domingo, 17 de fevereiro de 2013

O meteorito da sorte


Não devo ser desonesto. Aquilo que eu escrevi antes do penálti do Lima foi isto:

«Uma exibição absurda de uma equipa sem verdadeiro estofo para ganhar o campeonato, que é perdido, pela segunda época consecutiva, assim que é jogada a primeira eliminatória europeia do ano e sobe o ritmo e a exigência da competição.

Uma equipa que trabalha pela metade, orientada por um treinador que vive de esquemas, que vai aprendendo à medida que o esquema anterior falha e cuja principal capacidade é sobreviver, que tenta resolver a esbracejar o que não consegue preparar com trabalho, impreparada para enfrentar um adversário muitíssimo fraco e previsivelmente superdefensivo, sem ter uma jogada ensaiada para libertar um extremo que cruze, sem o mínimo de perigo nas bolas paradas, sem liderança em campo e sem verdadeira vontade de ganhar, incapaz de lutar contra as dificuldades numa noite mais difícil.

O Porto vai ser um campeão justo e, com a previsível eliminação de Lyon, Liverpool, Olympiakos, Nápoles e Atlético de Madrid da Liga Europa, se os benfiquistas querem ver futebol até ao fim da época têm de esperar pelas quintas-feiras. Os jogadores já mostraram onde está a sua cabeça e o treinador não tem dificuldade em admitir que a Europa  ‘é que dá prestígio’. Não faria sentido, aliás, outra coisa, a partir de agora, senão apostar na Liga Europa e na Taça de Portugal.

Fica-se em segundo, ganha-se a Taça, joga-se na Europa até Abril e está feita a época.

Se Vieira estava à espera do jogo das Antas para saber se renovava com o Jesus, a partir de agora só está a perder tempo. Ou renova ou não renova e só tem de assumir o que quer.

Quanto a mim, até me dá jeito. Começa amanhã o meu último semestre e quanto menos distrações melhor.»

 

Posto isto a limpo, deve dizer-se o seguinte:

- o penálti é indiscutível. Há um corpo a corpo que é legal e, quando o defesa se desequilibra e perde a posição, há um puxão que é ilegal e impede o Gaitán de jogar a bola;

- o Benfica teve hoje a mesma estrela que teve, há três anos, quando o Javi Garcia marcou de cabeça, na Luz, no último minuto, frente à Naval. Não sei se é estrela de campeão, mas sem estes três pontos o campeonato estava entregue. Se o Benfica chegar a ser campeão, há quatro resultados fundamentais, até agora: a vitória em Alvalade, a vitória em Braga, o empate do Porto com o Olhanense e esta vitória com a Académica. Será, talvez, a propósito das imagens que chegaram da Rússia, o meteorito da sorte - cuja onde de choque atingiu, certamente, o Porto, com o mesmo impacto;

- a Académica foi a pior equipa a jogar na Luz este ano. Não fez um remate à baliza, fez todo o tipo de anti-jogo e mereceu perder por 5 ou 6. Não merecia o empate porque, ao contrário do que disse o seu treinador, não teve coragem nenhuma. No entanto, a questão do «merecimento» não está em causa. Não está hoje como não esteve, por exemplo, no empate do Porto com o Olhanense. Nestes jogos as equipas grandes merecem sempre ganhar. Atacam mais, jogam mais e são sempre melhores. A questão é conseguir ou não ganhar.

Posto também isto a limpo, e excepção feita às consequências que o empate teria para o resto da época, não vejo, num penálti que tanto aconteceu como podia não ter acontecido, razão suficiente para mudar nada do que já tinha escrito após ver o Benfica a jogar durante 94 minutos.

12 comentários:

  1. Quero pensar que não tens razão. Estou a repetir para mim próprio que não tens razão. Fonix, Hugo, não podes ter razão.
    Mas... e se tens?

    A mim chateou-me o jogo da Alemanha. Não precisamos da distração da Europa quando a prioridade devia ser o campeonato.

    Sei lá. Mesmo com a vitória arrancada a ferros, não fico particularmente satisfeito. Já na Madeira não jogámos o que podemos e os pontos perdidos foram por culpa nossa, embora hoje o Matic e/ou o André tivessem feito falta. Perdemos um na Madeira para o Proença, o outro na Alemanha. Não temos plantel para isto tudo.

    ResponderEliminar
  2. O que estou curioso para verificar é a forma como os de lá de cima se vão comportar com os jogos da Champions. Já antes tinha esta opinião, mas a incapacidade de ganhar o jogo com o Olhanense depois de o Benfica perder dois pontos na ilha, mostra inequivocamente que a falta de estofo que (concordo) o Benfica tem é também partilhada a norte. Eles não são o papão!! A liderança do Vitó é das coisas mais palermóides a que se pode assistir dia após dia. Até o pintinho anda preocupado, ou não falaria nas escutas (que porra, o gajo falou nas escutas!!) para criticar o João Ferreira num jogo em que quem primeiro tem razão de queixa somos nós.
    Acham que o moutinho e o lucho têm pernas para tanto jogo?? E que o meio campo deles se aguenta sem eles?
    A minha intuição é de que o que nos atraiçoou no ano passado vai-nos salvar este ano. Pois é, também nós tínhamos ganho dois a dois no campo deles na primeira volta, e achávamos que isso era uma grande vantagem!

    Enfim, esta merda está gira este ano. Isto parece uma maratona, em que agora estamos nos 25 km. Vai ser em Março, curiosamente o mês dos burros (para quem não percebe de agricultura, é quando se tosquiam) que se vai chegar aos 30 km e esta merda se vai decidir. Qual dos asnos é que vai ter a dor de burro em primeiro lugar, o jasus ou choninhas do vitó?

    Está tudo em aberto Hugo!! E boa sorte para o último semestre

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estão a ver? Achámos o resultado tão bom o ano passado, que ainda agora escrevo que ganhámos dois a dois!! E os burro são eles... Irra!!

      Eliminar
  3. A nossa sorte, é que falhas sempre as previsões. :P

    Tens de começar a escrever mais cedo sobre o jogo em causa, para não sofrermos tanto. Tenho quase a certeza, que se tivesses escrito aquele texto, logo abrir a segunda parte, tinhamos goleado. :P

    Grande abraço Hugo.

    PS: Mas tens razão!

    ResponderEliminar
  4. Não gostei do post o que já não deve constituir surpresa para ninguém. Quem faz um post destes, na minha opinião, não sabe bem como que se passam as coisas no futebol em Portugal. Ou não quer saber.

    Não gosto da mentalidade do "coitadinho" tão típica do português, da "saudade", do "fado" e de outras coisas tão típicas e tão próprias do portuga piegas e do seu pessimismo crónico. E depois ainda temos a bipolaridade tão típica portuguesa. Somos mesmo um povo doente!

    Eu acredito no Benfica, nos atletas e técnicos do Benfica e acredito que vamos ser campeões. Vamos ser afastados da Taça da Liga pelo Braga mas vamos ganhar a Taça de Portugal e o campeonato. Vamos chegar pelo menos aos quartos da Europa.

    Hoje não jogaram mais porque estavam cansados, mais psicológica do que fisicamente devido ao jogo na Alemanha. Acreditem, um jogo daqueles é bem mais cansativo do que se pensa. Mas não foi só isso.

    Para além disso não jogámos com as 2 principais peças descomplicadoras, Matic e Cardoso. A Académica sabia disso tudo, por isso apostou em que se utilizasse o duplo autocarro o Benfica não conseguia marcar. E quase que acertou. Tinham a lição bem estudada. Eles sabem bastante de futebol, acreditem. Temos de lutar com um inimigo bem informado e bom conhecedor do "métier".

    Para além disso, o doping do prémio monetário prometido pelos suspeitos do costume, se ganhasse ou empatasse (repararam na bronca que fizeram no fim?) constituía um doping que tem conseguido fazer milagres. Ou ia conseguindo como aconteceu o ano passado. Sempre a partir de Fevereiro.

    As malas "Vuitton" têm operado milagres ao longo dos anos. Antes era o Reinaldo, agora é o Anterinho.

    Mas para azar deles ainda não descolámos. Não sei se sabem mas é a partir desta altura que eles querem descolar para ficarem na Europa descansados.

    Por isso a exibição da equipa não tem nada a ver com estofo, com as tácticas do JJ ou com o facto dos jogadores se irem abaixo das canetas em Fevereiro. Não, não tem! Tem a ver com outras coisas bem mais simples e terrenas!

    Agora uma coisa é certa, vamos continuar a sentir as dificuldades que sentimos hoje contra TODOS os adversários a partir daqui porque todos irão ser aliciados com o mesmo doping. Eles não vão desistir, especialmente porque ainda só gastaram dinheiro com o Nacional.

    Agora digam que eu tenho a mania ou que sou o maluquinho das teorias da conspiração.



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Criticas o pessimismo crónico e logo a seguir dizes que vamos ser eliminados da Taça da Liga pelo porto c... Coerente, no mínimo.

      Eliminar
    2. E tu pensas que ser realista é querer ganhar tudo? Inteligente, no mínimo!

      Eliminar
    3. Realista ou não, não me dou por vencido antes de o jogo começar...Mentalidade benfiquista, não sei se estás familiarizado...

      Eliminar
  5. Tive oportunidade de ir outra vez ao estádio e sim, concordo com o que o Hugo escreveu: jogámos mal, esperamos que a bola entrasse sozinha na baliza adversária, não mostramos ambição, nada... Salvio roto, Ola John prevísivel, André Almeida... fraco, para não dizer mais. Vale pela vitória, mas se repetirmos uma exibição destas estamos bem fodidos...

    ResponderEliminar
  6. Segundo me dizem os putos cá do bairro,o relvado do Estádio da Luz está kaput.

    ResponderEliminar
  7. A exibição e o resultado contra o Paços deu-me total razão.

    Talvez me engane e ganhemos ou empatemos amanhã em Braga. Oxalá!

    ResponderEliminar
  8. Infelizmente acertei e fomos eliminados, apesar de não termos perdido o jogo!

    Mas vamos ganhar a Taça e o Campeonato. E vamos longe na Europa.

    ResponderEliminar