segunda-feira, 18 de março de 2013

100 milhões por uma bejeca?


Não teria havido campeonato para o Benfica sem uma vitória em Guimarães, mas o Porto continua a ser favorito. Agora 55, 45.

Para ser campeão, o Benfica terá de vencer os próximos cinco jogos no campeonato, com uma e provavelmente duas eliminatórias europeias pelo meio, e sendo que a segunda, a acontecer, deverá  ser contra Chelsea ou Tottenham nas meias-finais da Liga Europa, com a deslocação a casa do Marítimo no meio. O Newcastle saíu a pedido, é uma equipa à medida deste Benfica e do Jesus. Só uma boa equipa inglesa tem capacidade para ganhar a um Benfica motivado, e o Newcastle não é uma delas. Tem 20 por cento de hipóteses de eliminar o Benfica.

Esta equipa do Benfica dá-me úlceras e põe-me aos gritos. Já me falta o verbo para a qualificar, mas penso que o que acho em relação a ela está bem explícito noutros posts. Tem três ou quatro jogadores que conseguem passar um jogo, literalmente, sem pensarem naquilo que estão a fazer, e, como equipa, só funciona aos repelões, quer a atacar quer a defender. No entanto, pode alcançar a dobradinha. Inacreditável. Mas o futebol é isto, como diria o Gabriel Alves. Vale mais ter sorte do que ser bom.

Por outro lado, a eliminação europeia irá, de facto, beneficiar o Porto. Tal como no ano passado. Em condições normais, o jogo na Madeira era o último em que a Europa podia fazer pagar factura. Aconteceu. A questão é que a estrela parece tê-los abandonado.

A partir do jogo da Luz, correu tudo ao contrário para o Porto, que está a dar razões aos seus adeptos para, genuinamente, se assustarem. Tal como o Benfica, este ano mudou a ordem das voltas, começou bem e está a acabar mal. Inverte uma tendência de muitos anos de fazer épocas em crescendo. Não é uma grande ideia.

O clube que não falha está a um mau resultado, no campeonato, de pagar 100 milhões de euros por aquilo a que chamou de taça da cerveja. Basta mais um, seja contra quem for. Nesta altura, os 18 milhões pagos pelo lateral-direito não passam de uma loucura cara, a jogada de génio de trazer de volta Lucho já não parece tão genial – porque agora dava jeito ter um jogador que substituísse o Moutinho depois do Verão –, a golpada ao Sporting pelo Izmailov, que não jogou praticamente nada nos últimos dois encontos (decisivos), não parece tão boa, porque compraram um problema mental de 30 anos, e a contratação do Liedson, que continua a «recuperar a melhor condição» está tornar-se uma anedota.

Se, a isto, juntarmos o facto do «ciclo Villas-Boas», onde se enquadram estes negócios e os dois anos Vítor Pereira, ser, fundamentalmente, um período de forte investimento financeiro no momento para combater o advento de Jesus no Benfica, e de Jesus não só continuar no Benfica (contrariando o que era normal, que era o Benfica mudar de treinador quando as coisas começavam a correr mal só para depois ficar pior) como estar prestes a fazer a melhor época do clube desde 1983, o cenário pode tornar-se realmente complicado para Pinto da Costa.

Os insultos no aeroporto a uma equipa bicampeã dificilmente terão a mesma resposta que tiveram na última época de Jesualdo Ferreira. O Porto não tem hipóteses financeiras de voltar a cometer as loucuras que cometeu então, tem consumido uma parte substancial dos seus recursos na tentativa do «ganhar agora» (em Luchos, Liedsons, Izmailovs, Mankos), prescindindo da filosofia de investimento a médio prazo – porque Pinto da Costa sente que o Benfica está num momento de crescimento e que não pode parar de o pressionar – e o Benfica, em vez de vergar, está cada vez mais competitivo. Até já compra jogos ingleses e tudo.

A solução óbvia e única parece ser a de ir roubar Jesus ao Benfica. Um plano que já deve estar em curso.

Cá no fundo, tenho uma vontade secreta de que isso acontecesse. Se, por acaso, o Porto perdesse o campeonato, fosse buscar o Jesus, o Benfica encontrasse alguém tão bom ou melhor e voltasse a ganhar o campeonato, seria de tal forma desastroso para o Porto que o processo de enfraquecimento, que se prevê lento, seria acelerado vários anos.

Um campeonato ganha-se sempre. Mas a oportunidade de assistir a uma coisa destas justifica correr riscos. Ainda para mais, ao contrário do que é a opinião comum, acho que esta equipa cresceria imenso, em termos de qualidade, se passasse a ser treinada, por exemplo, por um Fernando Santos. E também gostava imenso de ver o homem que não é de se meter en«m estruturas a tentar encaixar-se na «estrutura» que funciona tão bem que até os adjuntos são os melhores do mundo. Sobretudo, gostava de ver isso a acontecer se a Rainha Isabel fosse obrigada a aparecer nos treinos de segunda-feira muitas vezes.

Mas, voltando à Terra, é mais provável que o Porto chegue à jornada 29 sem voltar a perder pontos do que o Benfica ganhar os próximos cinco jogos.

No entanto, esse é o desafio. Se o conseguir, será campeão.

13 comentários:

  1. Genial! Depois de um texto destes o primeiro comentário que recebes é de uma argúcia tal que te deixa logo sem palavras, hã?
    Concordo com quase tudo à excepção da atribuição de favoritismo. Acho que está actualmente em 50-50. Não acredito que o Benfica chegue ao Dragão sem perder pontos mas também não acredito que o FCP também não os perca até lá. Ainda para mais tendo em conta o (pouco) que anda a jogar. E, neste momento, já não lhes bastará nomear um qualquer Proença desta vida para lhes dar o título. Terão que fazer algo mais e isso começa a pesar psicologicamente. Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Ler os últimos postos do Hugo é o mesmo que ouvir um daqueles muitos lagartos que pululam e infestam todas as estações televisivas.

    "Se, por acaso, o Porto perdesse o campeonato, fosse buscar o Jesus, o Benfica encontrasse alguém tão bom ou melhor e voltasse a ganhar o campeonato, seria de tal forma desastroso para o Porto que o processo de enfraquecimento, que se prevê lento, seria acelerado vários anos".

    Gerir um clube ou uma empresa não é jogar à roleta e muito gerir com "ses".
    Desejar que o Jesus vá para o Porto apenas para ver no que dá, enfim, nem sei o que dizer. O melhor é não dizer nada para não ser insultuoso.

    O Jesus nunca irá para o Porto e ainda menos para o Sporting. Vai continuar no Benfica, para desespero dos nossos concorrentes e de alguns benfiquistas, para terminar com o trabalhinho que é colocar os últimos pregos no caixão do Porto.

    Que o caixão do Sporting já está há muito tempo pronto.



    ResponderEliminar
  3. Jesus deve ser para continuar. Pensar que jesus vai embora para o Porto e que o novo treinador chega,vê e vence é utópico. Dizes um ainda melhor que Jesus? A pergunta que se coloca é...Quem? O tempos são de estabilidade e apostas seguras...o Benfica pagou muito caro por jogar demasiado na roleta russa e querer inventar onde não havia nada a inventar. jesus é para ficar, pois mesmo com os seus defeitos ele ao longo destes anos tem melhorado em muito os resultados. Ganhamos um titulo, boas prestações europeias. Esta época devia ser elucidativa inclusivé para ti e o teu desejo "secreto " de o Jesus ir para o Porto(Deixa-lo ir para o Porto é simplesmente um suicidio desportivo, e tá-me a parecer ao olhar para a tua intervenção que existem adeptos benfiquistas com uma grande atração pelo abismo...). Nós sem reforços de monta, e perdendo elementos preponderantes na equipa como Witsel e Javi garcia, estamos a fazer uja grande época e acho que não preciso dizer-te de quem é o mérito...Jesus é simplesmente o melhor treinador que o Benfica tem disponivel e que pode pagar. Não vejo muitos a conseguirem fazer o que ele fez este ano nestas circunstâncias.

    18/03/2013, 11:25:29

    ResponderEliminar
  4. Correção:

    "muito menos gerir com "ses".

    ResponderEliminar
  5. ...já agora queria acrescentar mais uma coisa...a situação do sporting..resolveram brincar aos "ses" e os resultados foi aquilo que todos sabemos...

    ResponderEliminar
  6. Embora só haja uma certeza no mundo, eu estou convencido que vamos ganhar o campeonato e a Taça. Na Europa vamos longe. Se ganhamos não sei nem importa neste momento.

    Mas o que me dá mais confiança no Benfica de hoje para os próximos 20 anos, "is the bigger picture". E é para aí que devemos olhar. Eu já o faço há vários anos e tenho estado à espera.

    Não podemos dissociar o que está a acontecer no futebol português, à mudança de paradigma que eu já anunciava há 3 anos (lol!), ao que tem acontecido nos últimos 2-3 anos, ao percurso do Benfica e ao percurso do Porto durante este tempo.

    As vitórias do Porto com o Vilas Boas há 2-3 anos foi aquilo que se chama, para as pessoas que conhecem o mercado de capitais, "a dead cat bounce". A partir daí foi sempre a cair, apesar de terem ganho o campeonato o ano passado. Mas todos os indicadores de deterioração estavam lá.

    Neste momento o nosso maior concorrente, que conseguiu a sua situação com métodos de todos conhecidos, está à beira do abismo e eles sabem-no. Ou melhor, alguns sabem-no ou pressentem-no. Os mais lúcidos e menos irracionais. Porque grande parte deles ainda está em negação. E assim irão continuar durante alguns anos. Assim como muitos dos adeptos lagartos sobre o seu clube.

    A queda dos portistas vai ser muito penosa para eles. Habituados a ganhar, atingindo uma posição elevada através de métodos artificiais, pois sem ajudas externas de vária índole nunca o conseguiriam, vai ser muito difícil para eles habituarem-se a perder. Vai ser um grande trambolhão. Mas vai dar-me um gozo do caraças pois sei como essa situação artificial foi atingida, assim como o sabem grande parte dos benfiquistas.

    Essas ajudas externas vão-se virar contra eles. Embora não acabando totalmente já são conhecidas de toda a gente e as pessoas cada vez menos entram em esquemas pouco éticos e ilegais. Quem monta um negócio, seja ele qual for, com bases corruptas e venais, não está a construir um negócio sólido e com futuro mas sim um negócio com pés de barro que dura algum tempo mas que depois cai com estrondo. É o que vai acontecer aos andrades. E nós estaremos de fora a ver e a aplaudir.

    O Benfica vai sair disto como a maior força desportiva do país, que vamos consolidando pouco a pouco, com a concomitante queda dos outros 2 "grandes". Ao mesmo tempo vamos começar a ver pequenos clubes começarem a subir, apoiados em projectos com cabeça, tronco e membros, com pequenos orçamentos mas bem geridos e treinados.

    Nada que não se tenha visto noutros ramos de negócios e em outros países.

    ResponderEliminar
  7. É fácil voltar atrás e ver o que escrevi aqui sobre o JJ. No entanto, é preciso admitir que esta tem sido uma época de mudança e o treinador não pode ser acusado de cometer erros que cometeu no passado. Pelo contrário, há um conjunto de aspectos onde melhorou imenso. Temos tido sorte? Alguma. Quem ganha sem sorte?
    Na verdade, JJ não é único no mundo e o Benfica, seguramente, seria capaz de encontrar um substituto, mas não vejo razão para não renovar.

    Espero que a equipa seja capaz de manter o nível que tem revelado aqui. Ontem revelou uma maturidade notável. Teve paciência, aguentou um Vitória cheio de garra e com uma frieza notável, marcou quando tinha que marcar. Para além disso revelou que depois de 11 jogos consecutivos a jogar 2 vezes por semana, tem frescura física e mental para ganhar de modo tão categórico. Assim continue.

    ResponderEliminar
  8. Não concordo com tudo do post, mas gosto sempre de ler o Hugo.

    Temos realmente jogos tradicionalmente difíceis para o nosso Benfica. Olhão é uma equipa fácil, mas todos sabemos as dificuldades que sentimos no José Arcanjo. Depois temos a deslocação ao funchal para defrontar o Marítimo. Em casa, não esquecer o jogo com o Sporting, que tem evoluído aos poucos. Tudo isto antes do Dragão. É realmente complicado chegar lá sem perder pontos pelo caminho. O Porto recebe o Braga e vai à choupana. A probabilidade está de facto no lado deles. Mas vamos acreditar.

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Eu não gosto de cantar vitória antes de tempo.Concordo que se o Benfica ganhar 2 a 3 campeonatos seguidos o Porto entra em parafuso.xirico.

    ResponderEliminar
  10. Não concordo com o post...julgo que o SLB com o que está a jogar é favorito. Por outro lado o Porto vai continuar a perder pontos, já em Coimbra. A Académica está quase a descer logo tem que fazer pela vida, e o Braga tem que provar que vai à champions...ficarei surpreendido se nos próximos 2 jogos o benfica perder qq ponto

    ResponderEliminar
  11. Antes dizias que a arbitragem tinha decidido o título com o golo do Maicon, ignorando 29 jogos e o voleibol do Cardozo amarelado com 2-2.

    Agora vens com estas percentagens.

    Nem sei qual é a maior desonestidade intelectual.

    Infelizmente está 85%-15% para vocês.

    Mas se achas que temos 55% vai à Betfair e enriquece.

    ResponderEliminar
  12. O Jesus ganha 99,99% dos jogos (com equipas iguais claro está) contra o Fernando Santos, e os 0,1% devem-se a jogos interrompidos por falta de luz no estádio.

    Gostava de saber como é que uma equipa que joga "aos repelões" consegue ter apenas 4 empates na Liga, e ganhar dois jogos contra a terceira melhor equipa alemã, jogando com suplentes.

    Desvalorizar o que tem sido feito esta época dá muito mais trabalho que reconhecer o mérito do Jesus, digo eu...

    ResponderEliminar