se receber basta ir aos treinos. Talvez muitos benfiquistas não saibam mas, no tempo do Fernando Martins, os jogadores ganhavam mais em prémios de jogo que em ordenados. Esse malandro. Era um autêntico negreiro…

Uma equipa com cultura colectiva e de vitória supera com relativa facilidade a troca de um ou dois jogadores, a troca de um sistema táctico por outro, mesmo que a qualidade individual caia consideravelmente.

Uma equipa que baseia o seu valor nos valores individuais, não.

Faltam 25 minutos para o jogo de Coimbra acabar. Está 1-1.

E não mudo uma vírgula.

24 comentários:

  1. E tens razão, Hugo, esta equipa não joga a ponta de um chavo. Até me dá pena. Prefiro nem ver. Vim para o computador, ao menos não tenho de me torturar a ver aquela merda.

    Pobre Benfica.

    ResponderEliminar
  2. António Nunes23/09/2012, 22:32:00

    Até dá pena ver como os adeptos do Benfica, em vez de realçarem os erros(tenho dúvidas) do árbitro e a mqanifesta falta de sorte, comentam a táctica ou o número de passes falhados. Meus amigos, isto não é uma campanha eleitoral. O que se passou foi um roubo! Se não fosse, teríamos ganho por muitos.

    ResponderEliminar
  3. A equipa não joga o que pode e deve desde a 2 épocas mas isto que acontece também é demais,não há paciência que aguenta e é apenas mais do mesmo dos ultimos 18 anos.O grande objectivo daquela gente é ir a Lisboa em vantagem e receber-nos também na frente.Vale tudo,sempre assim foi...
    O melhor a fazer é arranjar mais motivação e se calhar até uma espécie de espirito de vingança através destas coisas.Acredito sempre até ser possível mas será que já não temos um campeonato que poderá vir a estar arrumado? (ou não tivessemos visto este filme mais do que uma vez...)
    Oxalá me engana...

    ResponderEliminar
  4. Entrei no serbenfiquista, e pensei que me tinha enganado. É pá, será que entrei nos blogues da ladroagem e da lagartagem.
    Uma vergonga de "benfiquistas".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Este benfiquista" está habituado a ganhar mas a jogar bem.Vitórias mixurucas estou-me a cagar nelas.Pelo vistos outros benfiquistas já estão habituados a 10 anos de servidão.

      Eliminar
  5. Não jogamos a ponta de um caralho.E diga-se de passagem que também não estava à espera de mais pois desde o ano passado(lembro-me perfeitamente,desde o Beira Mar-Benfica)que deixámos de jogar à bola.E com a agravante que mais parecia um jogo de pré-época.Devagar,devagarinho.Com os jogadores a não conseguirem trocar a bola,com lentidão de processos,errar passes e tudo muito denunciado.Enfim.Este ano não tenho nenhuma expectativa aliás espero que fiquem pelo menos em 3ºlugar para podermos ir aos pré jogos da Liga dos Campeões.Mas também não sei se iremos conseguir.Nada me admirará,este ano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O árbitro inventou 2 penaltis,tudo bem,mas mesmo que tivéssemos ganhado,continuaria a achar que não estamos a jogar a ponta de um caralho e não é de agora.

      Eliminar
  6. Lol aos comments, a diferença do Porto para o Benfica é esta, basta ver os penalties não marcados em Barcelos e no jogo seguinte (arrancou-se para uma vitória categórica mesmo assim).
    Então contra 10... sem argumentos para vergar a Académica.

    ResponderEliminar
  7. Só um comentário, o Fernand Martins deixou que os melhores jogadores saíssem quase todos e a consequência foi o João Santos ter que comprar jogadores de qualidade e começar a pagar salários que levaram a pôr em causa a sustentação do clube

    ResponderEliminar
  8. Repito um comentário deixado noutro blogue. Nem vale a pensa responder ao profeta principal, habituado a ver futebol americano, uma coisa muito parecida com o "soccer".

    Mentir ou enganar-se com estatísticas é muito fácil. Façam o mesmo tipo de comparações com o jogo do Barça e vão achar o mesmo. Por vezes fazem 100 passes sem avançar um milímetro no campo. O que é que isso prova? Nada!

    Lembram-se do que disse o Alex Sandro antes do jogo, que se o Benfica empatasse eles passavam para a frente? Adivinhou não foi? Deve ter sido um bruxo que lhe soprou ao ouvido.

    O Porto de vez em quando paga aos nossos adversários, jogadores, equipa técnica e directores, dinheiro por fora para nos ganhar. É uma forma de compra de resultados, mas enquanto nas apostas isso é feito para quem aposta em resultados aqui é feito para prejudicar o Benfica em proveito doutro clube. Mas a corrupção é igual. Isto já acontece há anos.

    Os jogos onde isso acontece notam-se bem. É quando o adversário utiliza agressividade inusitada, fora do vulgar. Ontem foi um deles. Até um dirigente deles teve uma atitude de agressão para com o Maxi. Pergunto, porquê? Porque estava com medo que lhe fossem ao bolso e estava à espera de ganhar o jogo.

    No final vimos o presidente da Académica, um tipo venal e corrupto, a queixar-se de qualquer coisa sem sentido, mas com um objectivo claro, de desviar as atenções e um pouco frustrado, o prémio de vitória seria maior , naturalmente.

    Comparem o que disse o Marinho Neves e o que acontecia quando ele trabalhava para o Sporting. Aliás, eu já o disse e volto a repetir, acho que a direcção do Benfica devia contratar o Marinho Neves que sabe o que se passa e avisa das manobras de bastidores antecipadamente.

    
“Com duas semanas de antecedência, eu sabia quem eram os árbitros designados para certos jogos. Sabia também quais os jogadores do Sporting que iriam ser enervados pelos árbitros, no sentido de reagirem e assim acabarem expulsos, para enfraquecer a equipa. Fazia relatórios e enviava-os a Dias da Cunha”.




    A estratégia dos tipos repete-se ano após ano. Estudam o calendário e decidem que num determinado jogo, ou num determinado grupo de jogos, para além de pagarem aos nossos adversários tentam conjuntamente com árbitros amigos, fazer com que o Benfica descarrile. São escolhidos árbitros a dedo com a cumplicidade do V. Pereira e dos outros que escolhem os árbitros. Estes são avisados de antemão e sabem ao que vão.

    A ocasião em que o Benfica vai jogar 2 vezes fora seguidas entre 2 jogos da Champions era propícia para as suas intenções. Ainda por cima no princípio da época em que dá muito jeito deixar o Benfica longe para poderem embalar. Como aconteceu há 2 anos.

    Atenção, muita atenção para o próximo jogo em Paços de Ferreira, uma equipa que está a jogar bem num campo pequeno e difícil. Vai acontecer o mesmo! Vejam bem quem é o árbitro escolhido!

    Sucedeu o ano passado com a Académica, com a arbitragem escandalosa do Hugo Miguel e este ano com a Académica com o Xistra. Aliás sempre que este o Xistra já sabemos que é um jogo marcado para nos prejudicar.

    Coimbra é onde vive um conjunto de juízes que têm relações privilegiadas com os andrades. Sabem quem são os juizes, Costa Andrade, Damião Cunha e Dionísio Correia que vivem todos pertos uns dos outros?

    O Antero nos pagamentos e o Caldeira a dar-lhe cobertura são quem trata destes assuntos mais terrenos. Pagamentos a equipas adversárias do Benfica e a equipas pagas para se deitarem. O Beira Mar, pelo que contaram, fez apenas 6 faltas! SEIS! Se isso não é falta de agressividade e de vontade de ganhar, não sei! E porque é que não tiveram vontade de ganhar? Será porque estavam com medo de jogar no Dragão?

    Pois é meus amigos, isto de culpar a direcção por coisas de que não tem culpa nenhuma é de gente estúpida e com muito pouca inteligência. E de pessoas que colocam o seu ódio è frente do apoio que devem ao clube.

    Mas eu se fosse o presidente de certeza que já tinha o Marinho Neves e talvez mais alguém a trabalhar para mim sem ninguém saber. Essa é que era!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manuel essa do alex Sandro foi bem apanhada. Também reparei. Isto passa impune ?!

      Eliminar
    2. É só inteligentes... O Porto comprou o Xistra para o benfica não vencer uma Academica reduzida a 10 e com 3 dias de descanso vinda de Plzen! E, pasme-se, revelaram tudo à sua equipa principal, e o Alex Sandro foi tao burro que se descaiu!

      Ha locais onde a pratica de pagar incentivos a equipas para vencer o rival é aceite. É uma area moralmente cinzenta, pq afinal esta-se a premiar o facto de a 3a equipa cumprir com os seus objetivos, tentar sempre faZer o melhor possivel. Ja uma accao nada conzenta (preta mesmo) é pagar os salarios do Leiria antes de jogar com eles, ou comprar um jogador chave do prox adversario antes do encontro (dois ate jogam e falham penalties mt estranhos! Makukula e Jorge ribeiro: na altura no Boavista ficaram todos fodidos com ele pelo frete que fez na partida). Estes dois nomes juntam-se a Marcel, Moretto, Nuno Coelho, Jardel... Entre outros.

      Eliminar
    3. Testemunho.
      "Fui ver um jogo no norte de Portugal, com Duarte Gomes a apitar. Fui ao estádio apoiar. Até aqui tudo normal.
      O que tornou este jogo diferente é que ia rever um amigo de longa data, meu companheiro dos tempos de liceu, que trabalhava nesse clube. Ele que foi jogador e é grande benfiquista deu-me convites para ir assistir ao jogo. A mim e a um amigo.

      O facto de ver o homem festejar o golo caseiro junto à linha de forma efusiva fez-me confusão mas entendi pelo profissionalismo. 
O ar muito desalentado que mostrou no fim do jogo perto da garagem dos jogadores já me deixou intrigado. Afinal o clube onde trabalhava não tinha perdido e o Benfica conseguiu empatar perto do fim salvando um ponto.
Contra este pensamento ele desabafou: "esse golo do Benfica fez com que os mil e tal euros que me calhavam fossem por água abaixo".
Eu e o meu amigo admirados ainda comentámos: "bem, grande prémio de jogo que vocês tinham...". 
Ele esclareceu: "foi uma atenção que o clube principal da cidade Invicta enviou para distribuir pelo grupo em caso de vitória".


      Assim mesmo, sem rodeios e à frente de mais pessoas. Com naturalidade. 
Confirmei depois que é uma prática corrente, não me admira que este ano o Braga tenha aderido à moda dos seus grandes aliados.
 Por acaso o amigo que assistiu à cena nem é do Benfica e anda pela blogosfera".




      De facto é só inteligentes.
      O Xistra não precisa de ser pago, já é corrupto há muito tempo. Ele já disse alto e bom som lá na sua terra que por ele o Benfica nunca ganhava. Embora neste jogo eu penso que os maiores "culpados" foram os fiscais, adeptos andrades. Um deles foi o mesmo que expulsou o Javi.

      Quanto à táctica de comprar jogadores antes dos jogos isso é uma das invenções que os andrades introduziram no futebol português. Há muito onde escolher.

      Mas bem pior do que isso é ter jogadores adeptos do clube que jogam noutras equipas que se deitam, não se esforçam e até metem golos na própria baliza. Há vários exemplos.


      Eliminar
    4. Engracado, sao tantos que nao tens nenhum, eu dei prai 7. O Xistra disse isso? Engracado, ja ando aqui ha mt tempo e sempre disseram que o jorge sousa tinha dito essas mesmas palavras. Da prox vez que se acharem prejudicados vao inventar que o aebitro da altura disse o mesmo.
      "uma atencao que o clube principal da cidade Invicta..." LOOL que patos, belo fake. Disse mesmo isso, assim. E é o que eu digo, incentivos a terceiros para derrotarem o adversario... Que é o que eles tem de fazer, com ou sem incentivo, é diferente de comprar a equipa com quem se vai jogar.
      Ultimo titulo do benfica: tres ultimas jornadas- olhanense em casa. Delson, faz penalty despropositado aos 3 minutos, leva amarelo. Aos 8 leva duplo amarelo por uma entrada incompreensivel no meio campo. Benfica ganha e fica a uma vitoria do titulo. A seguir, benfixa no dragao. Fucile mal expulso, mesmo assim perdem 3-1. E foi expulso no inicio do 2 tempo, vencemos o jogo com 10. Ultimo jogo. Braga ainda pode ser campeao. Benfica-Rio ave em casa. Wires é expuLso por vermelho direto aos 11 minutos !!!! Mesmo com 10 empataram aos 72 e so a 10 minutos do fim a equipa maravilha carimba o titulo com o 2-1 em casa contra 10 mancos.

      Eliminar
    5. Eu cá me lembro de 3 jogadores do Setubal serem contratados na semana da visita ao Dragão (podemos viajar no tempo e recuar a um Maritimo-Porto que acabou 0-1 com um autogolo de um jogador emprestado aos madeirenses de nome Jorge Costa, curioso que os emprestados do Benfica já nos fizeram muitas vezes a vida negra mas noutras paragens não me lembro de um sequer)... assim como de um Guimarães-Braga na época 2009/10 com perto de 10 mns de descontos e vários penaltys a cair no fim do jogo ou então um jogador ser agredido,ir para o balneário e depois ser castigado por uma ação na qual não esteve.Em 20 anos uma equipa foi 15 vezes campeã,outras 2 por 2 vezes e 1 numa excepção.Claro que quem roubou foram os que ganharam apenas por 2 vezes e impediram o pleno em 20 anos... Quem pensa e acha o contrário está em pleno onirismo...LOOOOOL

      Eliminar
    6. O mais incrível na época 2009/10 é que os azuis jogaram e ganharam mais pontos sem o monstro verde do que com ele.Mas a sua cegueira é tanta pelo Benfica que nem viram que o Braga foi empurrado até a ultima jornada os impedindo até de jogar a Champions.Alías atrevo-me a dizer que o Benfica só conseguiu mesmo ganhar o título porque tinha uma equipa superior e fazia golos com facilidade porque senão nem isso tinha conseguido.A impunidade da justiça abriu precedentes em que a partir desse momento todos se sentiram com ainda mais justificação para fazerem o que faziam.Neste campeonato Portugûes tão atípico em relação ao resto da Europa só mesmo uma equipa com aquele futebol conseguiria ultrapassar as armadilhas.Infelizmente desde esse ano nunca mais jogamos assim.Não basta sermos melhores que os outros para ser campeões em Portugal,quer o nosso Benfica,quer o Sporting.É preciso ter uma equipa boa mas ser MUITO melhores para evitar as tais armadilhas.Tem que se querer ganhar por 4/5 para ficar a salvo de seja o que for...

      Eliminar
    7. Quem sao esses 3 nomes do setubal??? Lol so eu e q falo em coisas concretas. Essa do og do JC e engracada. O que fez o Porto a seguir? Proibiu que os seus emprestado jogassem para evitar suspeicoes. Se jogam e pq facilitam, se nao jogam e pq n sei que... Decidam-se. Esse lance do JC foi uma infelicidade, a titulo de curiosidade no ano passado no Dragao o 1-0 contra o Pacos foi um autogolo do... melgarejo. Acontece.
      Ah entao dizes que fomos roubadinhos e o Braga levado ao colo... Ok, sao palavras tuas nao minhas...

      Eliminar
    8. Jorginho e mais 2 idiotas (não me recordo do nome nem quero saber).Quanto a comparar Melgarejo a jogar contra o Porto e JC EMPRESTADO pelo FCP vai uma diferença.Na época de 2010 não tenho dúvidas que o Braga foi empurrado para cima,ora o prejudicado nessa situação até foram os azuis por serem o clube que estava no lugar seguinte (diferente de dizer que foram roubados nos jogos próprios) se bem que na tabela até já estavam longe do Benfica.Na impossibilidade de lá chegarem mandaram avançar o peão e se não fosse uma equipa em estado de graça a nível do jogo produzido tinhamos sido comidos pelo sistema.Quando um avançado do Leixões (ex-junior do fcp) ainda pede desculpa por ter levado porrada do B.Alves nada mais há a dizer.Cada um com as suas ideias...

      Eliminar
    9. És burro, falei no Melgarejo para mostrar que autogolos podem acontecer a qq um. Sendo ele do Benfica não há como desconfiar. A seguir ao autogolo proibimos por uns anos que jogassem os nossos emprestados contra nós.

      http://www.zerozero.pt/equipa.php?id=35&epoca_id=134&menu=allmatches

      Jogo no Dragão, 3 dias antes da meia-final da taça contra o Boavista. Poupou-se o Jorginho (melhor jogador sem dúvida) num jogo da Liga. ainda bem para eles, que venceram o Boavista no prolongamento, e depois ganharam a taça ao... Benfica. Tinham uma bela equipa na altura.

      depois disto o Setubal ainda fez 8 pontos e acabou em 10º. Sem esses 8 pontos ainda assim não descia e ficava com 2 pontos acima da linha de agua(ou seja,não estavam com a corda ao pescoço). Com menos 5 jogos! lol

      Os outros dois são... Paulo Ribeiro que veio na época seguinte e não jogou contra o porto. era o... GR suplente, que fez 6 jogos nessa época.
      O outro era o Manuel José. Pertencia ao Porto e estava emprestado ao Setubal. Se jogasse dizias que abria as pernas como dizes do JC não?

      Eliminar
    10. Burro é quem te fez o cú...

      Eliminar
  9. Cada vesgo tem a opinião que a visão lhe oferece.
    Cada blogue, consoante o seu comprometimento ou conhecimento dos assuntos, tem o anfitrião que merece.
    Este não foge à regra.

    ResponderEliminar