sexta-feira, 15 de junho de 2012

A Casa é bonita…

Vejo cinco minutos de telejornal e dou de caras com o grande momento anual de Pinto da Costa: o almoço na Assembleia da República.

Se se perguntar ao transeunte casual se acha aquilo minimamente relevante, provavelmente ele responderia que não, que provavelmente nem deveria aparecer no noticiário.

Mas aparece. E é relevante. Aliás, como disse, é o dia mais relevante do ano para o Pinto da Costa, para o Porto e para o sistema corrupto que envolve não só o futebol português como a nossa sociedade.

O simbolismo não é irrelevante. Símbolo quer dizer, literalmente, «o que está no lugar de algo que não está lá». Qualquer bom antropólogo poderá, em cinco minutos, esclarecer qualquer pessoa, da importância do símbolo na vida humana. Tudo o que é cultural e simbólico. O nosso conjunto de valores, tudo o que nos torna gente, é símbolo. O símbolo é a forma mais profunda de comunicação – é a forma de comunicarmos sem sequer percebermos que estamos a comunicar.

Como é que se estabelecem doutrinas? Com símbolos, suficientemente claros, perceptíveis e universais. As doutrinas impõem-se simbolicamente, tornam-se ideologias, adquirem os instrumentos do poder (os meios de comunicação, a opinião públicas, as instituições politicas) e, de repente, vemo-nos a defender inconscientemente, sem sequer pensar nisso, teorias subjectivas como se fossem verdades incontestáveis. Porquê? Porque fomos educados a pensar nelas como verdades incontestáveis. É assim que funciona o verdadeiro «sistema de opressão das massas». Pela educação, e pelo tempo, sendo que a educação é proporcionada sempre pela elite (que tem o se conjunto de valores) e o tempo joga a favor de quem tem os meios de sustentação da sociedade – a propriedade, se quisermos.

Porque é que partimos do princípio que uma sociedade democrática é uma sociedade mais justa, quando todos os dias nos aparecem à frente exemplos gritantes de injustiça até nas sociedades mais «democráticas» do mundo, e quando sabemos perfeitamente que nunca existiu um sistema realmente democrático na História?

Porque é que defendemos um sistema económico que nos tira poder económico?

Porque é que consideramos alguns grupos que defendem a sua identidade terroristas e outros heróis da liberdade?

Porque é que somos nacionalistas se as nações nunca serviram senão para dividir a espécie humana?

Fazemo-lo porque estamos formatados para isso.

E o que é que esta conversa marxista e gramsciana tem a ver com o Pinto da Costa? Tem tudo, porque o que se passou na Assembleia da República foi (mais) um momento de consagração do regime vigente.

A leitura restrita do evento? O presidente do Futebol Clube do Porto foi almoçar à AR a convite dos deputados portistas, como vai todos os anos.

A leitura lata, e simbólica? O homem que reverteu um «sistema injusto» a seu favor, o tribuno «do Norte» que lutou contra a pérfida capital do reino, o artista que conseguiu fugir à Justiça mesmo quando estava cercado de provas esmagadoras, é convidado pelos representantes do povo a entrar na própria «Casa da Democracia» e a sentar ao centro, no lugar de honra entre a facção de rebeldes que, dentro dessa casa, mostram que não têm problema nenhum em definir as suas prioridades: primeiro o clube, depois o país, e a ética logo se verá.

A seu lado, quem? A própria Assunção Esteves.

Um dia destes, antes do homem morrer (depois já não faz sentido, porque bater a mortos não é «à Benfica»), ainda hei-de ir ao fundo do baú, fazer um acervo de todas as imagens em que aparece Pinto da Costa em cerimónias, festanças e segredinhos com todos – TODOS! – os principais políticos de Portugal do pós-25 de Abril, devidamente legendadas, e a começar pelos Dragões de Ouro.

O título será «O Homem do Regime», e a última imagem será a de Pinto da Costa ao lado de Assunção Esteves, juíza do Supremo, presidente da Assembleia da República, magistrada de elite, uma espécie de manequim platinado topo de gama que esse mesmo regime, corrupto , marialva e injusto, põe na vitrine para mostrar como não é nem corrupto, nem marialva nem injusto, detentora do segundo cargo político da Nação logo a seguir ao Presidente da  República.

No fim do repasto, o discurso, claro. Não o do lado de dentro da sala, claro, mas o que realmente importa, o que é feito à porta, para os microfones e as câmaras.

«O número de estúpidos não diminuiu», afirma o grande homem. Ou seja, nós, os espertos, estamos cercados, mas continuamos a ganhar-lhes. Continuamos a ser melhores e a enganá-los.

Tem razão, é verdade, o número de estúpidos não diminuiu.

E é por essa razão que os espertos continuam a tomar conta do regime.

Mas há uma coisa que convém guardar, quer pelos espertos que estão de poleiro quer pelo pessoal mais novo, que corre o risco de olhar para estas coisas e de se enganar, por pensar que nasceu num país sem solução: é que são sempre os estúpidos que fazem as revoluções.

7 comentários:

  1. Muito bom, muito bom post mesmo. Explica tudo muito bem sob o ponto de vista antropólogo.

    "...primeiro o clube, depois o país, e a ética logo se verá". (Eu substituiria por, "e a ética que se lixe!").

    Exactamente. Uma síntese muito boa da ideologia da seita. Não constituirá esta o princípio ideológico das ditaduras?

    ResponderEliminar
  2. nojo, vergonha nojo, vergonha nojo, vergonha nojo, vergonha nojo, vergonha nojo, vergonha nojo, vergonha nojo, vergonha nojo, vergonha nojo, vergonha nojo, vergonha nojo, vergonha nojo, vergonha nojo, vergonha nojo, vergonha nojo, vergonha nojo, vergonha nojo, vergonha nojo, vergonha nojo, vergonha nojo, vergonha nojo, vergonha nojo, vergonha nojo, vergonha.

    PS:"(...)quer pelo pessoal mais novo, que corre o risco de olhar para estas coisas e de se enganar, por pensar que nasceu num país sem solução: é que são sempre os estúpidos que fazem as revoluções." - Oxalá tenhas razão...

    ResponderEliminar
  3. O bimbo sabe muito.

    Um dos momentos inesquecíveis que vivi no Estádio da Luz: a nação vermelha recebe os mais altos representantes do estado com uma vaia digna do maior rival. É certo que ajudou o facto de serem 3 lagartos, mas acredito que Santana Lopes, Durão Barroso e Jorge Sampaio não imaginavam, nem na expetativa mais pessimista, o que os esperava na inauguração do Estádio da Luz.

    Penso que seria tempo de o Benfica, pelo menos, estudar uma forma mais material de incomodar o poder que aceita alegremente conviver com o senhor que não foi condenado, mas que todos pudemos ouvir. Deixo uma sugestão:

    - Em ano que haja almocinho no parlamento, não há lugares no camarote presidencial para quem tenha cargos de governação, e deixam-se vago, em redor do nosso presidente, o número de cadeiras igual ao número de pedidos. Bem sei que muitos até são Benfiquistas, mas então, se o são realmente, em primeiro lugar nem ficarão muito incomodados, e depois também vai sendo tempo de sacrificarem algum stock de condescendência.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. Um post a pôr os pontos nos ii.Gostei da atitude dos adeptos da Irlanda,que cantaram em coro Fields of Athenry e não foi por fair play.Foi claramente uma atitude política e a mandar para o caralho a UE e a sua política.

    ResponderEliminar
  5. Excelente post.Este país é mesmo liderado por um grupo de interesseiros que se ajudam uns aos outros sem olhar a meios.Mas nada é eterno...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada é eterno mas por cá parece que é. Pinto da Costa, Alberto João, Isaltino, e por aí fora... Não deixo de concordar com o "animal": o número de estúpidos não tem diminuído. Só os estúpidos se deixam enganar por estes e outros figurões ao longo das últimas décadas. E não aprendem...

      Eliminar
  6. Sakanagem está de volta:

    ADIVINHA...ADIVINHÃO...ihihihihih....

    www.sakanagem69.blogspot.com

    ResponderEliminar