terça-feira, 23 de outubro de 2012

Grande futuro


Equipa gira, a do Benfica.

Uma equipa que sabe jogar conforme o jogo e o adversário;

 que tanto é capaz de controlar a bola como de arriscar mais com segurança defensiva;

que sabe o valor de marcar um golo na Rússia, na Liga dos Campeões, contra uma equipa encostada à parede, quando não se jogou (espectacularmente) muito bem até essa altura;

que percebe o valor de não sofrer golos, nessa mesma situação, nem nos primeiros dez minutos nem nos últimos cinco minutos de cada parte;

que joga tão bem na relva natural como sintética;

que aprende depressa;

que põe os jogadores a fazerem aquilo que sabem, e não aquilo que não sabem;

eficaz em frente às duas balizas;

com fio de jogo a atacar e jogo colectivo a defender.

Vê-se ali muito futuro.

Percebe-se que é um treinador novo, que ainda não teve tempo para trabalhar os fundamentos do jogo e de pôr a equipa a funcionar tão bem, em termos colectivos, como a vocação natural dos jogadores para o trabalho de equipa tornará possível.

Vê-se que há jogadores que ainda não tiveram tempo para apreender a filosofia e os métodos do técnico, que ainda parecem cansados, mentalmente, dos métodos do treinador anterior, mas a tendência, como em todas as equipas construídas de raíz, é para melhorar com o passar dos meses.

Também se vê que o treinador é um treinador com ideias frescas e muito avançadas. Há ali jogadas, como os lançamentos laterais para a área, que se tornarão altamente produtivas daqui a umas semanas, porque as outras equipas não estão preparadas para elas.

De qualquer forma, naquilo que se consegue trabalhar mais nos treinos – a capacidade de concentração e de trabalho colectivo – vê-se que, durante a pré-época e a semana, se trabalhou a sério e com grande profissionalismo.

E, além de tudo isto, o grande bónus: não é apenas uma equipa que impõe respeito – é uma equipa barata.

Deposito grandes esperanças nesta equipa.

Só vejo uma coisa má: o plantel tem excesso de qualidade, em quantidade, para as competições que está a disputar.

18 comentários:

  1. 1 - A cada jogo que o Benfica faz em que se afasta dos fundamentos do bom jogo, não fica à mesma distância de vir a ser uma boa equipa: fica mais longe. Alimenta o erro. O erro não morre à fome.

    2 - O maior problema de Jesus, a partir da segunda época no Benfica (quando lhe deram carta branca para mandar no futebol), foi o de passar a ver a equipa a partir dele próprio, Jesus, e da sua ideia de futebol, e deixar de ver a partir do que é o futebol, universalmente, como tinha feito até então, no Benfica e nos outros clubes.
    Passou o centro do jogo do futebol para a sua ideia de futebol. E o forte do Jesus não são as ideias...

    ResponderEliminar
  2. Isto que aconteceu em Moscovo foi ridiculo...

    ResponderEliminar
  3. 9 anos de Vieira e 3 anos de Jesus e o futebol do Benfica é esta enormíssima merda. 6ª feira vou de propósito deslocar-me a Coimbra para votar para acabar com esta nojeira. Talvez os sócios prefiram esta mediocridade (merdiosidade também serve como descritivo). Ao fim de 9 anos, Vieira está como Jesus - sem ideias, sem direção, sem mais nada que não um discurso vazio, centrado nos supostos méritos da sua liderança - uma equipa perdida, sem futebol, e um passivo cada vez mais gigantesco, estatutos alterados para a perpetuação no poder, comissão de honra com funcionários e assalariados, tipo Hugo Chávez, deserto de propostas, apropriação de ideias da oposição, negação do debate democrático, tão ao contrário da tradição do que é a história do Benfica...

    Que tristeza, este Benfica, mas que tristeza!

    ResponderEliminar
  4. Se bem se lembram dos risos aquando o Amigável na Alemanha. Agora deviam ter rido quando o Jardel meteu na própria e quando falhava passes absurdos que tentava fazer que nunca fez na vida, pois no ultimo jogo calhou-lhe bem a jogar contra uma equipa de amadores.

    Enfim...riam-se da parvoíce amadora que desde a época passada colocaram esta equipa.

    Esperemos que o LFV tenha suficientes votos contra para repensar a estratégia para o Benfica. Tenho mais prazer em ver o Benfica B do que a equipa principal.

    ResponderEliminar
  5. Eu só quero saber qual é o limite. O benfica, com o orçamento e com os jogadores que conta, é a equipa que pior joga neste país! Não tenho dúvidas e o jogo com o Spartak foram 90 minutos de nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que o JJ é tão mal profissional que já se está cagando.(sabe que não ficará apeado futuramente)E ao ficar sem 2 dos jogadores nucleares mais cagando deve ter ficado.E lá vamos cantando e rindo,levados...

      Eliminar
    2. Aquela entrada do Ola Djaló a minutos do fim,em Moscovo dá-me a exacta medida do que este filha da puta anda a gozar com a cara dos benfiquistas.

      Eliminar
    3. Daí a minha pergunta: até quando? Porque vocês- digo voces visto que eu nem idade para votar tenho- podem (podiam, agora...) mudar esta merda votando no Rangel. Ou entao, mostrarem um sinal de revolta a esta direcção. O chumbo das contas podia dar o mote mas o petardo rebentado é a justificação que eles precisam para, e de agora em diante sera ainda pior, se cagarem nos sócios e governar o Benfica como se fosse a banca de limonada lá do bairro...

      Eliminar
    4. A resposta foi dada ontem. Os Benfiquistas (na sua esmagadora maioria) são a favor desta estratégia desportiva e financeira. Deus queiram que tenham razão. Eu votei Rangel.

      Eliminar
  6. Totalmente de acordo com o post. A descrição perfeita do jogo Gil Vicente 0 - Benfica 3.
    Na mouche!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. lol há que dar crédito a este gajo, consegue mesmo melgar

      Eliminar
    2. Que vá melgar para os blogs corruptos e lagartos...

      Eliminar
    3. Não é o que está a fazer? fora a parte dos lagartos...

      Eliminar
    4. Este é um blog corrupto?!

      Eliminar
    5. O que é um blogue corrupto?

      Eliminar
    6. blog corrupto=blog dos corruptos

      Eliminar
    7. Continuo sem perceber. Quem?

      Eliminar
  7. O jogo de ontem correu de feição mas aos 65 mns o Homem teve que dar o seu toque artistico: Retirar Matic (provavelmente devido ao amarelo) e coloca no seu lugar o Perez, que por uma vez estava a jogar no seu posto, sabendo que este tinha tambem um amarelo. Compreenderia se não tivesse no banco o A.Almeida,mas enfim, ele é que é o mestre da tática.Quanto ao Luisinho mostrou claramente que tem mais rotina de DE.Melga não tem estado mal mas para o SLB isso não chega.
    Espero tambem que Maxi tenha finalmente percebido a importancia de não sofrer golos no inicio.Se não percebeu antes talvez o tenha conseguido agora pelo facto de termos marcado aos 2mns.É que para alguns tem que se fazer psicologia invertida.Será isso que o "Motivador" estará a fazer com Luisinho? : ))

    ResponderEliminar