sábado, 6 de outubro de 2012

«O futebol é resultados»


Daqui a um mês chegaremos ao ponto em que os benfiquistas discutem penáltis e frangos como factos determinantes do sucesso ou do insucesso da época desportiva.

Daqui a dois meses estaremos no ponto em que os benfiquistas discutirão o treinador como factor de sucesso ou insucesso da época desportiva. Por alturas do Natal, reeleito e com a época perdida, o Vieira, encostado à parede, vai chegar a acordo com o Jesus para a rescisão amigável do contrato, contrata o Scolari e inicia aquele que será o seu «último projecto» como presidente do Benfica.

Nessa altura, o fracasso desportivo de Vieira, então já indisfarçável, será utilizado para endeusar Pinto da Costa, e os adeptos do Benfica, indefesos, serão confrontados com a costumeira «falta de liderança» como factor de sucesso ou de insucesso da época desportiva.

E depois começa tudo outra vez.

Se não for nestes prazos, é noutros, se não for em Dezembro é em Maio, mas a lógica é a mesma.

O que é que está errado neste ciclo vicioso?

É a falta de qualidade de alguns jogadores, treinadores ou dirigentes, ocultada pela dimensão do clube? Não.

É uma deficiência estrutural do clube? Não.

É a «cultura»? Sim, mas não no sentido que se lhe quer dar. Nem se compra cultura no mercado de Inverno, nem se acorda, um dia, com cultura de vitória, nem a cultura é coisa que se tem quando se ganha e não se tem quando se perde.

O que está errado, neste ciclo vicioso, é o momento em que se pensa em termos de «sucesso ou insucesso da época desportiva».

O momento em que se divide a existência de um clube como o Benfica em «épocas desportivas» é o momento em que se inicia o fracasso, porque é pensar ao contrário. O momento em que se começa a pensar o resultado como centro da razão que tudo move é o momento da vulnerabilidade. Isto é assim no Benfica, no Sporting do Godinho ou no Porto do Pinto da Costa, que ficará igualmente vulnerável no momento em que perder (como o Godinho muito bem lembrou). Num sistema limpo, e com competição à altura, a «cultura do dragão» já faria parte do museu do clube há 20 anos. Não teria chegado, sequer, ao Mourinho.

O sucesso não se divide em épocas, e dificilmente se mede, a longo prazo, em resultados. Estranhamente, todos sabemos que, contra-intuitivamente, o sucesso se mede de forma emocional, subjectiva e, ao mesmo tempo, colectiva.

Qual é a melhor forma de explicar isto? Talvez assim: todos teríamos conseguido perceber se, hoje, os jogadores do Benfica tivessem feito o seu melhor frente ao Beira-Mar. Isto não significa jogar bem, acertar mais ou menos passes, tomar mais opções certas, correr mais. Toda a gente que sabe ver futebol percebe que há uma diferença entre cansaço e falta de entusiasmo, entre um mau passe feito por falta de técnica e um mau passe feito por falta de concentração, entre uma movimentação errada por desatenção momentânea e uma movimentação errada por falta de trabalho diário.

O Benfica ganhou, hoje? Ouso perguntar: o quê?

Admito que sou deficiente. Tenho um handicap de realismo. Mas, como atrasado mental que sou, também admito que teria saído mais satisfeito se tivesse visto o Benfica a perder ou a empatar mostrando um estado de espírito «grande» do que ao vê-lo a ganhar sem mostrar mais que mediocridade.

Não sei por quanto tempo é que o Benfica resistiria a estes «lirismos» da chamadas «vitórias morais», mas sei onde é que o outro caminho vai dar. Ao mesmo lugar de sempre. A este sítio onde, precisamente agora, nos encontramos, órfãos de uma grandeza que todas as semanas esperamos sentir ao olhar para o Benfica e nunca encontramos, defraudados, sentindo-nos traídos pela nossa própria leadade.

Vai dar a lado nenhum.

Dizem vocês: «Para te pores com estas merdas, ao fim de uma semana sem dar sinal de vida, mais valia teres ficado calado mais um mês!». Tudo bem. É legítimo.

Mas estou a ouvir o Jesus a dizer que na primeira parte o Benfica «teve muita qualidade», que «o futebol é resultados», que «estamos em primeiro», estou a ver o pessoal a acenar que sim com a tola e respondo: «Vocês são gajos porreiros, não fazem por mal, amam o clube, defendem-no, defendem-se, mas, no fundo, no fundo, até merecem chegar ao fim e não chegar a lado nenhum. Com campeonato ou sem campeonato. Porque não devíamos ter direito àquilo que não desejamos. E, como somos todos por um, o destino colectivo é ditado por esta grande parte que prefere negar a grandeza.»

Tudo bem. Sem ressentimentos. Sem esta dimensão humana, quase inconciliável, ser do Benfica significaria o mesmo que ser do Avintes. Estou disposto a esperar mais vinte anos. Ser do Benfica é acreditar.

Porque, depois, olho para o Barcelona, e penso assim: «Caramba, aquilo que ali está só existe porque, um dia, alguém acreditou que tinha direito à grandeza e ousou fazer diferente.»

21 comentários:

  1. Não és o único a pensar assim, Hugo, embora não conheça muitos que sejam capazes de o escrever com esta clarividência.
    Não sou capaz de deixar de sofrer pelo Benfica, mas confesso que este Benfica não me entusiasma minimamente. Esta falta de futebol, esta falta de alma, esta ausência de liderança, esta pobreza em que Vieira transformou o futebol do Benfica, com a inestimável ajuda de um treinador que confirmou, de facto, que só tem perfil para clbes do meio da tabela, deprime-me. O pior é que não se vê alternativa que surja. Acredito que a iniquidade estatutária torna a coisa difícil, mas vejo o Benfica de Vieira a definhar mais e mais no futuro, uma sombra do Benfica que foi, efectivamente, tão grande que esta gentinha que hoje o dirige não tem qualquer possibilidade de perceber o que isso significa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo. O Benfica é como um pedaço de sabão macaco sempre a diminuir e a enfezar!

      Antigamente o Benfica tinha proveitos gigantescos, orçamentos gigantescos, agora as receitas receitas diminuem ano após ano, já estamos abaixo do Sporting. Estamos a depauperar!

      Dantes as modalidades amadoras do Benfica ganhavam as competições, os campeonatos todos, agora não ganhamos nada e estamos em risco de fechar algumas porque estão em risco de descer de divisão. Estamos a definhar!

      As nossas equipas jovens, que ganhavam toda as competições, cá dentro e lá fora, agora não ganham nada e estão todas em risco de descer de divisão. Não há dinheiro para mais! Estamos a enfraquecer!

      Os nossos jovens jogadores, que eram a base de todas as selecções jovens do país, deixaram de representar o país e não temos NEM UM nas selecções. Estamos muito mal na formação! Estamos a atrofiar!

      Antigamente os nossos escalões de formação eram a principal fonte de recrutamento para a equipa A. Entravam 2 ou 3 por ano. Agora não se vislumbra NEM UM que possa vir a entrar na equipa A nos tempos mais próximos porque o treinador nascido no estrangeiro odeia o jogador português, apesar de termos equipa B. E a equipa A já não tem a categoria nem os jogadores de outros tempos. Estamos a decair!

      Há alguns anos quase todos os nossos jogadores eram procurados pelos melhores clubes da Europa pelos quais pagavam dezenas de milhões de Euros. Actualmente ninguém os quer, ninguém nos compra nada, nem emprestados! Estamos a murchar!

      Fomos um clube que era dos melhores e mais respeitados da Europa, até o Mourinho elogiava o clube, actualmente nem o Ulisses o quer treinar! Estamos a desfalecer!

      A nossa equipa A só tem jogadores vindos dos distritais, quase todos desconhecidos. Custam-nos os olhos da cara e ninguém dá nada por eles! Estamos a exaurir!

      Antigamente tínhamos um estádio que levava 120.000 pessoas ou até mais se conseguíssemos espremer mais alguns nas bancadas que não tinham lugares marcados chegaram a entalar mais de 150.000 era um orgulho estar sentado no 3º anel mesmo sem conseguir ver nada para o relvado devido à deficiente iluminação e à distância quando chovia anda se via menos mesmo com as bancadas desconfortáveis frias e sem lugares marcados quem chegasse primeiro ganhava mas isso já não importa o importante era berrar juntamente com os outros índios injuriar os jogadores peidar e arrotar a bifanas em uníssono não se sentia a equipa a tremer era o verdadeiro Inferno da Luz a verdadeira irmandade da Luz! Mesmo sem luz!

      Hoje temos um estádio de merda que leva apenas 60.000 com cadeiras para todos, armados em viscondes finos, boa iluminação, boa visibilidade, conforto para toda a família, sem chuva, mas que não consegue transmitir o verdadeiro espírito da Luz! O Inferno desapareceu e deu lugar ao purgatório, que é o que os sócios sentem quando vêm o Benfica jogar! O Céu também já não é o que era! Era muito melhor quando eu ia à catequese!

      Já nada é como dantes. O Benfica acabou! Está anémico, acabrunhado, esgotado, gasto...finito!

      Viva o Benfica dos anos 60! Viva o Elvis!

      Eliminar
    2. Caríssimo Manuel,

      Com as devidas proporções, tu pareces-me um personagem como os relatados aqui: http://www.amazon.com/Soldaten-On-Fighting-Killing-Dying/dp/0307958124

      Apoiaram e negaram desconhecer tudo até ao fim. São os (substitui pela palavra que achares melhor) úteis. Quando estes gajos acabarem de enterrar o Benfica, porque neste caminho não acontecerá senão isso, lembra-te disso.

      Eliminar
    3. Caro Rui, é isso que consideras uma resposta válida, com argumentos, ao meu texto?
      Deixo um texto (reduzido) com o título, OS PROFETAS DA DESGRAÇA:

      "Atualmente, assiste-se a cada dia, determinados “iluminados”, armados em “salvadores da Pátria”, mas que na verdade não passam de “profetas da desgraça”, escrevendo artigos de opinião, principalmente nos jornais online, insurgindo-se numa clara tentativa de desacreditação e desinformação com o único objetivo de assalto ao poder a todo o custo.

      O que é uma vergonha tremenda e ao mesmo tempo uma pena. Ao que chegámos? Muitos perdem completamente a noção da realidade e com o espírito de instalar ou fazer instalar a agressividade, pensando na sua pessoa em primeiro lugar, ou em grupos, não se sabe defendendo que interesses, esquecendo que é também parte do clube na qual pretende fazer instalar a desgraça.

      Há que ter em conta, em linha com a legitimidade de criticar, que se a crítica é bem-vinda há que também apresentar soluções, ideias concretas, alternativas, e não meramente tentar descredibilizar os feitos, focando apenas os aspectos que são ínfimos. Nenhum ser humano é totalmente isento de erro, e consequentemente, em nenhuma parte do mundo é eficaz e eficiente a cem por cento.

      Os “profetas da desgraça” ficam à espreita de uma oportunidade, e bastas vezes criam factos na base de inverdades e insinuações, para atirarem pedras, esquecendo-se dos seus telhados de vidros.
      Aliás, que ninguém se deixe confundir: há uns que escrevem absurdos, na tentativa de desinformar os menos atentos. A estratégia de desinformação é feita pelos fracos, que não conseguem debater ideias, programas, projetos e visão. Por isso usam a via do “bota-abaixo”, contudo, nunca apresentam alternativas. A seriedade, a ética, a responsabilidade são virtudes que todos deveriam ter. Quando digo todos, é mesmo todos, e em qualquer circunstância.
      As críticas têm mais aceitação, sentido e valor quando vêm acompanhadas de alternativas".



      Eliminar
  2. Excelente texto mas penso de outra maneira.Acho que a equipa treme em certos momentos porque sente que foi "violada" em Coimbra.Claro que não explica tudo mas aquele sentimento de incapacidade ficou.é preciso relembrar que ontem tinhamos a zona central do meio campo diferente da época passada.Quando se retira o coração da equipa (Javi,Witsel e o Aimar) não é igual.Mais preocupante é a falta de pontaria pois se acontece outro jogo igual ao de Coimbra os golos serão importantes para ultrapassar esses inesperados problemas.O futebol,quando se está em boas condições físicas,é psicológico e joga-se na cabeça dos jogadores.Compreendo o estado de alma dos adeptos mas isso está a passar para a equipa que começa a tremer inesperadamente,até o Artur (haverá mão do bruxo?!)
    O Barça é a melhor equipa do mundo a.....Defender! É eficaz,desconcertante para o adversário mas nunca será o estilo do Benfica e das suas históricas cavalgadas para a baliza adversária,é o ADN do clube e dos adeptos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. somos violados todos os anos... não há é vacina para esta merda. Ou melhor,tomates!

      Eliminar
    2. Cada um fala por si. Se te sentes violado é porque há tomates, alguém os tem!

      Concordo que não há vacina para a violação, mas já há vacina contra a estupidez.

      Eliminar
    3. Vacina essa que nunca te deram ou isso é genético?

      Eliminar
    4. Não é genético nem preciso de vacina. Sou mesmo assim!

      Eliminar
    5. Folgo em saber que não é uma mal formação de nascença mas apenas estupidez adquirida ao longo da vida.Acontece a muitos.Pelo menos,em princípio,não haverá o problema de se transmitir à prole.

      Eliminar
    6. Manuel, já todos sabemos que andas a apregoar vieirismo em todos os blogs do Benfica e que provavelmente até gostas deste maravilhoso futebol que a equipa do Bnefica produz, mas ao menos interpreta como deve de ser o que escrevo. Quando falo em "vacina", falo em solução. Que não existe, como é óbvo. Quando falo em "tomates", falo das pessoas que os deveriam ter no sítio de modo a combater esta merda a que chamamos futebol português. ok?

      Eliminar
    7. Eu não defendo ninguém em particular, eu defendo só e apenas o Benfica! Se confundem isso com a defesa do LFV o problema é vosso. Mas uma coisa é certa, nunca se pode dissociar um presidente de um clube, o maior representante do clube, eleito democraticamente, do próprio clube. É impossível!

      O vieirismo não existe. O que existe é benfiquistas, alguns pseudo benfiquistas, que gostam de confundir a defesa intransigente do clube com a defesa do seu maior representante, o presidente do clube!

      Feher, eu percebi, mas quem não tem tomates para combater a corrupção? Quem os tem tido sem qualquer dúvida é o Marinho Neves. E o Dias da Cunha. O LFV foi o único, juntamente com aqueles, que os teve para desafiar o sistema. O Apito Dourado surgiu por sua influência. já se esqueceram? Ele até teve de mudar de casa duas vezes tais foram as perseguições!

      Ah e tal, não deu em nada! E que culpa é que LFV e nós todos temos disso?

      Eliminar
  3. É triste ler um post destes, chegar ao fim e concluir que... é a verdade!


    Abraço

    ResponderEliminar
  4. cada vez que o jesus vai à flash-interview e diz o que disse ontem, perde-se um bocado de mística. o adepto (cego) tende a concordar com o "catedrático" e começa a ficar conformado e a habituar-se a um futebol, a uma mentalidade que nunca foi nossa, mas que as pessoas que agora estão no Benfica assim vendem... Qualquer dia esquecemos como éramos, como, na verdade, deviamos ser...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fehér29:então quando o Jorge diz que 5 pontos de vantagem sobre o Sporting não é nada,devia estar a recordar-se sobre algo do ano passado.

      Eliminar
  5. por curiorisidade ainda acreditas mesmo que será o sporting campeao?????lol

    cumprimentos

    ResponderEliminar
  6. O Benfica não joga uma piça.

    O facto de ao fim de tantos jogos só ter perdido 4 pontos – 2 face a um candidate ao título e 2 pura e simplesmente roubados – é um acaso. A jogar assim, vamos perder pontos muitas vezes frente aos Beira-Mares.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só mesmo com muita sorte para continuar sem perder pontos assim, comprar um meio campo em Janeiro, e arrumar da Champions com o Portoa ir longe

      Eliminar
  7. O flick-flack do Moniz de 2009 para 2012 é digo de ouro olímpico.Ficarei atento ao porquê e ao quanto isto nos vai custar.

    ResponderEliminar
  8. Não sei se o Hugo anda com pouco tempo ou com pouca paciência para este blog, mas é pena passar tantos dias sem qualquer novo post... Com a qualidade de escrita e de ideias que sempre apresentou penso que não deverá deixar morrer este espaço.
    O tema Benfica tem sempre muita coisa para se discutir.

    ResponderEliminar