domingo, 24 de março de 2013

Morrer não morre, mas é quase a mesma coisa


Parece que o Carvalho vai ser o próximo presidente do Sporting. Pessoalmente, preferia que o Couceiro tivesse ganho as eleições. Com as toneladas de vaidade que ele já tem em cima sem nunca ter feito nada que o justificasse, a ideia de o ter como presidente, a sacudir a água do capote à primeira adversidade (como tem feito sempre), a minar aquilo tudo por dentro para não parecer o incompetente que é, atrai-me bastante. Mas, infelizmente, parece que não vai dar.

Chamaram a este Bruno Carvalho um Vale e Azevedo, mas duvido muito. O Vale e Azevedo era um verdadeiro artista, um megalómano, alguém que vivia numa realidade paralela e suficientemente louco para aldrabar meio Portugal com esse convencimento. Vale e Azevedo ficará para a história como um dos grandes burlões na história de Portugal, porque é um tipo alienado. Não me parece que este Bruno Carvalho, que ninguém sabe quem é ou o que fez a não ser aquilo que ele disse que é e fez, tenha essa grandeza de alienação.

Prefiro compará-lo ao Sousa Cintra porque aparece no Sporting na sequência do mesmo tipo de experiência democrática e porque, apesar de não ser tão estroina, vai acabar da mesma maneira que o Sousa Cintra se cometer o mesmo erro que ele.

O erro do Sousa Cintra foi ter cedido à tentação de tentar destruir o Benfica, quando se devia ter juntado a ele. O resultado foi que o Benfica o destruiu a ele, ao mesmo tempo que lançava o Sporting para o terceiro lugar do ranking de clubes em Portugal.

O Bruno de Carvalho terá a mesma tentação. Pinto da Costa irá tentar seduzi-lo, porque precisa do Sporting – sempre precisou do Sporting contra o Benfica, ou do Benfica contra o Sporting (como no tempo de João Rocha, em que se associou a Fernando Martins). A Juve Leo, que o elegeu, quererá que ele faça a figura do Bettencourt, que roube jogadores ao Benfica e os apresente no jantar da claque. A brigada do reumático, que continua a confundir rivalidade com estratégia e não percebe nada de nada a não ser de peneiras, vai picá-lo até conseguir virá-lo contra o Vieira.

O mais provável é que o Carvalho, no meio dos maus resultados que se adivinham, venha a sucumbir e a fazer a mesma figura que fez o Godinho Lopes. O mais provável é que o Sporting continue a consumir-se numa guerra contra o adversário errado, uma vez que o Bruno de Carvalho, que foi eleito pelo populismo, não deverá conseguir resistir a apelar ao populismo para manter a cabeça fora de água. Mais do que um ou dois anos de resultados miseráveis, esse foi o resultado do falhanço do Luís Duque: o falhanço da aliança ao Benfica.

O Sporting não consegue resistir ao complexo de inferioridade (ou de falsa superioridade) e à obsessão que tem em relação ao Benfica. O Porto até pode ir buscar o Rui Patrício, o Carrillo ou o Bruma no próximo Verão. Desde que use a marca de vaselina que tem usado, os sportinguistas continuarão a aceitar essa constante menorização de forma submissa, e a olhar para o Benfica com um rancor que, na verdade, não se justifica.

O erro fundamental dos sportinguistas é não perceberem que o seu rival é o Benfica, mas que o seu inimigo é o Porto. A relação com o Benfica, sendo de antagonismo, é saudável, e reforça o Sporting. A relação com o Porto é venenosa, e enfraquece o Sporting. Apesar de o Porto só lhes ter dado, desde sempre, razões para desconfiar, continuam a achar que é no Benfica que está o pecado. O mal que o Porto já fez ao Sporting é incomparável com as tristezas que o Benfica já lhe provocou. Mas a lagartagem não percebe isto. Pensa que é conversa da treta, de vendedor de banha da cobra. É difícil de explicar. Por isso e que é um complexo psicológico.

E também não percebem que o Benfica já resistiu ao pior da tempestade e que está cada vez mais forte, que vai começar a ganhar campeonatos, e que isso terá repercussões sérias.

 O verdadeiro problema estratégico do Sporting é ter parado no tempo e continuar a viver nos anos 70 – na era pré-Porto.

As notícias da morte do Sporting, aventadas pelos próprios candidatos, são amplamente exageradas. Nenhum clube com 3 milhões de adeptos acaba. Até pode mudar de nome, mas leva cem anos a morrer. A questão não é essa. A questão é demográfica.

O que tem mantido a nação sportinguista estável, em termos de números, é a proximidade competitiva em relação ao Benfica. O Sporting tem ganho muito pouco, mas o Benfica também, o que tem levado a que os dois clubes tenham competido directamente para o segundo lugar, atrás do Porto. Essa competição mantém a chama acesa na zona de Lisboa, e traduz-se numa renovação da rivalidade nas novas gerações. Para os novos sportinguistas, o Benfica ainda é do mesmo campeonato. Isso leva-se para a escola, para o trabalho, onde há benfiquistas, e assim o Sporting vai mantendo os números mais ou menos estáveis.

Mas, se Benfica e Porto voltarem ao registo dos anos 80, de dividir campeonatos enquanto o Sporting ficava a ver a banda passar, como parece que está a acontecer, o Sporting corre o risco de cair abruptamente no número de adeptos.

O país tem metade da população em Lisboa e Porto, e 80 por cento no litoral. O Porto é uma coutada, e não se consegue lá entrar. Na Grande Lisboa, no entanto, que é o ponto nevrálgico da economia e da sociedade portuguesa, o Benfica não tem conseguido ganhar adeptos ao Sporting, ao contrário do Porto, porque não tem ganho o suficiente. Mas, se começar a ganhar a sério, ganhará um grande ascendente também Lisboa, e aí sim, o Sporting, se não conseguir mais que ganhar dois ou três campeonatos nos próximos vinte anos, pode passar para um quinhão de apenas 10 ou 15 por cento entre os novos adeptos, o que seria fulminante a longo prazo, pois colocaria o Sporting num limbo – nem seria o clube grande que ainda é hoje, com ambições legítimas ao título de campeão, nem seria um clube pequeno. Em termos funcionais, perderia, definitivamente, a capacidade de competir, sobretudo com o Benfica, que está em dinâmica de crescimento, e o campeonato português ganharia uma forma parecida com o campeonato escocês – presumivelmente, com um ascendente acentuado do Benfica sobre o Porto, sem chegar à hegemonia.

A grande jogada de Bruno Carvalho seria perceber a corrente da História, e entender que, se fosse para sucumbir a uma aliança Porto-Sporting, o Benfica já teria sucumbido. Não sucumbiu. E está a recuperar a sua dimensão. O Benfica já deu a volta. Já bateu no fundo, e agora só pode subir. Isto é evidente para qualquer observador disposto a distanciar-se dos facciosismos.

A hora para o Sporting de livrar da doença que é Pinto da Costa (até hoje só perdeu com isso) e agarrar-se à bóia que vai a subir é agora. Se o fizesse, assegurava a sua sobrevivência como grande clube. Mas duvido muito que o vá fazer. A doença é muito profunda. É muito mais provável que volte a confundir rival com inimigo e que, como tem acontecido ao longo dos últimos 30 anos, essa confusão o encaminhe para a vulgaridade.

12 comentários:

  1. comentàrio praguemàtico eu pessoalmente tinha um amigo que preferia ver os corruptos ganhar dizia ele doia menos resultado quando éu vi que ela estàva a falar a sério risquei-o pura e simplesmente das minhas amizades sao uns cobardolas agora sinceramente até desejo que desapareçam difinitivamente

    ResponderEliminar
  2. "O Porto é uma coutada, e não se consegue lá entrar."

    LOL

    O Porto é a segunda cidade do mundo com mais sócios do Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Benfiquista de Gaia24/03/2013, 18:56:00

      De facto, e dizendo grandes verdades no texto, esta do Porto é uma coutada, não se enquadra minimamente na realidade, pois o que não faltam aqui são benfiquistas, comprovado estatisticamente, quer no centro da cidade, quer no Grande Porto.

      Não são pelos atentados em viadutos, nem por ataques na calada da noite a casas do Benfica, que se vê o número de adeptos, nem o aumento, ou mudança de filiação de uma percentagem da população portuguesa.Simplesmente se constata a propagação de ódio, gerada pela direcção portista em geral, e a acefalia de alguns inergúmenos, que não pensam pela sua própria cabeça,e só enxergam violência como conduta, pois mesmo dentro da massa adepta portista representam uma minoria.

      O Norte certamente é, e continuará a ser, encarnado, fala alguém com morada em Gaia, emprego no Porto, e família no distrito de Braga e Viana do Castelo.

      Simplesmente, e para que o benfiquismo seja mais visível no Norte, aparte dos jogos do Benfica fora da Luz, tem que ser a a aplicação das leis por parte do Governo, quer a nível da FPF, quer das forças de segurança, para garantir a segurança e liberdade de manifestarem o benfiquismo que os pervade, assim como hoje em dia, garantem a impunidade de quem perpetua tais actos ignóbeis.

      Avante pelo Benfica!

      Eliminar
  3. Muita coisa certa.

    O João Rocha foi uma pessoa inteligente. Foi o único que percebeu o tamanho, o posicionamento do Sporting em relação ao Benfica, percebeu que o Sporting nunca seria tão grande como o Benfica e fez aquilo que um bom gestor e empresário faria no seu lugar: diversificou.

    Apostou no ecletismo, nas modalidades em que o Benfica não apostava, apostou em nichos de mercado, conseguindo uma supremacia em muitas delas que conseguiu manter durante vários anos. E conseguiu com isso manter o tamanho do Sporting, criando a ilusão em muitos sportinguistas que o seu clube era tão grande ou maior do que o Benfica.

    Nos últimos anos, o Sporting com todos os erros de estratégia cometidos ao longo dos últimos decénios, ao querer desesperadamente impedir o Benfica de crescer, tentando até acabar com ele, regrediu e penso que isso é uma situação que não irão conseguir inverter num futuro próximo.

    Caíram para 3º grande, embora possam subir se no futuro o Porto cair, como eu espero e prevejo, em virtude de todas as convulsões que irão atingir o clube e do facto das razões pelas quais ganharam tanto nos últimos anos acabarem por desaparecer ou se esbater.

    Por ter distorcido ao longo dos anos as leis da concorrência e do "fair-play", o Porto irá perder a maior vantagem comparativa que o ajudou a ganhar tanto: a institucionalização da corrupção e do tráfico de influências a seu favor no desporto português. Que é bem visível e conhecida de todos os bem informados.

    O erro de estratégia que foi a cumplicidade do Sporting na marosca tem tudo a ver com o desespero, o medo e a impotência de ver o seu antagonista Benfica a crescer sem o conseguir parar. É isso que acima de tudo preocupa os lagartos. Ouçam com atenção como eles se justificam e a maneira como o dizem.

    João Rocha foi inteligente, aceitou a realidade, a grandeza do Benfica, aproveitou essa desvantagem virando-a a favor do seu clube. Mas quando as pessoas são incompetentes e medíocres, utilizam meios ilegais ou fazem alianças espúrias que, mais tarde ou mais cedo, se mostram contraproducentes e se viram contra elas. Foi o que aconteceu ao Sporting. E irá acontecer ao Porto.

    O Benfica irá emergir disto tudo como a maior potência no desporto português, muito acima dos outros dois. Apesar de todos os esforços e de toda a areia que é e irá ser atirada para a engrenagem através dos dirigentes lagartos e andrades que enxameiam as hierarquias desportivas. Como se constata todas as semanas.

    PS. Os adeptos estão convencidos que o Sporting irá retomar a grandeza anterior. Esqueçam! Nos próximos tempos, com orçamentos reduzidos a menos de metade dos anteriores irão ter muitas dificuldades para acompanhar. Se o novo presidente conseguir perceber e aceitar de uma maneira natural a posição de subalternidade do seu clube, gerir com humildade e competência, sem pretensões, invejas ou rancores, se conseguir virar essa aparente desvantagem a seu favor, pode ser que dentro de 10 anos o Sporting consiga chegar ao 2º lugar. Senão...

    Mas antes disso tem de resolver os problemas financeiros gravíssimos que o clube tem e que noutro país já teriam obrigado o Sporting a fechar as portas. Noutro país, os credores, até por força da legislação, já teriam tomado conta do clube há muito.
    Essa legislação também existe em Portugal mas não é cumprida. É como se não existisse! Pior do que o Magrebe!



    ResponderEliminar
  4. os dirigentes do Sporting foram sempre, a esmagadora maioria, melhor dizendo, tacanhos. Por que hão-de estes de ser diferentes?

    ResponderEliminar
  5. Por acaso estou expectante. Ele disse que ia lutar contra todos que fizeram e pensam fazer mal ao Sporting. Será que vai saber identificar?

    ResponderEliminar
  6. honrar o João Rocha era não ir a reboque de ninguém, que sempre foi o destino do SCP.

    não confundas os baldes de merda Rui Oliveira e Costas com o Sportinguismo.

    porto e benfica são o mesmo para mim, preocupa-me o meu clube acima de tudo.

    PS - o benfica tem "roubado" juvenis (não os consegue formar em condições), pessoal do atletismo, jogadores de futsal, com a sua habitual arrogância e novo riquismo (estilo não sei formar deixa cá pagar mais do que eles podem) ao SCP, rasgando um pacto de não agressão entre rivais lisboetas já com uns anos.

    Consegues agora entender a animosidade para quem está atento?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Animosidade? Quem roubou quem? Desculpas de gente hipócrita e ignorante!

      Já te deves ter esquecido dos jogadores de futebol que foram roubados pelo Sousa Cintra, quando o Benfica se encontrava nas lonas. Bater em gente que está no chão é próprio de cobardes.

      O Benfica não os consegue formar em condições? Na última convocatória para a selecção mais de metade dos jogadores eram do Benfica. Não estão formados?

      Quanto ao novo riquismo, isso não passa de conversa de aziados. Nunca ouviste dizer que quem não tem dinheiro não tem vícios? Querem ser grandes e ecléticos sem ter dinheiro?

      Ir a reboque de outrém tem sido o destino do Sporting (com maiúscula) nos últimos anos. Infelizmente os sportinguistas não aprenderam nada com o João Rocha. A culpa é do Benfica?

      O Benfica tem os seus orçamentos e utiliza-os de maneira racional. Aquilo que tu apelidas de novo riquismo não passa de inveja e rancor da tua parte. "Não prestam, estão verdes"... ("São novos ricos, não sabem formar"...).

      Os erros que os dirigentes do Sporting (com maiúscula) cometeram nas últimas dezenas de anos é culpa exclusiva dos sportinguistas. É culpa da sua pequenez, da sua mesquinhês e da sua mediocridade. É culpa da inveja que sentem pelo tamanho do Benfica. Porque nunca se conseguiram colocar no seu lugar.

      Conheces a história da rã que inchou tanto até que rebentou? Assim é o Sporting (com letra maiúscula).

      O Benfica não foi tido nem achado nos vossos problemas. O Benfica já esteve na mesma situação e levantou-se. É disso que têm inveja? Então façam o mesmo em vez de andar a choramingar pelos cantos.


      Eliminar
  7. inveja do maior simbolo da mediocridade e ignorância dum país? longe meu caro, estás tão longe. preferia ser adepto dum qualquer guimarães.

    o que te expliquei foi que o benfica, se queria ter uma boa relação com o SCP, não podia ter feito o que fez nos ultimos anos e aproveitar-se das dificuldades do SCP para lhe tirar atletas de varias modalidades e alguns jovens futebolistas.

    não nego que o Sousa Cintra tenha feito o mesmo nos anos 90, não concordo nem acho bem feito, independentemente de quem o faz.

    voçês vieram a reboque do Sporting no apito dourado, nas SADs, nas centros de estagio, no futsal, no atletismo e em tantas outras coisas que nem te preciso de responder a tanta estupidez.

    fica na tua, eu fico na minha e se quiseres escrever sobre o meu clube informa-te muito melhor antes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente há uma diferença entre ser sportinguista e lagarto e tu não a consegues fazer.Novo riquismo Benfiquista?O povão sempre deu duro para que a vida,sua e dos seus,fossem sempre melhorando.Nada foi dado por herança.Cada geração tenta melhorar.E enquanto Cosme Damião acabou a sua vida como um gentleman e com humildade o vosso Stromp começou a comer a sopa com o garfo e tentou atropelar um comboio e claro que saiu a perder,como não podia deixar de ser.A vossa mentalidade é kaput...

      Eliminar
    2. E já agora meu caro lacoste,digo-te que preferia ser paneleiro a ser lagarto.

      Eliminar
    3. E nota que faço distinção entre ser Sportinguista e lagarto.É que tenho muitos amigos Sportinguistas,que adoram o seu clube tal como eu gosto do meu.Boa sorte ao Sporting e que os lagartos que se estripem como seres rastejantes que são.

      Eliminar