domingo, 5 de maio de 2013

Genial, Professor Pardal!


Grande jogada psicológica do Professor Pardal, a mostrar muito respeito por uma equipa com um orçamento dez vezes inferior ao da sua e com mais vinte pontos no campeonato. Uma jogada à sua altura. Uma jogada que resultou em pleno: com a vitória da equipa mais mentalmente forte sobre a equipa mentalmente inferior. A dele.
Não quero ser (muito) faccioso, mas se algum treinador do Benfica, mesmo no último lugar, tivesse a ousadia de dizer que o Paços de Ferreira era favorito, independentemente das manobras psicológicas envolvidas, em qualquer circunstância, contra o Benfica, não era com o resultado do jogo que teria de se preocupar.
O Sporting que continue a apostar no «Professor». Vai ensinar muitas coisas positivas àquela miudagem. Sobretudo a pensar em grande.
Este é o tipo de coisas que o Jesus não diria nem com uma arma encostada à cabeça.
*
Hoje vi uns cinco jogos de futebol enquanto ia tratando de burocracias. Nesses cinco jogos vi dezenas – atenção, eu disse dezenas – de jogadas em que os jogadores se agarram mutuamente, se embrulham e caem. Em cerca de metade o árbitro marcou falta, na outra deixou seguir. Mas no Benfica-Sporting é suposto aquela jogada ser penálti indiscutível. Porquê? Porque o Benfica está a ganhar o campeonato ao Porto. É esse o único critério, certo?
Nesses cinco jogos também vi os árbitro, na maior parte das vezes, a marcarem falta ao atacante quando este põe a perna entre o defesa que vem ao corte e a bola. Mas quando o Volkswagen sai da sua linha para meter a perna esquerda à frente do Garay, que já vem lançado, estamos a assistir, segundo o Bernardo Ribeiro, do Record, um lagarto doente (sei-o eu, e não é porque ninguém me disse), a «um roubo».
À noite, na Mata Real, vi o Capel a fazer o que faz sempre – sempre; repito, sempre! – que não consegue controlar a bola em jogadas de um contra um: a atirar-se para o chão, e sempre que pode indo contra as pernas do adversário, para poder simular melhor a falta. Se os árbitros não metessem o livro de leis no bolso, em todos os jogos do Sporting, o Capel não acabava um jogo. Mas, na Luz, aquele choque provocado pelo Capel não só era penálti como tinha de dar expulsão do Maxi Pereira. Porquê? Porque a equipa que ganhou vinte campeonatos em trinta anos conseguiu convencer os idiotas da bola de que o sistema é controlado pela equipa que ganhou três nos últimos vinte. Cada país tem a inteligência que merece, e depois não me venham dizer que a culpa é da troika.
*
Estava a ver o trailer do Benfica-Estoril, na Sport TV, e veio-me esta ideia à cabeça: o Benfica-Moreirense pode ser o último jogo que a Sport TV emite do Estádio da Luz. Se fosse o jogo do título seria (como dizer) uma fina ironia…
*
Estava a ver o Guimarães-Gil e dei comigo a pensar na contagem de espingardas na luta pelo sistema.
A contratação do Ricardo e do Tiago qualquer coisa pelo Porto, por 2 milhões de euros, é muito mais relevante do que o mero negócio indica. É um canto de sereia do Porto para a nova Direcção do Guimarães. (O Porto continua a fazer vida de rico. Dar 2 milhões de euros por dois jogadores que não valem nem metade disso para os emprestar dá excelentes indicações de gestão para o futuro. Era isto que o Angelino Ferreira queria dizer com downsizing? Se é uma palavra estrangeira, tem razão, com certeza.)
Pelo que se lê nas entrelinhas, as coisas parecem bem encaminhadas para o Sporting se aliar ao Benfica. Está a ser feito devagarinho, porque os Juve Leos e a brigada do reumático do Sporting continuam convencidos de que o Pinto da Costa é que é bom (vê-se, pela quantidade de segundos lugares que o Sporting acumulou naquilo que o Bettencourt classificou como «segundo melhor período na história do clube»).
O Pinto da Costa está a precaver-se, tentando unir os pequenos sem seu redor.
Neste momento, considerando a próxima época, na I Liga, os exércitos estariam assim definidos, sensivelmente:
Exército Vermelho – Benfica e Marítimo.
Neutrais mas avermelhados – Paços de Ferreira, Estoril.
Em aproximação ao Exército Vermelho – Sporting.
Exército Azul – Porto, Braga, Rio Ave, Académica, Setúbal, Olhanense, Belenenses (não se esqueçam de quem é o novo dono do Belenenses, o Rui Pedro Soares da falcatrua do Taguspark, que é dragão de ouro e, na minha opinião, entrou no Belenenses como testa-de-ferro).
Neutrais mas azulados – Beira-Mar.
Em aproximação ao Exército Azul – Nacional, Guimarães
A política de contratações virtuais, como eu gosto de lhes chamar (do tipo Luisinho, Michel, Fabiano, Ricardo, Tiago não-sei-quê), e de empréstimos, pode ajudar a definir alguns indecisos, mas o núcleo dos pequenos está, sem dúvidas, com o Porto. É algo, aliás, que se vê nas declarações dos dirigentes e treinadores quase todas as semanas. Quando aparece alguém como o tipo do Marítimo a dizer o que disse até se torna notícia.

5 comentários:

  1. Falta o Gil. Neutral avermelhado.

    ResponderEliminar
  2. O Nacional neutro azulado????? Meu caro o Nacional é o o porto c ( porto b é o Braga)
    Nunca ouviu aquela escuta onde o actual presidente do Nacinal pede "ajuda" a um gajo do fcp, pra lixar o Benfica????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. http://www.youtube.com/watch?v=Cr1al8lq9R4

      saibamos distinguir os adeptos do clube.

      será o tal grito do ipiranga??

      Eliminar
  3. quanto ao nacional, era difícil ser mais azul - adriano, paulo assunção, lixar o benfica, etc, etc.
    quanto ao guimarães, já há muito que o júlio alves mostrou ao que vinha
    quanto ao rio ave, acho que é um fiel da balança, não se compromete, pois tem boas relações com os dois, um pouco à semelhança do fiúza do gil vicente.
    o problema é que na segunda liga está tudo minado e dificilmente se pode fazer alguma coisa de significativo na liga.
    tenho alguma expectativa quanto ao gajo do belenenses, pois acho que ele anda mesmo ali é pelo carcanhol e seria uma equipa interessante para onde colocar os melhores do Benfica B - Rosa, Cancelo, Pimenta, etc.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. não concordo com essa do julio alves. o que fez ele para se dizer que está próximo dos corruptos?! vendeu 2 jogadores por 2 milhões e já é aliado? pudera, aquilo está na falência, é um negócio da china...

      Eliminar