segunda-feira, 3 de setembro de 2012

À Xerife


Se perguntarem a 100 benfiquistas de hoje qual foi o melhor central que viram jogar no Benfica, estes vão responder, quase todos, Ricardo Gomes, Mozer ou Humberto Coelho. Para o meu pai, que tem quase 70 anos, não há dúvida nenhuma: «Germano» (depois contava-me outra vez, com o mesmo espanto como se a estivesse a ver em câmara lenta pela centésima vez, a história da jogada em que o Germano salvou um golo em cima da linha, numa eliminatória da Taça dos Campeões, de cabeça, para canto, por cima da barra, depois de um chapéu ao guarda-redes, como se estivesse a cortar uma bola num treino. E até faria o barulhinho: «Tic...»)

Eu, que não vi jogar o Germano (mas acredito no meu pai), tenho outra resposta: Carlos Gamarra, o Xerife. Chegou ao Benfica num Verão em que o clube já tinha salários em atraso, jogou meio campeonato, não fez nenhuma falta, não viu nenhum cartão amarelo, e no Inverno foi-se embora por uma pipa de massa.

E se tivesse de dizer o segundo, também seria fácil: Aldair. Chegou miúdo, jogou uma época e foi para o Roma, por um batelão de liras.

Poucos diriam estes nomes, porque não fizeram história (o Aldair ainda foi campeão, salvo erro), mas em termos de qualidade estavam acima de todos os outros. Tal como o Witsel.

Ao contrário de Javi, a saída de Witsel não me comove, nem me impressiona, minimamente.

Tal como Hulk, no Porto, Witsel, no Benfica, não estava apenas acima da categoria da sua equipa como acima do campeonato. É um jogador que não pertence a uma equipa medíocre, com um treinador vulgar, num campeonato medíocre, como é o Benfica de Jesus em Portugal – aliás, Witsel estava tão acima da equipa que resistiu, até, a um treinador que nunca teve mãozinhas para lhe tirar mais que 60 por cento do seu potencial. Ver o Witsel a jogar pelo Benfica era mais ou menos como quando vemos um adulto a jogar com miúdos: temos a sensação de que, se ele quisesse, se se libertasse do pudor, começaria a correr, atropelaria toda a gente e entraria com a bola pela baliza a dentro.

O que é que se faz a um jogador assim? Obviamente, sai-se da frente – quer se esteja a jogar com ele quer se lhe esteja a pagar o ordenado.

A mesma coisa com Hulk. Não é uma questão de fazerem ou não fazerem falta – é uma questão de pertencerem ou não pertencerem cá.

O «Benfica real» não tem nada a ver com Witsels (enquanto o «Porto real» só consegue aguentar um Hulk também desfasado, por três épocas, por um lado devido ao castigo de seis meses, que atrasou a explosão uma época, quer porque, como equipa profissional de futebol, se encontra ainda vários patamares acima do Benfica, e é-lhe mais fácil, pela exposição internacional, aclimatar jogadores superiores).

Por aqui, assunto resolvido: Witsel não «era» do Benfica, e construir uma equipa com a ilusão de ter nela um Witsel não traria nada de positivo.

Segunda questão: é bom negócio?

A resposta também é simples: digo-vos daqui a dois anos.

Como sempre, quando se está dependente do mercado, como é o caso dos clubes portugueses, a chave do sucesso não é se se pode manter ou não um jogador (porque não pode), mas sim se se vai buscar alguém melhor do que quem saíu para o seu lugar.

No caso do Witsel, a regra tem de ser distorcida. O Benfica tem 3 por cento de hipóteses (talvez dois por cento...)de ir buscar alguém melhor que Witsel. Jogadores destes aparecem uma vez por década. A questão, aqui, é onde e como o dinheiro vai ser gasto, nunca esquecendo que o negócio real do Benfica é ganhar títulos, e não ter lucro financeiro.

Witsel custou 8 milhões, salvo erro. Com 40 milhões de euros bem gastos, o Benfica, mesmo cometendo alguma Robertada (que pode sempre acontecer, legitimamente), pode, comprando cinco-vezes-três-quartos-de-Witsel (Javis, Garays, Salvios…), montar a base de uma equipa capaz de ser três ou quatro vezes campeã nos próximos dez anos.

Com 40 milhões gastos em Airtons e Kardecs para o «projecto» pessoal de preenchimento umbilical do Jesus, será um péssimo negócio.

À imagem do que aconteceu, por exemplo, com a saída de Rui Costa para a Fiorentina, e que se resume de uma forma simples: em 1994, depois de ser campeão, o Benfica vendeu Rui Costa por uma fortuna (5 milhões de euros!) de forma a pagar salários e poder reforçar a equipa. Depois de Rui Costa sair, os dirigentes lembraram-se de que o que a equipa precisava era de um «dez», de um patrão (não era, claro, mas enfim...). Passaram dez anos e gastaram três vezes esse valor, paulatinamente, a tentar encontrar o substituto de Rui Costa. Nunca o acharam nem voltaram a ganhar um campeonato até 2005. Ou seja: a longo prazo, se Rui Costa tivesse ficado no Benfica, como queria (queria ir para o Barcelona, para a Fiorentina, não), o Benfica não só teria poupado uma fortuna como, muito provavelmente, com o melhor jogador do campeonato, teria ganho, pelo menos, dois ou três campeonatos (nessa equipa ainda havia João Pinto, Isaías, Paneira, Rui Águas, e outros).

Por isso, em relação ao «negócio da China, daqui a dois anos eu digo qualquer coisa.
 
(Mas que ando com medo, ando - sobretudo ao sentir os tiques de novo-riquismo que por ali andam, como o de ir buscar um internacional holandês por 8 milhões «para o ir adaptando» quando se tem um Gaitán fora dos convocados...)

8 comentários:

  1. Clap clap... E sim, grande grande Gamarra

    ResponderEliminar
  2. O facto do Witsel ser acima do campeonato não altera nada o facto da saída dele tornar as coisas muito mais complexas em termos de sucesso desportivo e de ter posto a nú uma gestão desportiva, no mínimo, negligente. Este campeonato está perdido praticamente antes de ter começado. Isso é que me deixa f...

    ResponderEliminar
  3. Vou parar uns tempos pois estes selvagens(LFV e JJ)estão a dar cabo da minha saúde.Até depois.

    ResponderEliminar
  4. Não há dúvida nenhuma. O Witsel foi muito bem vendido. 40 milhões por um jogador que não ganhou títulos, não deu muito nas vistas internacionalmente (só para os mais atentos) e que joga na posição 8 nunca pode ser mau negócio. Assim como o negócio do Javi, que também foi bom.

    Mau é olhar para o plantel e ver que os três médios mais defensivos do plantel têm em conjunto uns 25 jogos oficiais com o Manto Sagrado, e que 2 deles jogam na equipa B.

    Mau é termos portistas e sportinguistas na nossa direcção com a desculpa de trazerem profissionalismo e competência à gestão do clube, e depois termos uma janela de transferências em que a direcção se comporta como uma estrutura amadora, precavendo-se sem necessidade de vendas que não acontecem (Gaitan/Ola John) e não fazendo o mesmo quanto aos jogadores que realmente saíram.

    Mau é ter um plantel com 13 jogadores de características ofensivas e 10 com características defensivas. Dito assim nem parece muito mal, mas desses 3 desses 10 jogadores são guarda-redes e 1 deles tem tanto de trinco como eu tenho de Zidane (é que nem a careca!)

    Ou o Benfica faz uns bons jogos nos próximos tempos, ou as próximas eleições vão ser bastante mais animadas do que o que se pensaria a uns tempos atrás.

    Saudações benfiquistas

    ResponderEliminar
  5. Alberto Barros04/09/2012, 01:13:00

    O que o Benfica precisa é do Rui Costa a presidente. Finanças para os financeiros, Marketing para os marketeiros, presidência para quem tem dois dedos de testa, conhece os meandros da bola e que vive o clube como um de nós. Honestamente, nao sei do que estamos à espera.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei do que o Rui Costa está à espera.
      Está a dar mostras de grande inteligência, está à espera que a rede do Vieira cai por si própria (porque está tão controlada que só muito dificilmente alguém a conseguirá romper de fora para dentro) e, nessa altura, salvaguardado, irá avançar.
      Acho que é uma boa estratégia. O Rui Costa está a jogar com aquilo que tem a seu favor: o tempo, e o facto de o próprio Vieira o ter desautorizado.
      Rui Costa está numa boa situação, em que, ganhando o Benfica, ele também ganha; em que, perdendo o Benfica, é sobretudo o Jesus (que não pode com ele) e o Vieira que perdem; e em que vai cimentando a sua posição interna, ganhando espaço e pessoas, aprendendo.

      Se não fosse esta a estratégia de longo prazo do Rui Costa ele já teria saído há muito do Benfica. Mas, acho, o Rui Costa é um benfiquista como nem os próprios benfiquistas ainda perceberam. Um benfiquista a sério. E pode estar ali, realmente, um futuro brilhantes do clube.
      Mas está a fazer o que tem de ser feito. Está a esperar a sua vez.
      É cínico? É.
      É sujo? É.
      É política? É.
      É o que tem de ser feito? Também é.
      É seguro que vá bater certo? Não.
      Temos mesmo de esperar, e não querer saltar etapas, sob risco de estragar uma coisa boa por impaciência - algo em que os benfiquistas são pródigos.

      Eliminar
    2. Hugo, será que não és o próprio Rui Costa a falar? lol.

      Eliminar
  6. Acho que a opinião do teu pai, é muito semelhante à do meu. E não, não foi por isso que me chamo Germano. Ele dizia que era um jogador poli-valente sem igual na altura.

    Mas, eu sou de outra geração. Sou de uma geração que olha para Carlos Gamarra com a mesma admiração que tu.

    Abraço

    ResponderEliminar