quinta-feira, 2 de maio de 2013

25 por cento para começar


Não sei se estou mais nervoso com a perspectiva de ser eliminado ou de ir à final.

Quando penso na última semana do campeonato,  a ideia de jogarnas Antas no sábado, Com o Chelsea, na final, na 4.ª feira, e de ter de ganhar a uma equipa metida no buraco na última jornada, até tenho cólicas.

Há uma semana disse que o Benfica tinha 25 por cento de hipóteses de passar à final. Por um lado, por causa do resultado, por outro porque os turcos me parecem mais comprometidos, mais concentrados, do que o Benfica – o que é natural, considerando que, para o Benfica, a Liga Europa é a segunda prioridade neste momento, e tem tido finais atrás de finais, e para eles este é o jogo das suas vidas.

Penso que as hipóteses do Benfica passar dependem de marcar um golo nos primeiros 30 minutos e, a sofrer algum, de o sofrer até ao intervalo.

A ver vamos.

22 comentários:

  1. Pela maneira como o Benfica acusou o golo dos turcos parece-me que a equipa entrou mentalmente preparada para marcar dois golos, mas não três.

    Nem o penálti contra o Benfica é penálti nem o outro.

    ResponderEliminar
  2. Golo do Cardozo.
    Com estas duas defesas e a anarquia táctica reinante isto hoje é coisa para acabar 4 ou 5-2.

    ResponderEliminar
  3. E o fora-de-jogo? se fosse uma jogada rápida em movimento, aceitava, mas o gajo parecia uma estaca dentro da área.

    É preciso dar os parabéns a Platini. Há tanta coisa que se podia evitar.

    Eu ainda acredito. E acredito que o Porto perde na Madeira. Merecem. É muito bazófia do vivi.

    ResponderEliminar
  4. Golo do Cardozo.
    O Cardozo, hoje, veio para matar.

    Teste decisivo para esta equipa do Benfica: tem de jogar como não sabe (a ganhar) numa situação que nunca experimentou (com o apuramento para uma final europeia na mão) numa situação de tolerância zero (em que um golo sofrido mata).

    A ver com atenção.

    A mim, o que me deixa realmente nervoso é oensar que, daqui a quatro dias, há o Estoril na Luz, fresquinho e preparado para correr até morrer.

    Dou por mim a rezar pelo Nacional da Madeira - e, depois do que vi em Alvalade, a quase ter a certeza de que o Manuel Machado prefere perder o jogo a dar o campeonato ao Jesus...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o Benfica continuar a usar a sua «estratégia de contenção à Jesus» (pôr o Artur a distribuir jogo) os turcos vao massacrar e, provavelmente, ganhar.

      Como esta equipa do Benfica desaparece de campo quando se vê a ganhar é um fenómeno do futebol.

      Eliminar
  5. Nenhum dos penáltis é penálti. Uma loucura, esta história da bola na mão. Completamente de malucos. Ninguém se entende.

    O Cardozo está com cãibras. Meu Deus. EU PRECISO DO CARDOZO PARA O JOGO COM O ESTORIL, JESUS!!!

    ResponderEliminar
  6. Eu sei de tudo.

    Eu sei que a última coisa de que o Benfica precisava era de uma final europeia que sente que pode ganhar na semana decisiva do campeonato.

    Eu sei que a Liga Europa é a Liga Europa.

    Eu sei que o Chelsea é o Chelsea.

    Eu sei que este Benfica é este Benfica.

    Eu sei que trocava esta vitória por um triunfo frente ao Estoril.

    Eu sei disso tudo.

    Mas lembro-me do primeiro jogo que fui ver ao antigo Estádio da Luz, à velha catedral, onde aprendi a amar este clube. Ainda só tinha o Terceiro Anel do lado de lá. Foi contra o Anderlecht, tínhamos a melhor equipa, empatámos 1-1 e perdemos.

    Lembro-me desse jogo, do meu fascínio a ver o Chalana, o Stromberg, o Carlos Manuel, o Nené, o Humberto Coelho, o Bento.

    Lembro-me do que o Benfica é para mim, desde menino, e não consigo parar de chorar.

    Obrigado a todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande abraço, Hugo. Há momentos que nunca se esquecem e esta época do Benfica é muito bonita!

      Eliminar
    2. Também esse foi o 1ºjogo que vi ao vivo do Benfica.

      Eliminar
  7. BENFICAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!! BENFICAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  8. Não é para me gabar, mas há alguns meses, contra todo o pessimismo que reinava na altura aqui e em muitos blogues, disse que o Benfica seria campeão, ganharia a Taça de Portugal e iria longe na Europa. Até agora acertei em tudo!
    Piece of cake! lol!



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manuel, ainda bem que acertaste!!!

      Eliminar
    2. Ainda ñ acertaste no campeonato e na taça! Calma que ainda não ganhamos nada e podemos perder tudo! O jogo mais importante é o Estoril e prepara-lo como se fosse a final da Liga dos Campeões!

      Eliminar
    3. Verdade que sim, mas quem joga com a alma de hoje, dificilmente deixará de ganhar. Mas tens razão!!!

      Eliminar
    4. Não me iludo: esta época do Bnfica está a ser um perfeito milagre.

      Perdemos Witsel e Javi com o campeonato a arrancar e fazemos a melhor época dos últimos 30 anos com um meio-campo feito de dois jogadores adaptados (Matic e Enzo Pérez) e uma série de «meios jogadores», por um ou outro motivo (Aimar, Carlos Martins, André Gomes), e sem o líder da defesa durante três meses (Luisão), com um lateral-esquerdo inventado e sem suplente à altura, com um terceiro avançado em sub-rendimento (Rodrigo) e, para cúmulo, com um adversário (o Porto) a fazer um campeonato melhor do que na última época, em que foi campeão.

      Dois factores conduziram o Benfica a este ponto: um treinador com muta experiência, que pensa o futebolpela sua cabeça (independentemente de tudo o resto) e mentalmente programado para ganhar a todo o custo; e a ausência de lesões de longo prazo em quatro jogadores fulcrais (Matic, Enzo, Lima e Cardozo).

      A tua fé é permanente, disso já sabemos, e, como qualquer forma de fé, é irracional.

      Claro que sim, quando as coisas correm bem até parece que é a fé que move montanhas, mas reitero que esta época do Benfica está perto do milagre, e é algo que acontece meia-dúzia de vezes numa história de cem anos.

      Saibamos vivê-la, acreditemos que ela vai acabar bem (eu, por defeito de fabrico, tenho sempre dificuldade em acreditar em milagres e tento não contar com eles na vida quotidiana, pelo que continuo a ter muito medo desta Liga Europa) mas tenhamos consciência que as possibilidades de algo parecido voltar a acontecer são tão escassas que, se estivermos a contar com elas para as próximas temporadas, estamos condenados a sofrer as proverbiais desilusões a que os benfiquistas, infelizmente, por se fiarem apenas na fé, estão habituados.

      Eliminar
    5. Prefiro pensar que não é só milagre, Hugo. Li algures que este Matic é o resultado de imenso trabalho do JJ e é bem possível que seja, porque não tem nada a ver com o Matic que não se afirmou em lado algum e veio no pacote para diminuir o preço pago pelo David Luiz. Enzo custou 5 milhões, tem de ser jogador da bola.
      As limitações que tu encontras na equipa (limitações no meio campo, laterais muito limitados também, embora André Almeida tenha crescido imenso e é outro para valorizar), até mostram que é possível fazer melhor e, para o ano, para o meio campo, já temos Djuricic. Precisamos de reforçar a defesa, mas temos todo o potencial para continuar a crescer.

      Em vez de pensar no milagre, prefiro pensar que este JJ cresceu e a estabilidade que o Benfica lhe proporcionou, bem como alguma qualidade em termos de plantel, poderá continuar a fazer a equipa crescer. Esse tem de ser o caminho.

      Acho, por isso, que talvez tenhamos de pensar que isto é menos fé e são mais os resultados do trabalho que se tem feito no Benfica, onde todos têm aprendido, começando no treinador, mas também na estrutura que sustenta o futebol do Benfica.

      Eliminar
    6. Caro Hugo, a minha fé - prefiro chamar-lhe optimismo - não é irracional, bem pelo contrário, eu sou até muito racional e frio!

      O que eu disse senti-o, sinto-o e por isso batalhei tanto pelas minhas ideias. E quase sempre acerto mais do que erro! Como dizia Ingemar Bergman, "Eu nunca discuto com a minha intuição".

      Também referi, quando via muitas críticas ao JJ, que ele estava, como toda a gente está, em constante aprendizagem e que tinha vindo a aprender com o tempo que levava de treinador. O que se verificou. E se irá verificar. As pessoas têm que ter paciência e saber esperar. Como disse alguém, "Não se consegue o pinto partindo o ovo".

      Sir Alex Ferguson, que está tantos anos à frente do MU, tem vindo sempre a aprender, ele também. E já tem mais de 70 anos. Aprendemos até morrer. Aqueles que querem e têm vontade. Só os medíocres e arrogantes não aprendem!

      E muito mais irá acontecer no futuro, isto não é uma vez sem exemplo. Isto é apenas o resultado de todos estes anos acumulados de erros e de mal entendidos.

      O Benfica está apenas a começar, a aquecer os motores. Para o ano apontamos para a final da Champions.

      Depois falamos.

      Eliminar
    7. Tás a ver o que dá a euforia? Eu avisei que ainda não ganhamos nada e pelos vistos só se vai ganhar a taça ao vsc

      Eliminar
  9. Isto sim é jogo. Estou todo satisfeito. Vamos entrar nos últimos 5 jogos da época em que podemos ganhar tudo ou perder tudo ou não ganhar tudo. Seja como for ( e quero ser antes de tudo Campeão ) é uma época de algum bom nível. Se ganharmos tudo vou para o Marquês cantar e dançar.

    ResponderEliminar
  10. Tem sido uma época muito desgastante para alguns jogadores. No entanto, a forma anímica das vitórias parece ajudar. Que a cabeça se mantenha assim, e as probabilidades de ganhar o campeonato, para mim o mais importante, são elevadíssimas.

    limpinho, Limpinho.

    ResponderEliminar