quarta-feira, 1 de maio de 2013

A 3.ª parte é que foi «à campeão»


A 2.ª parte do Benfica no Funchal foi muito melhor que a 1.ª, sim senhor, mas a 3.ª parte, que foi jogada hoje, a solo e à capela, pelo João Gabriel, essa sim, foi de um nível de excelência a que os benfiquistas não estão habituados.
Antes de mais deve dizer-se que a gestão do pós-dérbi foi praticamente perfeita por parte do Benfica. Se bem se lembram, até sábado, não houve uma palavra. Demonstrou compostura, controlo mental e consciência da situação.
A imagem que passou do dérbi, verdadeira ou não, foi a de que o Benfica tinha o controlo da arbitragem. Apesar da tendência para dizer logo que não, a verdade é que não faz mal nenhum deixar as coisas em aberto. Afinal, como ensinou Maquiavel, ao príncipe vale mais ser temido que amado. O silêncio foi positivo. Até porque, reagir, era como assumir a culpa.
Além disso, havia jogo na quinta-feira. Ou seja, as ladradelas não durariam mais de três dias, porque a meia-final na Turquia, por direito natural, passaria a ser o tema principal da imprensa desportiva.
Já a seguir ao jogo da Turquia, e depois da canalha se ter toda calado, o Vieira fez exactamente o que tinha a fazer: falou, pouco, apenas para lembrar que o Benfica não tinha beneficiado de nada de que o Porto não tivesse beneficiado durante vinte anos. Fê-lo apenas para dar espaço de manobra, na opinião pública, ao árbitro do jogo de segunda-feira. Se tivesse ficado completamente calado abriria espaço a que o árbitro se sentisse desamparado e forçado a compensar o Porto.
A subtileza, aqui, é que o que Vieira realmente diz não é que o Benfica é inocente, mas que o Porto também é culpado. Ou seja, reforça a ideia que tinha ficado como silêncio anterior – que o Benfica agora também tem poder sobre o sistema – e, ao mesmo tempo, joga a cartada da justiça, dizendo que o Benfica merece ter esse poder.
O que o Vieira disse é que «agora é a nossa vez». E quem pode negar que isso é justo?
Mas a jogada de classe foi a desta segunda-feira, porque implica, essa sim, o estofo de esperar e confiar pela resposta da equipa em campo antes de marcar esta posição.
Se a equipa tivesse perdido, num jogo sem casos, este comunicado faria tão pouco sentido que, provavelmente, nem sequer seria feito.
Fazer o trabalho em campo e reforçar esse trabalho com a máquina fora de campo é algo que o Benfica não fez durante décadas, primeiro por falta de estofo (fora de campo), depois porque, dentro de campo, não conseguia resolver nada. Durante anos a mensagem do Benfica, mesmo quando tinha razão, foi constantemente minada pela incapacidade dentro de campo, perdendo, por isso, a sua força.
Desta vez não.
Com a legitimidade adquirida por um fim-de-semana perfeito, em que não só ganhou com a melhor arbitragem do campeonato como se viu as duas equipas contestatárias (Porto e Sporting) a serem flagrantemente beneficiadas por erros de arbitragem, a conferência de imprensa do Jorge Gabriel deu, sem qualquer dúvida, a posição elevada ao Benfica.
Tocou nos pontos essenciais, foi conciso e objectivo, falou das intenções escondidas (aproveitar o jogo do Marítimo), da fruta, da visita à Assembleia da República (João Gabriel, confessa lá, andas a vir aqui ao blog, não andas? Continua, fazes bem), e do escândalo dos guarda-redes múltiplos.
Mais ainda: fez tudo isso pagando na mesma moeda, porque dificilmente o árbitro se conseguirá esconder (à Xistra) se o Danilo, o Sandro ou qualquer outro voltarem a fazer grandes defesas na Madeira.
Nos últimos 15 dias, o comportamento do Benfica fora de campo tem sido de um profissionalismo e de um talento, como disse o Gabriel, sensacional.
Definitivamente, parece que os tempos estão a mudar.
P.S. – Tudo indica que o Sporting arranjou, finalmente, um presidente a sério. Voltaremos a isto daqui a uns tempos. Mas, se o Bruno de Carvalho mantiver o equiçíbrio, se não se deixar enganar pelos Juve Leos, e se o Benfica souber jogar a sua cartada, com cabecinha, podemos estar a assistir ao princípio do fim do regime de Pinto da Costa, e ao início de uma era de recuperação da supremacia de Benfica (mais) e Sporting (o suficiente) no futebol português.

15 comentários:

  1. Acho que deveria ser pós-jogo de quinta. Arranjar ruído para distrair o povo do apoio que tem que ser dado é um erro. O Benfica deveria focar as suas competências em assegurar uma grande casa e não 45 ou 50 mil pessoas. Tem que se dar aos turcos a resposta e andar a dispersar as atenções com estas conferências de imprensa não me parece o mais acertado

    ResponderEliminar
  2. ANTI-PORCO CORRUPTO01/05/2013, 04:03:00

    Caros amigos BENFIQUISTAS, é esta a postura que eu DEFENDO para o Nosso BENFICA Glorioso e Inigualável. O BENFICA tem de ter uma voz ACTIVA e PODEROSA. O BENFICA é de longe o Maior e Melhor Clube - aliás muito mais do que um Clube - de Portugal e não só, mas também por esse facto deve não pedir, mas EXIGIR - repito amigos, EXIGIR - O MÂXIMO RESPEITO POR TODOS OS AGENTE DO DESPORTO, sejam eles dirigentes federativos, árbitros, jornalistas, dirigentes de outros clubes, etc,etc,etc,etc,.. Se existe Clube em Portugal que não precisa de BENEFÍCIOS de ninguém, esse clube é o Nosso GLORIOSO e INIGUALÁVEL BENFICA.
    Esta mâxima tem de passar para a opinião pública e fazer escola. Agora, o que o Nosso BENFICA não pode aceitar nem permitir, é que um clube concorrente, que toda a gente sabe que é o EXECRÁVEL e REPELENTE fóculporco seja LEVADO EM ANDORES carregados por APITADORES CORRUPTOS a "conquistar" "títulos" de "comprião".

    Para mim, QUEM NÃO SE SENTE NÃO É FILHO DE BOA GENTE. Muitas vezes tenho criticado o Nosso Presidente Sr. L.F. Vieira, às vezes até de forma enervadíssima e não compreendida por alguns Benfiquistas, não porque tenha qualquer coisa contra o Presidente, mas apenas e só POR AMOR E para TENTAR DEFENDER O NOSSO BENFICA.

    Eu sou do género: Se alguém me atira uma pedra, eu tenho de responder atirando um PEDREGULHO. Se alguém me tenta alvejar com uma bala, eu tentarei alvejá-lo com um MÍSSIL.
    Sempre fui contra a política dos CALADINHOS, não digas nada, bla, bla, bla, se falares é pior, bla,bla,bla, etc,etc,etc,.. pois isso para mim não revela bom senso nem coisa parecida, apenas revela falta de estratégia, medo, covardia, incapacidade, etc,etc,etc,.
    O Nosso BENFICA tem de ter dirigentes à altura da Sua Grandeza Inigualável. Quem não for capaz disso deve abdicar de concorrer a fazer parte dos seus orgãos sociais.

    Por outro lado fico muito triste por existirem tantos e tantos BENFIQUISTAS nas chamadas FIGURAS PÚBLICAS, e não se ver ninguém dessas figuras a LEVANTAR A VOZ em DEFESA DO NOSSO AMADO CLUBE. essa gente só quer que seja o Nosso BENFICA A DAR-LHES a eles alegrias e glórias desportivas, mas além de pagarem as suas cotas - muitos nem isso fazem - não são capazes de nada mais fazerem pelo Clube.
    O BENFICA, não é um abstracto. O BENFICA, O NOSSO BENFICA são PESSOAS, GENTE QUE O AMA E O QUER DEFENDER E VER GLORIOSO dentro dos seus princípios de VERDADE E TRANSPARÊNCIA.
    Por isso mesmo temos de estar sempre atentos e DEFENDER o Noso clube contra todos os CORRUPTOS e seus lacaios que vegetam neste país.

    Esta tomada de posição do BENFICA na voz do seu Director de Comunicação foi muito bem feita, embora eu defenda que deveria ter sido mais cedo, com mais acutilância e com mais força e ATACANDO FEROZMENTE os jornaleirecos serviçais/avençados dos CORRUPTOS e ameaçando a Nossa Direcção, pedir, sensibilizar os BENFIQUISTAS para não comprarem pasquins desportivos, que estão ao serviço dos ANTI-BENFICA, e que nas suas publicações OFENDEM O NOSSO CLUBE e distorcem toda a realidade de forma a pretenderem passar a imagem de que o Nosso BENFICA é beneficiado quando a REALIDADE Nos mostra precisamente o contrário.
    Desta vez dou os meus sinceros PARABÉNS e AGRADEÇO à Nossa direcção e seu Presidente pela conferência de imprensa que fizeram hoje, mas desde já lhes digo que como BENFIQUISTA 1000000000000000000000000000000000000%, exijo- não peço - EXIJO que sejam DETERMINADOS, DUROS, LETAIS, contra quem quer que seja e aonde quer que seja, na DEFESA DOS SUPERIORES INTERESSES DO NOSSO BENFICA e da Verdade Desportiva.

    Queria aqui sugerir que se lançasse a ideia de Nós BENFIQUISTAS, arranjarmos forma de homenagear o Nosso vice-presidente RUI GOMES da SILVA, que é de facto um GRANDE BENFIQUISTA e que, esse sim, sem MEDO NENHUM, dá o peito às balas contra um moderador do riporting e dois BATRÁQUIOS HEDIONDOS, o paquiderme aguiar e agora o paulo andrade do riporting que veio substituir o azias palito na boca ferreira.


    ResponderEliminar
  3. APOIADO! E APALUSOS!
    Não diria melhor, concordo com a quase totalidade do texto, tenho uma ideia um pouco diferente quanto ao presente e futuro do SCP, mas entendo perfeitamente o que queres dizer e sempre vamos ver a força do Bruno de Carvalho...
    Quanto ao apoio da equipa para quinta feira e a conferência de imprensa, nada tem a ver, são coisas distintas e só nos devemos enobrecer por a direção ter dado verdade a quem tentou denegrir o nome do Sport Lisboa e Benfica! o porco corrupto, alguns jornalistas, alguns órgãos de comunicação...
    Todos ao Estádio quinta e segunda, fazer da Luz, Inferno!
    e pluribus unum!
    Viva o Benfica!
    PS: Luis Filipe Vieira, como te vamos conhecendo, queres inaugurar o museu com o troféu novo ahahahahah força Presidente!


    ResponderEliminar
  4. Totalmente de acordo com o post. Acho que a declaração do João Gabriel veio na altura certa, na forma e no tempo. Veio na altura em que estamos por cima, com a força da razão das imagens.

    No entanto, há para aí muitos dos chamados antis-benfiquistas com o habitual e claro défice de inteligência, alguns com vontade de outras coisas que as pessoas mais atentas já há muito perceberam.

    Mostram que de marketing e de comunicação não percebem nada. Para além de mostrarem a sua verdadeira cara, pois alguns deles gostavam de estar no lugar do JG.

    ResponderEliminar
  5. Não estava à espera deste tipo de conferência, confesso. E à primeira vista, até me pareceu uma má ideia, não o que ao conteúdo da conferência diz respeito, mas sim ao timing da mesma. Mesmo após a vitória limpa na Madeira e um f-d-s em que os nossos rivais foram beneficiados, é bom lembrar, que o BENFICA AINDA NÃO GANHOU NADA! Todavia, isto pode servir para uma maior união entre os adeptos e o clube, que se quer nesta fase crucial da época. Se fez isto, então já terá valido a pena.

    PS: Foi demasiado boa a conferência, estava lá tudo. (Aquela do record em directo, do jogo dos porcos, estava qualquer coisa...continuem a comprar o pasquim...)

    ResponderEliminar
  6. Concordo com a substância da conferência de imprensa. A diferença de tratamento dada ao Benfica tem sido absolutamente gritante e chocante. Quase sem excepção, os media escamotearam os erros nos jogos da corrupção e dos lagartos, e transformaram o árbitro do jogo da Luz num verdadeiro mártir, o decisor do campeonato. Até voz deram a alguns dos ajoelhados da corrupção, para tentar passar a mensagem da inventada entrega do campeonato ao Benfica. Meteu nojo, verdadeiro nojo!

    Dito isto, não sei se a altura foi a melhor. Até pode ter sido, mas não tenho certezas.

    ResponderEliminar
  7. Reparem só nessa aventesma BCool.
    Esse paneleirote encartado é sempre do contra quer tudo esteja bem ou mal.Não admira, é freguês do ONTEM do Ricardette pote de banha e seu parceiro de lides.
    Esses dois paneleirotes já andam com o grelo aos saltos só em pensarem que dentro de pouco tempo podem andar disfarçados no Marquês a roçar os traseiros entre os benfiquistas felizes.
    Gente nojenta e sem princípios a não ser o de cadelas com cio permanente.

    ResponderEliminar
  8. o sr anonimo se voltasse p a escola e/ou voltasse ao passado fazia-lhe bem pois daria p pedir a sua maezinha ( nao sei se ainda viva ou nao) k lhe desse mais educacao k e uma coisa k a si lhe passou ao lado de certeza ..................... vc pelo seu comentario e do mais reles k pode haver a face da tera ja k de cada vez k alguem discorda do seu ponto de vista e vice-versa parte p o insulto ignobil e bacoco ...........sorte sua k qq um desses 2 nao sao cm eu pork de certeza k ja lhe teriam respondido a letra...........................

    ResponderEliminar
  9. Para mim o timing foi PER-FEI-TO!!

    Hugo permite-me que faça uns copy/paste porque quero fazer alusão a muito do que aqui escreveste. Abraço

    ResponderEliminar
  10. Citei-te Hugo

    http://decosmeaocosmos.blogspot.pt/2013/05/conferenciando-zero-tituli.html

    Abraço, GB

    ResponderEliminar
  11. pensava que este blog, apesar de seres lampião, era interessante.

    fodasse, que engano. este post é uma palhaçada.

    1 - o slb merece ser campeão, jogou melhor praticamente toda a época.

    2 - o slb foi escandalosamente, até contra os seus interesses porque o campeonato será para sempre recordado por isso, beneficiado no derby, como nunca se viu.

    3 - o joão gabriel devia envergonhar qualquer pessoa decente desde a celebre conferencia depois da taça lucilio, mas não. o que querem a todo o custo, e mesmo recuperar o poder sujo e corrupto do porto.

    só com uma verdadeira moral positiva é que se resgatava o futebol tuga do lodaçal em que vivia há 30 anos, mas o que vocês gostam e desejam é que a sujidade seja ainda maior.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais um lagarto com um claro défice de inteligência. O que não admira, pois se fosse inteligente não era lagarto.

      Tu és daqueles que ao veres o Estado italiano a tentar acabar com a Máfia, com erros, equívocos naturais em humanos, barafustas em voz alta pelo simples facto de o Estado estar a tentar substituir-se à Máfia, que tem o poder económico e até o político.

      Porque, nas tuas palavras e lógica, "querem mesmo recuperar o poder sujo e corrupto da Máfia" e porque "desejam que a sujidade seja ainda maior".

      É esta a tua lógica, lagarto?

      Eliminar
  12. a tua mãe é que tem um claro défice de inteligência.

    estás em negação, passas anos a criticar, com razão, o sistema corrupto do fcp e quando o benfica o usa em seu beneficio não resistes a aplaudir. Não digo que eu não faria o mesmo se fosse o meu clube, as vitorias têm esse efeito inebriante.

    da mesma forma que recusas o facto EVIDENTE que foste ridiculamente ajudado no derby não entendes a ideia de que o João gabriel envergonha qualquer pessoa decente, até o elogias.

    O benfica é, ainda que aparentemente bem gerido, gerido por pessoas que não são honestas (Kadafi dos Pneus ou Rui Gomes da Selva).

    Podes-me dizer que com pessoas honestas não e é possível destruir o sistema, pode ser verdade, só não me venham com as hipócrita e demagógica narrativa de que o benfica tem as mãos limpas, não tem, mas tu podes continuar em negação. a prerrogativa é tua.

    ResponderEliminar